【FIXO】 Explicação sobre o uso de sinais Mono/Stereo, Balanceado/Desbalanceado e o uso do Direct Box

Autor Mensagem
Thallyz
Veterano
# mar/12
· votar


bassro

Vou pesquisar e te mando a resposta depois.

viktor 999

É sobre esse DI que eu disse não sei onde que vc pode passar dois sinais por ele, mas perde-se a saída LINK. Ou manda um sinal apenas e fica com o LINK! ! !

Tiago Teclas
Veterano
# abr/12
· votar


E qual Direct usar para não precisar Comprar 2, e chegar Balanceados os sinais a Mesa... Tem essa Possibilidade? Tem Algum Direct Assim ?

Thallyz
Veterano
# abr/12
· votar


Tiago Teclas

ESSE MODELO TEM DUAS ENTRADAS E DUAS SAÍDAS! ! !

Além do link.

Não sei o preço, mas deve ser mais caro que comprar dois behringer! ! !

waltercruz
Veterano
# abr/12
· votar


http://www.zzounds.com/item--RADPROD2

mas deve chegar um pouco cara aqui, suponho.

Thallyz
Veterano
# abr/12
· votar


bassro

Veja como é a estrutura do Sparflex.
Eu recomendo ALTAMENTE que se compre cabos de Santo Angelo pra cima!
Leia o começo desse tópico ATENTAMENTe para não confundir o que são sinais balanceados e stereo. NÃO SÃO A MESMA COISA! ! !

bernardobh
Veterano
# jun/12
· votar


No site da Radial dos EUA eles recomendam directs passivos para teclado. Vi aqui no fórum muitas recomendações para teclado de directs ativos e passivos, afinal, alguém sabe qual é o mais indicado para teclado? Por exemplo, o Behringer DI20 é estéreo mas é ativo, já o DI 400 P é passivo mas não é estéreo.

waltercruz
Veterano
# jun/12
· votar


pelo o que eu vi, o passivo 'coloriria' menos o som, e seria o mais indicado pra teclados.

viktor 999
Veterano
# jun/12
· votar


Pessoal o que acham desse cabo
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-235681370-cabo-sparflex-p-tecla do-nitro100-movido-a-nitrogenio-5-mts-_JM
será que vale???
to pensando em comprar 2.

viktor 999
Veterano
# jun/12 · Editado por: viktor 999
· votar


ou algum santo Angelo seria melhor

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


viktor 999
Eu comprei 20 desses para o home
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236298812-cabo-tecniforte-rai-p ara-guitarra-305m-_JM

O cabo é excelente,,a pinta nao é soldada, e simmpreenchida com uma resina, dizmque tem garantia de 10 anos, excelente produto e mais barato

Porém meu Xodózinho é este cabo aqui
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-427511588-cabo-p-instrumentos-p lanet-waves-circuit-breaker-3m-_JM

Ponta de ouro, circuito breaker, dá pra pagar de boy, cabo fenomenal
Pena que é caro, tenho só 2, claro, mas uso eles sempre comigo, nos Keys, no baixo, onde eu tiver que plugar, por isso decidi que tinha que comprar algozariam da media, para agüentar o tranco

viktor 999
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano
parece ser muito bom ,entre os 2 que vc citou tem diferença de qualidade ou e somente durabilidade??

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Nao reparo diferença de qualidade, os dois sao muito feras, o legal do segundo é o circuit breaker, que corta a sinal e você pode desplugar quando quiser independente do pá estar ligado ou nao

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Nao reparo diferença de qualidade, os dois sao muito feras, o legal do segundo é o circuit breaker, que corta a sinal e você pode desplugar quando quiser independente do pá estar ligado ou nao

WKBorges
Veterano
# jul/12 · Editado por: WKBorges
· votar


Pessoal, me ajudem por favor!?!?!?!
Li todo o tópico, e não consegui tirar um dúvida ......

Lá na igreja, estou querendo ligar o teclado de forma stereo com o direct box passivo. O Teclado é um Korg PS60 com saídas L/Mono R. E a mesa possui canal stereo (ex: 15 e 16 juntos).
Sei que preciso ligar dois cabos P10 nas saídas do teclado L/Mono R.

Minha dúvida....
Faço um cabo Y saindo de L/Mono R do teclado e ligando no direct box?
Ou vou precisar usar dois direct box?
Ou é melhor ligar os dois cabos das saídas L/Mono R direto na mesa, sem o direct box?
O que seria melhor, ou ideal, destas 03 opções?

Valeu e Abraços!!!!!!

Thallyz
Veterano
# jul/12
· votar


WKBorges

Leia o manual do seu key.
Se as saídas forem balanceadas então não vai precisar de Direct box.
Nesse caso, os cabos serão de três vias (o par).
Se as saídas não forem balanceadas poderá ter dois Direct Box modelo DI100 behringer ou um DI20, também da behringer.
No caso do segundo modelo, vc perderá o LINK, que é uma saída para cubo, etc...
Procure fotos dos dois modelos no google.

WKBorges
Veterano
# jul/12 · Editado por: WKBorges
· votar


Thallyz
Blz amigão!!!
Hoje de noite em casa, vou dar uma lida no manual.
Mas abaixo segue informação do site da Korg - http://www.korg.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=C1063&cod igo=10270141

PS60 Saídas de áudio:
OUTPUT, L/MONO, R: conector mono de 6.3 mm (desbalanceado), Impedância de saída= 1.1kOhm estéreo; 550Ohm mono (L/Mono apenas), Nível máximo= +10.0 dBu (padrão), Impedância com carga 10kOhm ou maior


Segue abaixo um link do direct box que temos la na igreja. Esse daí serve?
http://www.pwseletronica.com.br/arquivo/arquivo/arq7_1.pdf

Também tem um ativo.
http://www.pwseletronica.com.br/arquivo/arquivo/arq5_1.pdf

Fazer um cabo Y e usar apenas um direct box não vai adiantar nada né!?!?!?
Ou nesse passivo (acima) não dar pra usar entrada paralela para cada cabo né!?!?

Desculpe-me.... só mais uma pergunta. No caso do teclado citado PS60, seria melhor mesmo usar um DI passivo, ou ativo??? Já que lá na igreja teriamos essa opção.

Abraços!!!!
Ah ... eu olhei no google os modelos que vc falou!!

Thallyz
Veterano
# jul/12
· votar


A questão de o Direct box ser passivo ou ativo.
De uma forma simples, os DIs passivos, por si só, atenuam a resposta das frequências em sua pontas (graves e agudos), isso para teclado não é recomendável, principálmente se vc for usar um key com 88 teclas.
Pra resumir, use DI's ATIVOS SEMPRE em seu instrumento, OK?

Use dois DI's em seu instrumento.

Lembre-se que vc só terá um som ótimo de seu key em estéreo se TODO O SISTEMA DE SUA IGREJA FOR ASSIM! ! !

Sempre priorize a qualidade de seu som.
Esse teclado é ótimo sintetizador.

Sou KORGFã

WKBorges
Veterano
# jul/12 · Editado por: WKBorges
· votar


Thallyz
Muito obrigado pelo tópico, e principalmente por essas dicas específicas .......

Estou tentando priorizar a qualidade do som. No entanto que, essa iniciativa de, usarmos os DI's que já possuímos e estão parados, está sendo minha e não do "mesa".

Quanto se SE TODO O SISTEMA DA IGREJA É ESTÉREO, eu não sei.

Quanto aos DI's, vou precisar comprar mais um, porque temos dois, mas um é passivo e o outro ativo. E eu entendi: para não perder a resposta das frequências (graves ou agudos), sempre precisamos usar DI's ativos.

Enquanto isso, não sei se deixo do jeito que está, ou se por enquanto ligo com os dois cabos direto na mesa de som sem os DI's.

E esse teclado é um ótimo sintetizador mesmo!!!!!!!!

viktor 999
Veterano
# jul/12
· votar


Foto Direct Box
Pessoal olhá a Fotos dos 2 DI's que eu comprei , na fotos o cabo em Y já está ligado ao P95.

Thallyz
Veterano
# jul/12
· votar


viktor 999

Tenho dois Di100 Behringer! ! !
Ótima Escolha! ! !

WKBorges
Veterano
# jul/12
· votar


Thallyz

Para ligar estéreo o teclado com DI, as duas entradas dos DI's (as entradas paralelas), podem ser conectadas pelos dois cabos L/MONO e R (saindo do teclado).
http://www.pwseletronica.com.br/arquivo/arquivo/arq5_1.pdf
Ou esta entrada paralela nos DI's só funciona mesmo para usar em um cubo para retorno?

Grato e desculpa o incomodo!?!?

Thallyz
Veterano
# jul/12
· votar


WKBorges

Se vc ligar as duas saídas do deu key nas entradas desse DI, elas misturarão na saída do DI.
Existe um modelo de Di que tem duas entradas e duas saídas (esqueci o nome) para que vc, por meio de um DI apenas, usa saídas balanceadas stereo.
Esse não é o caso!

waltercruz
Veterano
# jul/12
· votar


Thallyz
pelo que eu andei lendo por aí, o recomendado pra keys é o passivo e não o ativo.

Uma referência:
When driving high output devices such as a synth or digital piano through a passive direct box, something wonderful occurs that very few people know about. They hear it... and often comment... wow, that sounds like vintage gear!

Well, it is not magic... transformers do not distort like a typical buffer or active curcuit. What they do is saturate. So, when you push them above their normal working range, the signal causes the transformer to saturate which can - depending on the quality of the transformer - sound smooth or almost compressed. This is a trick that many producers and engineers use to tame the sound of highly dynamic instruments such as digital pianos. It also works very well on digital drums and synthesizers. (A good passive DI like a JDI can even make an old Ovation guitar sound smooth. Really!)
- Tirado daqui: http://www.gearslutz.com/board/electronic-music-instruments-electronic -music-production/381784-does-using-di-box-keyboards-synths-improve-so und-quality-while-recording.html

Meu direct box deve chegar no mês que vem, eu acho.

waltercruz
Veterano
# jul/12 · Editado por: waltercruz
· votar


Passive direct boxes are generally recommended when interfacing AC-powered equipment such as keyboards, drum machines, and DJ mixers, as these can often cause ground loops. These AC-powered devices are usually equipped with buffers (built-in preamps) and therefore are not subject to loading which can occur on older vintage bass guitars. Most new acoustic guitars and basses have active preamps (buffers) making them perfectly suitable for use with passive DIs.

http://community.musiciansfriend.com/docs/DOC-1339

WKBorges
Veterano
# jul/12
· votar


waltercruz

Deixa eu só fazer um comentário. No último sábado eu fiz um teste, ligando o teclado em um DI passivo e depois em um ativo. Cara, eu achei que ficou bem melhor com o Ativo. O teclado ficou com mais ganho e mais vivo nas caixas.

Abraços!!

waltercruz
Veterano
# jul/12
· votar


Interessante.

Thallyz
Veterano
# jul/12
· votar


waltercruz

WKBorges

Recomendo que leiamESSE TÓPICO sobre Dis para dirimirem suas dúvidas!!!

Valeu

waltercruz
Veterano
# jul/12 · Editado por: waltercruz
· votar


pois é, nesse site que vc mandou Thallyz tem uma informação oposta ao site da radial que pra mim é o que de melhor se há em termos de DIs.

DI’s ativos, entretanto, possuem resposta de freqüência mais ampla e podem ser interessantes em diversas situações. Imagine, por exemplo, um teclado de qualidade com cinco oitavas conectado ao um direct box passivo. Como a resposta de freqüência do DI passivo é menor, o som do teclado será prejudicado nas pontas do espectro (graves e agudos). Neste caso, use um DI ativo. Você perceberá uma riqueza de detalhes muito maior.

versus:

Porque tecladistas usam direct boxes passivas para se conectar ao P.A.?
A maioria dos tecladistas usa equipamentos com saídas altas, o que sobrecarregaria a maioria dos direct boxes passivos. Assim, um transformador passivo é melhor para lidar com uma dinâmica maior. O outro benefício com transformadores é que eles não distorcem muito, eles saturam. Então, quanto vc pressiona a tecla com força eles atuam mais como um limiter sutil que é frequentemente associado ao som vintage.
(traduzi do site da radial)

mais aqui: http://www.radialeng.com/r2011/selecting-dis.php

Agora.... realmente, eu acho que desses directs mais baratinhos, tipo da behringer, provavelmente o transformador que faz o isolamento não deve ser lá essas coisas, e penso que em comparaçào, uma direct box ativa soaria melhor mesmo.

Rick Pac
Veterano
# jul/12 · Editado por: Rick Pac
· votar


WKBorges
TECLADOS ---> DI Passivo
Se o som ficou melhor com ATIVO---> troca o técnico de som

A não ser que as passivas fossem CSR e as ativas Klark Teknik , rs

Olha o que dá usar DI's de baixa qualidade :

http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=31

Razgriz
Veterano
# jul/12 · Editado por: Razgriz
· votar


marcusVinicius
O cabo pode ser Trifasico, tres fios ou malha e 2 fios.

A malha fica na ponta dos dois, vc pode fazer uma ponte na ponta, ai vc escolhe se quer um cabo Y( estereo + 2x P10 ou um cabo X( 2x P10 + 2x P10).

pomtwo

por que nao adianta vc plugar um cabo no l num canal mono e girar o PAN pra direita e outro no r com PAN pra esquerda que isso nao eh estereo ,

Assim, eu acho que vc esta errado....

Digamos que vc tenha um som:
Caixa esquerda e Caixa Direita, e seu som(microsystem, PA, ect.. ) seja estéreo.

agora digamos que eu mande um cabo com o sinal L e outo cabo com o sinal R para a mesa, e o mesário dedica o Sinal L para a Caixa esquerda atravéz do Paneamento, e vici versa, o Sinal R para a direita.

vc quer dizer que não esta ligado de forma estereo? ta sim pow.

eu sei que as mesas teem canais estéreo, nesse caso de vc utilizar um canal estéreo na mesa, vc usa o tal cabo Y os 2 P10 no seu teclado no L e R e a outra ponta que sobra vai pra esse único canal estereo na mesa, nesse caso deixa-se o PAN no meio, pois num unico canal se tem o R+L. (perdão se eu estiver errado, não to julgando só tentando entender ok)

Ótimo tópico.

e uma dica, se vc tiver muitos teclados vc pode optar por uma pequena mesa de som.

Eu uso uma da Stanner de 6 canais ou seja 3 teclados em estereo na mesa, pois ela não possui nenhum canal estereofônico.

no meu caso são apenas 2 Directbox nas saidas L e R da mesa.

Se eu não tivesse a mesa seriam 6Direct p eu poder usar tudo estereo-balanceado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Explicação sobre o uso de sinais Mono/Stereo, Balanceado/Desbalanceado e o uso do Direct Box