【FIXO】 Explicação sobre o uso de sinais Mono/Stereo, Balanceado/Desbalanceado e o uso do Direct Box

Autor Mensagem
waltercruz
Veterano
# jul/12
· votar


Eu tava quase no caminho de comprar aquele DI rack da behringer, aí eu percebi que eu ocuparia muitos canais na mesa e tive a idéia de comprar um mixerzinho pra mim.. hehehe

WKBorges
Veterano
# jul/12 · Editado por: WKBorges
· votar


Rick Pac,
Gostaria de agradecer pela atenção!!

Mas, por favor, poderia me dizer o porque de sempre termos que usar DI's passivos em teclados?

No link que você e o Thallyz postou, tem a seguinte frase:
DI’s ativos, entretanto, possuem resposta de freqüência mais ampla e podem ser interessantes em diversas situações. Imagine, por exemplo, um teclado de qualidade com cinco oitavas conectado ao um direct box passivo. Como a resposta de freqüência do DI passivo é menor, o som do teclado será prejudicado nas pontas do espectro (graves e agudos). Neste caso, use um DI ativo. Você perceberá uma riqueza de detalhes muito maior.

Thallyz
Veterano
# jul/12
· votar


Para os que estão adquirindo teclados agora, observem que alguns deles já possuem saídas balanceadas, como o caso do Korg Kronos e Roland Jupiter 80. O Kronos via conexão TRS/P10 e o jupiter 80 XLR.

WKBorges
Veterano
# jul/12 · Editado por: WKBorges
· votar


Meu teclado é novo; adquiri recentemente um Korg PS60. Mas no meu caso a saída é desbalanceada.

PS60 Saídas de áudio:
OUTPUT, L/MONO, R: conector mono de 6.3 mm (desbalanceado), Impedância de saída= 1.1kOhm estéreo; 550Ohm mono (L/Mono apenas), Nível máximo= +10.0 dBu (padrão), Impedância com carga 10kOhm ou maior


wiverson pianist
Veterano
# jul/12
· votar


Thallyz
Muito boa a iniciativa do tópico!!!!
Estou com uma dúvida aqui: se tenho apenas um DI pra usar e um cabo mono, qual saída devo usar? A saída L/Mono? Ou uso esse cabo P10 mono na saída de phones?
Pelo jeito sempre fiz errado, sempre usei a saída de phones com um cabo mono, deve ser por isso que o som nunca me satisfez....

Thallyz
Veterano
# jul/12
· votar


wiverson pianist

Dependendo do seu modelo de teclado, na saída L/MONO.
Quase todos os teclados que tem saídas R/L separadas a saída L é para isso! ! !

nando2112
Veterano
# mai/13 · Editado por: nando2112
· votar


Olá pessoal!

Já li esse tópico inteiro pela terceira vez e ainda me restam dúvidas sobre o assunto. Se os colegas puderem ajudar aqui vão elas:

1- Pelo que li o DI tem duas funções principais: balancear o sinal e casar as impedâncias. Já li sobre as duas funções e entendi a questão do balanceamento que se torna necessário para evitar ruídos no sinal quando a fonte do sinal está longe do mixer. Quanto as impedâncias pelo que pude entender é que ela está ligada diretamente à qualidade do som.

Bom, minha dúvida é, o DI faz tanto o balanceamento quanto o casamento de impedâncias sozinho ou ele depende do mixer ter esses recursos para poder atuar no sinal? Pergunto isso pois nos ensaios da banda usamos um cabeçote de entrada de sinais (mixer) bem simples. Dele o sinal misturado sai pra duas caixas passivas de 3 vias. Ele tem diversas entradas que são compartilhadas por mim (teclado), pelas vozes (duas), bateria (eletrônica) e baixo. O guitarrista usa cubo próprio.

Se o nosso mixer não tiver nenhuma entrada balanceada e ele não fizer esse casamento de impedância a adição de um DI do meu teclado até ele não vai fazer nenhuma diferença?

2- Ativo ou passivo: Sei que foram postados links defendendo o uso dos dois modelos para teclados, mas a discussão não evoluiu e ficamos com duas verdades. Então pergunto: se vcs fazem uso deste dispositivo, qual seria?

Edit: nosso cabeçote é um wattsom nprh 260 https://www.google.com/search?q=wattsom+nprh+260&client=firefox-a&hs=x Ge&rls=org.mozilla:pt-BR:official&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=e 9uDUZfrPIeG8QTIl4CwCg&ved=0CEYQsAQ&biw=1366&bih=640

Toyledo
Membro
# mai/13
· votar


nando2112


Ativo ou passivo

Um DI passivo tem uma resposta de frequência menor, ou seja, as extremidades do espectro ( graves e agudos ) aparece menos.

Um DI ativo possibilita uma maior riqueza de detalhes, é o indicado para teclados.

Abraço.

Fonte de pesquisa: sites com uma certa credibilidade :)

Toyledo
Membro
# mai/13
· votar


nando2112

O DI, indicado para distancias maiores de 6 metros aprox., faz todo o trabalho, mas se não for ligado em uma entrada balanceada em seu sistema de som não vai adiantar muito.

Abraço.

waltercruz
Veterano
# mai/13
· votar


Toyledo
Pois eu já li no site da radial exatamente o contrário, DIs para teclados devem ser passivas.

http://www.radialeng.com/r2011/selecting-dis.php

Toyledo
Membro
# mai/13
· votar


waltercruz

Eu olhei esse link e diz o seguinte:

Like dynamic microphones, passive DI boxes tend to be able to handle more signal level without distortion while condenser mics – like active DIs - generally produce a wider frequency response while being more sensitive.

Google tradutor não sei nada em inglês...

Como microfones dinâmicos, caixas passiva DI tendem a ser capaz de lidar com mais nível de sinal sem distorção, enquanto microfones condensadores - como DIs ativo - geralmente produzem uma resposta de freqüência mais ampla sendo mais sensível.

Toyledo
Membro
# mai/13
· votar


waltercruz

Mas não deixa de ser uma questão de gosto também.

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=175

Abraço.

Thallyz
Veterano
# mai/13
· votar


Bom, minha dúvida é, o DI faz tanto o balanceamento quanto o casamento de impedâncias sozinho ou ele depende do mixer ter esses recursos para poder atuar no sinal? Pergunto isso pois nos ensaios da banda usamos um cabeçote de entrada de sinais (mixer) bem simples. Dele o sinal misturado sai pra duas caixas passivas de 3 vias. Ele tem diversas entradas que são compartilhadas por mim (teclado), pelas vozes (duas), bateria (eletrônica) e baixo. O guitarrista usa cubo próprio.

Se o nosso mixer não tiver nenhuma entrada balanceada e ele não fizer esse casamento de impedância a adição de um DI do meu teclado até ele não vai fazer nenhuma diferença?


BINGO: Isso mesmo!.!.!
Tanto o equipamento que ENVIA quanto o que RECEBE os sinais tem que ter saidas e entrads balanceadas!.!.!

Não adianta vc ter um DI e o misturador (mesa) ou amp ou outro equipamento qualquer que recebe o sinal não for balanceado!.!.!

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# out/13
· votar


Ótimo tópico! Saiu lágrimas dos meus olhos. Parabéns por agregar estas informações tão facilmente. Só resta o povo ler para aprender! Eu sofri pra achar estas informações antigamente quando estava "começando".

Artemiiz
Membro Novato
# out/13
· votar


Thallyz

Ameiii *-* casa comigo? kkkkkk
Tá. Eis minhas duvidas bestas (sou totalmente estúpida :p)

---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------

1 - O P95 saiu de linha. Ok. Quero comprar um P35. É a mesma coisa que o P95? (Quero ligar em uma mesa de som)

Li isso: Ligação do P95 - Cabo MONO P10 na conexão L/Mono > DI > Cabo XLR balanceado e um cabo mono P10 na conexão R (pra ficar stereo > mais um DI > XLR balanceado.

---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------

2 - To querendo comprar dois desse DI100 ai. Até aí tudo bem... agora chegou na parte chata. Os benditos cabos. Tava lendo aqui nesse tópico um comentário sobre um cabo de guitarra que não é usado solda nele e que tem garantia de 10 anos SÓ QUE é pra guitarra. Posso usá-lo em um piano digital? Ele não vai zuar? Meus cabos sempre zoam :p :p :p :p

---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------

Nem sei se vcs vão ter pique pra ler tudo isso UHAEUHAEUHAEUHAEUH
Qualquer um pode responder... só eu sou a leiga em tudo aqui .-.

Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa (tá vendo o "a"?)

Ismah
Veterano
# out/13 · Editado por: Ismah
· votar


Artemiiz
To querendo comprar dois desse DI100 ai.

Caramba... Acho que é a única coisa que a Behringer tem que preste.

ADENDO!

Não é falar sem usar! A Behringer tem uma política que é o coco do cavalo do bandido: fazer produtos que sejam acessíveis, independente de colocar produtos de qualidade no mercado.

FIM DO ADENDO

Mas tem mais!

Conectar um piano teclado stereo em lugar pequeno é furada! Ainda mais se for largo (Igrejas evangélicas, ginásios...) onde as caixas ficam distantes... Quem estiver no lado esquerdo pode quase só ouvir o lado grave, e do lado direito o lado agudo, sem falar que vc pode adicionar um flanger ou phaser sem querer.

E claro... Se o PA for mono (a maioria das igrejas é, pare evitar efeitos de cancelamento de fase, flanger, phaser... indesejados), é andar em círculos ligar em stereo.

MFSTOLL 08
Veterano
# dez/13
· votar


Resumindo... Qual a melhor maneira de ligar o Key? Gente Resumindo... Tenho um Juno G e Mox6... Usar 2 cabos simples p10 desbalanceados, um em cada canal da mesa e usar o Pan ou... Há outra maneira de usar apenas um canal na mesa para cada teclado?? Vale a pena o Di? Qual a Melhor maneira.. Não quero saber como funciona mas sim o que fazer para ficar o melhor possível... To afim de investir, pegar cabos novos ou e direct box... ajuda!!! Obrigado

T.Igor
Membro Novato
# jan/14
· votar


Amigo o psr e433 é stereo ou mono?

T.Igor
Membro Novato
# jan/14
· votar


Amigo o psr e433 é stereo ou mono?

Ismah
Veterano
# jan/14
· votar


MFSTOLL 08

A que vc achar que é a melhor. Dada a situação cada ligação se faz necessária, por padrão eu usaria dois cabos balanceados (inclusive os propícios para iluminação, que são melhores e BEM mais caros. E NÃO, OS DE MICROFONE NÃO SERVEM PRA ISSO!!!). DI se fosse mais de 4m de cabo, mas se tiver a grana sobrando, no problems em usar, mesmo sendo abaixo disso. Em ambos os casos usaria um DI passivo.

T.Igor

Consulte o manual.

T.Igor
Membro Novato
# jan/14
· votar


Não encontrei nada sobre se a saída de audio é stereo, se alguem poder me dar informação sobre o msm eu agradeço

Edson Caetano
Veterano
# jan/14
· votar


T.Igor
Sim o PSRe433 é Stereo

Edson Caetano
Veterano
# jan/14
· votar


você deve estar se perguntando agora, mas eu só vejo um buraco? né, logo é mono...

Não, a Yamaha fez este conector para aproveitar $$ no projeto e uniu a saída de fone com o output, ou seja, vai precisar usar um cabo em Y para obter o stereo, uma ponta P10 stereo que se divide em outras duas pontas mono, estas podem ter a conex"ao que convier (RCA, P10, XLR...)

Teclados PSRs não foram feitos para uso profissional, por isso as limitações feitas pela empresa, mas dá para ir, brasileiro não desiste nunca

T.Igor
Membro Novato
# jan/14
· votar


Edson Caetano

Exatamente isso que estava me perguntando
então se eu usar um cabo p10xp10 stereo não vai funcionar? tem que ser um cabo em Y apenas?

Andson Nunes
Membro Novato
# mai/14
· votar


Olá Pessoal, Tudo bom?

Então sou meio que novato, estou aprendendo a tocar teclado e comprei um controlador cme uf5 ontem, mas ainda não conseguir tirar um som dele, conseguir instalar ele no windows 7 32 bits, mas quando vou instalar o drive do vista nele ele dá erro, diz que é para conectar o controlador no pc, mas ele já está conectado, o cabo midi dele foi perdido, então, estou utilizando o cabo da impressora. Quem poder estar me ajudando irei agradecer muito.

nuno_levita
Membro Novato
# nov/14
· votar


Galera tenho um roland gw7 e tentei ligar ele no kontakt..mas nao funciona...oque será que esta acontecendo tenho q baixar algum driver do teclado.???

avatar 2
Veterano
# dez/14
· votar


claro>> usb midi drive

Samuca_teclas
Membro Novato
# jan/15
· votar


conseguir instalar ele no windows 7 32 bits, mas quando vou instalar o drive do vista nele ele dá erro, diz que é para conectar o controlador no pc

Me querido, a resposta pode estar aqui:

Cme no windows 7

avatar 2
Veterano
# mar/15
· votar


Galera como posso melhorar o audio do meu korg krome ? Devo utilizar 2 cabos com plug p10 todos estereo ou posso utilizar plugues p10 mono mesmo? E qual os valores de equalização ideais para os timbres de piano, ep. Fm ep e analog strings que eu posso usar no krome 61???

Thallyz
Veterano
# mai/15
· votar


Olá pessoal.
Observando algumas dúvidas aqui vou postar outras considerações.

Se o. PA é mono (quase todos são, pois o objetivo geralmente é a potência final) vc vai utilizar sinal balanceado sempre com o. Objetivo de ter QUALIDADE de seu som.
Nesse caso use a saída L/MONO com as configurações já descritas nesse tópico.
Lembrando que o objetivo seu, como instrumentista, sempre será a qualidade.
Tem colegas que postaram aqui que usam um mixer para ligar.mais de um key e usam as saídas Master pro PA ou sistema de som.
O Áureo Galli faz isso. Vejam os vídeos dele no YouTube.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Explicação sobre o uso de sinais Mono/Stereo, Balanceado/Desbalanceado e o uso do Direct Box