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Stubborn Oldman Veterano |
# ago/10
Sou iniciante em piano e tenho a tendencia inicial para erudito. Gostaria muito de ter um piano clássico mas não é possivel (custo, apartamento). Quero adquirir um piano digital e de tudo que já li a respeito e o fato de ser fisioterapeuta me levam a crer que quanto mais próximo da sensação do mecanismo do piano acústico melhor para a adaptação ao meu almejado sonho. Já li diversos tópicos daqui, entre eles: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/209391/ http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/202052/ http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/185545/ http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/129519/ http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/212414/ http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/230391/. Gostaria que pudessem comentar os mecanismos abaixo relacionados e seu grau de semelhanca. Sei que muito é de gosto mas sempre é bom ter uma opiniao de pessoas que conhecem. Desde já agradeço a atenção.
Roland Progressive Hammer Action (LX-10) Progressive Hammer Action II (RD-700GX, HP-302) Progressive Hammer Action Alpha II (RP-201, RD-300GX) Progressive Hammer Action III (HP-307)
Yamaha GHS (Graded Hammer Standard) - P95 GH (Graded Hammer) - CP33, P155, CP300, CVP501, CLP320 NW (Natural Wood) - CVP509, CLP380 GH3 (Graded Hammer Action 3) - CVP503, CLPS306 weighted wooden action - CP5
Kurweil fully weighted hammer action - X-Pro UP, Mark Pro ONEi, Mark Pro TWOi, Mark Pro TWOiS, SP3X, SP2XS
Kawai RH Graded-Hammer Action - CP119 AWA PROII wooden-key, graded hammer action - MP8II, CE200 RM3 Wooden-Key, Graded-Hammer Action - CP139, CA93, CA63 Advanced Hammer Action IV - MP5 Advanced Hammer Action IV-F weighted keys - EP3 Advanced Hammer Action IV-F weighted keys with graded hammers Action - ES6 Advanced Hammer Action IV-F with graded hammers Action - CN42, CN22, CL25
Korg Natural Weighted Hammer Action - SP170 Real Weighted Hammer Action 3 - SP250, SV1, LP350, C320
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Artref Veterano |
# ago/10
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Eu não acho que seja tanta questão de gosto...é questão de você ter acesso a bons pianos de cauda e comparar.
Nenhum que testei até hoje (e acho que testei todos que existem) realmente é igual. Mas alguns são bem interessantes. Da Roland o do RD700GX simula bem, porém acho um pouco leve (aí sim já é questão de gosto). Da Yamaha o GH é bom e tem um peso muito bom pra mim. O da Korg é bom também, o RH3. Os mais simples geralmente não simulam muito bem; a partir do ponto que o fabricante tem que pensar em diminuir o peso do instrumento, diminui-se a qualidade do mecanismo e consequentemente a fidelidade em relação ao original.
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Stubborn Oldman Veterano |
# ago/10
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Entendo. Implementando: eu não tinha colocado os Casio na lista porque, tirando os Privia, muita gente fala mal. Mas outro dia experimentei um CDP100 e achei o teclado até mais pesado que os pianos armário que uso no conservatorio. Apesar de ele ter uma polifonia de apenas 32, para um iniciante o mecanismo não é mais importante ? Até eu chegar a ter necessidade de usar as recomendadas mínimas 64 de polifonia, creio que vá demorar um pouco ainda. Experimentei um SV1 e realmente achei bem próximo do acustico que uso. Não tive oportunidade de usar um Action II ou II da Roland mas estou a procura. Quanto os GH3 e o GH não senti muita diferença. O GHS dá pra perceber que é mais simples mas ainda não tenho esta "afinação" de tato suficiente para entender o que isto implicaria a longo prazo. Bom desde já agradeço a colaboração, Artref.
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Levy_Carvalho Veterano |
# ago/10
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acho que esqueceram de colocar os mecaismos da kurzweil!!
achei excelentes!!!
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_BLACKMORE_ Veterano |
# ago/10
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Stubborn Oldman
bixo ... não sou tecladista, estou me aventurando a pouquíssimo tempo, porém nos poucos pianos acústicos em que fiz algumas firulas, é a base que eu tenho de teclas de piano acústico. Tive o prazer de experimentar alguns destes teclados que o pessoal sempre comenta, (Casio,Kurzweil, Roland,Yamaha,Korg) e dentre eles, gostei muito dos Casio Privia PX, Korg SP250, Yamaha DGX630 ... em minha opnião são as teclas que mais se aproximam a um acústico, porém cada um tem uma qualidade sonora diferente. Hoje se eu pude$$e, eu compraria um Korg SV-1 pela sonoridade que me agradou muito e pelas teclas com ação de peso muito semelhante a um piano de verdade. Mas como não po$$o, me contentaria bastante com um Yamaha P155 :P
abrax!
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Levy_Carvalho Veterano |
# ago/10
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as teclas do korg sv1, são as mesmas do m3, do m50
o proprio oasys fica pra tras, pois ele tem o rh2 enquanto o novo mecanismo de teclas ta nos outros produtos!
o unica diferença é no sv1 que tem 8 zonas de conforto!
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Stubborn Oldman Veterano |
# ago/10
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Agradeço a ajuda dos que colaboraram. De toda a pesquisa que fiz, de todos os equipamentos que testei, contrariando inclusive muito do que li, a melhor dica que posso dar a todos que procuram um piano digital com mecanismo o mais parecido possível com o acústico é: TESTE VOCÊ MESMO!!!! Como fisioterapeuta posso afirmar que cada pessoa "sentirá" cada piano de uma forma pessoal, graças ao seu desenvolvimento muscular, configuração neural central e estímulos sensoriais periféricos. O que para uns pode ser "pesado" para outros pode ser "desconfortável". E para testar direito você primeiro precisa de uma base de comparação. Vá a lojas de pianos acústicos e experimente vários, dos mais simples aos mais "suntuosos", e de diversas marcas diferentes. Só daí você perceberá que não existe um padrão mas já criará boas diretrizes de comparação. Quando for testar os digitais é bom sempre ter por perto também um acústico para relembrar as sensações. E lembre-se que elas são pessoais e únicas. Em relação à sonoridade, a mesma dica: forme uma memória audutiva enquanto testa os acústicos, some com as opiniões de músicos experientes e escolha sua melhor versão. Outra coisa que ajuda é conversar com vendedores que sejam músicos: eles poderão falar sobre suas impressões pessoais E MOSTRÁ-LAS, o que ajuda bastante. O restante é o que todo consumidor deve testar: qualidade do produto, pós venda, garantia, assistência técnica, etc. E enquanto estiver desenvolvendo sua técnica, não deixe de continuar fazendo estes testes. Só a experiência vai criar um sentido mais aguçado para a pureza e qualidade do som e do equipamento. Abraços a todos.
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