Mecanica de teclas- diferença

Autor Mensagem
Fosforo
Veterano
# jan/09


fiz a busca no forum sobre a diferença do Graded hammer e do graded hammer standard, nao achei
se alguem souber me explicar qual a diferença entre esses mecanismos, se muda muito, etc...

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


fiz a busca no forum sobre a diferença do Graded hammer e do graded hammer standard, nao achei
se alguem souber me explicar qual a diferença entre esses mecanismos, se muda muito, etc...


Tanto o GH, GHS e GH2 são sistemas de ação de martelo com graduação, isto é, vai ficando um pouco mais leve a medida que as notas ficam agudas.

O GHS (Gradded Hammer Standard) é a opção entry level, encontrado em modelos como o DGX620, 630, Yamaha MM8 e nos Yamaha P Series mais baratos, como o P70, P85 (se eu estiver falando besteira, alguém me corrija!)

O GH é encontrado em mid levels, como o Yamaha CP33. É um sistema melhor, com mais peso e rebote de piano.

O GH2 acho que é encontrado no S90ES, S80, CP300, Motif ES e XS8. (não tenho certeza... de novo)

Assim GHS < GH < GH2, creio eu.

fábio_soul
Veterano
# jan/09
· votar


Certa vez um amigo me passou um link sobre os mecanismos e recursos de vários pianos da Yamaha... É uma pena que eu nunca mais tenha achado ele... hahahaha

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/09
· votar


Curiosidades a cerca do tema:

No Yamaha Synth está escrito:

The MO8 features the same BH Keyboard technology and mechanism as the Yamaha S90 ES.

Começamos então pelo fato de o MO8 não ter Aftertouch. Tudo bem, isso é implementação MIDI e não corresponde ao mecanismo em si. Agora. Eu testei o MO8 e o S80 lado a lado e a diferença do mecanismo entre os dois é gritante. O MO8 é pesado, vc sente no retorno, mas o material das teclas é mais leve, as teclas são mais molengas, enquanto o S80 tem teclas mais robustas, menos secas, mais firmes que às do MO8 parecendo muito com as teclas do S90ES. É provável que a versão do mecanismo TOP já foi alterada do S80 para cá, no entanto eu nem sei qual a versão do mecanismo do meu teclado, alguém teria alguma informação legal com aspecto técnico a respeito dos mecanismos utilizados pela Yamaha...?:

pedro_tecla
Veterano
# jan/09 · Editado por: pedro_tecla
· votar


teclas de plastico,a yamaha perdeu em fazer um teclado que diz que e que nem o motif es,mas o teclado e muito mais barato que o motif es usado!!! e o mecanismo do motif e bem melhor que do mo,ja que o mo foi lançado pela yamaha para concorrer com o korg tr,korg x50,e juno g!!! tava querendo ver o mo de curiosidade o que estava faltando nele!!! acho que o mo deve ter os mesmos timbres do motif es,mas não deve sair que nem o motif es nunca,pelo fato de gerador de som(placa mãe).

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


teclas de plastico
a maioria das teclas não são feitas de plastico não?

a yamaha perdeu em fazer um teclado que diz que e que nem o motif es,mas o teclado e muito mais barato que o motif es usado

Não deu pra perceber que o Yamaha MO foi lançado pra NÃO ser o Motif ES não? Se fosse pra ele ser Motif ES, o nome dele seria Motif ES. A Yamaha não perdeu nada não, muito pelo contrário, já que colocando um mecanismo de teclas mais barato, diminuindo os custos, faz com que o lucro seja maior, ou pelo menos, que ela possa oferecer o MO ao mercado com preço abaixo dos seus concorrentes.

Quanto a ser concorrente, o MO não foi lançado pra concorrer com o X50 nem Juno-G não. Foi o contrário, já que foram lançados depois.

mas não deve sair que nem o motif es nunca,pelo fato de gerador de som(placa mãe).

Apesar do MO ter a mesma ROM do Motif ES (ao menos o tamanho é o mesmo, 175Mb), acho que o processador de som deve ser diferente, talvez um pouco mais simples, menos efeitos, além disso, não são só os timbres que encarecem ou barateiam um produto. Como nós sabemos, o mecanismo de teclas é um dos componentes mais caros de um teclado. Fora isso, a ausencia de sampler, menos entradas, display menor, polifonia menor... Acho que isso já justifica o preço do MO ser mais baixo que do Motif ES. Talvez eles tenham a mesma ROM e soem exatamente igual, já que não posso afirmar q não o são, pois ainda não os testei lado a lado.

Mas é bom ter cuidado ao colocar a culpa na placa-mãe do teclado. Todos nós sabemos que a placa-mãe não é a "culpada" pela qualidade do som. A qualidade vem das amostras dos samples, da síntese utilizada. A placa-mãe é apenas onde os componentes estão soldados. As amostras de som de um teclado estão na memória ROM dele.

É a mesma coisa que dizer que teu problema está no seu corpo, quando na verdade está na sua cabeça


Jeferson Fernandes
Ei Grande Jeff :D quanto ao S80, apesar de não ter o link no site, o S80 ainda consta no site da Yamahasynth.com

http://www.yamahasynth.com/products/s80/index.html

Mas infelizmente não tem nada falando das teclas dele. Porém, ao ver o hotsite do S08, lá diz que suas teclas são do sistema Balanced Hammer Effect, então, é provável que o S80 seja também.

pedro_tecla
Veterano
# jan/09
· votar


quis falar plástico fraco,e valeu por falar o meu erro!!!teclas psr!!e no próprio site da yamaha ta falando,lançado pra ser sucessor do motif es,acho que foi nisto que eu me embolei nisso!!!e acho que isso tudo fica na placa mãe!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


e no próprio site da yamaha ta falando,lançado pra ser sucessor do motif es

Me diz onde tem isso... Até onde sei, e pela quantidade de recursos, que o MO é um Motif ES capado. Você pode ver inclusive pela aparência física entre eles. Botões no mesmo lugar, layout do painel praticamente idêntico.

O sucessor do ES com certeza é o XS

Quanto ao teclado ser de PSR, acho meio difícil, já que até hoje, nunca vi um PSR com 88 keys, Balanced Hammer Effect Keyboard (Initial Touch). Se você achar um, eu compro.

Quanto a informações no site, não achei nada, mas achei NESTE SITE, que o MO8 tem as mesmas teclas do S90ES.

A não ser que o Ivan Lins goste de usar um teclado com teclas de PSR.

KEYBOARD
The MO8 features the same BH Keyboard technology and mechanism as the Yamaha S90 ES

Vou traduzir a meu modo:

O MO8 tem a mesma tecnologia e mecanismo de teclas BH (Balanced Hammer) como o Yamaha S90ES, que por sinal é o mesmo mecanismo do ES e do XS.

tmurback
Veterano
# jan/09
· votar


É a mesma coisa que dizer que teu problema está no seu corpo, quando na verdade está na sua cabeça
Rsrsrsrsrsrs... Chutou o balde!!!

pedro_tecla
Veterano
# jan/09
· votar


dos de 61 e 76,teclas!!!não teclado!!até parece que vai ter um psr 88 teclas!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


os de 61 e 76,teclas!!!não teclado!

Teclado é o nome do conjunto de teclas, e não do equipamento completo. Piano tem teclado, pipe organ tem teclado, acordeon tem teclado... cravo, espineta, clavinet, hammond, harmônio, clavicordio, notebook, celular...

Conjunto de teclas se chama teclado, independente da tecnologia, peso, marca, religião e time de futebol.

Segundo o dicionário Priberam.pt
s. m.,
conjunto das teclas de um instrumento musical, de um computador, de uma máquina de escrever, de calcular ou outras;

Segundo o dicionário Michaelis Português
teclado
te.cla.do
sm (tecla+ado4) Conjunto de teclas de um instrumento ou de uma máquina de escrever, calcular ou compor.

Michaelis em Português

Fosforo
Veterano
# jan/09
· votar


mas vale tanto a diferença??
pq to pensando em compra uma clavinova ypd 140, to com um pé atrás porque a mecanica de telcas é a GHS, e oque posso fazer é pagar mais 700 reais e pegar um cp33 com GH, oque vcs acham?

pedro_tecla
Veterano
# jan/09
· votar


ta blz!!eu ja sabia disto!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


Fosforo
Mas tem q ser a Clavinova mesmo? Ficar sem portabilidade? Eu iria de CP33 ou superior.

Fosforo
Veterano
# jan/09
· votar


mas os timbres, o cp33 é superior tb??
eu to pensando na clavinova pq é 700 reais mais barato, vem com os 3 pedais, tem auto-falantes, e tb nao vai fica "pulando" pq o suporte que vem é bom
vc acha que msm assim o cp33 é superior?

johnny_floripa
Veterano
# jan/09
· votar


Fosforo

Não queime a cabeça por causa disso...



Sério, você quer um piano digital para ficar no canto da sala? Ou você toca por aí?

Fosforo
Veterano
# jan/09
· votar


a principio eu fico no canto da sala
mas vo precisa toca por ai...
queria sabe se a mecanica de teclas GH é muito superior a do GHS, senao ficava com a clavinova, e ainda tinha grana pra troca meu teclado por um sintetizador.
ai as coisas que viriam no cp33 seriam inuteis

Fosforo
Veterano
# jan/09
· votar


outra ideia que veio na cabeça
o DGX 630, nao seria a clavinova ypd 140, so que com mais recursos?

Artref
Veterano
# jan/09
· votar


Por ordem de qualidade, do maior pro menor:

Mecanismo dos tops Clavinova (não lembro o nome) > GH > GHS

Os melhores mecanismos "dos yamahas" são o BH (S90ES, XS8) e o GH mesmo. O Balanced Hammer (BH) não tem graduação, ou seja: é o mesmo peso em qualquer região. Ótimo pra um synth, complica um pouco pra um piano. O BH pode vir também sem aftertouch, o que acaba prejudicando um pouco o desempenho do mecanismo.

O melhor mecanismo da empresa tá nos Clavinovas. Os "Yamaha de nome" não têm esse mecanismo.

Fosforo, se esse Clavinova usa GHS, então desencana. Pegue um com GH, meu fio!

P.s.: "Fósforo, não queime a cabeça por causa disso", hahahahaha

Fosforo
Veterano
# jan/09
· votar


ai vo te que parti pro cp33 pq uma clavinova com gh, sai ums 5 mil heaueah

brunoamaral
Veterano
# jan/09
· votar


Jonathas Lacerda
Porém, ao ver o hotsite do S08, lá diz que suas teclas são do sistema Balanced Hammer Effect, então, é provável que o S80 seja também.

É puro pitaco, mas acho que não, pois o S80 foi um top, já o S08 é entry level. Acho que o S80, embora mais antigo, deve ser melhor em todos os aspectos que o S08 (mesmo porque já tive um S03 e um S30 - a diferença de teclas do S03 para o S30 é muito, mas muito gritante mesmo, as do S03 parecem de brinquedo perto do S30).

brunoamaral
Veterano
# jan/09
· votar


Desculpa não ter completado antes: fora as teclas, os timbres, a capacidade de edição, a estrutura, tudo... a linha S03/S08 não merecia ter um nome tão parecido com a linha S30/S80. Pelo menos, é a minha opinião (afinal, a gente está aqui pra opinar e ajudar né?)

Fosforo
Veterano
# jan/09
· votar


se as teclas da clavinova sao GHS
e a do dgx 630 sao ghs tb..
o dgx 630 nao seria uma clavinova so que com mais funçoes?

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


É puro pitaco, mas acho que não, pois o S80 foi um top, já o S08 é entry level. Acho que o S80, embora mais antigo, deve ser melhor em todos os aspectos que o S08 (mesmo porque já tive um S03 e um S30 - a diferença de teclas do S03 para o S30 é muito, mas muito gritante mesmo, as do S03 parecem de brinquedo perto do S30).

É pitaco sim. Mas me baseei ao dizer que o S80 teria o teclado Balanced Hammer porque esse na época, era o melhor mecanismo Hammer action da Yamaha, tanto que equipa o mais recente S90ES. Se o S08 que é entry level, e o S90ES que é top, têm o BH, pq o S80 não seria BH também? Menos que o BH não é. Como o top atualmente é o GH (Graded Hammer, sem o S), e é mais recente do que quando o S80 foi lançado, então suponho que seha o Balanced Hammer mesmo nele.

Quanto comparar o S08 e o S80, é maldade... O S08 é um S03 grandão. Não muda em nada além das teclas. Em TUDO o S80 é melhor que o S08, menos as teclas, que acredito serem iguais.

Quanto a comparar o S03 com o S30, não dá pra comparar as teclas... O S03 é o mais entry level da S Series. Logo, colocaram o mecanismo de PSR. O S30 provavelmente tem as teclas de um Motif 6 (o Classic)

Fosforo

Na verdade o termo clavinova foi inventado pelos fabricantes para designar os pianos digitais com gabinetes de madeira, deixando-os parecidos com os pianos acústicos. Acho que o termo Clavinova foi inventado pela Yamaha, mas não tenho certeza.

O DGX é um arranjador entry level com teclas de piano, inclusive sem funções de montar ritmos nele mesmo. Ele é um Home Digital Piano feito para brincar em casa. Brincar no sentido de estudo, lazer, não no sentido de menosprezar o equipamento, que apesar de entry level, tem suas potencialidades.

Ele é um PSR com 88 teclas. Tanto que seu nome deriva do antigo Yamaha PSR-GX76, primeiro PSR com 76 teclas.

inicialmente, foi lançada a série DGX #00 (DGX 200, 500), seguida da #05 (205, 305 e 505), #20 (220, 520, 620) e atualmente a série DGX #30, com os DGX 230, 530 e 630.

pedro_tecla
Veterano
# jan/09
· votar


sem falar que o s30 tem aftertouch,coisa que o s03 não tem!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


sem falar que o s30 tem aftertouch,coisa que o s03 não tem!!!

O S30 tem tudo a mais que o S03, não só o aftertouch.

Fosforo
Veterano
# jan/09
· votar


entao a clavinova é um piano digital mais parecido com um piano na sua aparencia.. mas perde em todo o resto. seria isso?

Bclamberti
Veterano
# jan/09 · Editado por: Bclamberti
· votar


Já tive um S03 e gostava muito dele. Exceto as teclas que são horriveis. Fora isso é um teclado versatil, com muitos timbres bons. O Piano acustico é fraquinho, mas os EPs, Rhodes, Leads e Drum Kits são muito bons.

Fosforo
Se vc vai precisar transportar, então acho importante enfatizar o questão da mobilidade. Aí é importante avaliar: Teclas - Mobilidade.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


entao a clavinova é um piano digital mais parecido com um piano na sua aparencia.. mas perde em todo o resto. seria isso?

Não exatamente. Assim como existem teclados entry level, existem clavinovas assim também. Mas existem as TOP. Não só da Yamaha, como da Ketron, CASIO, Roland e Kurzweil. Como já disse, o nome Clavinova é o nome que a Yamaha deu a esses pianos digitais com móvel de piano. São os Cabinet Digital Pianos.

Cabinet Digital Pianos Kurzweil

Os modelos da Yamaha para Clavinovas, versão economica, são da série CLP.
Yamaha Clavinova CLP Series

Para entender:
CLP-S - Modelo com móvel Slim, visual mais fininho e moderno. o S é de Slim.
CLP-XXXGP - Modelo com móvel de cauda, acredito que seja 1/4 de cauda. GP de Grand Piano

Os modelos TOP para Clavinovas, são da Série CVP
Yamaha Clavinova CVP Series
CLP-XXXGP - Modelo com móvel de cauda, acredito que seja 1/4 de cauda. GP de Grand Piano

A ainda da Yamaha, a série Modus, contando com dois modelos Slim, e um modelo com visual de Espineta (parente do Cravo)

Jà que falei em Ketron, alguém já viu o Ketron Audya pra vender?
http://www.ketron.com.br/news.htm

Suas caracteristicas são bem legais!

Teclas: 76 teclas semi-pesadas, com 8 curvas de velocidade
Controles: Pitch & Modulation Wheel. Aftertouch. Portamento, 17 Slider Volume controls ( 1 Assignable ),10 Assignable tabs.
Display: 320 x 240 Colour Graphic Display TFT.
HD: 80G ATA IDE 2.5
USB: 2 USB Host + 1 USB device.
Dispositivos de Armazenamento suportados: Floppy, Stick, Mp3 players, CD/DVD Rom, HD, além de permitir conexão de teclado de computador.
Geração de Som: 360 MB PCM Wavetable (32Mb overwritable). 384 New Orchestral Presets Sounds. Stereo & Multilayer Voices. 384 GM2 Sounds. 32 parts Multitimbral.
Polifonia Total: 197 notas.
Lista de Vozes: 320 programáveis com 1 toque - Sons favoritos.
Drawbars: 9 Drawbars Digitais, controladas por Slider. Novos efeitos de Rotary, Percussion e Overdrive.
Programas: 320 Programas. 3 vozes, 3 splits. Sustain, Portamento, Velocity switch, Duet, Trio, Morphing, Coupling, Steel, Slide, Harmony. Single & Global Program loading. Editing capabilities: A,D,S,R, Cut Off, Resonance, Effects and keyboard assignments. Voice to left.
2nd Voice 1-2: Preset & programmable Second Voices.
Ram / Ins: 64 MB Ram Sound. Up to 128 Voices control.
Sampler: New Sampling unit 44 KHz / 16 bit.
Professional Multiplayer: 2 x Wav, 2 x Mp3, 2 x Midi file Player. Hi-quality real time stretching and transposition. Play List, Autoplay. Dj Loops, A-Drums, SFX, Cross Fade. 2 tracks HD recording. MP3 Encoder (with editable resolution). CD Audio tracks Ripper.
Midifile Player: SMF Song playback with karaoke and Txt files. Converts .kar & Midi type 0 files to 1. Juke box. Intelligent Transposer. Song Chain. Drum & Bass. Lead On/Off . Save Song setup. Finder.
A-Drum Remix: Syncronization for Midi File and Audio Drums.
Registrations: Global performance controls and panel settings. Single & Block modes.
Drum 1: 54 New Drum sets . 24 User Drum Sets. 10 Drum sections. Drum Mixer. Manual Drums.
Drum 2: 240 Live Drum and Latin Percussion Loops.
Real Audio Arranger: 324 Stereo Live Drums (Wave), 143 Real Acoustic & Electric Guitars , 216 Bass Accompaniments and 142 Arp & Lick.
334 Factory Style featuring new Unplugged, Latin, Pop, Ballad, Traditional, Swing and Ballroom Styles plus User Styles locations.
4 Arrangers: A, B, C, D. 3 Intro/Endings, 4 Fill Ins, 4 Breaks. Interactive Accompaniment. Manual Bass. Bassist. Tap Tempo. Accelerando-Ritardando. Tempo control. Pedalboard funcions. Rootless & Standard Chord recognition. Drum remap.
Song Recording: Real time Song Recording to Disk (HD or FD).
Pianist: Standard & Auto Piano-style arranger playing modes. Sustain On/Off.
Octave: 1 octave Up/Down.
Double: lower octave coupling.
Harmony: Full, Jazz, Double, Bluegrass, Trill, Repeat, Folk 1, Folk 2, Echo-Tap.
Arabic Scale: 13 arabic setups (footswitch assignable). Tune + / - 99 cents per note.
Accordion Mode: International, Belgique. Velocity control to Left&Right. Bass&Lower octave. Left Drum to Bass&Chord.
DSP: 3 new Multieffect DSP’s with Reverberation, Chorus, Flanger, Delay, Echo Tap Delay 4 / 8, Wha Wha, Distortion, Overdrive, Rotor Slow/Fast, Phaser, Tremolo. Equalizer 4 Bands.
Micro 1 / Micro 2: 2 Microphone Inputs with separate Gain control, 10 bands Equalizer, Echo, Reverb, Pan/Pot, Pitch Shift, Talk, Voice Transform.
Voicetron: new 5 Voice Harmonizer. Vocoder, Auto-Harmony, Midi Vocalizer track, Advanced Voice editing,
Midi: In 1, In2 , Out, Thru. 32 Midi Channels. GM2 standard.
Outputs: Left/Mono, Right. 4 Separate assignable Aux Outputs (2 stereo or 4 Mono). Digital SPdif In / Out. Stereo headphone.
Inputs: 2 x Microphone. 2 x Line in : Right & Left. Sustain and Volume Pedal. Footswitch (6 or 13 switches).
Video Interface: System: PAL, NTSC, Super VHS. Size and position controls.
Optionals: Hard Case, Sustain Pedal Piano type, Volume Pedal, FS6 / FS 13 Footswitch.
Dimensions: L x W x H = ( 114 x 43 x 15 cms. ) ( 45 x 17 x 6 “ ).
Weight: 18,5 Kg. ( 38 lbs )
Power: Automatic Voltage detection (110V/60Hz – 240V/50Hz) - Plug and play.

Bem "gordinho" nas especificações. Bem completo mesmo. Sampler, Vocoder, funções de Synth, Drawbars, 360MB de ROM, HD, display color...

Mauro Lacerda
Veterano
# jan/09
· votar


Muito interessante esse teclado... me surpreendi, as demos estão muito boas...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mecanica de teclas- diferença