Simulando um Hammond no Motif XS

Autor Mensagem
profissa
Veterano
# jun/10


Se já tiver um tópico com essa minha dúvida é só postar o link e por favor me descupe, mas eu já fiz várias buscas e não encontrei.


Não tenho experiência em edição de orgãos. Então esse tópico é para os entendidos de orgãos e é claro do motif XS.

Estou querendo simular um hammond no XS usando os 8 controles dele.
O que eu fiz aqui é pegar 8 orgãos diferentes no voice e enviei cada orgão para um controle deslizante. Assim posso misturar e controlar o volume de cada orgão em tempo real.

Mas eu tenho uma impressão que não é assim que simula um hammond.

Se alguém puder me dar uma ajuda.

Abraço a todos e obrigado.

Gonzalez_keyboard
Veterano
# jun/10
· votar


Cara sendo mais especifico, vc quer simular os drawbars?

Se for isso realmente não é assim que simula.

As drawbars funcionam da seguinte maneira,

Para você formar um timbre no hammond, vc precisa aciona-las cada drawbar aciona uma nota, e tb elas temuma numeração de 1 à 8 que é o "volume" que vc quer dar pra cada nota.

2 marrons, que representam 16' e 5 1/3' essas são as "sub graves"

Acionam uma oitava abaixo e uma quinat acima da nota tocada, respectivamente

Depois vc tem uma seção principal de drawbars, 2 brancas 1 preta e outra branca, 8' , 4', 2 2/3', 2'

Elas adicionam a propria nota, uma oitava acima, duas quintas acima e tres oitavas acima respectivamente

Depois você tem a ultima seção de drawbars,: dois pretos e um branco, 1 3/5', 1 1/3' e 1'

Que adicionam tres terças acima, quatro quintas acima, e quatro oitavas acima da nota tocada,

Sendo assim pra vc simular isto no motif, vc teria que dar um jeito de endereçar os sliders do motif, para representar 1 drawbar, acionando as notas, ainda assim, o motif possui um draw bar a menos, eu tenho o motif xs, mais nunca nem tentei fazer isso, e sinceramente não sei se tem esse recurso.

Seria algo mais ou menos assim, vc toca o dó central, se você aumentaro primeiro slider, terá que soar um dó umaoitava abaixo, e assim por diante, ai sim você vai ta simulando hammond no motif, caso contrario, eh tudo menos uma simulação de hamond.

Outra coisa importante, no hammond, vc tem as opções de percussão second e third, na second, vc acionará um timbre percussivo uma oitava acima e na third uma quinta acima, no instrumento vintage, elas não podiam ser ligadas simultaneamente, nos hammonds digitais há esta possibilidade, seria legal vc achar algo parecido no motif.

Bom te expliquei comofunciona o hammond, agora é só alguem que manje muito de motif, dizer se tem ou não como fazer estas coisas no motif porque eu mesmo tendo um xs6, nao manjo muito em edição de timbres.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Já vi um B4 (da Native) sampleado e todo endereçado nos slides do XS em um vídeo do Youtube... Ele incluiu inclusive os clicks e percussions

Editado: Achei o vídeo



E o cara é brasileiro... Assim fica mais fácil descobrir como ele fez...

Nesse outro vídeo, ele fez o mesmo, mas com o VSTi VB3


El_Cabong
Veterano
# jun/10
· votar


Se não me engano no Motif XS já tem um preset de órgão com as 8 waves certinhas que nem no Hammond, uma em cada controle deslizante.
Eu não me lembro agora o nome do timbre. Depois em casa eu vou procurar.

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/10
· votar


Gonzalez_keyboard
Parabéns cara pela explicação.

Jonathas Lacerda
O Nome desse cara é Sérgio alguns chama de Serginho não lembro o sobre nome dele, é membro da SynthBR e antes disso já troquei umas idéias com ele no MSN e o Orkut!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/10
· votar


ThyagoAmaral
Isso mesmo... Se não me engano, foi você que me mostrou esses vídeos

waltercruz
Veterano
# jun/10
· votar


Deixa eu aproveitar a empolgação pra contar uma historieta :)

O Motif XS usa 8 elementos pra construir cada som.. e no teclado mesmo, vc pode usar os sliders pra controlar os volumes dos elementos. Usando o timbre 098, por exemplo, AllBars Perc AF1&2, cada slider controla um drawbar, é o que me parece :) Dêem uma testada aí :)

Só que... eu não tenho um XS, e sim o rack dele, controlado por um Axiom 61. E os sliders mandam sysex, e não apenas control changes comuns.. O Axiom até consegue mandar uns sysex, mas é só os que ele já tem na memória, eu não conseguiria editar os sysex que o axiom manda.. Aliás, parece que não existe um controlador que faça isso, seria uma coisa muito louca de se ter em um :)

Até que eu esbarrei na internet com o Bome Midi Translator.. Basicamente o que ele faz é traduzir comandos midi em tempo real.. Eu posso receber alguma coisa e o Midi Translator converte aquilo pra outros comandos. Depois de uma meia hora fuçando nele eu consegui fazer o controle do volume dos elementos no Motif XS rack :D

Pena que a polifonia cai a 8 vozes só.. :(

Gonzalez_keyboard
Veterano
# jun/10
· votar


ThyagoAmaral
Que isso cara, estamos ai pra somar (;

Jonathas Lacerda
Eu ja vi esses videos, mais não manjei fazer igual no meu motif não,
Eu acho que ele sampleou draw por draw, mas mesmo assim ainda faltaria 1, pois o motif só tem 8 sliders, e são 9 draws.

El_Cabong
Ja me falaram isso, eu procurei, e ainda não encontrei esse timbre que de pra controlar as draws pelos sliders, e tb como disse acima, são 8 sliders, para 9 draw bars.

El_Cabong
Veterano
# jun/10
· votar


Gonzalez_keyboard
Ja me falaram isso, eu procurei, e ainda não encontrei esse timbre que de pra controlar as draws pelos sliders, e tb como disse acima, são 8 sliders, para 9 draw bars.

Acho que é este mesmo que o waltercruz falou AllBars Perc AF1&2
Realmente são 8 e não 9 como num Hammond.
Qual será o som que está fora no Motif XS ?? Eu acho que é um dos dois primeiros Sub-graves (um daqueles antes da nota fundamental).

ThyagoAmaral
Veterano
# jun/10
· votar


waltercruz
Será que existe isso for Mac OS ???

Mesmo assim Posta o Link ai pra gente "testar" isso pode funcionar no meu JunoG com os controles deslizantes que trasmitem msg MIDI... e converter eles pra usar pra outra coisa via VSTi...

waltercruz
Veterano
# jun/10
· votar


Será que existe isso for Mac OS ???

Tem sim!

http://www.bome.com/products/miditranslator

Eu to configurando ainda o axiom 61 totalmente pro motif xs... já configurei os faders pra controlar os volumes dos elementos.. configurei uns botões pra fazer o Assignable Function 1 e 2 (um deles, no timbre AllBars Perc AF1&2 liga e desliga a percussão). Se alguém tiver essa combinação, eu posso mandar a minha configuração pra download no axiom via Enigma :D

Eu to começando a mexer com softwares de audio agora :D. Eu mexia em 98, na época que midi era midi, audio era audio e nem vsti existia :)

ThyagoAmaral

Se vc quer usar com algum software, eu sugiro tb o http://nerds.de/en/loopbe1.html , mas acho que vc deve conhecer :) Eleé um driver midi 'virtual', ou seja, permite conectar aplicativos saca? Por exemplo, eu poderia usar o midi translator pra converter os comandos que eu quero e depois mandar essa saída pra dentro de um ableton da vida :)

Gonzalez_keyboard
Veterano
# jun/10
· votar


El_Cabong
Vou dar uma olhada neste timbres, ja aproveito vejo qual o draw que ta faltando, caso seja esse timbres mesmo, e posto ai pro pessoal, vlw pela informação.

waltercruz
Veterano
# jun/10
· votar


Eu tirei um screenshot do editor do Motif... fiquei pasmo.

O drawbar que falta é justamente a fundamental, o 8'

http://static.waltercruz.com.br/media/blogs/music/drawbars.jpg?mtime=1 276003129

Mas me parece que o primeiro drawbar já inclui a fundamental, estou certo? (o tal do 1+3).

Gonzalez_keyboard
Veterano
# jun/10
· votar


waltercruz
Nossa logo o fundamental, pasmei tb.

waltercruz
Veterano
# jun/10
· votar


Pois é, mas pelo nome da forma de onda do primeiro elemento, acho que ele deve ser uma combinação do primeiro (16' e 8')).

Apesar disso tudo, ainda é um timbre bem bacana de ser usado.

E aí, a galera motifeira do fórum, a gente podia pegar esse timbre como base e tentar dar uma enriquecida, o que dizem?

El_Cabong
Veterano
# jun/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Aproveitando o tópico sobre Hammonds no Motif XS

Alguém sabe o desenho das drawbars para se simular no Motif XS o som daqueles Hammonds ritmados que se usa em Reggae ??
Por exemplo, os da música:
Is This Love - Bob Marley

Alguém sabe o desenho das drawbars para se simular no Motif XS o som deste Hammond usado no solo de órgão no meio desta música ??
Stuck With You - Huey Lewis and The News

São dois órgãos que eu queria muito fazer no Motif XS!!

waltercruz
Veterano
# jun/10
· votar


Olha só:

http://keyboardservice.com/ShowDrawbars.asp?Bars=80+8000+008&les=&perc =&vib=&Voice=Reggae

Mais em:

http://keyboardservice.com/Drawbars.asp

Acho que será útil a todos :D

Eu paricularmente estou muito interessando na simulação de Hammond, já que em pouco tempo estarei tocando num cover de santana.

Gonzalez_keyboard
Veterano
# jun/10 · Editado por: Gonzalez_keyboard
· votar


Ae pessoal, eu testei os timbres de orgão do motif com mais atençao, não é apenas o all bars percussion que possui draws, inclusive este timbre tem as draws, mais como o proprio nome ja diz, ele tem a percussao, então mesmo que desça todos os sliders vai sair som pcausa do percussion.

Tem outros timbres apenas com alguns draws.

waltercruz
El_Cabong
Outras configs de Draws pra Reggae

888000000 - percussao second leslie slow

008800000 - percussao second leslie slow

840705012 - percussao third leslie slow

008807003 - percussao third

000000000 - percussao second leslie fast

808000000 - percussao second leslie fast

665431000 - percussao third leslie fast

888031000 - percussao third leslie fast

000000000 - percussao second e third[não dapra fazer em hammond vintage, só nos teclados mesmo] leslie fast, chorus C3

O ruim é que não descobri como mecher na percussao pelo motif, mais ainda vou tentar, é que não tive tempo suficiente.se conseguir eu posto aqui.

waltercruz
Veterano
# jun/10
· votar


O AF1 ou o Af2 desligam a percussão não?

Gonzalez_keyboard
Veterano
# jun/10
· votar


waltercruz
Então eu apertei eles no all bars percussion, e abaxei todasas draws, mesmo assim continouo o som percutido, eu vou tentar de novo, pq quem sabe fiz alguma bobagem, ou apertei errado.

waltercruz
Veterano
# jun/10
· votar


pois é, como eu to com o axiom controlando o rack do motif, pode ser que eu tenha feito algum mapeamento maluco no axiom :D

Maestro Mittmann
Veterano
# ago/11
· votar


Pessoal, esses samples do VB3 são do Cristiano Ribeiro que participa da Synth-Br. Ele pediu que esclarecessem o equívoco.

bandaidigital
Veterano
# ago/11 · Editado por: bandaidigital
· votar


Jonathas Lacerda, boa tarde.
Me perdoe te desmentir, mas sua informação está equivocada.
O proprietário deste Motif XS bem como autor de todo o trabalho de sampler e endereçamento deste Hammond B4 chama-se: CRISTIANO RIBEIRO. Ele é meu amigo pessoal, ótimo tecladista, super gente fina, toca na Banda Rolls Rock em São Paulo.

Acho que os créditos devem ser dados a pessoa certa. Ele também faz parte do fórum Synth-Br onde é super ativo e muito querido por todos os participantes.
Att,
Cassiano Gonçalves


darlanc
Veterano
# ago/11
· votar


Bem como já foi esclarecido, é o Cristiano Ribeiro, manja MUITOOOO da linha Motif!!! Sempre me ajuda qdo preciso! Ele é o "criador" desses samples, inclusive eu os tenho no meu MOTIF XF e são sensacionais!!!

robsontecaldista
Veterano
# ago/11
· votar


ThyagoAmaral

Realmente... Esse vídeo, assim como a edição do timbre, é do CRISTIANO RIBEIRO. Dono da comunidade do Motif no Orkut, e Tecladista da Banda Rollsrock... Vamos dar o crédito a quem tem direito, pois ele até disponibilizou pra galera esse sample aí gratuitamente. Isso leva um tempão pra editar, e ele presenteou todo mundo lá com esse sample. Então vamos dar o crédito MAIS QUE MERECIDO ao nosso amigo Cristiano...

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/11
· votar


só uma correção ... pois a principal já foi feita ...

1 - Jonathas Lacerda, boa tarde.
Me perdoe te desmentir, mas sua informação está equivocada.


o colega que disse o nome não foi o Jonathas .. mas sim o ThyagoAmaral está lá .. no post ..

2 - o colega que fez os vídeos é Cristiano Ribeiro, membro da lista Synth BR;

qualquer coisa ... gúgol ...

pomtwo
Veterano
# ago/11
· votar


so uma coisa me deixou intrigado nisso tudo , toda vez que abro o youtube pra ver hammond do motif , so consigo ouvir samplers , que sao extremamente bons .. mas internamente nunca vi nenhum hammond do proprio motif .. alguem que souber de algum video que use hammond interno dele posta ai pra mim ver ... valew pessoal

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


Bom galera, dando o up no tópico para falar sobre minha experiência de hoje como o Motif x faders drawbars x patches etc...

bom, tamo trabalhando junto com o Shadad na simulação de Hammond para o Korg MW (na verdade ele que trabalha, eu só colho os frutos rsrs, e resolvi aplicar um pouco do conhecimento no Motif. Mas apenas usei o famoso patch da Ksounds, o Organimation nele.

O Organimation na verdade não é um sample, e sim um conjunto de patchs para o motif, ele substitui algumas vozes do banco user, no meu caso o user 2 deixei só para isto, e coloca várias vozes de Hammond, com configurações distintas de registros. Isto porque cada voz é composta de 8 waves trabalhadas para soarem como registros, falta 1 para ser perfeita a simulação então alguma das drawbars é omitida, ou anexada a outra drawbar. Por ex a voice 001 tem o registro 88850085 e a voice 002 tem um registro 88001212.
Agora a partir da primeira voice do banco eu posso montar meus sons do jeito que quiser, no caso eu montei um timbre da música No Woman No Cry, baseado na configuração de volumes das drawbars que o Shadad usou no Korg MW, e funcionou legal.

No modo Performance é possível combinar até 4 voices, isto permite voce montar 4 registros diferentes tocando em split ou dual. Por ex: 88008800 ,88343400, 00008888, e 88888888 tudo na mesma performance.

No caso acima cada tecla pressionada gasta 4 de polifonia, claro.

Bom é isto aí, se alguém tiver alguma outra dica para compartilhar sobre o assunto posta aí!!!

waltercruz
Veterano
# abr/12
· votar


po, hammond é apaixonante né? ehhee

waltercruz
Veterano
# abr/12
· votar


Ah, agora eu to com um Roland A800 pro, que dá pra configurar (via o editor dele) pra mandar syssex direto dos controles, ou seja, em tese, eu poderia controlar os volumes dos elementos do patch do motif nele direto, sem precisar de 'tradução', mas na verdade, to mais usando o EVB3 do Mainstage, passando pela Leslie do Amplitube.

To rodando o sistema me 64 bits, o B4II resolveu não mais funcionar no mainstage. Sei que o VB3 é o melhor hammond virtual do momento, mas ele ainda nao tem versao 64 bits (imagino que rode direito, mas vamos esperar a versao 64 bits chegar). Pra dar uma upada na simulacao do mainstage, to passando por uma leslie externa que tem uma qualidade bem melhor que a embutida. Ah, mas o tópico era do motif... ops!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Simulando um Hammond no Motif XS