Vocês acham que o teclado vem sendo subestimado na música popular ?

Autor Mensagem
JEFF_SAN
Veterano
# mai/10


Recentemente pude assistir a um show onde o grande guitarrista, fez uma exímia apresentação com solos durante 99, 9% do show. Naturalmente, a guitarra é o carro chefe do show, e a ela cabe todos os louros. Porém, esse prisma repete-se também em diversas outras bandas. Que tal se nós, tecladistas, não pedissemos por favor para os guitarristas nos deixarem fazer uma base que possa ser pelo menos ouvida, e se ele tiver o beneplácito, de nos deixar solar em apenas uma música? Nós tecladistas sabemos que devemos respeito ao guitarrista, pois quando ele não permite que o teclado faça solos ou que tenha um volume audível nos shows, é unicamente porque ele respeita muito a classe dos tecladistas e não quer denegrir ou ofender-nos. Pelo contrário, quer que mostremos nossa real capacidade !

Comentem a respeito, lembrando-se que:

1.9. Não crie tópicos para ofender ou denegrir alguém, sejam usuários, artistas, marcas etc.
2.1. Respeito é fundamental! Não é tolerado qualquer tipo de agressão neste fórum.

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10 · Editado por: JEFF_SAN
· votar


Vejam que curiosidade: o fórum de guitarra desse site tem 65481 tópicos, ao passo que o de teclado não chega a 12 mil. Logo, para o bem de todos, e para que possamos discutir aqui, é melhor não ofender, denegrir ou desrespeitar, ou pensar mal, de guitarristas ! Lembrem-se disso, para que não ocorra do site advertí-los, como eu fui advertido, caros companheiros. Eu sou tecladista, mas viva a guitarra elétrica !!! Maior instrumento musical da história !!!

PS.: O teclado é bom também

PS.: Não foi desrespeitada nenhuma regra do fórum nas linhas escritas até então neste gentil tópico. Que continue assim !

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


JEFF_SAN

Eu sou tecladista, mas viva a guitarra elétrica !!! Maior instrumento musical da história !!!
PS.: O teclado é bom também

só isso para mim já basta ... mensurar coisas diferentes, acho um bocado ridículo e termina em baderna ...

fábio_soul
Veterano
# mai/10
· votar


Cara, não entendi muito bem qual é a desse tópico, mas que conste aqui que eu não lembro de ter tido problemas com guitarristas. Muito pelo contrário. Os guitarristas com quem geralmente toco são fundamentais na banda, mesmo se ser "a estrela" da banda.

Acho que cada um tem um momento no palco, e eu, particularmente, curto pra caramba quando o guitarrista manda um solo ferrado, daqueles de arrepiar, mesma coisa com o baixista, ou o baterista, ou mesmo, um outro tecladista que, eventualmente esteja dividindo palco comigo.

Acho que tudo é uma simples questão de bom senso e respeito mútuo em cima do palco.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JEFF_SAN

Harmonia, na minha opinião é a palavra chave. Não é questão de teclados ou guitarras, mas de bom gosto e sinergia. A música está acima de qualquer tipo de "estrelato", muito acima. É como pintar um quadro. É arte, composta de cores e matizes, apesar de vivermos numa sociedade extremamente focada no "EU".

Abs!

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10
· votar


fábio_soul

Cara, não entendi muito bem qual é a desse tópico

eu entendi que ele está sentindo-se desprezado ... e que só vê espaço para guitarristas ... talvez um desabafo dele, sei-lá.



JEFF_SAN

ouça músicas onde o teclado é o solista ...

http://www.4shared.com/audio/R0pYQkEO/01_Hip_Hug-Her.html

http://www.4shared.com/audio/PUey4R37/08_Electric_Tiger_Snake.html

http://www.4shared.com/audio/ku9Oc2BE/10_Hush.html


vai que vc melhora um pouco ... ... ou piora de vez ...

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


falei !!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/117577/p6


http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/233567/

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Aqui também!

Minha banda pedileta! :-) Na hora do solo de piano, é a hora! Na solo de guitarra... solo de guitarra! E por aí vai... Aliás, ambos fazem um belo par!



Jonathas Lacerda
Veterano
# mai/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Fato: Quando o tecladista que tem problema com guitarrista, é porque tem inveja, toca menos que ele, não é criativo e por isso não tem espaço nas músicas.

Tecladistas que ficam só no "fazer cama com strings e pad", não tem habilidade com improvisação, não usam sons de rhodes, lead e hammond são fortes candidatos a serem sombra do guitarrista.

E tenho dito.

pomtwo
Veterano
# mai/10
· votar


soluçao pratica .. vira guitarrista !!! assim vc sera como eles ..

nossa foi um topico muito mal elaborado esse , problemas com outros musicos sempre vamos ter .. mais eh preciso saber contorna-los ...essa de nao ter vez na banda eh algo tao peculiar que nao se deve a uma unica guitarra .. o problema esta na cabeça de cada um ... se vc faz cama ou faz solo , ou faz sei la o que nao importa .. o importante eh vc se conscientizar de que vc eh importante na banda .. e que seu instrumento esta ali fazendo peso junto , fazendo musica de qualidade ... e uma hora ou outra vc tambem vai ter sua vez de aparecer

eu tenho problemas na igreja em que eu toco , com pessoas que pensam igual a vc .. so que na minha igreja sao os baixistas , que querem ser guitarristas , e ficam inventando solo no meio da musica, e esquecem que o papel do baixo eh manter um ritmo constante sem deixar a musica morta .. e no final os tecladistas e os guitarristas acabam tendo que fazer a funcao dele .. e ai vira lixo

se todo mundo pensar igual a vc , estamos ferrados .. cada um vai querer solo somente pra ele , e ai a musica nao vai ter base , so solo

Piano ON GRACE
Veterano
# mai/10 · Editado por: Piano ON GRACE
· votar


Tecladistas que ficam só no "fazer cama com strings e pad", não tem habilidade com improvisação, não usam sons de rhodes, lead e hammond são fortes candidatos a serem sombra do guitarrista.

soluçao pratica .. vira guitarrista !!! assim vc sera como eles ..


Eu acho que essa "tristeza" é mais comum entre os baixistas... se você acha que os tecladistas não fazem nada repara no baixista...

Pior é o carinha do 'prato'. morreu aqui essa estoria!

Curly
Veterano
# mai/10 · Editado por: Curly
· votar


companheiro, procure um guitarrista de verdade para tocar e seus problemas acabarão, esse tipo de "guitarrista" a que vc se refere é o que mais tem por aí, eles não escutam o resto da banda, tocariam do mesmo jeito na frente de uma orquestra sinfonica ou de uma escola de samba, seus solos nem têm pausas é tudo só semicolcheia subindo e descendo escalas e pensam que isso é música, são incapazes de ajustar as vozes dos acordes para não "pisarem no pé" dos outros instumentistas, até mesmo porque só conhecem power chords, aí já viu...

Mas... O que esperar de gente que usa um troço chamado distorção no som do seu instrumento, uma coisa que tem o som de uma corneta furada que impede que se ouça direito as notas do acorde ?

minha solidariedade à sua revolta !

sarpa
Veterano
# mai/10
· votar


Faço minhas as palavras do amigo fábio_soul e MauricioBahia, e ainda acrescento que nunca gostei de música cheia de solos, 'artistas'.. tanto de guitarra, quanto teclado, baixo, bateria, etc.. Apesar de ser tecladista.

Me sinto muito melhor ouvindo 'cool jazz' e música pop em geral (soul, reggae, etc) do que músicos 'artistas'. Exemplo: Dream Theater. A banda é excelente, todo mundo alí tem seu espaço e a qualidade musical de todo mundo alí é indiscutível, mas eu não consigo ouvir 1min.

Já essa semana, coloquei no meu celular 3 discos do Steve Wonder e estou 'loucamente' ouvindo esse material todo dia.

... sou muito mais o Tony Gordon, olha que bacana, todo mundo tem seu espaço:


Porém, por outro lado, até mesmo em CD de guitarrista solo, o teclado está lá, bonito. Indico ouvirem o trabalho do "Paul Jackson Jr" que, apesar de guitarrista, me influencia MUITO ao piano, organ, etc, etc..

Enfim, acho que o papo 'teclado VS guitarra', ou quem tem problemas com essa 'disputa' em seus trabalhos, deve rever os músicos que trabalham, ou até mesmo, os conceitos sobre música.

Abrazz moçada!

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10 · Editado por: JEFF_SAN
· votar


Gostei de ver a opinião dos cavalheiros. Em primeiro lugar, não existe inveja minha dos guitarristas, ou de qualquer outro músico. A questão é que os solos de teclado, órgão, piano, estão ficando cada vez mais escassos em detrimento do uso excessivo de guitarra elétrica. Pra esse pessoal que acha que o teclado foi feito para ficar no fundo do palco fazendo bases que mal se escuta, realmente esse tópico é uma grande bobagem. Para aqueles que escutam coisas como The Doors, The Animals, Deep Purple, Grand Funk Railroad, ou até mesmo as músicas da Jovem Guarda do Roberto Carlos, este tópico é uma oportunidade de refletir sobre como o teclado vem sendo cada vez menos usado na música em geral, independente de ser fazendo bases ou solos. Pode ser uma queda geral na qualidade dos tecladistas, pode ser imposição da banda, existem diversos pontos.

E ao cavalheiro que me citou uma música do Root Doctor, eu digo que já conheço essa banda, o grande organista Jim Alfredson, mas com pesar também digo que essa banda é uma excessão a regra. E digo ao mesmo que por escutar tantas músicas de qualidade com todos os instrumentos tendo seu destaque, que eu cheguei a conclusão que o teclado vem sendo mal aproveitado nas músicas de hoje. É A MINHA VISÃO DOS FATOS.

Quanto ao título do tópico, é justamente para fomentar a discussão limpa e democrática sobre tudo o que já foi dito aqui. E a referência aos guitarristas é a uma parcela dos mesmos, que quer roubar o espetáculo todo para si. Eu não sou nenhum débil mental de querer que a guitarra pare de solar e que tudo passe para o teclado, sax, flauta, o que for. Pelo contrário, gosto muito da sonoridade da guitarra.

Eu toco com um amigo meu, guitarrista, e quando eu não sei fazer bem determinado solo, eu peço para que ele faça, o importante é que fique bem feito, independente do instrumento. E o legal é que nós dois fazemos com que nossos instrumetos sejam bem ouvidos e não há disputa, e sim cooperação e bom senso. Quando eu faço a base e está muito baixo ele mesmo pede pra eu aumentar, e isso é muito legal.

Deiab
Veterano
# mai/10 · Editado por: Deiab
· votar


Quanto a questão do teclado e guitarristas, a resposta encontra-se nos 3:06 min dessa música. Simplesmente perfeito! Tudo tem seu espaço e importância, depende do bom senso.



apaixonados por teclado
Veterano
# mai/10 · Editado por: apaixonados por teclado
· votar


Acho que guitarrista sempre terá seu espaço na musica, quando o assunto e "solar".

sarpa

e ainda acrescento que nunca gostei de música cheia de solos, 'artistas'.. tanto de guitarra, quanto teclado, baixo, bateria, etc.. Apesar de ser tecladista.

Eu também penso assim, eu gosto muito mais de apreciar uma bela harmonia do que um solo cheio de frescuras, e que chato seria se nós tecladistas Fizermos solos em todas as musicas... ficaria rodado igual os guitarristas que todos sabemos que na maioria das musicas eles é quem solam.
e quando nós é que solamos na oportunidade certa fica aquele cometário "Ohh o tecladão comendo solto" ou "Que solo doido do teclado" é muito melhor pra nós tecladistas deixar o melhor pra hora certa.


Obs: Não to dizendo que os guitarristas solam feio, é porque na minha opinião virou "rotina" ,vamos dizer assim, os guitarrista solarem na maioria das musicas! as vezes eu aprecio muito mais um solo de um baixo ou de qualquer outro instrumento do que o da guitarra. Mas eu gosto bastante de um "bom" solo de guitarra.
abraço a todos"

Jonathas Lacerda
Veterano
# mai/10
· votar


Deiab

Isso ai foi lindo!

fernando tecladista
Veterano
# mai/10
· votar


saó acho o seguinte:

-você tem que defenir se você toca em uma BANDA ou em um BANDO
-você tem que definir se está tocando com "músicos" ou com alguem que quando toca a bola do saco sobe pra testa

-mal de muito tecladista é chegar e já ficar no cantinho, ser o nerd da banda e ficar esperando que alguem pergunte algo, quando alguem pergunta o cara responde: tanto faz... pode ser... sei lá... quanto mais você abaixa, mais você mostra a bunda

- seja chato, comente que o volume tá alto, o mal de tecladista é depois de 10 shows vem fala que todos eles estavam altos demais
a banda olha com aquela cara "você nunca valou nada"
se o dono do bar falou que está alto, se o cara do PA reclamou pra você que está alto, repasse pra banda na hora, não espere o proximo ensaio

-mostre pra banda que eles estão ficando surdos:
certa vez terminei um show e deixei o volume fixo no ampli e no teclado, cheguei no ensaio, liguei pra acertar o som e comecei a tocar, o volume super alto, a banda perguntou porque o volume assim: comentei que era o que ficou da ultima música do show, ninguem acreditou

- de sugestão no repertório, é sonho esperar que o guitarrista vai sugerir a música rush do deep purple antes de Smoke on the water, esperar que alguem vai falar pra tirar primeiro Jump do van halen antes de Eruption

-não tem personalidade de timbres
coloca aquele "hammondzinho" aquele "rhodezinho" ou aquele "padzinho" é tudo timbre de "caminha" a banda não vai te enxengar como solista "o cara gosta de base" a banda começa por música onde teclado tem base, é óbvio, começa a mostrar um "Full Organ venenoso", um "LEAD nervoso" "um "Rock Piano" que a banda começa a te dar lugar que você quer, de um tapa no volume na hora do teu solo

-timbre de rhodes é lindo, aquele piano de cauda sampleado nota a nota também, mas soa bem em base, ou pra solo como é desse video do stevie ray vaughan
mas querer enfiar um solo assim e ser aclamado em um rock bar cheio de bebados falando enquanto você toca é utopia


-seja o coração, o cérebro da banda não o apêndice

se tudo isso não funcionar, compre protetores de ouvido e um ampli maior, chegar lá com um "amplizinho" com falante de 10" projetado para estudo, e querer competir com amplis valvulados projetados para saturar no talo é covardia

-----------------------------------------------------------------------


JEFF_SAN
uma exímia apresentação
cabe todos os louros
esse prisma
opinião dos cavalheiros
para fomentar a discussão limpa e democrática

bom, acho que você está falando assim, porque fecharam aquele outro tópico teu, porque se é assim normalmente, eu fazeria questão de tocar mais alto que você, mesmo que eu tocasse pandeiro em uma banda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Deiab
Essa obra é imortal....
O mais interessante é que, na gravação, a fita foi deixada rolando e a música acabou exatamente quando a fita finalizou; ou seja, ela foi gravada quase que de improviso....
Abç

ROo
Veterano
# mai/10
· votar


Todo mundo tem que ter espaço, basta bom senso e respeito entre todos os membros da banda.

Mesmo sendo guitarrista, pra mim, a melhor versão de Smoke on the Water é justamente a que o Lord sola :P


erick_guitar
Veterano
# mai/10
· votar


CAra na minha opinião, todos os intrumentos tem o mesmo valor e nenhum instrumento é melhor que qualquer outro, acho que o que vale mesmo é arte. Os músicos de bandas precisam ter bom-senso, dicernimento, saber compor, criar, dividir os solos em determinadas músicas, fazer com que todos participam e que de forma alguma alguém fique chateado por não estár aparecendo o seu instrumento, todos devem se respeitar na hora de uma apresentação, quando é para aparecer o taclado que todos segurem o volume e assim com os outros. È meio complicado isso, mas acredito que a principal receita seria isso, os músicos terem dicernimento e saber organizar o seu grupo.

Abraço

Pinto Iago
Veterano
# mai/10
· votar


Acho que depende muito do estilo em que se está tocando!!!!!

É Claro que o som do teclado nunca vai aparecer em um Rock Metal ou Hard Rock.Ficaria ridiculo um solo de teclado no meio desse tipo de musica, assim como ficaria Horrivel um solo de guitarra numa musica classica, ou um Jazz classic, Blue, Soul Funk, Bossa nova ou até mesmo num musica mais Pop do que isso.

Tudo depende do estilo galera ...........

Minhas considerações

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


uma exímia apresentação
cabe todos os louros
esse prisma
opinião dos cavalheiros
para fomentar a discussão limpa e democrática


bom, acho que você está falando assim, porque fecharam aquele outro tópico teu, porque se é assim normalmente, eu fazeria questão de tocar mais alto que você

É crime usar um vocabulário mais diversificado? Eu uso essas palavras independentemente do lugar ou ocasião. Não é pra querer bancar o superior, mas porque gosto dessas palavras. E eu não entendo a relação que falar bem tem a ver com a musicalidade de alguém !

macaco veio
Veterano
# mai/10
· votar


tudo bandinha, banda boa o produtor musical e' que define: "voce sola aqui e voce sola ali e nessa parte o baixo sola etc" e' o filtro. Ou seja e' famoso arranjador que hoje em dia e' chamado de produtor musical. Quando o proprio musico chama a responsabilidade pra si e da uma de produtor musical e musico ao mesmo tempo (ou seja a banda nao tem produtor) geralmente acontece isso, quer aparecer mais do que cantor.

fernando tecladista
Veterano
# mai/10
· votar


É crime usar um vocabulário mais diversificado?
nenhum, mas se você sola como da mesma forma que escreve tá otimo pra tocar rock progressivo

só que uma linguagem rebuscada para um assunto pop/povão
é tão fora de contexto como eu tecer um momentario sobre uma orquestra de camara após executar vivaldi assim:
um p*** som, o solo do violino foi do carai, os violoncelos estraçalharam na base, o baixo continuo do cravo foi destruidor, maior pegada nos contra baixos, super feelling nas violas, o maestro então: animal!!!! no resumo foi viceral

Vagabond
Veterano
# mai/10
· votar


wow, os tecladistas decidiram uma rebelião? só essa semana 3 tópicos quase iguais falando disso O.o

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10 · Editado por: JEFF_SAN
· votar


Pra acalmar os ânimos, aí uma grande música com bela participação do órgão eletrônico e de guitarra elétrica: The Doors - Light My Fire



Cleber Vaz
Veterano
# mai/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


JEFF_SAN

Desculpe se meu comentário parecer ofensivo, não é a intenção, mas já percebi de longa data que é recorrente entre os membros novatos a criação de tópicos inúteis com títulos provocativos de modo que o tópico acaba por tornar-se um "sucesso" na quantidade de respostas mas um "fracasso" na qualidade do material pois geralmente resume-se em choques e bate-boca que não enriquecem em nada esse fórum.

[EDIT]

Vagabond

wow, os tecladistas decidiram uma rebelião? só essa semana 3 tópicos quase iguais falando disso O.o


Se você observar o autor desses tópicos vai perceber que não são "os tecladistas" que decidiram por uma rebelião...

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


JEFF_SAN

Compra uma caixa Leslie que seus problemas acabam. Quero ver você não ser ouvido com um monstro daqueles.

Guitarristas e bateristas tem um sério problema com o volume mesmo, claro que existem exceções.

_Rattu_
Veterano
# mai/10
· votar


Vagabond



Amigão, é a revolta das teclas. Tá tudo combinado. Vamos matar todos os outros instrumentistas e montar bandas sozinhos com teclados arranjadores! Espere que sua hora chegará. Se vir um tecladista, corra por sua vida, mas adianto que não há como fugir para sempre. Onde houver qualquer Yamaha PSR, um Casio CTK, ou um daqueles teclados de enrolar haverá um assassino à espreita, pronto para acabar com o julgo dos guitarristas.

modo piadista: off

:D

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Vocês acham que o teclado vem sendo subestimado na música popular ?