Vocês acham que o teclado vem sendo subestimado na música popular ?

Autor Mensagem
JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


Desculpe se meu comentário parecer ofensivo, não é a intenção, mas já percebi de longa data que é recorrente entre os membros novatos a criação de tópicos inúteis com títulos provocativos de modo que o tópico acaba por tornar-se um "sucesso" na quantidade de respostas mas um "fracasso" na qualidade do material

Isso tudo eu já sabia quando decidi fazer esse tópico. Fiz isso para ver como os tecladistas desse fórum pensam a respeito de um assunto, mas formulei o tópico justamente para chamar a atenção! Este é um fórum voltado aos tecladistas, para colocarem as suas opiniões. Até agora não houve confusão, simplesmente todos opinram, concordando, discordando, achando tudo uma bobagem, tentando refletir sobre o assunto, e essa é a intenção.

A maneira como eu elaborei o tópico foi apenas um artifício para chamar a atenção dos membros do fórum para participar. Acho que está bem claro que 95 % do que eu escrevi nos 2 primeiros comentários é ironia pura! Eu poderia ter simplesmente dito "Vocês acham que o teclado vem sendo subestimado na música popular ?"

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


Eu vi um comentário muito pertinente em outro tópico aqui, do Mr_Mojo_Rising, e tomo a liberdade de colocá-lo aqui.

Em primeiro lugar, muito menos gente toca teclado do que baixo, bateria e principalmente guitarra. Afinal, um teclado chulé é mais caro, e à primeira vista pra um adolescente que tá começando e ainda escolhendo o seu instrumento, não é "cool", não tem "sex appeal" pra pegar mulher tocando em banda.

Portanto, só por isso já fica mais difícil uma banda que começa ter um tecladista na sua formação. Consequentemente, a população acaba levando goela abaixo coisas como Blink 182 e Charlie Brown Jr como sinônimo de "rock e atitude".

E tudo isso acaba virando uma bola de neve. Vão surgir novos Keith Emersons empurrando um hammond de 200kg pelo palco, tocando pra caralho e inspirando as gerações seguintes? Acho difícil.


A minha idéia para esse tópico vai de encontro ao que foi dito nesse comentário. Acho que faz muito sentido.

apaixonados por teclado
Veterano
# mai/10
· votar


Pinto Iago

É Claro que o som do teclado nunca vai aparecer em um Rock Metal ou Hard Rock.Ficaria ridiculo um solo de teclado no meio desse tipo de musica

não senhor... caberia sim tranqüilamente....
Tudo depende do estilo galera ...........

não depende do estilo da galera nada, depende da criatividade do cara.

assim como ficaria Horrivel um solo de guitarra numa musica classica

eu já vir clássico com a guitarra e ficou LINDO!

J.Dionatan
Veterano
# mai/10 · Editado por: J.Dionatan
· votar


Aproveitando o tópico (ou desvirtuando ele talvez) o que acham da atual fase da música sertaneja em relação aos teclados.

Hoje as bandas contemporâneas contam com bons tecladistas e ótimos setups e nas músicas se nota a influência desta nova geração em uma área que se restringia a strings e pianos e hoje conta com leads e hammonds.

Alguem notou isto também?

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


A maneira como eu elaborei o tópico foi apenas um artifício para chamar a atenção dos membros do fórum para participar.

Justamente por isso que comentei pois se o assunto for realmente de interesse dos tecladistas não é necessário nenhum tipo de artifício, irônico ou não, uma vez que o tópico tratasse de algo interessante poderia sim ter um título escrito de forma simples e direta atraindo a atenção naturalmente.

Até agora não houve confusão, simplesmente todos opinram, concordando, discordando, achando tudo uma bobagem, tentando refletir sobre o assunto, e essa é a intenção.

Desculpe mas a sua intenção ao criar o tópico dessa forma vai além de promover uma discussão saudável pois se fosse essa realmente a intenção você teria colocado o título

"Vocês acham que o teclado vem sendo subestimado na música popular ?"

Porque não? Esse título é bem mais interessante do que o que você escolheu...

andregui7
Veterano
# mai/10
· votar


Ptz, queria tanto que o tecladista da minha banda fosse um bom solista.

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


J.Dionatan

Alguem notou isto também?

Eu não notei isto pois não tenho acompanhado a música sertaneja atualmente mas anteriormente (no tempo de strings e pianos) eu havia notado que os tecladistas desse gênero frequentemente substituem arranjos orquestrais, em um DVD da dupla Zezé di Camargo e Luciano, por exemplo, notei que tinha uma pequena orquestra com vários instrumentos de corda e etc porém quando eles estiveram em Pelotas só tinha o tecladista segurando toda a onda nos teclados, apesar de ser bem comum esse tipo de coisa de DVD super produzido e show só com tecladista, mesmo assim não pude deixar de comentar pois é um trabalho bem interessante dos tecladistas que acompanham os artistas desse gênero.

[EDIT] "Correção Ortográfica"

cao fofo
Veterano
# mai/10
· votar


eu não curto solo de teclado não

o q é mais legal de um teclado são os fraseados, isso quando o cara e bom, igual RPM, aquele cara pra mim é um genio, agora o solo ainda não tem aquele som bonito, notas legais, sei la, eu acho tosco

ja ouvi muito stratovarius, dream theater, deep purple mas não da, e são poucos que sabem fazer uma base bem feita e as vezes um solo legal, olhem aquela banda muse por exemplo, aquele cara é um genio, toca de tudo e ainda faz milagres no piano e no teclado, e as vezes quando ele faz um solo , ele faz pra arrebentar, pq ele mesmo tem uma visão ruim de solo de teclado

mas gosto é gosto!

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


"Um humilde pedido de nós tecladistas aos guitarristas"

"Vocês acham que o teclado vem sendo subestimado na música popular ?"

Ainda discutem o título do tópico! Nem que o título fosse "De tecladista e louco todo mundo tem um pouco", o que interessa é que todos aqui já entenderam a idéia central da discussão. Eu criei o tópico, mas quem vai dar seguimento a ele com opiniões, idéias e informações serão todos os membros do fórum. Se vai ser proveitoso, legal, ou se vai virar uma bagunça, isso depende de cada um que deixar seu parecer aqui.

Piano ON GRACE
Veterano
# mai/10
· votar


Deiab
Parabéns ao tio de óculos do vídeo, cheio de razão!!

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


Ainda discutem o título do tópico!

Não me refiro ao título do tópico mas sim à intenção na escolha do título, intenção esta que fica clara quando você alimenta três tópicos do tipo "Tecladistas X Guitarristas" e sem nada útil para acrescentar em nenhum dos três tópicos.

Falando em acrescentar, eu também toco guitarra além dos teclados e solos de guitarra me são tão agradáveis quanto solos de teclados ou metais e etc, uma vez que o solo seja feito com bom gosto não importa qual instrumento é usado.

_Rattu_
Veterano
# mai/10
· votar


cao fofo

Gosto é gosto mesmo. Se não fossem as teclas, o rock progressivo (e o rock n roll em geral) seria de uma pobreza ridícula. Imagine um Pink Floyd sem órgãos ou o Yes sem pianos/sintetizadores ou o hard rock oitentista sem os Rolands, ou a música dos anos 70 sem o Rhodes e Clavinet. Mal lhe pergunte, que tipo de música você gosta?

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10 · Editado por: JEFF_SAN
· votar


Ae uma pequena seleção com músicas do Rei, onde temos grande participação de teclado, no caso, do grande órgão Hammond B3. Indispensáveis para quem gosta de teclas (por causa dessas músicas que eu me interessei por teclado) e muito interessantes para quem está começando a tocar também: (notem a importância do órgão nessas músicas, todas hits da época, e façam um paralelo com o que se vê no panorama atual.)

Quero que vá tudo pro inferno (1965 - LP Jovem Guarda)
Namoradinha de um amigo meu
Por isso corro demais
Você deixou alguém a esperar
Eu te amo, Eu te amo, Eu te amo (LP O Inimitável)
Quando
De que vale tudo isso
As canções que você fez pra mim
Não quero ver você triste
É tempo de amar
Esqueça
Você não serve pra mim
Escreva uma carta meu amor
Querem acabar comigo

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


Ps. O órgão em todas as músicas anteriores, exceto Namoradinha de um amigo meu, é tocado pelo Lafayette Limp, um dos maiores e mais subestimados organistas da música nacional. Gravou dezenas de discos com versões instrumentais, sempre com o Hammond na frente, de diversos sucessos ao longo dos anos 60, 70 e 80. Tem tópicos aqui dedicados a ele, e para quem gosta de teclado, é quase que obrigatório conhecer um pouco desse ícone BRASILEIRO da nossa música.

cao fofo
Veterano
# mai/10
· votar


_Rattu_
Pink Floydiano, mas a questão que eu quis dizer e sobre solo de teclado, teclado na base eu curto mas solo nao

teclado solo ja é uma coisa a la vangelis q eu curto muito, mas sinceramente solo de teclado nao cai legal em banda de rock

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


cao fofo

vai ouvir um The Doors, The Animals, as músicas do Roberto que eu citei, que são da fase rockeira dele, entre outros, que vc muda a sua idéia bem rápido, quanto ao uso do Órgão no rock. Digo órgão pq dele eu tenho certeza absoluta que o rock precisa. Já teclado com som de outras coisas, aí depende do que seja.

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


mas gosto é gosto!

Isso é verdade mas

sinceramente solo de teclado não cai legal em banda de rock

Desculpe mas aí não é mais questão de gosto e sim de informação pois posso citar algumas bandas de "Rock" com solos de teclados que "caem" muito bem sem dúvida;

- Atomic Rooster
- Van Der Graaf Generator
- Triumvirat
- ELP
- Yes
- Genesis
- Pink Floyd
...

Se alguém se habilita a citar exemplos de bandas dos anos 80, 90 e etc com bons solos de teclados seria uma boa idéia!

cao fofo
Veterano
# mai/10
· votar


pois é, mas EU não gosto de solo de teclado

parei de ouvir deep purple pq tava de saco cheio dos orgãos

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


cao fofo

Ah tá, é que faltou esse "EU" no post anterior rsrs...

Realmente o gosto pessoal é algo muito difícil de compreender pois, por exemplo, eu me revirei na cadeira quando li

isso quando o cara e bom, igual RPM, aquele cara pra mim é um genio

Pois, para mim, as linhas de teclado do RPM não só não tem nada de especial positivamente como ainda me soam como um "workshop" dos teclados daquela época... mas é bem legal trocar idéias com colegas de gosto pessoal diferente...

cao fofo
Veterano
# mai/10
· votar


Cleber Vaz
mas assim, não estou desmerecendo os tecladistas, simplismente acho q solos de teclado não emocionam igual os de guitarra

o orgão e o teclado e fundamental em uma musica, tanto é q eu tenho um vst do minimoog aqui e eu curto pra caramba os arpejos dele, aprendi a usar o minimoog inteirinho

e eu sou guitarrista, e involuntariamente ficamos focados em timbres e fraseados de guitarras, acredito que se eu estudasse um pouco mais sobre teclados e orgãos eu ficaria impressionado com os recursos e como e dificil fazer o q vcs fazem, ja que no final todos nos somos musicos, leigos, amadores ou sei la o que

uma das bandas que me abriu os olhos no uso de teclados e orgãos foi a banda muse, que faz um trabalho fantastico, pq akele homem la na frente é musico de verdade, faz musica com inspiração e tem um fraseado otimo nas musicas, posso ta falando merda mas ele revolucionou um pouco o uso do teclado no rock

mas vamos deixar de brigas, é apenas um debate sobre gostos, pq hj nas radios nos não ouvimos musica com tanta qualidade igual todos aqui conhecem, somos uma pequena parcela da população que tem um ouvido mais apurado e refinado, e que nos escolhemos o q queremos ouvir, bem diferente do povo que tem q ouvir aquilo todos os dias nas radios e não conhecem pouco mais do aquilo q ouvem

\o/ Peace!!!!

Cleber Vaz
Veterano
# mai/10
· votar


cao fofo

solos de teclado não emocionam igual os de guitarra

Tranquilo cara, emoção é tão pessoal quanto gosto musical...

e eu sou guitarrista, e involuntariamente ficamos focados em timbres e fraseados de guitarras,

Eu também toco guitarra, toquei guitarra por 5 anos antes de começar a tocar teclado e por isso te entendo bem, demorou até que eu ouvisse algo que me desse vontade de tocar teclado, mas quando isso aconteceu passei a tocar teclados e continuei tocando guitarra e hoje me emocionam tanto solos de um quanto de outro instrumento sem diferenças...


posso ta falando merda mas ele revolucionou um pouco o uso do teclado no rock

Não sei se estás falando merda pois nunca ouví essa banda mas te digo de antemão que o uso do teclado no rock já foi revolucionado faz décadas, hoje em dia quase tudo é reciclagem...


mas vamos deixar de brigas

Opa, eu nem sabia que era briga rsrs não falei do RPM por mal cara, na boa, foi só para exemplificar a diferença de gosto pessoal mesmo...

somos uma pequena parcela da população que tem um ouvido mais apurado e refinado, e que nos escolhemos o q queremos ouvir

Aproveitando a deixa, te faço uma pergunta pessoal, você já ouviu Yes, ELP e etc?
Pergunto pois foi quando ouví essa coisas que percebí que a guitarra é coisa boa mas que os teclados são pra lá de emocionantes também...

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Aproveitando a deixa, te faço uma pergunta pessoal, você já ouviu Yes, ELP e etc?

Kansas, Uriah Heep, ELO, Doors, Supertramp, Rick Wakeman, Deep Purple... Tem um monte de bandas de Rock onde o teclado é o "ator principal" e peça fundamental.

Sobre guitarras serem mais usadas pra solar ou mesmo mais "visadas" que teclados no Rock, é pq esse estilo, que veio do Blues, tem raízes fundamentais provenientes dos instrumentos de cordas como violão e guitarra, este último, mais recentemente.

Minha humilde opinião.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/10 · Editado por: Christhian
· votar


Recentemente pude assistir a um show onde o grande guitarrista, fez uma exímia apresentação com solos durante 99, 9% do show. Naturalmente, a guitarra é o carro chefe do show, e a ela cabe todos os louros. Porém, esse prisma repete-se também em diversas outras bandas. Que tal se nós, tecladistas, não pedissemos por favor para os guitarristas nos deixarem fazer uma base que possa ser pelo menos ouvida, e se ele tiver o beneplácito, de nos deixar solar em apenas uma música? Nós tecladistas sabemos que devemos respeito ao guitarrista, pois quando ele não permite que o teclado faça solos ou que tenha um volume audível nos shows, é unicamente porque ele respeita muito a classe dos tecladistas e não quer denegrir ou ofender-nos. Pelo contrário, quer que mostremos nossa real capacidade !


Qualquer um que consiga enxergar uma disputa pessoal dentro do que deveria ser um trabalho em equipe corre sérios riscos de ser um fracasso.

Na música, no ambiente corporativo, no esporte, em qualquer lugar.

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


Christhian

Você gostaria de assistir shows onde o volume do teclado é pouco mais que zero e a guitarra fica solando tudo? Não é disputa pessoal, até porque eu não tenho problemas com guitarrista, baixista, nem com ninguém, mas é uma constatação que o teclado em diversas bandas vem tendo um papel muito abaixo do que poderia. Pode ser pela incapacidade do sujeito que toca, pode ser porque ele não escolhe timbres fortes, como de Hammond ou Rhodes, por exemplo.
E ao cavalheiro que disse que não se emociona com solos de teclado, vá escutar as músicas que eu citei, as músicas do The Doors, do The Animals... Se ficar escutando essas bandinhas de agora que nem teclado tem e é só guitarra o show inteiro, aí realmente vai desconhecer a beleza desse instrumento, seja solando ou fazendo a base. Smoke on The Water tem uma participação magnífica do órgão, e tudo na base, sem necessitar de solos.

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10 · Editado por: JEFF_SAN
· votar


Até aonde eu sei, essa parte do FCC é reservada aos tecladistas, para discutirmos coisas sobre TECLADO (se é TECLADO que aparece no topo da página, a discussão tem de girar em torno disso, senão não tem porque dividir em amplificadores, offtopic, contrabaixo...). Tem uns "cavalheiros" (se eu usar outra palavra vou ser censurado) que entram aqui, e em vez de discutir sobre teclado, sobre meios de melhorar, meios de fazê-lo mais viável, querem falar de uma porção de outras coisas, que aí sim, não adicionam NADA a discussão. Amigos, se querem falar de guitarra, das músicas com solos de guitarra, tem outro fórum reservado apenas pra guitarra (lá podem criar dezenas de salas para comentar dos mais diversos tipos de solos, das mais diversas marcas, etc). Mas aqui, que entre quem entenda de teclado, quem goste de teclado e quem queira o bem do instrumento. Eu não estou aqui pra defender a causa da guitarra, ou de qualquer outra coisa, mas sim pra falar sobre TECLADO. Eu estou aqui a favor, incondicionalmente, do TECLADO.

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JEFF_SAN: Até aonde eu sei, esse é um fórum reservado aos tecladistas, para discutirmos coisas sobre TECLADO

Não velho... O FCC é um Fórum de Música em sua essência. É para agregar e não segregar. Desde que a pessoa participe do assunto de forma educada e para contribuir, está valendo.

Independente do fórum, se o cara entra pra "avacalhar" você pode e DEVE denunciar o user.

Abs

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


JEFF_SAN: Até aonde eu sei, esse é um fórum reservado aos tecladistas, para discutirmos coisas sobre TECLADO

Não velho... O FCC é um Fórum de Música em sua essência. É para agregar e não segregar.


Desculpa bicho, mas no topo da tela está escrito "Fóruns Cifra Club / Teclado". Por isso supõe-se que aqui temos que falar da música em sua essência quando envolvida com teclado. Se eu abrisse uma sala aqui chamada "Qual a melhor música do Tiririca?", eu seria advertido para mudar para a parte denominada "Músicas em geral". Para isso que existe a divisão, para não desvirtuarem o foco das discussões. Eu participo do fórum de teclado procurando saber coisas que me adicionem no que diz respeito a TECLADO. Quando eu quero falar dos filmes do Jason, eu vou para o Off-Topic ou se quero saber de bateria, eu vou para a parte que fala de bateria, e assim sucessivamente.

brunoamaral
Veterano
# mai/10
· votar


JEFF_SAN

Cara, também sou tecladista, mas me desculpe, o título do seu tópico trata de "um humilde pedido aos guitarristas". Não lhe parece que seria bastante provável, e até natural, a entrada de guitarristas na discussão? Mesmo porque só assim os dois lados seriam analisados. Quanto ao assunto do tópico, em todas as bandas em que participei até hoje procurei ocupar meu espaço, dividindo com os guitarristas os solos, sem me preocupar se estava solando mais ou menos, aparecendo mais ou menos. Como já disseram aqui, uma banda é uma equipe, não pode haver este tipo de sentimento de um em relação ao outro, sob pena de o grande prejudicado ser o som (e, portanto, o público, ou mesmo os demais músicos, que nada têm a ver com a "guerra de egos"). Sugestão: se está em uma banda em que os músicos não deixam seu teclado aparecer, a solução é super simples: troque de banda!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JEFF_SAN: Desculpa bicho, mas no topo da tela está escrito "Fóruns Cifra Club / Teclado". Por isso supõe-se que aqui temos que falar da música em sua essência quando envolvida com teclado.

Então você deveria solicitar alteração do título, pq fala diretamente aos guitarristas, que tem o direto de resposta e total liberdade para participar, desde que não "avacalhem" o tópico.

Me perdoe, mas há um certa incoerência da sua parte.

Abs

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10 · Editado por: JEFF_SAN
· votar


Então estou oficialmente solicitando alteração do título! Quem alterar o título para "Vocês acham que o teclado vem sendo subestimado na música popular ?" vai ganhar o elixir da vida e viver por 100 anos !!! E uma passagem para a ir a Disneylândia com o Polegar Vermelho !

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Vocês acham que o teclado vem sendo subestimado na música popular ?