Teclado + Note + Midi + VSTi

    Autor Mensagem
    Starllan
    Veterano
    # mai/10


    Olá. Logo percebi que existe inumeros posts sobre ligação midi para usar VSTi, porém pesquisei bastante e realmente não encontrei algo com uma mensagem realmente clara para as minhas perguntas como iniciante do uso de vsts e vsti.

    Bom, no momento eu tenho um teclado PSR3000, um note HP core 2 duo com 2 g de memória e processador 2.0 ghz + uma placa UCA222 e um cabo midi normal que inclusive uso para ligação da minha impressora ao note. Estou usando o cantabile e o forte para rodar VSTi.

    Estou ligando o teclado direto ao notebook através deste cabo usb, ou seja, ligando a saida USB do PSR3000 direto ao NoteBook..Automaticamente o Note reconhece o teclado através do drive. Minhas perguntas de iniciante no mundo virtual são?

    1- Quando eu faço a ligação midi direta para o teclado através deste cabo midi o som dos VSTi deveria retornar ao teclado e sair nas caixas do próprio teclado? Pois não consigo retornar o som. Apenas comando a vsti e o som sai no próprio note.

    2- A interface UCA que comprei recentemente serve como entrada ou saida midi? ou apenas ela serve para aumentar a qualidade da entrada e saida de som no note? Qual esquema para utilizar ela junto com o cabo midi?

    3- Consegui rodar as VSTi no cantabile, porém pelo forte não consegui abrir as Dlls das VSTI, não encontrei nenhum local no forte que abra Dlls, apenas Softs de vsts que são instaladas e ficam na pasta do forte mas quando é um arquivo só de Dll não aparece a extensão para carregar o VSTi.

    4- Quando abro uma VSTi pelo Cantabile, o som de algumas VSTi está saindo com distorção.. seja um acordion, ou sax, ou qualquer vsti, sendo assim eu tenho que baixar bastante o volume da vsti para que não ocorra a distorçao. tem como melhorar isso?

    Bom, estou totalmente perdido, apesar de trabalhar a muito tempo com programação de teclados arranjadores eu nunca tinha tido interesse de trabalhar via midi, então peço que alguém que entenda sobre o assunto e queira me ajudar, entre em contato comigo via msn ou algo parecido.

    Cleber Vaz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    1- Quando eu faço a ligação midi direta para o teclado através deste cabo midi o som dos VSTi deveria retornar ao teclado e sair nas caixas do próprio teclado?

    Não!

    Pois não consigo retornar o som. Apenas comando a vsti e o som sai no próprio note.

    É justamente essa a idéia!
    O som dos VSTs só poderia sair nas caixas do teclado se o PSR3000 possuir uma entrada de audio para conectar a saida da UCA.

    2- A interface UCA que comprei recentemente serve como entrada ou saida midi?

    Não! Apenas entrada e saida de audio.

    ou apenas ela serve para aumentar a qualidade da entrada e saida de som no note?

    Isso mesmo, além de diminuir consideravelmente o atraso no som (latência).

    Qual esquema para utilizar ela junto com o cabo midi?

    A UCA não trabalha com MIDI, só com audio. Audio e MIDI na mesma placa é coisa de placas como as M-Audio ou coisas mais caras ainda.


    3- Consegui rodar as VSTi no cantabile, porém pelo forte não consegui abrir as Dlls das VSTI, não encontrei nenhum local no forte que abra Dlls, apenas Softs de vsts que são instaladas e ficam na pasta do forte mas quando é um arquivo só de Dll não aparece a extensão para carregar o VSTi.

    Você precisa adicionar as pastas com os arquivos dll na lista do forte no menu de "Plugins Option" lá nas opções do forte daí ele encontra automaticamente na proxima vez que abri-lo.


    4- Quando abro uma VSTi pelo Cantabile, o som de algumas VSTi está saindo com distorção.. seja um acordion, ou sax, ou qualquer vsti, sendo assim eu tenho que baixar bastante o volume da vsti para que não ocorra a distorçao. tem como melhorar isso?

    Você está ouvindo o som pela saida da UCA ou pelos altofalantes do note?

    Bom, estou totalmente perdido, apesar de trabalhar a muito tempo com programação de teclados arranjadores eu nunca tinha tido interesse de trabalhar via midi, então peço que alguém que entenda sobre o assunto e queira me ajudar, entre em contato comigo via msn ou algo parecido.

    Eu uso um notebook muito mais modesto que o seu, uma UCA202 e o Forte 1.6 e consigo tirar um som muito satisfatório e ainda uso três controladores simultaneamente sem galho. Não tenho tempo para msn mas posso ajudar com o pouco que sei tanto aqui no Fórum quanto por email, é só perguntar pois se estiver ao meu alcance eu respondo sem galho.

    Mr Madruga
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    É verdade que o recurso MIDI já está ficando ultrapassado? No PSR E423 já num tem as entradas MIDI, só tem a USB mesmo

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Mr Madruga

    Depende do que você chama de recurso midi. MIDI é um protocolo de comunicações entre instrumentos musicais digitais... Se você se refere às conexões DIN de 5 pinos usadas para Midi IN/OUT, elas estão sumindo dos teclados para iniciantes.

    Por enquanto, o MIDI USB é apenas uma emulação do MIDI via USB. Quando uma versão 2.0 do protocolo MIDI sair um dia, talvez usem o padrão USB para a transmissão dos dados sem emulação e consequentemente com novos parâmetros, que justifiquem o uso da conexão USB.

    Qualquer tecladinho profissional entry level tem conexões midi in/out além do MIDI USB. Acho que o Midi in/out ainda não está com seus dias contados.

    Starllan
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cleber, estou muito agradecido pelas respostas que vc me deu, já abriu meu campo de visão como iniciante de vsts.

    Mauro, Me explique melhor sobre esta questão midi e midi USB. Tem diferença eu controlar um VSTI por uma comunicação midi para uma comunicação Midi via USB ou é a mesma coisa só que como vc falou, emulação? Explique melhor as diferenças entre Recurso Midi e USB Midi. Sei que talvez já tenha pela web esta resposta... Só que peço uma resposta mais clara e especifica. Abraços a todos.

    waltercruz
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Midi é o protocolo de comunicação, na época da especificação, foi definido como o padrão o plug DIM de 5 pinos (1981(?) nem computador pessoal era popular naquela época, não tinha algo que pudesse ser reaproveitado..) .. Hoje em dia é mais prático trafegar o protocolo via usb :)

    Mr Madruga
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Usar o canal MIDI in/out é mais seguro que o USB? Já ouvi dizer que cabo USB pode da curtos facilmente.

    Starllan
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Já ouvi dizer que cabo USB pode da curtos facilmente

    Esta informação procede? Ou não existe possibilidade disto ocorrer no meio de um show.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Mr Madruga

    cabos de má qualidade podem dar curtos facilmente. Isso independe se é cabo USB, Serial, paralelo, sata, estereo, mono...

    Starllan
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Mauro, Me explique melhor sobre esta questão midi e midi USB. Tem diferença eu controlar um VSTI por uma comunicação midi para uma comunicação Midi via USB ou é a mesma coisa só que como vc falou, emulação? Explique melhor as diferenças entre Recurso Midi e USB Midi. Sei que talvez já tenha pela web esta resposta... Só que peço uma resposta mais clara e especifica. Abraços a todos.

    ( Jonathas Lacerda ) esta pergunta era para você e não Para o Mauro... mas vale também.

    Starllan
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cleber Vaz, eu consegui colocar as Dll´s no forte.

    Alguém daqui teria um tutorial completo em português para mexer com o forte?

    Alguém daqui teria um tutorial completo em português para mexer com o VSTi do M1 legacy que vem com o wavestation?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    É verdade que o recurso MIDI já está ficando ultrapassado? No PSR E423 já num tem as entradas MIDI, só tem a USB mesmo

    não é ultrapassado
    a retirada de saida midi é um conceito de mercado:

    se você pensou em um set do tipo:
    um Motif XS e um MO6
    o MO6 é mais pra dar uma alivida pra solos e não ter que ficar mudando prog a toda hora
    esse MO6 é muito facil de cair fora do seu plano de consumo se você tem em casa algo simples do tipo PSR 510 e ligar via midi no XS

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Mauro Lacerda
    · votar


    ( Jonathas Lacerda ) esta pergunta era para você e não Para o Mauro... mas vale também.


    Estava procurando onde eu havia escrito hehehehe


    O teclado manda informações midi (quando tocou a nota, com que intensidade, etc...) através do cabo MIDI normal ou através do cabo USB. É só isso, ou as mensagens passam através do cabo normal ou através do cabo USB. O problema do USB é que tem muitos equipamentos que tem apenas as portas midi normais e não tem conexão USB, principalmente os mais antigos.


    Antes eu tinha um teclado CME UF8, e ele tinha os dois tipos de ligação, normal e USB. E quando eu usava o USB, além de mandar as mensagens midi ele também alimentava o teclado, sendo que eu não precisava de uma fonte para ligar na tomada, o USB mandava as informações e além disso fazia o teclado funcionar. Um cabo midi normal somente transmite informações midi. Mas são poucos teclados (apenas alguns controladores) que tem essa opção de usar o USB também como fonte de alimentação.

    Eu particularmente prefiro o cabo Midi normal, porque com USB se dá algum minúsculo pico de energia a trasmissão midi falha, e ninguém quer que isso aconteça num show, não é? Com o cabo midi normal isso não acontece.

    Starllan
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eu particularmente prefiro o cabo Midi normal, porque com USB se dá algum minúsculo pico de energia a trasmissão midi falha, e ninguém quer que isso aconteça num show, não é? Com o cabo midi normal isso não acontece.

    Há, era isso que eu queria saber.. ou seja, apesar da inovação USB, ainda compensa utilizar o modo midi normal devido o que o Mauro falou.

    Starllan
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cleber Vaz, Finalmente eu resolvi o problema da distorção quando eu usava o Cantabile ou o Forte Emsemble. Eu só fiz mudar, estou agora com o V-stack, ficou sem distorção nenhuma, tudo perfeito. Mas agora eu estou com outro problema que não estou conseguindo solucionar. Eu quero através dos botões de registro do PSR3000 mudar de timbres de VSTi quando eu aperto e troco o botão de registro. Pesquisei e vi que a pessoa tem que configurar a saida de acordo com o canal etc. Porém eu já fiz de tudo aqui, estou a 2 dias tentando e não consigo fazer isso através do V-stack. Não sei se é configuraçao do midi do teclado ou da configuração do V-stack,porém já vi a saida dos 2 e não consigo separar registro por canais e botões. ALGUÉM POR FAVOR ME DÊ UMA AJUDA ???????????

    Starllan
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Bom, consegui trocar de registros, o problema era devido ao teclado mesmo.... quando a pessoa entra na função midi do PSR3000, ele tem vários Presets ( All Parts, KBD & Sttyle, Master KBD entre outros ) Cada preset representa um modo de controle midi, no caso para controlar com os canais de voices por registros é necessários e para o preset SONG, onde dá a opção de controle dos 16 canais de controle midi para cada registro de voz.


    Surgiu outro problema.... o teclado só tem a possibilidade de fazer 3 registros, onde eles são o Right 1( referente ao canal 1 ), Right 2 ( referente ao canal 2) e left (referente ao canal 3) Midi do teclado.... Como o teclado não tem mais right 4, right 5, right 6 Eu só conseguir fazer funcionar apenas 3 sequencia registros de instrumentos diferentes. Teria alguma forma de aumentar isso?

    marcioteclado
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    oi queria saber se o psr e 423 tbm tem a funçao de trocar os intrumentos nele proprio usando o como controlador e logico agradeço pelas respostas por que eu to querendo pegar um desse ai ok

    Rick Santos
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Amigo marcioteclado, eu lhe respondi isto neste fórum aki:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/232814/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado + Note + Midi + VSTi