dicas avancadas para Tecladistas

Autor Mensagem
tecladistapvh
Veterano
# fev/10 · Editado por: tecladistapvh
· votar

Preparação que vai do I ao IV grau ( pode ser usado em qualquer cadência que vai de um acorde maior para o IV grau de outro acorde maior.

1- [ C C7 ][ F ] cadência simples
1-2 3-4

ou

2- [ C Bb/C C5+ ][ F ] substitui o C7 por Bb/C C5+
1-2 3 - 4

ou

trítono
3 - [ C Bb/C F#7/9/11+ ][ F ]
1-2 3 - 4

ou

II V I pensar no fá como tônica.
4- [ C Gm7 C5+ ][ F ]
1-2 3 - 4

ou

5 - [ C Gm7 F#7/9/11+ ][ F ]
1-2 3 - 4

Nota. O que fiz foi substituir o C7 (acorde dominante)por acordes mais sofisticados. É só estudar um pouco sobre IIm7 V7 I7M, trítonos e fazer as combinações.

[b]Não estou conseguindo formatar este texto. Se alguém souber me ajuda aew.

tecladistapvh
Veterano
# fev/10
· votar

Preparação que vai do V ao I grau.
( Pode usar o mesmo esquema do poste anterior e...)

Tom de dó maior:

1- ( C Am ) F G7 ) C

ou

2 - ( C Am ) F F/G ) C

ou

3 - ( C Am ) F F/G E/G ) C

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/10
· votar

tecladistapvh
F#7/9/11+

O famoso "sub 5"...

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar

tecladistapvh
F#7/9/11+

O famoso "sub 5"...

O loco meu.... tem muita dica massa aqui....

tecladistapvh
Veterano
# fev/10 · Editado por: tecladistapvh
· votar

Preparação para um acorde menor ( I VIm )

1- [ C ][ Am7 ]

2- [ C E7 ][ Am7 ]

3- [ C Bm7/5b E7 ][ Am7 ]
1 2 3 4

4- [ C Bm7/5b E7/9- ][ Am7 ]
1-2 3 4

5- [ C Bm7/5b Bb7/9/11+ ][ Am7 ].
1-2 3 4

tecladoprofusao
Veterano
# fev/10 · Editado por: tecladoprofusao
· votar

tecladistapvh
Não estou conseguindo formatar este texto. Se alguém souber me ajuda aew.

Tenta usar o TAB:

{t}
C G F G C C7
Qwert yuio pas dfgh jklçzx
{/t}

aparece como

C G F G C C7
Qwert yuio pas dfgh jklçzx

(Obs: substitui os "{}" por "[]")

tecladistapvh
Veterano
# fev/10
· votar

tecladoprofusao

Vlw. Não ficou bonito igual o seu mas, ficou bem melhor do que estava antes.
Obrigado.

walves
Veterano
# mar/10
· votar

NillMaker

valeu pela dica, e dessas coisas coisas que nós tecladistas precisamos para enriquecer o nosso know how, e como tecladista de igreja como voce, digo que gosto muito dos timbres de piano apesar de tocar com outros instrumentos tenho tirado proveito dos outros instrumentos como: metal, orgão, strings e etc.
obrigado pelas tecnicas assim como aos outros amigos do forum.

valeu.

tiago scott
Veterano
# mar/10
· votar

Edson Caetano

Se usar a terminologia 7+ (sétima aumentada), aumentando meio tom na 7M, a nota vai cair exatamente como disse o Fabio, (T, 3, 5, 8), tornando este intervalo de sétima a nota tonal e isso nao existe, e.ou nao faz sentido
Nossa mais sinceramente, acho que quem quer se meter a tocar deve no mínimo fazer um curso básico de harmônia para entender a leitura e construção dos acordes. Por que essa forma que estamos descrevendo está sendo destacado a nível Brasil, por que é simples toque um Stand de Jazz puro dos States, um monte de neguinho vai travar sem saber que C (Mais sinal de triangulo) é C Major7, ou que D-7 (não é D com 7º Menor e sim Dm7). Quando citamos o modo de escrita abrange algo muito além do que a comparação de C7+ com C7M, como diz o ditado Pra BOM ENTENDEDOR, meia palavra basta. Mas tem de ser bom entendedor.

rodolfo1982

A própria indicação da sétima. Pelo que sei:
- se não há indicação, a sétima é menor;
- se for Maior, coloca-se o 'M', e não o '+';
- o '+' usa-se para nota aumentada, e não maior. Por isso, "7+" seria diferente de "7M", certo ?

Cara acho que isso é ponto de vista, pelo menos aqui (Brasil) não vejo o acorde escrito C7/9M, e sim C7/9+ ou C7/9-.

Rhodes

Realmente, não sou bitolado a ponto de dizer que não entendi.
Caso eu veja alguma cifra na internet ou escrita por alguém onde esteja escrito C7+ eu vou entender que o cara quis escrever C7M.
Dá pra entender.

Você disse tudo, quem entende, entende. Quem não entende tem de estudar para poder entender.

Rhodes
Veterano
# mar/10 · Editado por: Rhodes
· votar

tiago scott

Acho que quase todos aqui entendem a intenção de quem escreve uma cifra com a notação "fora do padrão".

Pelo nível dos posts dá pra ver que a maioria entende muito de harmonia (característica comum entre tecladistas).

Porém, não é porque dá pra entender que se tornou correto.
Como eu disse no meu primeiro post:
"Dá pra entender o que ela quis dizer, mas não é por isso que se tornou certo."

Mas realmente, a gente tem que ir se virando. Vejo muita coisa diferente por aí.
Com o tempo a gente vai acostumando com o jeito de cada um a escrever.
Por exemplo, esse "triangulo" na frente do acorde que você citou.
Eu vi pela primeira vez há um tempão quando peguei umas cifras de samba escritas por um gringo.
Na época não sabia o que era.
Aí perguntei pra um violonista amigo meu que tocava numa banda de pagode e ele disse que significava "7M".
Ele explicou que esse tipo de "abreviação" é muito comum pra escrever as cifras mais rápido e pra poluir menos o papel.

Como você disse temos que sempre estudar.

-----------

EDIT:
Lembrei agora, eu tenho um livro americano de jazz (esqueci o nome agora, quando chegar do trabalho eu vejo qual é) onde logo as primeiras páginas tratam sobre a notação a ser adotada no livro.

Pra evitar confusão durante o estudo do livro o autor deixa bem claro logo no começo que sempre que ele escrever, por exemplo, "C7", deve-se entender "C7/9".
Ou seja, como no jazz a sonoridade da sétima menor comumente está agregada à uma nona, pra evitar repetição de escrita e cifras muito grandes, sempre que se vir qualquer acorde com sétima, deve-se incluir a nona também.

A partir daí comecei a olhar umas transcrições antigas que eu tinha e comparei com o áudio.
Percebi que geralmente os gringos omitem a escrita do nono grau.
Pra eles basta escrever a sétima e já se deve entender que é sétima+nona.

Mestre Duarte
Veterano
# mar/10 · Editado por: Mestre Duarte
· votar

Galera! Nada contra as Cifras, só que é o seguinte: Eu toco em um trio e nós temos desenvolvido algumas progressões de Jazz. Com isso, eu senti na carne o que é querer transcodificar os acordes em forma de cifra e não ter como. Pelo menos não tive capacidade cognitiva para tal. A solução foi apelar para a partitura. Não é que eu queira ser sistemático, mas estou convencido de que o pentagrama é a melhor (e até mais fácil) maneira de grafar acordes.
Eu faço a linha de baixo e entrego ao baixista. Ele estuda e desenvolve; o meu baterista escuta e conduz um cadênciamento. Daí, é só deixar rolar. Eu gosto de registrar a minha progressão tema só pra ter uma base de improvisação. O programa que eu uso é o Free Clef. Ele é simplesinho mas quebra o galho, (melhor que as confusas CIFRAS, pelo menos).

Mestre Duarte
Veterano
# mar/10 · Editado por: Mestre Duarte
· votar

Para quem gosta de ir um pouco além, eu recomendo:

musicologiafuncional.blogspot.com

walves
Veterano
# mar/10
· votar

Olá pessoal.

Estou pretendendo fazer o exame para o curso de musica da UFAM, porém eu preciso estudar isso:
Para concorrentes às vagas de música, há duas etapas do teste. A primeira é teórica, que medirá noções básicas de estruturação musical, harmonia e percepção rítmica. Terá duração de 60 minutos.

A segunda fase tem 40 minutos no total e os candidatos devem demonstrar, com auxílio de instrumentos musicais de livre escolha, noções básicas de solfejo rítmico-melódico, ditado ritmico-melódico e leitura de peça musical.

Além disso, o vestibulando interpretará uma peça de livre escolha, com instrumento musical também de livre escolha. É preciso levar três peças distintas, com três cópias de cada uma. Durante a prova, a comissão selecionará uma delas para avaliação do candidato.

se alguem puder me ajudar.

walves@pceembalagens.com.br
williamenc@hotamail.com

abraços.

tiago scott
Veterano
# mar/10
· votar

Mestre Duarte

Entendi sua idéia sobre passar as informações para o pentagrama. Mas mesmo nos stands de jazz por exemplo, que tem a linha melódica escrita em partitura encontramos a descrição de cifras. Acho que qualquer acorde pode ser escrito, basta apenas ter a concepção de todos os graus a serem atribuídos 7 - 7/9 - 7/13 - º - 7/5- - 7/5+ e por aí vai. Mas o principal não é só saber descrever o acorde e sim saber a funcionalidade correta de cada um, onde ele se encaixa, sua principal função e a resolução que ele tra a música, pois não basta ir jogando acordes a torto e a direita rsrsrs.

teclado_mania
Veterano
# mar/10
· votar

To estudando acorde sustenido e bemol invertidos, moon dificil tem umas paradas que doem meu dedo e a cabeça.

Mas vou superar isso..

tiago scott
Veterano
# mar/10
· votar

teclado_mania

kkkkkk, moon dificil tem umas paradas que doem meu dedo e a cabeça.

To estudando acorde sustenido e bemol invertidos
Cara explica isso melhor !!!

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# mar/10
· votar

teclado_mania
To estudando acorde sustenido e bemol invertidos

É, tbm não entendi... Está falando de inversões de acordes?

teclado_mania
Veterano
# mar/10
· votar

Está falando de inversões de acordes?

Por ai, mas é com sustenidos e bemois no curso...

profissa
Veterano
# mar/10
· votar

Pra quem está querendo deixar os acordes um pouco com cara de jazz, está aí a dica.

Acordes de estrutura superiores.
Dm7
Mão esquerda=D,F,C--------Mão direita=G,C,E

Você faz um acorde menor na mão esquerda e faz um maior 1T abaixo na direita. Fica uma sonoridade muito bacana.
O acorde pode ser invertido da forma que o você achar necessário.
Mas tome muito cuidado com inversões que a nota tônica não fica na nota mais grave, dependendo da sua intenção, ou até mesmo o cantor vai precisar ouvir a tônica na regiao mais grave.

EX:
F,A,C,E
Esse acorde porde ser visto como um F7M, ou como um Dm7(9).
Não precisa do D ser a nota mais grave pra ele ser um Dm. Com o tempo de estudo, você irá ouvi-lo como um acorde menor ou maior, vai depender da sua intenção, e do seu ouvido se acustumar a ouvi-lo como um menor quando necessário.

Na verdade o melhor é que façamos progressões o mais suave possível.

EX: II-V-I em C

Dm7 G7 C7M
F,A,C,E F,A,B,E E,G,B,D

Veja que as mudanças de acorde não deram aqueles saltos, e a tônica não esteve presente em nenhum acorde. Isso se chama acorde de apoio.

Abraço e espero ter ajudado no pouco que sei.

NillMaker
Veterano
# mar/10
· votar

walves

Opa cara! Estamos ai! Vamos trocando umas idéias! É sempre bom se enriquecer!
Sempre aprendendo!

Mestre Duarte
Veterano
# mar/10
· votar

Tiago Scott

Acho que qualquer acorde pode ser escrito,

Para quem não considera as inversões importantes, as cifras até que representam bastantes acordes. O problema é que, na minha opinião, a inversão do acorde em si faz muita diferença no estado da harmonia. A situação alotônica não é a mesma, entende?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a dicas avancadas para Tecladistas