Tópico para descrições de timbres criados por nós, tecladistas!

    Autor Mensagem
    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mai/05


    Proponho um tópico para que nós coloquemos timbres personalizados, criados e não os timbres de fábrica.
    Poderíamos começar colocando a marca e o modelo da "máquina", e descrever as etapas de criação do seu personal timbre...
    Por exemplo: tenho um QSR Alesis, peguei programa tal ou tal forma de onda e fiz isso e aquilo, e ficou assim...
    Acho que seria interessante para trocar experiências.
    Não tou com o meu QSR aqui, mas amanhã já ponho a primeira tentativa de criação...
    Abraços

    Música de Preto
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Parece que o tópico não bombou, mas eu criei um piano eletrônico analógico lindo no S30. Ficou parecendo o Pianet T, mas é um pouco diferente. Eu quero ver se ponho samples na net em patches de NN-XT

    riceira
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Apesar do "amanhã" do Mauro Lacerda já estar durando quase 5 anos, pelo que já acompanhei dele, o cara realmente metia a mão na massa e editava muitos timbres de sintetizador se não me engano de um Casio na época. E tinha composições próprias muito boas utilizando esses synths antes de passar para o mundo dos VSTs.
    Como minha prioridade ainda continua sendo aprender a tocar, estou longe de chegar lá, mas ainda sonho em criar meus próprios timbres, embora não tenha nada contra usar timbres presets também.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Nossa! Esse ressurgiu das cinzas hehehe

    Minha intenção com o tópico era boa, mesmo tantos anos depois a minha grande paixão ainda é a construção de timbres. Piano é a base, Hammond também. Mas sintetizadores são os meus xodós.

    Antes eu usava um QSR, aí passei para um CZ5000 (Casio) e hoje em dia uso apenas VSTs. Embora todos meus timbres sejam criados por mim a partir do zero, adoro trabalhar com o SampleMoog, que são samples de 16 tipo de Moog, inclusive formas de ondas puras, por isso gosto muito dele. Tem por exemplo todas as formas de onda do Minimoog e eu posso manipular elas da maneira que quiser, com todos os parâmetros do Minimoog. O som é fora de série, deixa meus antigos QSR e CZ5000 com cara de brinquedo.


    Já que o tópico ressurgiu, a gente poderia postar aqui os nossos timbres. Não vou dizer que amanhã eu posto algum, mas até o fim de semana posto alguma criação de timbre que fiz, e proponho que sejam apenas timbres criados pela gente. Vai ser interessante...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Bem, fiquei vários anos devendo então vou mandar um, bem legal e que para mim é um tipo de timbre básico de Minimoog, que dá para ser usado em vários estilos mas principalmente em rock progressivo.


    Esse eu fiz no Minimoog da Arturia, que fica mais fácil da galera ter que o SampleMoog. De qualquer jeito vou tentar ser bem explicativo.



    Vamos lá:

    Usei os 3 Osciladores

    OSC 1 - Onda Sawtooth, volume 100 %, Range 8'

    OSC 2 - Onda Square, volume + ou - 80 % (8.12 dB), Range 16', acrescentei 7 semitons e Fine Tune de -0.97

    OSC 3 - Onda Square, volume + ou - 80 % (9,15 dB), Range 16', Fine Tune de +1.12

    Não use o Sync (uma chave na sessão de OSC que tem escrito FrequencY em cima), esse recurso não tem no Minimoog original e eu não uso.

    Ponha o Overload em 11.18 dB

    Deixe as duas chaves de Keyboard Control desligadas (botões vermelhos)

    Cutoff fica em -1.09 (um pouco menos de 50 %)

    Ressonance (filter emphasis) em 6.66 (um pouco mais de 60%)

    Amount of Countour em 68.47 (um pouco mais de 60%)

    Attack Time (ainda na sessão Filter) em 368.40 (um pouco mais de 40%)

    Decay Time em 468.68 (um pouco mais de 40%)

    Sustain Level em 5.11 (um pouco mais de 50%)


    Na sessão do Amp (Loudness Countour)

    Attack Time em 226.62 (mais ou menos 20%)

    Decay Time em 560.30 (Mais ou menos 45%)

    Sustain Level em 100%




    Não usei ruído (noise)

    Glide em 3.20 (um pouco mais de 30%)

    Glide, decay e Legato (ficam acima do pitch bend) em ON

    Bend (do lado do Pitch Bend) em ON

    O volume fica em 1.30 dB (um pouco mais de 60%)

    Unison desligado

    Voice detune em 0.15 (um pouco mais de 10%)

    Poliphonic desligado

    Soft Cliping desligado.







    Fiz o timbre sem efeito nenhum, fica ao gosto do cliente. Acho que não dava para eu ser mais detalhista hehehe

    Mas testem aí e vejam o que acham, é um som bem legal e forte...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Um pequeno erro: o volume geral deve ficar em 9.23 dB (um pouco mais de 80%) para que o overload funcione legal.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    E lá em cima, onde está escrito VOICES, são 3.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Opa! Minha contribuição aos PSRistas do fórum! rsrs

    No PSR 2100: (só mexa no que estiver escrito, deixe o resto como está)

    Piano estalado e brilhante:

    Selecione Live! GrandPiano e abra o Sound Creator

    Na guia "Sound"
    Bright: 8, Harmo.: -1

    Guia "Effect/eq", Selecione o item 3 "EQ"
    Low Frequency: 80 Hz, Gain: +9dB
    High Frequency: 5.6 kHz, Gain: +7dB


    Piano aveludado:
    Live! GrandPiano de novo

    Na guia "Sound"
    Bright: -2, Attack: 1 (deixe em 0 para músicas rápidas)

    Guia "Effect/eq", Selecione o item 3 "EQ"
    Low Frequency: 80 Hz, Gain: +9dB
    High Frequency: 2.0 kHz, Gain: +1dB

    Piano de videogame de 8 bits (lembra o Crumar Road Runner)
    Selecione "Skyline" (Synth., Pág 4)

    Na guia "Sound", ponha Reles.: 26, Vibrato Depth:-19. Desligue o DSP (no botão mesmo) para soar seco.

    Variação: som de alto-falante de PC em jogos MS-DOS:
    Na guia "Effect/Eq" do Sound Creator, escolhe o item 2 "DSP".
    Em "DSP Type": "Category": coloque "Tremolo", Type: "Tremolo 2". "Variation": On, "LFO Freq": 16.8 Hz


    Outra dica: No "Organ Flutes" todo órgão soa melhor se vc colocar um pouco de Chorus (eu coloco cerca de 25)

    Meu Kit de timbres pra quem tiver um PSR 2100 tá aqui:
    http://www.4shared.com/file/61975005/e3790923/Timbres_PSR_2100.html?di rPwdVerified=cf7c7c1f
    Deve funcionar (mas não sei ao certo) no PSR 1000, 1100, 1500, 2000, 3000 e talvez no 3000 pro :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico para descrições de timbres criados por nós, tecladistas!