Autor |
Mensagem |
Jonathas Lacerda Veterano |
# jan/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar
Já que o Ken Himura entrou nesse assunto, tenho uma dúvida: É verdade que em instrumentos não temperados, as notas enarmônicas não existem, isso é, um Dó# é um pouco diferente de um Réb? Tem a ver com as tais "comas" né? Logo, um Dó## teria ao invés de 9 comas (distancia perfeita entre um tom), ele teria 10 comas, já que sempre que um sustenido aparece, ele adicionaria 5 comas à nota modificada. Seria isso?
|
Marcos Francês o lindo Galã da Periferia Veterano |
# jan/10
· votar
Jonathas Lacerda cara um C# = Db se a vibraçao eh a msm como vai ter som diferente? qm t falou isso deve ter usado uma boa dose d heroina
|
# jan/10
· votar
Marcos Francês o lindo Galã da Periferia
Na verdade não. C# = Db em instrumentos temperados. Os instrumentos não temperados realmente tem diferença de 1 coma para estes acidentes.
Enarmonia, em música, é 1) o grupo de sons de um acorde ou numa linha melódica com intervalos menores do que um semitom---na música grega antiga, este intervalo seria de um quarto do tom; 2) na afinação do sistema temperado, o escrito enarmônico significa duas notas diferentes numa partitura mas que, na prática, produzem o mesmo som; e 3) nos instrumentos não temperados, ou de um sistema de afinação com entonação justa, ou de temperamento linear, é o intervalo de duas notas enarmônicas---em que duas notas se diferem sonoramente apenas por uma coma (i.e a nona parte de um tom).
Sabemos que um tom ou uma nota é formada exatamente por 9 comas. No sistema temperado, a grosso modo, os semitons tem aproximadamente 4,5 comas de diferença em relação à nota natural. Logo, igual o sustenido ao bemol.
Mas em instrumentos não temperados, se não me engano, o sustenido adiciona 5 comas à nota natural, e o bemol tira apenas 4. Logo, a diferença entre um Dó# e um Réb seria de uma coma. Apesar de ser muito parecido existe diferença.
Esse artigo explica alguma coisa sobre o assunto: Física da Música
|
# jan/10
· votar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temperamento_igual
O temperamento igual é um esquema de afinação musical adoptado actualmente no ocidente, em que a oitava é dividida em 12 semitons exactamente iguais, ou seja, cada semi-tom corresponde a um intervalo de 21/12, ou seja, 100 cent.
Neste esquema de afinação, apenas as oitavas são perfeitamente afinadas; cada quinta é encurtada da mesma quantidade de modo a dispersar uniformemente a coma pitagórica, deixando as terceiras ainda um tanto vibrantes (400 cent, em vez de 386 cent). Mas o ouvido contemporâneo já se habituou a estes intervalos. As quintas, terças e quartas não são naturais, embora sejam iguais entre si, mas desviam-se suficientemente pouco do ideal e por isso são perfeitamente «suportáveis».
A grande vantagem do temperamento igual em relação a outros temperamentos, é que todas as tonalidades se podem usar sem preferência porque cada tonalidade está tão «afinada» ou desafinada como qualquer outra e a modulação total enarmónica é possível. Permite uma muito maior facilidade nas transposições e modulação já que é um temperamento «isocromático» - o tamanho dos intervalos e a «cor tonal» são consistentes, independentemente da localização no sistema tonal. A diferença entre as tonalidades, que os compositores da época assumiam quando escreviam música para teclado, desapareceu por completo - e, por essa razão - o temperamento igual não era considerado «bem temperado». Não foi adoptado por se entender que soava melhor mas porque permitiu aos compositores dos séculos XVIII e XIX explorarem harmonias e modulações mais complexas.
Foi só por volta de 1850, 27 anos depois da morte de Beethoven, e em conjunção com a evolução do piano moderno, que a utilização do temperamento igual começou a ser mais generalizada (e no mundo inglês-falante, só uns 50 anos mais tarde). No início, vários músicos ficavam pouco contentes com as quintas, «demasiado bemolizadas», e achavam as terceiras demasiado ásperas, dando à música tocada por um órgão um efeito «repulsivo e cacofónico». Os amantes do «bom temperamento» não gostavam das propriedades «isocromáticas» do temperamento igual: havia uma só cor tonal para todas as tonalidades e nem sequer era a «cor» mais bonita que se podia escolher entre as que o bom temperamento tinha.
Embora o temperamento igual seja o adoptado hoje no mundo ocidental, numa orquestra há instrumentos que são «justos» por natureza e não usam um temperamento igual - tocam os bemóis ligeiramente mais graves do que os sustenidos enarmónicos. Os instrumentos da família dos violinos, os trombones e a voz humana não estão também confinados ao temperamento igual e os intérpretes têm tendência para, em certas circunstâncias, usarem os intervalos naturais. Como os cantores num coro a cappella ajustam a sua voz pelas outras vozes, têm tendência para entoar alguns intervalos como naturais. E é isso que faz com que seja usual que coro a cappella tenha a tendência para ir baixando ligeiramente de altura, ficando um bocado bemolizado.
|
fernando tecladista Veterano |
# jan/10
· votar
Marcos Francês o lindo Galã da Periferia se a vibraçao eh a msm como vai ter som diferente? qm t falou isso deve ter usado uma boa dose d heroina
leia sobre o assunto antes de achar que sabe pra começar leia sobre o proque Bach fez um livro que se chama "o cravo bem temperado"
|
1klebioamg2 Veterano |
# jan/10
· votar
Aos que perguntaram o estilo de música é soul/dance estilo ed motta seria legal uma harmonia bem moderna cheia de AEM.
|
rodolfo1982 Veterano |
# jan/10
· votar
Deixa eu aproveitar o tópico para pedir um auxílio tb. Estou estudando música e harmonia. Para treinar, peguei músicas folclóricas ou infantis e estou tentando bolar harmonias "elaboradas", diferentes, bonitas.
Com a ajuda de um professor, criei a seguinte harmonia para a música do Ursinho Pimpão, do Balão Mágico (mas ainda não conseguí terminar). Tom: Lá M
A C#m/G# C#º/ G F#M Bm Vem meu ursinho querido, meu companheirinho, ursinho pimpao.
Vamos sonhar aventuras.... --> Bm Bm7M Bm7 E7 A
Como na história em quadrinhos... --> A A7M A7 (falta algum) D
Pré-refrão: D G#º/D A/C#m F#m/C# E E7 Em A Vamos fazer nossa festa, brincar na flroesta, ursinho tarzan;
Enquanto o sono....--> D G#º/D A/C# F#m/C# E E7 A
Refrão:
A D Dança também E A Pelo salão É tão bonita, nossa canção
Aí vem o refrão, que ainda não tive "criatividade"...
Vocês poderiam me dar alguma sugestão de harmonia para a primeira frase do refrão "Dança também" ? Aí, de repente, com uma sugestão para essa primeira frase, eu consigo elaborar para a segunda e terceira.... ?
|
LeandroP Moderador |
# jan/10 · Editado por: LeandroP
· votar
cara um C# = Db se a vibraçao eh a msm como vai ter som diferente? qm t falou isso deve ter usado uma boa dose d heroina[/i]
fazme RiR...
|
# jan/10
· votar
LeandroP eiiii! Não fui eu quem escreveu isso!
|
tiago scott Veterano |
# jan/10
· votar
Jonathas Lacerda
Nossa cara isso que foi aula sobre temperança de instrumento. Acho que você leu o "o cravo bem temperado" citado pelo Fernando muitas vezes kkkkkkkkk.
|
# jan/10
· votar
tiago scott Na verdade, eu já sabia algumas coisas, boa parte do que postei eu já sabia... Mas o texto que postei não é de minha autoria, é da Wikipedia e por estar mais didático, preferi usa-lo ao invés de redigir algo parecido. Sobre o livro "o cravo bem temperado", sim, já tive oportunidade de lê-lo. É uma obra simplesmente fantástica.
|
ThyagoAmaral Veterano |
# jan/10
· votar
rodolfo1982 Acredite eu toquei essa música com Simony vestido de irmão metralha... ahauhuahau essa e várias... incluindo o Gato na Tuba!!! :P
Pra que tu queres mudar a harmonia disso?
|
LeandroP Moderador |
# jan/10
· votar
Jonathas Lacerda
Eu sei... Eu que vacilei e quotei tudo °.°
vou editar ;)
|
rodolfo1982 Veterano |
# jan/10
· votar
ThyagoAmaral Acredite eu toquei essa música com Simony vestido de irmão metralha.
Que show !!!! Eu ouví muito essa música quando era criança (hoje estou com 27 anos).
Na verdade, não tenho nenhuma "partitura" dela (ou o que seria a harmonia original). Estou fazendo mais como um exercício de aula, de harmonia. Peguei a música, escreví a partitura dela em Lá M, e ao invés de usar uma harmonia tradicional padrão, que seria algo tipo usar apenas A, D e E, pensei em ver o que era possível criar de diferente, harmonizar.
Aí coloquei aqueles diminutos, etc. Mas no refrão ainda não achei nenhum acorde que combinasse, que eu pudesse usar de diferente.
|
Ken Himura Veterano |
# jan/10
· votar
http://www.youtube.com/watch?v=ktwAkXtmBNk
Pra quem ainda duvida que um C# é diferente de um Db.
|