O que é melhor: cubo de retorno ou fone de ouvido

Autor Mensagem
Mestre Duarte
Veterano
# dez/09


Gostaria de saber qual é a opinião dos amigos do forum sobre esses dois tipos de recursos. Quais as deficiências e vantágens entre um e outro para quem toca teclado em banda evangélica, como eu.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/09 · Editado por: Carlos_Souza_Jr
· votar


Mestre Duarte

Como você sugeriu, vou postar os prós e contras dos dois sistemas na minha opnião:

- Cubo de Retorno:
Prós:

* Equalização e controle de volume ali pertinho, na sua mão, não depende do técnico de som.
* Você consegue "sentir" o ambiente.

Contras:

* Muito caro.
* Difícil de conseguir timbres limpos e de qualidade.
* Difícil de carregar.

- Fone:
Prós:
* Carrega na sacolinha.
* Barato.
* Qualidade e fidelidade de som excelente (fone bom).

Contras:
* Depende do técnico de mesa pra não fritar seus tímpanos.
* Vc deixa de escutar o ambiente. Se não tiver recebendo os sons dos outros instrumentos e dos vocais no seu fone, nem pense em usar.
* Dependendo do fone, causa incomodo usando muito tempo.

Minha preferência é pelo fone, isso quando eu tenho tempo legal pra passar som e tals, quando é meio de improviso (quase sempre em igrejas), nada de fone.

Thi_tecladista
Veterano
# dez/09 · Editado por: Thi_tecladista
· votar


Carlos_Souza_Jr
"Pós"? Não seria "prós"?

Na igreja, eu prefiro caixas de retorno, para escutar o som ambiente. Lá na minha igreja a gente usa fone e eu não gosto, por todos os motivos que o Carlos citou. Se não for para carregar a caixa ou cubo para casa, eu indico o cubo.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/09
· votar


Thi_tecladista
"Pós"? Não seria "prós"?

Bem notado. :-)

Vlw!

Thi_tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


O técnico de som da minha igreja adotou o sistema de retorno por fones alegando que o sistema por caixas fazia com que o som reverberasse nas paredes e, portanto, isso embolava o som para quem estava de frente para o palco. Até que ponto isso é verdade?

_Rattu_
Veterano
# dez/09
· votar


Thi_tecladista

Isso é a mais pura verdade. Amplificações individuais para baixo, teclado e guitarra somada a bateria para um som onde ainda se tem PAs num ambiente propenso à reverberação (uma igreja sem tratamento acústico, por exemplo) deve ficar bastante embolado sim. Se o som for um pouquinho mais "pegado" deve embolar mesmo. Mas se sua igreja for Maranata, o técnico tá mentindo hauhauauauau

lyon_lima
Veterano
# dez/09 · Editado por: lyon_lima
· votar


Bem, concordo com a opinião do Carlos_Souza_Jr.

No meu modo e ver, o fone se torna mais confortavel, pois de vez e quando em apresentações externas, sempre tem um guitarrista sem noção de volume arregaçando na distorção no pa dele, ai vc que ta usando um rhodes ou cordas não escuta nada. Mas realmente o fone depende demais do mesario no comando do power play. Se ele não teve tempo de "passar" o som antes saiba:
FATO: 1- vc ira fazer um sinal que não esta ouvindo nada 2- ele vai arregaçar no som do teu teclado 3- vc vai passar o outro dia com dor de cabeça hehe

Parreira
Veterano
# dez/09
· votar


Boas!!
na minha opinião fone de ouvido é agradável os primeiros 20 30 minutos de concerto/espetaculo, apartir daí torna-se agressivo para a orelha e muito prejudicial ao ouvido...
o melhor mesmo é cubo de retorno que estamos ouvindo o ambiente e o som...

Mauro Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


Prefiro o cubo, porque você escuta o que as outras pessoas estão escutando. Com o fone a qualidade fica ótima, mas você não sabe como está no ambiente. Afinal o som tem que ser equalizado em função do público... Com fone você perde a referência do ambiente.

_Rattu_
Veterano
# dez/09
· votar


Eu fico só pensando se o lugar for quente, o suor escorrendo e o cabo agarrando no pescoço, o fone saindo do ouvido e você de 4 em 4 minutos ajeitando ele na orelha pra não perder partes das músicas. Final de um show a impressão é de que estupraram sua orelha.

é... acho que é uma boa usar um cubo mesmo!

DanRJ
Veterano
# dez/09
· votar


Pow ja toquei com os 2 e tb prefiro um cubo... da um trabalho xato de fikar passando som pro fone =/ E outra axo q ou todos tocam com fone ou ngm toca para ter melhor noção do som q esta saindo... exemplo o baterista da nossa banda toca dentro de um aquario entum usa fone, se num tiver um retorno descente ele se perde facil =P

pomtwo
Veterano
# dez/09
· votar


eu acho que se a educaçao dos musicos forem boa , um cubo da bem pra escutar tranquilo ..agora se tiver um pentelho que se atreve a atrapalhar os outros tentando levar seu instrumentos a nivel ensurdeçedor .. ai meu nego te aconselho a comprar um fone e meter o seu volume la no alto pra ver se nego gosta brincadeira pessoal nao vao fazer isso nao !!

eu sou fanatico por retorno , tocar sem retorno é horrivel e eu ja fiz muito isso ,,, portanto seja cubo ou seja um retorno de palco .. eh muito bom vc escutar seu instrumento ..

DanRJ
Veterano
# dez/09
· votar


pomtwo
Isso é verdade... é mt bom ouvir oq vc ta tocando =) Tb ja tive q tocar em lugares se retorno nenhum ou onde o cubo tb servia de "PA" =P

tiago scott
Veterano
# dez/09
· votar


Particularmente prefiro muito mais o Cubo. Eu odeio tocar sem sentir o ambiente em volta, parece que você ta em outro mundo com o fone, fora que com o cubo eu pelo menos sinto muito mais definição e o timbre fica mais denso. Quanto aos fones nada contra, mas ainda prefiro o velho cubo. Na banda que toco nem o baterista curte muito o fone e ele toca no aquário também, ele prefere um retorno, pois ele diz que define mais.

teclado_mania
Veterano
# dez/09 · Editado por: teclado_mania
· votar


Eu gosto de fone , particulamente acho o cubo muito caro e como as vezes e canto da muito retorno, mais o teclado de retorno eu uso só fone, no palco eu ouço mesmo o som dos monitores ,deixo um ouvido com fone e outro sem pra sentir o ambiente.

O que me dar raiva é que os amplificadores de guitarra são muito alto e o do baixo pior ainda,imagine quando vamos tocar em igreja pequena que os guitarristas e o baixo não tem alternativa ,o batera não tenho tanto problema, as vezes ele usa bateria digital e raro a acustica, só em ambientes grandes que ele usa a acustica,mesmo assim com aquario.

Geralmente coloco minhas x100 como retorno, o negocio pega quando vou em igreja que não tem condição nenhuma de acustica que o som fica todo embolado no templo ,ai tenho que usar fone para toda a banda em um ouvido e um pequeno do teclado em outro.

Mestre Duarte
Veterano
# dez/09
· votar


VALEU MESMO PESSOAL. Eu já havia feito uma experiência frustrada de tocar com fone, mas achei que o problema estava no fato do fone não ser de marca. Eu consegui uma caixa multiuso da oneal, 100 W (emprestada pelo meu sogro). Surpriendentemente ela me surpriendeu! Eu deixo ela em "flat" e tiro um sinal em linha para a mesa. Melhorou muito.

Jei_Juno DI
Veterano
# set/11
· votar


Realmente o segredo é: "Cada um com seu Cubo"
Eu sou novo no fórum, e ja pedindo desculpas se escrever algo que não agrada vós Veteranos!!
Seguinte: na minha opinião e por experiencia, se voce é o unico na banda que for tocar com fone, nem toque, ainda mais se for abafador kkk" o cara se sente em outro ambiente quando coloca o fone....
Mas se realmente a tua banda tiver acertadinha cada um com seu fone( que eu recomendo o Koss PortaPRó 1) daí a história é diferente...
Mas se você tem um cubo legal, só no tocar sentado em cima dele, a sensação é de você estar produzindo o som.....Mais ou menos assim: com fone comum "PERDE A GRAÇA"

fernando tecladista
Veterano
# set/11
· votar


já que uparam


esse ano comecei a fazer alguns tampos com fone

vantagem: escuto tudo que eu quero no volume que eu quero

comprei um fone bom que dá uma certa abafada em barulho externo
então se o pessoal da banda tá "descendo a ripa" no palco eu já não sofro com o volume deles, se a banda tá tocando leve, posso usar o fone em "meia orelha" e ouvir mais o ambiente
junto com o fone comprei um powerclick do mais basico (uma entrada e uma saida e volume) faço um esquema pelo meu mixer:
R é tudo que vai pro mixer do P.A., L é a saida do fone
teclados ficam com o pan centrado e recebo um sinal de linha do mixer principal e jogo no meu com o pan todo em L, nessa linha geralmente vem vocal e algum outro instrumento que está mais longe no palco, batera geralmente não preciso porque sempre fico do lado, baixo se está do outro lado do palco, guitarra geralmente nunca precisa porque se escuta até no inferno
na passagem de som ou nas primeiras músicas eu já me acerto com o balança entre meu volume e o do retono no fone, depois disso quase nem mexo mais nos volumes do mixer, é mais pelo teclado pra acompanhar a dinamica da banda

o operador do P.A. se encarrega de regular o teclado na frente

Mestre Duarte
Veterano
# set/11
· votar


fernando tecladista


o operador do P.A. se encarrega de regular o teclado na frente

Haja confiança! Já cansei de me ralar por confiar em mesário.

fernando tecladista
Veterano
# set/11
· votar


Mestre Duarte
Haja confiança! Já cansei de me ralar por confiar em mesário.

ai que entra a vantagem do fone
eu me escuto independente do que ele faz, porque o meu retorno não vem do mixer dele, e sim direto do meu teclado
regular banda na frente do P.A. é facil geralmente sempre fica bom, porque ele regula os volumes do que ele ouve de frente

o "tiroteio" fica no palco onde se mistura: batera que é acustica, guitarra que usa ampli, teclado que é puramente eletronico, tem que ter muito mais teclado no retorno do que guitarra e bateria que já tem seu som no palco, mas teclado no retorno guitarrista começa achar que a guitarra dele tá baixa e soca a bota, ai sobe todo mundo, vocal não se ouve... e você fica pra tras

se a mesa principal do local tem varias mandadas fica pratico pra todo mundo ouvir o que quer no seu fone

sou muito mais amigo de ter um ampli meu e ouvir cada um com seu ampli como se fosse um ensaio, tem banda que eu trabalho que vira assim porque todos tem noção de sua hora na música, mas já peguei uns freelance por ai que foi complicado, parece que todo mundo é surdo na banda

LucSantos
Veterano
# set/11
· votar


fernando tecladista
vantagem: escuto tudo que eu quero no volume que eu quero

Mas não corre o risco de o seu teclado ficar com menos volume, por exemplo para quem está assistindo a uma distância? Falo isso por que já cansei de assistir bandas (até profissionais) em que se ouve tudo, menos o teclado. Não pode te dar uma sensação boa p'ra vc de que o seu som está saindo bem sem estar?

fernando tecladista
Veterano
# set/11
· votar


LucSantos
com fone eu não faço ideia do que se passa na frente do p.a., mas o operador do P.A. tá lá frente pra ver (ouvir) isso

mesmo assim já peguei casos onde o operador da mesa vê a banda com o gosto dele, do tipo: bar de rock, o cara da mesa \m/ metaleiro \m/ pra carai.... teclado ficava baixo lá na frente, como sempre tem alguém conhecido da banda tinha que ficar toda hora falando pra equilibrar o teclado, mas eu teria isso mesmo usando ampli no palco, com o ampli mandando algo pra frente o volume da mesa seria pra compensar o que falta de ampli se o \m/ operador de p.a. \m/ achar que tá bom, o teclado fica baixo da mesma forma

Rick Pac
Veterano
# set/11
· votar


LucSantos
Mas não corre o risco de o seu teclado ficar com menos volume, por exemplo para quem está assistindo a uma distância? Falo isso por que já cansei de assistir bandas (até profissionais) em que se ouve tudo, menos o teclado. Não pode te dar uma sensação boa p'ra vc de que o seu som está saindo bem sem estar?
Sempre coloco um midi tocando e vou na frente conferir. SEMPRE !
Esta simples coisa já me poupou de situações muito desagradáveis.

Mestre Duarte
Veterano
# set/11 · Editado por: Mestre Duarte
· votar


Pessoal,

só pra atualizar, quando eu criei este tópico eu não usava retorno próprio e tinha dúvidas entre fone e/ou cubo. Logo em seguida, eu consegui uma caixa multiuso empretada, o que melhorou bastante.
Passado dois meses da criação deste tópico, já com algumas convicções, eu resolvi investir em um monitor da Sound Box modelo FX-15 (falante de 15 e drive over sound) de 350 Watts RMS. Valeu a pena.

Ah, tem mais: minha equalização dos P.A's, geralmente, é flat e faço questão de colocar uma gravação a tocar para conferir o som lá na frente. Não falta quem me ache arrogante, mas depender da "boa vontade" de mesários, NUNCA MAIS!!!

felipenove
Membro Novato
# set/16
· votar


Mas não corre o risco de o seu teclado ficar com menos volume,

Fala galera! Toquei recentemente com a banda em alguns locais com pouco ou péssimos retornos de palco para o teclado. Tentei usar um fone AKG na saída de fone enquanto o teclado saía em linha. Mas o volume no fone fica baixo a ponto de eu ter que aumentar o volume do teclado no máximo e com isso não cheguei a um equilíbrio entre o retorno de palco e o retorno de ouvido. Alguém tem algum conselho?

fernando tecladista
Veterano
# set/16
· votar


felipenove
Você precisa de algo que aumente o volume dos fones, tipo power click
tem os mais simples que serve somente para aumentar o volume do fone e uns mais sofisticados que você mistura um sinal que vem da mesa só pra você e você mixa só para seu fone

Edson Caetano
Veterano
# set/16
· votar


felipenove
Ou usar um mini mixer, principalmente em sets com muitas traquitanas como o meu... Uso um da behringer de 5 canais, controle a vontade de dois teclados, um microfone e claro meu fone, deve custar uns 350, no ML deve ter até mais barato

keyboardjones
Veterano
# set/16
· votar


Já trabalhei com ambos e prefiro mil vezes um cubo. Uma porque ele dá uma noção exata do som no ambiente e outra porque gosto de tocar com abafador no ouvido (pra evitar aquele zumbido na cabeça nos dias seguintes). Com fone, isso fica impossível.

O bom do fone é a qualidade do som. Mas se a banda estiver fazendo muito barulho, o volume do teu fone tem que ser bem alto pra conseguir ouvir algo e isso é prejudicial pra audição...

mano_a_mano
Veterano
# set/16 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Toquei num palco usando fones uma única vez, há pouco mais de cinco anos - e foi o suficiente para eu nunca mais fazer isso. No dia seguinte, eu estava praticamente surdo, e levei quase uma semana para recuperar a audição.
Sei que o som dos fones é de uma fidelidade ímpar, comparado com o da maioria dos cubos de retorno, mas o técnico de som na época foi tão incompetente que conseguiu embaralhar todas as frequências numa massa sonora irreconhecível e ainda jogou o volume lá em cima - eu implorava toda hora para ele baixar, mas ele se fazia de sonso, como se eu não existisse. Acabei jogando o fone num canto e me baseando no som ambiente mesmo. Minha performance com a banda foi um desastre devido à dor nos meus ouvidos.
Antes que me perguntem, obviamente a culpa não foi dos fones em si, mas da lambança que o técnico de som fez. Porém, desde então aprendi que cubo de retorno é o que há, ainda que não haja tanta fidelidade como nos fones. Quero meus ouvidos intactos.
Outra coisa: sabe aqueles protetores de ouvidos? É recomendado usar...

Wertys
Membro Novato
# set/16
· votar


mano_a_mano o seu problema foi o improviso no qual se meteu.
Já toquei em igreja tão grande que, mesmo o guitarrista usando uma Stack da Marshall, baixo com uma geladeira da Gallien e batera com um Side individual, era necessário o uso de retornos. Neste caso havia a as duas possibilidades: Fones e retornos de chão.

Os retornos, tanto no opção de fone quanto na opção de caixas, estavam bem arrumados. O cara da mesa de retornos (sim, eram duas: uma para PA e outra para retorno) era profissional e atencioso, além do mais era musical: ele entendia a necessidade de cada músico.

Agora, o que vejo na maioria das igrejas é que os operadores são voluntários sem compromisso técnico. Pouquíssimos voluntários se preocupam em adquirir conhecimento e empatia com os músicos ou com a própria música.

Hoje, estou em uma igreja pequena para máximo 300 pessoas e não sinto a necessidade de retornos por Fones, até pq não temos operador para administrar isso. Então, vamos de cubos.....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é melhor: cubo de retorno ou fone de ouvido