Timbres do Motif Es no MO6!

Autor Mensagem
emerson_ccm
Veterano
# ago/09 · Editado por: emerson_ccm


e ae galera tudo bom...
estou com uma dúvida cruel...
comprei um mo6, e entrei na comu mo6 do orkut no seguinte tópico http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=18968436&tid=5316678490 501477281

beleza passei alguns timbres do motif es no meu MO..
pesquisando na net pra achar mais timbres (principalmente pianos acústicos) achei este site
http://www.ksounds.com/html/yamaha.html
Cara o primeiro cd do motif es piano 1 tem amostras de piano que achei fantasticas ...
mas custa $100 rsrsrsrs
o MO6 lê arquivos w7v e w2e, isto tenho certeza pois já carreguei alguns no meu...
na parte de info do cd esta escrito
ES 6 Users:
- To load voices and performances, use STN_ES6.W7A and STN_ES6.W7A.
- To load voices only, use STN_ES6.W7V and STN_ES6.W7V.
ES 8 Users:
- To load voices and performances, use STN_ES8.W7A and STN_ES8.W7A.
- To load voices only, use STN_ES8.W7V and STN_ES8.W7V.
ES 7 users will probably want to use the ES8 files. These keep all piano sounds in their
original octave.
For more information about file types and loading, see the File Mode chapter of the Motif ES
manual, especially pages 269-270.

eu traduzi e diz que posso carregar os arquivos inclusive o W7V mas não diz especificamente que o MO lê estes timbres...
queria saber c o MO lê mesmo este CD pra mim comprar ou dar um jeito de baixar ele.....
E ae!! Alguém sabe me dizer?????

marcosmanioto
Veterano
# ago/09
· votar


queria saber c o MO lê mesmo este CD pra mim comprar ou dar um jeito de baixar ele.....
E ae!! Alguém sabe me dizer?????


Olá Emerson. Eu sei que o MO6 é um Motif ES sem sampler.(Site oficial da Yamaha Cita isso)

Não há um jeito padrão de se carregar samplers para o MO6 tanto porque o carregamento de samplers ficaria na memória RAM coisa que o MO6 não tem, apenas o MOTIF, e para isso vc precisa comprar memórias DIMM(Se não me engano)...

Os sons da ROM não podem ser alterados então se o MO6 leu algum tipo de arquivo de Sampler sinceramente não sei como você o fez...

Eu tenho o pacote de sons da Ksounds para o Triton(tenho um TR com 64mb de Ram) e consigo converter para o Motif para vc mas como eu disse, eles precisam ficar na memória RAM.

Eu iria comprar um MO6 e tenho muito interesse em um mas acabei pegando o Triton pela vontade de ter um Korg. Meu triton tem 1 mês apenas e está expandido além de ter uma penca de samplers, aprendí até como faz samplers para teclados...

emerson_ccm
Veterano
# ago/09 · Editado por: emerson_ccm
· votar


Os sons da ROM não podem ser alterados então se o MO6 leu algum tipo de arquivo de Sampler sinceramente não sei como você o fez...

marcosmanioto
vou colocar atradução do texto acima pra vc dar uma olhada....

ES 6 Usuários:
- Para carregar as vozes e performances, use STN_ES6.W7A e STN_ES6.W7A.
- Para carregar apenas vozes, use STN_ES6.W7V e STN_ES6.W7V.
ES 8 Usuários:
- Para carregar as vozes e performances, use STN_ES8.W7A e STN_ES8.W7A.
- Para carregar apenas vozes, use STN_ES8.W7V e STN_ES8.W7V.
ES 7 usuários provavelmente vai querer usar os arquivos ES8. Estes mantêm todos os sons do piano em suas
original oitava.
Para obter mais informações sobre os tipos de arquivo e de carga, consulte o arquivo capítulo Modo do Motif ES
manual, especialmente páginas 269-270.

- Para carregar apenas vozes, use STN_ES6.W7V e STN_ES6.W7V.


no manual do MO
diz que vc pode carregar voices (não sei explicar mas não é sampler)...
esses dias baixei um arquivo de voices do motif es, e o arquivo éra WINWOOD.W7V, coloquei em um Pendrive e executei no meu MO6...
consegui gravar no meu MO6 todos as voices que estavam no arquivo WINWOOD.W7V...

uma pergunta....
vc tem o primeiro cd k-sounds piano1 motif es que mostra na página que sitei no tópico???

Jazziel
Veterano
# jan/10
· votar


amigos alguem tem timbres ai para passar ou vender que de de colocar no yamaha mo6? acabei de comprar um da de colocar sons em um pendrive e usar direto dele ou tem que passar para o teclado?
valeuuuuuu

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


emerson-ccm

O que você deve levar em consideração é a extensão do arquivo.
EX: hjhshfglhjglfhglshf.W7A ou fhsfgshfgdshafdhf.W7V

No manual do MO você vai ver quais os tipos de arquivos que ele lê.

Se não me engano, esses arquivos se referem a Wave Form e não a sample, logo o MO deve carregar sem problema.

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

Se não me engano, esses arquivos se referem a Wave Form e não a sample

E qual a diferença entre waveform e sample?

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


fábio_soul

Obrigado pela correção. Vou responder diferente.

O que eu quis dizer é que esses arquivos não são novas wavesform, e sim de programações usando as Waveform do próprio teclado.

Ficou melhor?

Jazziel
Veterano
# jan/10
· votar


legal e vcs tem ou sabe quem tem timbres para passar para o mo6?
valeuuuu

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

Aí sim... hehehehe

Jazziel
Veterano
# jan/10
· votar


obrigado fera.
valeuuu.

El_Cabong
Veterano
# jan/10
· votar


O MO6 vem com todas as waveforms do Motif ES, e só!!
Não dá para acrescentar mais waveforms, nem waves, nem samples, ...

O que dá é para colocar nele novas configurações de timbres, ou qualquer preset do Motif ES, que não tenha no MO6.
Tudo o que se faz com as waveforms do Motif ES dá para fazer no MO6.

Obs.: Estes pacotes da Ksounds são samples!!

Jazziel
Veterano
# jan/10
· votar


humm me passaram uns timbres do motif que vai direto para o banco user1 e user2 é o :CompleteES.w7e e o CompleteES.w8e
vou passar para o pendrive e mandar para dentro do mo6 para ver.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Galera,

Alguém aqui que já teve o MO6 comparou a timbragem dele com um MOTIF ES? É identica, pesa igual? TIpo o AP NATURAL do MO6 ouvindo de olho fechado é mesmo do MOTIF ES6? Sempre tive esta dúvida... Se isto fosse verdadeiro partiria do S80 para um MO8 fácil...

Abraços,

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Segura a onda por enquanto, cara... Acho que tem sucessor do MO esse ano... Vc esteve com o S80 até agora!!! Você mesmo já testou os dois lado a lado e achou o MO mais fraco perto do S80... Melhor continuar fiel ao seu ouvido :D

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Jonathas Lacerda

De ontem pra hoje eu pensei justamente nisto... O MO8 não me agradou tanto quanto o S80 principalmente na praia de APs...

Mas é só sondagem... Ninguém vai querer pagar no meu S80 o que eu acho que ele vale depois da reforma ainda com o case... hehehehehehehe....

Abraço,

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

E quanto você acha que seu S80 vale?

fábio_soul
Veterano
# jan/10 · Editado por: fábio_soul
· votar


Jeferson Fernandes

Alguém aqui que já teve o MO6 comparou a timbragem dele com um MOTIF ES? É identica, pesa igual? TIpo o AP NATURAL do MO6 ouvindo de olho fechado é mesmo do MOTIF ES6? Sempre tive esta dúvida... Se isto fosse verdadeiro partiria do S80 para um MO8 fácil...

Jefão, faz isso não, cara. Sabe por quê? Supondo, na melhor das hipóteses, que o MO soe igualzinho o Motif ES (o que acho quase impossível), ainda assim você ficaria com pianos horríveis... Os pianos internos do Motif ES são horrorosos, cara, muito piores do que um que ouvi do seu S80 em uma demo que você me mandou. O que salva o meu Motif é um sample de piano que tenho aqui, que é, realmente, muito bom, mas NUNCA usei e nunca pretendo usar os pianos internos do Motif, parecem de plástico, todos muito parecidos, e com pouquíssimo tempo de duração (inconsertável até com edição).

Acho que é negócio partir para um S90/S90 ES, se você quiser algo mais novo, e não para o MO...

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


fábio_soul

Aí é questão de gosto.

Se for possível trocar por um S90ES concordo com você plenamente, até porque o S90ES é a atualização do S80, S90, mas entre o S80 e o MO8, eu prefiro o MO8 que é um teclado mais novo e conseqüentemente tem os sons mais atualizados.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Jonathas Lacerda
E quanto você acha que seu S80 vale?

Cara... você tem que vê-lo para avaliar dizer o quanto paga. Considerando que o preço praticado está entre 4.000,00 ~ 4.500,00 e considerando ainda que meu teclado está tão novo como um teclado que acabou de sair da loja, e supondo que não há outro S80 no Brasil nas condições dele eu pediria 5.000,00 tranquilo . . .

MAB Keyboard

Se for possível trocar por um S90ES concordo com você plenamente, até porque o S90ES é a atualização do S80, S90, mas entre o S80 e o MO8, eu prefiro o MO8 que é um teclado mais novo e conseqüentemente tem os sons mais atualizados.

Até penso na ROM do MO8 atualizada... Mas a experiência que eu tenho é que a densidade sonora do MO8 é menor que a do S80... Por isto a minha pergunta...

Mas é só especulação, não vou me desfazer do S80 não... Talvez mais pra frente eu coloque os pianos do S90ES nelé (PLG-150AP). Só queria ter certeza de que vale apena tal investimento . . .

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

Pode ser, mas os pianos são horríveis.

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


fábio_soul

Não são os melhores do mundo, mas horríveis, só vi você dizer isto até agora.

Mas gosto é gosto, opinião é opinião, homem é homem, menino é menino, macaco é macaco e vi.... é vi...... hahaha

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


fábio_soul
horríveis, só vi você dizer isto até agora. [2]

Dessa vez tenho q discordar de ti :D

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


Eu também achava que eram bons (pelo "nome" do teclado e pelo pouco que tinha ouvido), mas quando tive o meu Motif ES6, pude ver que os pianos são decepcionantes, muito piores do que parecem, pode acreditar.

Eu acho os pianos do Motif tão feios quanto os do Triton. É claro que são timbres diferentes, mas, na minha opinião, o do Motif é tão ruim quanto o do Triton. Testem um Motif ES para ver... Sem sample, não rola, de jeito nenhum.

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


fábio_soul

Vê se você não está sofrendo desse mal.

Eu usei por muito tempo um SP76+módulo Roland JV1080. Resolvi vende-los e comprar um MO6. Tinha assistido todas as demo do MO no youtube. Então disse pra mim, como não dá pra comprar um Motif XS7, o MO é o teclado. Quando cheguei em casa, liguei o teclado e quando ouvi o piano acústico, que decepção.

Dois foram os motivos. O primeiro que ele é 5/8 e eu já estava acostumado com o SP76 6/8 e segundo que as teclas são de synth, e as do SP76 são melhores, conseqüentemente proporciona melhor expressão no som de piano. Fiquei com ele um pouco mais de um mês, só em casa mesmo.

Como tenho um bom relacionamento com o pessoal da loja, e o teclado ainda estava com o cheiro de novo, propus devolve-lo e pegar o MO8, dando a diferença é lógico.

Chegando em casa, agora com o MO8, liguei e o bichão e Kataboom@#$%&¨*, o som do piano era outro quase que completamente diferente. O sorriso foi na orelha.

Talvez esteja acontecendo a mesma coisa com você. Os sons de piano acústico do MO são muito bons, só atrapalha um pouco as teclas de synth. Com as teclas do SP76 não resolveria por completo, mas ajudava bastante.

Hoje tenho um Workstation 76 teclas Top de Linha, e te garanto, as teclas de piano do MO estão fazendo uma falta.


A questão é que com o peso do Hammer Action você ao colocar um acorde, não consegue pressionar todas as teclas do mesmo jeito, a tendência é que o som de cada tecla sai um mais abafado que o outro e essa dinâmica é que dá a graça no som do piano. No MO6, que tem teclas de synth, leves, a tendência é que você com pouca força consiga pressionar todas as teclas do acorde com a mesma intensidade, e normalmente no limite máximo, o que dá aquele som estalado o tempo todo. E falando de piano acústico, isso faz o som ficar feio. Postei isso em outro tópico, mas serve para refletir.

"Quanto a dinamica das teclas pesadas é justamente o que o MAB Keyboard falou. As teclas com progressive hammer/grand hammer/balanced hammer, enfim ação pesada, permitem uma manipulação muito maior de valores em termos de velocity e intensity. Isto trabalha melhor os harmonicos, camadas e reprodução geral do samples, alcançando resultados muito mais apurados com uma dificuldade menor. É o que chamo de expressão musical, que é um conceito que é igual para todos os intrumentos..." Texto do Jeferson Fernandes.

Um abraço

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

Cara, é claro que com teclas de piano a dinâmica do som melhoraria muito sim, sem dúvida nenhuma (já tive este tipo de experiência), mas tem duas coisas:

1- O timbre é feio mesmo, com dinâmica boa ou ruim...
2- O sample de piano que eu tenho aqui soa muito bem, mesmo com teclas leves. Não estou dizendo que o meu Motif é tão bom que nem precisa de teclas pesadas, mas sim que a questão do piano do Motif (interno) não é dinâmica, é timbre. Vi, recentemente, um cara usando um Motif ES8 com o piano interno, e achei feio do mesmo jeito, só com mais dinâmica, ou seja, um timbre feio com uma dinâmica melhor. Fico imaginando o meu sample controlado por teclas pesadas...

Jazziel
Veterano
# jan/10
· votar


Fábio quer negociar omigo o sampler de piano que vc tem?
abraçosss.

Artref
Veterano
# jan/10
· votar


Ih, o Fabião tá decepcionado com o piano interno do ES? Caramba, fiquei surpreso, achei que esse Motif teria um piano bem bacana. Que sample é esse que você tá usando, Fabião?

Eraques Neto
Veterano
# jan/10
· votar


Jazziel

Não é possível carregar samples no MO!!!!!

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


Jazziel

Já respondi o seu recado, olha lá na sua página, depois... Como o Eraques Neto falou, só funciona se for no Motif.

Artref

Fala Alan... Pois é, antes mesmo de pegar o Motif eu já sabia que o piano interno dele não era bacana. O meu amigo, que me vendeu o teclado, me disse que só usava samples para piano acústico. Tem uma pancada de samples que estou usando no Motif (e mais uma pancada que nem vi direito ainda), inclusive o piano, que meu amigo disse que baixou no site motifator.com, mas eu nunca achei nada lá. O que eu sei é que os samples são da Yamaha, disponibilizados para o ES, inclusive com os voices já editados, porque tem uma wave de piano (que eu não uso) igualzinha à dos pianos dos PSR, e uma outra de sax soprano que já achei em PSR's também.

profissa
Veterano
# jan/10
· votar


Tenho um motif xs, e os pianos acusticos dele também não me agradaram muito, não que eles sejam ruins ou sem presença, é questão de gosto mesmo. Por isso já estou providenciando as memórias dimm para colocar os pianos do S90ES nele, ou os da Ksounds que dizem ser muito bons também.


Jeferson Fernandes

A PLG-150AP não são amostras de pianos do S90ES. Outra coisa, só se você achar usada por que ela já foi descontinuada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbres do Motif Es no MO6!