Timbres do Motif Es no MO6!

Autor Mensagem
Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


profissa
A PLG-150AP não são amostras de pianos do S90ES. Outra coisa, só se você achar usada por que ela já foi descontinuada.

Uma informação que eu tinha dúvida... Já ouvi muita gente comentar que as waveforms de piano do S90ES estavam na PLG150-AP... :(

Você que conhece bem essa praia de pianos Yamaha, quais as diferenças entre PLG150-AP e PLG150-PF?

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


Motifeiros da vida

Estou começando a desconhecer vocês.

A pouco o Motif era o teclado. Agora vejo essas coisas escritas, que o piano é isso, é aquilo. Aonde é que vai parar. Já não estou mais reconhecendo vocês.

Será que realmente o Motif é O Teclado, ou está no auge por modismo.

Quando comprei meu Fantom G7, fui certo de comprar um Motif XS7, não por modismo, mas por que aprovo todos os sons dele. No entanto por questão de oportunidade fiquei com o Fantom G7. Já expliquei isso em outro tópico.

Se fosse por modismo, não chegaria nem perto do Fantom, pois o bichinho já foi xingado pra caramba e eu ainda não vi um só músico usar ele em palco, a não ser o Caixote da Banda Domingão do Faustão. Mas é o equipamento mais completo para as minhas necessidades, e que tem possibilidade de futuras expansões. Visto as já existentes placas de expansão e as que ainda virão.

Dificilmente no futuro próximo o Fantom G não bote o Motif XS no bolso em questão de sons, pois em tecnologia, já nasceu na frente.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard
Dificilmente no futuro próximo o Fantom G não bote o Motif XS no bolso em questão de sons, pois em tecnologia, já nasceu na frente.

Mas uma coisa que eu nunca ouvi falar... Ele é tímido como o Fantom-X ou fala grosso como o XP-80... Porque o Fantom-X é o pior teclado em palco que já toquei na minha vida...

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

Cara, o Motif XS, na minha opinião, é mais teclado que o Fantom-G, se for pensar nos timbres dele. É claro que o Fantom tem um potencial legal nas expansões que o Motif nem chega perto, mas mesmo assim, pagar R$1.000,00 e ter apenas um tipo de timbre do melhor, e possibilidade de apenas duas exp no Fantom, me fazem não ir com a cara do Fantom-G. Para o meu gosto, eu iria de Motif XS mesmo se não tivesse nenhuma expansão pra ele, ao invés do Fantom-G. Nunca consegui engolir os pianos do Fantom-G, frente a inúmeras demos que já ouvi do site, de usuários, e de tudo mais...

Mas isso tudo é uma questão de gosto.

O problema do piano do Motif ES é real, o piano é péssimo, mas se resolve facilmente com sample que a própria MOTIFATOR disponibilizou, e o som fica ótimo... O piano do XS não é o melhor, mas já me agrada, o presset, mas as expansões da Yamaha, novamente, resolvem bem o problema.

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


Jeferson Fernandes

Cara infelizmente ainda não coloquei o meu a prova no palco, mas estou ansioso pra isso.

Eu acho que existe muito mito em relação a essa questão. Nunca usei o Fantom X. Do XP pulei para o MO e depois para o Fantom G, logo não tenho como comparar.

Ainda hoje estive pensando sobre a questão. Se fosse explicar sem um estudo mais detalhado, diria que os sons do Fantom soam com muito grave, pouco médio e muito agudo. Se fosse visualizar isso em um equalizador, ficaria com a aparência de um V.

É sabido que uma regulagem onde se emprega muito grave tende a embolar e um incremento de agudo sem um médio para balancear, só vai desencorpar o som.

Talvez esse seja o problema encontrado no Fantom X, mas a tecnologia anda a favor no Fantom G e uma função Mastering (é um equalizador mais complexo na saída do som) pode ser utilizada para resolver esse problema.

Se tiver condições, compare para ver se não há essa diferença entre o Fantom e Motif, Kurzweil. O Fantom tem um som muito mais aberto, enquanto nos outros é mais fechado.

Não estou dizendo que A ou B é melhor, só que existe uma diferênça entre ambos e o ouvido custa um pouco para acostumar com a diferênça.

fábio_soul

Foi o que eu afirmei "fui certo de comprar um Motif XS7, não por modismo, mas por que aprovo todos os sons dele".

Quanto a...

"Nunca consegui engolir os pianos do Fantom-G, frente a inúmeras demos que já ouvi do site, de usuários, e de tudo mais..."

Eu também não conseguia até comprar um fone Koss Portapro, pois até então as referências que tinha não ofereciam condições de reproduzi-los com perfeição. Mas um bom teclado não se faz apenas pelos timbres de pianos, até porque se assim fosse o Motif segundo vocês estaria em baixa.

Mas como já falei não comprei o Fantom G apenas pelos pianos que, diga-se de passagem, são muito bons, só possuem uma característica de timbre particular a marca Roland, como a Yamaha tem sua característica, a Kurzweil tem a sua etc.

Tem ainda mais, se o problema for timbre, tanto o Fantom como o Motif são sample e podem carregar os mesmos samples, tornando-os semelhantes.

Agora, é lógico que com toda a tecnologia embarcada no Fantom G, é natural que ele seja mais caro. E essa quantidade de recursos que ele oferece, foi decisivo para minha escolha.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

Então MAB. Tente acreditar, mas tentei de tudo que você pode imaginar para usar o Fantom-X. Na banda em que eu toco tenho a disposição um XP-80 (que não uso mais porque não tem necessidade e pelos timbres datadássos), e temos um Fantom-X que pelo amor de Deus... Não pesa nada no palco... Inclusive eu publiquei aqui no FCC alguns vídeos de eu usando o TR76 + Fantom-X7 no palco, juntos e a diferença de densidade sonora entre um e outro era absurda, a ponto de ser perceptível pelo Youtube...

Eu tive bastante teclados Roland, tipo, desde um E-280B, a RS-5, JV-1080, 2 Juno-Gs, Fantom-XA, XV-2020, Fantom-XR fora os da banda... O JV-1080 e o XP-80 tinham um som muito porra com a Engine da Geração III... Agora nunca consegui fazer uma máquina da Geração IV falar... Já compre SRX-07, SRX-96 "descrente do XV-Collection", equalização externa, Master EQ, Compressor interno, apelação para o ganho do System Edit, alteração na resposta/sensibilidade das teclas, tocar em estereo, ganho pós, ganho pré (pré-amplo da Behringer), enfim... Se olhar meu histórico você ver o quanto eu era fanático pela Roland, tudo graças ao Zé Osório que me ajudou a aprender muito do que sei sobre teclados... Mas depois que comecei comprar equipamentos de outras marcas, descobri atributos que me servem melhor no palco do que os Rolands... Apesar de concordar que muitos perdem em recursos, mas hoje eu tenho muito mais serventia no meu velho S80 em resultado prático, do que no Fantom-X7 que está no depósito da banda...

Abraços..

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

É. Realmente eu nunca toquei com Fantom X e já li muita crítica aqui no FCC, mas também algumas experiências positivas de felizes proprietários do Fantom X. Só eu testando pra ver.

Sobre o Fantom G, está pouco complicado, pois são poucos os que possuem. Como eu ainda não testei em show, não posso contribuir. Agora, que os sons de órgão dele estão com raquitismo, isso é verdade. São muitos bonitos e fies, mas não tem força.

Já tentei editar, mas as waveform que vem nele não deixam melhorar. É uma limitação do teclado, que acredito só vai ser resolvida quando a Roland disponibilizar uma atualização ou lançar uma placa de expansão ARX-0X Órgãos, que espero que botem pra quebrar.

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

Eu também não conseguia até comprar um fone Koss Portapro, pois até então as referências que tinha não ofereciam condições de reproduzi-los com perfeição.

Cara, num Porta Pro até meu arroto fica bonito... hahahahahaha

Brincadeiras à parte, já que você nunca foi pra palco com ele, aí vai o comentário típico do "espírito de porco": em som nenhum o seu teclado vai soar como no fone, e digo ainda mais, nem o seu Porta PRO não reproduz o timbre do seu Fantom com "perfeição"...

O fato é que eu não gosto mesmo do Fantom, é questão de gosto mesmo... tem gente que ama Fantom e odeia Motif, fazer o quê... Tem até gente que gosta de cebola... hahahahahaha

Na realidade, já ouvi várias demos do Fantom G, de vários timbres, inclusive com o carequinha tocando com uns synths malucos nele, e sempre achei o som meio magro, sei lá... sabe quando você implica com alguma coisa? É o meu caso com o Fantom... pode esquecer... hahahahahah

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


fábio_soul

Eu compreendo perfeitamente. Só acho que não podemos nos fechar para esta marca ou aquela, até mesmo porque elas se completam. Quanto a essa questão, curto todas, cada uma na sua característica. Se pudesse teria no mínimo um teclado de cada marca, mas infelizmente sou um simples mortal.

Também tinha essa rejeição com o Fantom X, testei por um bom tempo numa loja, mas continuei preferindo os sons do meu XP. Agora com o Fantom G a conversa foi outra. Sem comparação. Os sons são muito mais ricos e com novos pianos acústicos bem melhores que os do XP e Fantom X.

Sobre a questão da função Mastering do Fantom G que comentei com o Jeferson Fernandes, aumentei o volume das freqüências de médio para atenuar essa diferença em relação aos graves e agudos, e realmente estava certo no meu pensamento. Os sons ficaram mais encorpados e com mais puch, gostei!

Fuçando, fuçando estou chegando lá.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard
São muitos bonitos e fies, mas não tem força.

Já tentei editar, mas as waveform que vem nele não deixam melhorar. É uma limitação do teclado, que acredito só vai ser resolvida quando a Roland disponibilizar uma atualização ou lançar uma placa de expansão ARX-0X Órgãos, que espero que botem pra quebrar.


Nos meu Juno-G eu consegui algo legal... Eu usava o sample gravado pelo Hammond B3 e editado por ele e pelo vmanzoni. Eles foram estraídos do NIB4, as waveforms eram bem melhores que as internas, mas ficavam miúdas...

Nó tópico "SAMPLEAR no JUNO-G é possível" tem várias receitas, mas vou resumir o que deu uma boa engordada nos orgãos dele:

Mexer no parâmetro SPREAD do MFX (VK-ROTARY), e usava um COMPRESSOR onde eu conseguia alimentar os ganhos de média frequencia... Agora o SPREAD era o contrário... quando eu deixar perto de "0" o timbre engordava, quando ficava perto de "10" o som miava...

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Mas a questão é que o som não fica rasgado, entende. Por mais encorpado que fique, ainda falta puch.

De qualquer forma são usáveis, a questão é que cada vez mais nossos ouvidos estão ficando exigentes.

Valeu.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard
Mas a questão é que o som não fica rasgado, entende

Dá uma olhada neste parâmetro SPREAD... É absurdo o que ele faz em termos de peso...

profissa
Veterano
# jan/10
· votar


Eu nunca testei um FG, mas pelo que andei lendo, em termos de tecnologia e algumas funções ele arrembenta com com XS.

Mas em relação a timbres, o XS é mais fiel num todo.(Gosto pessoal).

Eu tinha um S90ES e por já conhecer a marca e não ter como testa o FG, optei por tracar pelo XS.
Não me arrependo e não foi por modismo que comprei o XS. É por que realmente o teclado me atende.
E particularmente prefiro os timbres de piano acúticos da yamaha.

Realmente não fiquei muito fã do acustico do XS, não que ele seja ruim, mas eu achei o piano do S90ES muito superior a do XS.
Assim como FG tem a opção de expanções, o XS tem seu pacotes para baixar e colocar em sua memória pra poder dar up do bicho.

profissa
Veterano
# jan/10
· votar


Sei que está um pouco fora do assunto, mas não tão fora por que envolve o MO. Não levando em concideração os pianos acusticos, qual teclado é mais completo, RD300GX ou MO8?
Antes de dar a opnião, lembre-se: não levar em concideração o piano acustico.

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


profissa

Essa comparação não faz sentido, pois o RD300GX é um piano digital que possui outros sons além do Piano, enquanto o MO é uma Workstation (sintetizador, seqüenciador etc.).

Qual XS você tem? Se for o XS8 ai dá pra avaliar junto com o S90ES, mas se for o XS7 ai é covardia, pois com teclas de Synth a expressão é outra. Já tratei desse assunto outras vezes.

Mas independente de ser o XS7 ou XS8, com certeza você fez uma ótima aquisição.

Assim como FG tem a opção de expansões, o XS tem seus pacotes para baixar e colocar em sua memória pra poder dar up do bicho.

Novamente não da para fazer comparações.

Enquanto os pacotes disponibilizados pela Yamaha são amostras sonoras, pacotes de novos timbres, as placas de expansão do Fantom G não são apenas expansões do tipo ROM como as antigas SRX e JV-80, elas são verdadeiros módulos de som em formato de placa, pois possuem waveforms próprias, polifonia própria para não utilizar as do teclado, sistema operacional próprio para edição, tudo visualizado no display do teclado, é claro.

Aconselho dar uma olhada no youtube nas demos das placas de expansão já existentes, ARX-01 Drums, ARX-02 EPs e ARX-03 Brass, dentre as vária que ainda virão.

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


Jeferson Fernandes

"Mexer no parâmetro SPREAD do MFX (VK-ROTARY)"

O parâmetro que você se refere é Speed do PFX 22:VK ROTARE. Correto?

Vou testar.

profissa
Veterano
# jan/10
· votar


MAB

Meu é o XS8.

Sobre a comparação dos teclados eu só quero saber se colocando o piano acustico de fora, o restante dos timbres de cada um, quem se sai melhor? Pra se ter um único teclado, pra se tocar vários estilos de música...

Sobre a comparação do XS com o FG, eu não pessei por esse lado.
Eu só pensei pelo fato do XS também poder expandir.

Abraço...

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


profissa

Beleza. Parabéns pela aquisição.

Quando comprei o Fantom G em novembro do ano passado, a loja me ofereceu um XS8 novo por R$ 7.550,00 que estava encalhado lá. Dá pra acreditar? É porque o bichão é grande e a procura é muito maior pelo XS7. Eu mesmo só queria um 76 teclas , mas não tinha o XS7 e eles me fizeram uma condição irrecusável no Fantom G7, porque para mim não dá pra ter só um 88 teclas, pretendo comprar um CP33 depois. Mas fiquei balançado.

"Sobre a comparação dos teclados eu só quero saber se colocando o piano acústico de fora, o restante dos timbres de cada um, quem se sai melhor? Pra se ter um único teclado, pra se tocar vários estilos de música..."

Bom. Como a maior briga é por causa dos pianos, que dizem que o do Famtom G é feio, e que o FG não tem puch, eu diria que colocando os pianos sampleados, só não daria empate pelos harmmond que os do XS são mais rasgados e pra mim melhores.

Como essa questão dos harmmond no FG facilmente pode ser resolvida com um ARX- ?? Organ, que eu acho que vai ser lançada, ou mesmo colocando um harmmond sampleado, em questão de som dá empate técnico, porque nas outras o FG é muito superior.

Já tive um MO6 e um MO8, derivados do Motif ES, e hoje com o FG só sinto falta dos harmmond e do piano acústico, que não diria que os 79 tipos diferentes de Ac. Piano que vem no FG (é piano pra dar e vender) são feios, só possuem o timbre característico da marca Roland, e nessa questão de timbre de Ac.Piano, os da Yamaha me emocionam mais quando eu toco.

Pra mim em questão de sons o Motif XS já está completo, tudo prontinho, aliás, se eu tivesse um XS8 que tem Hammer Action, não estaria correndo atrás de sample de piano pra ele não. Os que vem nele já me satisfazem, mas como o homem por natureza é um ser insaciável, talvez com o tempo enjoaria e também entraria na onda.

O lance do Fantom G é que ele não vem com os sons prontinhos como o Motif, mas o diferencial dele, é que ele tem potencial para isso e muito mais.

O que estou percebendo é que os usuários do Motif ultimamente vêm reclamando do piano acústico dele. O que será que está acontecendo. Será que a lua de mel está acabando? Parece que é sempre assim, no começo tudo é mil maravilhas, mas depois que acaba a lua de mel, hum...

Parece que eu que tenho um Fantom G gosto mais do Motif XS que os próprios proprietários!

Eu acho que na minha última metamorfose eu virei um ser ainda não visto neste mundo, pelo menos no FCC. Nem Korgueiro, nem Motifeiro, nem Fanteiro. Acho que virei mesmo foi um Fantomotifeiro. hahaha

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


MAB Keyboard

"Mexer no parâmetro SPREAD do MFX (VK-ROTARY)"

O parâmetro que você se refere é Speed do PFX 22:VK ROTARE. Correto?

Vou testar.


Não não.. Não tem nada haver com os parâmetros da LESLIE... O Speed é pra configurar o SPEED LOW e o FAST da LESLIE, aí tem os parâmetros de frequencia, aceleração e desaceleração...

O Spread, é na parte principal do VK-ROTARY... É um parâmetro que dimensiona o Punch do VK-ROTARY mesmo... Chama-se SPREAD... Pode procurar, que é um parÂmetro que é herdado do VK-88...

Abraço,

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Achei. Vou fazer o teste.

Mais nesse caso tenho que mudar o PFX para 22:VK ROTARE, que o que vem configurado de fábrica é o 01:Equalizer. Correto.

Valeu.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Então.. vc não precisa sobrescrever... No caso do Fantom-X são 3 inserts.. quantos inserts livres você tem no Fantom-G?

Utilize um dos Inserts, livre, ou escolha um pra sobrescrever.. Com certeza você já tem um insert de ROTARY... TRoque o Insert de ROTARY para o 22 (VK), ele é mais grave queo ROTARY básico.. mas tem muito mais funções... Inclusive você consegue configurar os botões ou knobs do painel pra triggar a Leslie em tempo real através dele...

Abraços..

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Vou dar uma estudada aqui no bicho, depois te digo o resultado.

profissa
Veterano
# jan/10
· votar


Onde eu encontro o pacote de timbres do motif ES pra colocar no MO8?

emerson_ccm
Veterano
# jan/10
· votar


profissa

cara eu tenho nuitos sons do motuf es.....
tem um repertório dos timbres que alguns artistas japoneses usam vixi, um monte de timbres.....
dá uma olhada na comu do MO6 no orkut tem um tópico sobre isso lá...
vc vai achar muita coisa, fuçando com o google tbém...
espero ter ajudado....

abraço....

profissa
Veterano
# jan/10
· votar


emerson_ccm

Valeu pela dica.
Abraço...

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Fiz uma experiência com o SPREAD e realmente ele consegue engordar o som, preferi o nível em 0 (zero), mas o VK ROTARE deixa o som muito abafado, e no caso do Fantom G no modo Single, tem-se um PFX (01:Equalizer...até 76:Sympathetic Resonance), CHORUS (01:Chorus...até 03:GM2 Chorus), e REVERB (01:Reverb...até 10: Church). O VK ROTARE é o número 22 do PFX logo, tenho que subscrever no lugar do 01:Equalizer.

Portanto, tenho que alterar as configurações TVF ( Cutoff e Filter Type) para abrir mais o som nos agudos, mas ainda não fica brilhante como o original.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


MAB Keyboard

Então...
Pelo que você está me falando vc tem apenas um INSERT MFX e outros 2 inserts FX (Chorus e Reverb), o que é estranho, porque o Fantom-X e o Juno-G tem 3 insters MFX + 2 FX + EQ Global...

Quanto ao MFX Rotary... O Rotary comum é a mesma pegada Roland dos XP80 da vida... Agudo, brilhante com a Leslie totalmente artificial, o que traz a má fama da Roland em orgãos... O VK Rotary tem uma simulação de Leslie muito mais sofisticada herdade do VK-88, mas a timbralidade é realmente mais abafada, justamente para tratar o timbre de orgão com mais originalidade... Mesmo menos brilhante a simulação de leslie do VK é muito menos fake que a do Rotary normal...
O que dá pra se fazer é trabalhar os filtros do compressor, e os filtros de Ressonance e Cutoff... Este abafado aí infelizmente o Equalizador POS não vai resolver nada, apenas colocar um ganho em cima de uma ou outra frequência.

Agora, isto tem jeito facilmente...

Dá uma fuçada na sua máquina... Vc deverá conseguir trabalhar com pelo menos 3 Inserts MFX (como na geração passada), isto é se você não tiver mais.... Para cada insert MFX você deverá ter a disposição todos os plugins FX que existem no teclado. Se forem 3 inserts MFX você poderá trabalhar com 3 plugins simultaneos, mapeando se quer ação PRÉ ou PÓS, trabalhando filtros individuais e contros, e ainda terá os Inserts exclusivos (FX) que são os do Reverb e do Chorus.

Você vai conseguir trabalhar então por exemplo com um Compressor para peso, ganho e brilho, um equalizador para formatação pós, e o VK-ROTARY para simulação, fora a perfumaria toda do Chorus, Reverb e do EQ System. Você poderá também trabalhar com outros MFX como Overdrive, Wah, Tremulo e por aí vai e configurar um SET DE MODs (Controles) para que os parâmetros internos de cadas MFX possão ser modificados em tempo real através dos TRIGGERS (slides, knobs, pads, joystich, aftertouch, pedal e etc...)... Dá uma lida no Tópico que eu sugeri, que lá tem várias experiência que fizemos com orgãos, para ganhar peso e boa timbralidade....

Tenho certeza que você terá uma porrada de recursos para dar o brilho e pegada que desejar para seu orgão cheio de Punch com Spread "0".... Detalhe, o Spread "0" chega dar drive natural "saturação" de tão pesado que fica...

Abraços!

MAB Keyboard
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

"o que é estranho, porque o Fantom-X e o Juno-G tem 3 insters MFX + 2 FX + EQ Global..."

Também achei estranho, mas é como eu tinha falado, para os modos SINGLE e LIVE:

- PFX (01:Equalizer...até 76:Sympathetic Resonance);
- CHORUS (01:Chorus...até 03:GM2 Chorus);
- REVERB (01:Reverb...até 10: Church);

- MASTERING - System (um EQ complexo, só que esse altera o teclado como um todo, e não só um Petch específico, fica geral.)

Só é oferecido mais dois MFX e um EQ complexo chamado MASTERING no modo STUDIO, que fica da seguinta forma:

- PFX (01:Equalizer...até 76:Sympathetic Resonance);
- MFX 1 (01:Equalizer...até 78:gated Reverb);
- MFX 2 (01:Equalizer...até 78:gated Reverb);
- CHORUS (01:Chorus...até 03:GM2 Chorus) ;
- REVERB (01:Reverb...até 10: Church);
- MASTERING - Studio

É isso aí. Valeu.

Jazziel
Veterano
# jul/10
· votar


valeu galera

poly maia
Veterano
# jul/10
· votar


fábio_soul
teria como vc me ajudar a colocar alguns samples no meu motif es pois tb não gosto muito dos timbres internos de piano dele

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbres do Motif Es no MO6!