Adicionar styles (Batidas) de forró no Yamaha PSR-E423 e provavelmente no PSR-E413

    Autor Mensagem
    Allan Fulco
    Veterano
    # fev/11


    Na realidade não irei fazer pergunta, só explicar como adicionar styles (no caso de forró) no teclado Yamaha PSR E 423. Pois quebrei muito a cabeça até conseguir adicionar e rodar os benditos styles.

    1º Passo: Instalar os aplicativos contidos no CD que acompanha o teclado, seguindo a risca os detalhes da página 80 do manual.

    Caso não tenha o manual, faça o download AQUI

    2º Passo: Se os styles que você quer são de forró, você pode encontrar e baixar de graça neste LINK

    3º Passo: Através de um cabo USB do tipo ESTE (O mesmo cabo utilizado nas impressoras novas da EPSON), você conecta o computador ao "teclado desligado e reiniciar o computador, enquanto o computador está iniciando, ligue o teclado e faça o login em "Administrador"

    4º Passo: Clique 2 vezes em Musicsoft Downloader e escolha a opção de baixo "Transfer files between your PC and your Yamaha instrument". Já com a janela "Musicsoft Downloader" aberta, clique no botão "Add File", na parte superior. Abrirá uma janela chamada "Select a file", no campo "Examinar", procure a pasta "já descompactada" dos styles que você baixou no link acima, escolha as batidas (styles) que você quiser (menos o arquivo intitulado "AB06BOLR_G1.0", pois não é arquivo de style) e aperte em "Abrir". Na parte inferior-esquerda da janela "Musicsoft Downloader", clique 2 vezes em "Eletronic Musical Instruments", depois clique 1 vez em "Flash Memory". Selecione todos os styles listados na janela "Musicsoft Downloader" e clique na seta pra baixo intitulada "Move". Pronto, só aquarda as transferências.

    5º Passo: Agora vem o "pulo do gato", esta parte é o que estava quebrando a minha cabeça. Eu pensava que feito todos estes procedimentos acima, as batidas iriam diretos para o setor "STYLE" do teclado, e não é, temos que acessar a memoria flash pelo teclado e enviar para o setor "STYLE" do teclado. Então ai vai.

    Na página 64 do Manual explica detalhadamente como acessar as batidas desejadas de forró, presentes na memória flash, e como "carregar-las" para estarem acessivel no setor STYLE. Depois disto feito, vá em "STYLE" e acesse o style 175, pronto, já está disponivel.
    O xato é que não dá pra deixar todas acessiveis de uma vez, tem que usar uma de cada vez.

    Espero ter ajudado...

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Allan Fulco
    Parabéns pelo tutorial, com certeza será de muita utilidade. Acredito que faltam tópicos como o seu aqui no fórum pois muitas vezes aquilo que descobrimos nos parece tão comum que não compartilhamos, porém sempre há quem precise de informação de qualidade.

    Chris Heron
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Cara... muito obrigado.
    Consegui sim!
    Ótima informação.
    Agora preciso de uma super ajuda.
    Eu tenho uma questão:
    Tenho um Teclado Yamaha E423 com conexão USB e gostaria de utilizá-lo como controlador de programas que executam sons. Acredito que issco se chama controlador VST! O meu teclado não tem conexão MIDI. Apenas USB. Eu sou iniciante nessa história de reproduzir sons através de um programa de computador usando um teclado. Na verdade, pelo que eu li, eu acho que isso se chama controlador VST ou controlado MIDI. Eu ainda não fiz esse procedimento com nenhum teclado. Eu consigo usar esse teclado com algum programa reprodutor de sons como Piano, Metais, Strings, etc,.? Qual programa devo usar? Muito Obrigado

    Bagrito
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Allan Fulco
    como assim só da pra por um ritmo de cada vez? o seu tutorial tá ótimo, meus parabens!! eu to querendo comprar um desse mas fiquei com medo agora, só pode por um de cada vez? como funciona a memoria flash dele, quando desliga apaga tudo?

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Chris

    Drive
    Basta instalar o drive do teclado que deve vir junto com o cd original.
    E aí é só conectar o teclado ao computador via ubs.

    Controlador
    O certo é controlador midi.
    Você vai poder tocar qualquer instrumento virtual via midi, desde que o software tenha esta função.
    A maioria dos softwares de hoje em dia aceita entradas midi.
    Normalmente se configura no software em "midi in".
    Quando você for configurar se o driver estiver bem instalado o software encontra a opção de entrada midi, que deve aparecer como opção selecionável.
    Você vai poder usar o teclado em softwares de duas formas:
    - na versão standalone (sózinho que não precisa de host);
    - o via host, ou seja uma daw ou um programa host (hospedeiro);
    Na Daw (digital audio workstation)funciona como um instrumento VSTi.

    Instrumentos Vsti tem um extensão "dll", e normalmente quando instalados ficam numa sub pasta dentro da pasta de arquivos de programas, chamada VST ou Vstplugins, dependendo do VST que se instala.
    A qualidade dos instrumentos sampleados sempre vai depender do tamanho dos arquivos, quanto maior mais qualidade.
    Por outro lado existem instrumentos que funcionam como sintetizadores que usam somente o processador do computador para gerar sons, aí o que importa na qualidade não é o tamanho do software em si, mas sim a qualidade de programação.
    Para começar faça downloads de instrumentos free (grátis), pesquise na Internet:
    - Native Instruments - tem vários muito bons free;
    - IK Multimedia ,faça download da versão free do sampler tank;
    - Alchemy -
    e muitos e muitos outros, existem milhares de opções entre gratuítos e pagos.

    Para se carregar um instrumento VST:
    No host ou na DAW tem que selecionar o instrumento, muitas vezes temos que indicar ao software, as pastas em que estão localizados os instrumentos (arquivos dll).


    E além de instrumentos virtuais, no universo dos VST existem os VSTs de efeitos, como: compressores, equalizadores etc...

    Uma DAW que uso é o Mixcraft 6, muito prático e flexível e que aceita a maioria dos VSTs do mercado.
    É uma DAW que não deixa a desejar principalmente nos quesitos de objetividade e produtividade.
    E o Mixcraft versão em português é mantida pela Daccord de Pernambuco, e tem um excelente custo benefício.
    E além de poder trabalhar com instrumentos VSTs dá para trabalhar muito bem com loops.

    Boa sorte e bem vindo ao universo dos instrumentos virtuais.

    Bagrito
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Allan Fulco
    como assim só da pra por um ritmo de cada vez? o seu tutorial tá ótimo, meus parabens!! eu to querendo comprar um desse mas fiquei com medo agora, só pode por um de cada vez? como funciona a memoria flash dele, quando desliga apaga tudo?
    repetindo minha pergunta...

    petu_ce
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bagrito

    Você pode transferir vários styles para a memória interna do teclado (flash) conectando ao computador pela porta usb. O psr e423 vem com um cd com os drivers para windows e com o software (musicsoft) que permite gerenciar a memória do teclado. Os seus arquivos (ritmos e músicas no formato midi) não apagarão ao desligar o teclado. Ressalto apenas 2 coisas: a memória interna é pequena e só é possível acessar 1 style de forma rápida como os styles de fábrica. Se quiser utilizar outro style que já estiver na memória do teclado vai ter que carregar o ritmo para a posição 175, que é o único banco livre para styles. Não é muito demorado, mas também não é instantâneo. O interessante é que quaisquer músicas (songs) salvas na memória interna possuem acesso imediato.

    Bagrito
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    valew petu_ce tava com medo de comprar e ficar na mesma, ter um teclado e não conseguir por nenhum ritmo rsrsrs.... muito obrigado!!!

    Bagrito
    Veterano
    # set/12
    · votar


    só mais uma perguntinha, alguem sabe a lista de ritmos (styles) deste modelo? ou seja, ele tem rock, pop, baiao...

    papo26
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    esse link para baixar os styles nao funciona

    papo26
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: papo26
    · votar


    vlw cara ajudou mto

    papo26
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    só mais uma perguntinha, alguem sabe a lista de ritmos (styles) deste modelo? ou seja, ele tem rock, pop, baiao...


    Bagrito
    ele tem sim rock,pop baião nao tem mas tem vaneirão

    Bagrito
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    papo26
    vc tem um desses? me fala por favor quais são os ritmos brasileiros q ele tem tem pq ninguem fala, fica parecendo até um segredo kkkkk.... se puder pq faz tempo q eu quero comprar um desse mas tenho medo de comprar e não ter os ritmos q eu preciso...

    papo26
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Bagrito tenho sim um teclado desse psr E-423 em questão dos ritmos brasileiros, dos mais conhecidos só tem o vaneirão.. mas ai vc pode transferir através do MUSICSOFT DOWNLOADER vc pode transferir varios ritimos pro teclado , mas só loga um de cada vez
    mas ja vai ficar mais fácil, pois ficará no teclado mesmo.. espero ter ajudado e desculpe a demora andei meio afastado da net. abrasss cara

    papo26
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: papo26
    · votar


    aki estão 990 styles neim todos pegam nopsr e-423 mas a maioria sim ja testei varios e funciona

    Chico C
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Valeu, tem como apagar os styles pelo PSR E423, sem precisar usar o computador.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Adicionar styles (Batidas) de forró no Yamaha PSR-E423 e provavelmente no PSR-E413