Dividir teclado controlador em zonas

    Autor Mensagem
    juanmarcelous
    Veterano
    # ago/09


    Olá pessoal.

    Tenho uma dúvida antiga:

    Usando um teclado controlador e um notebook com Vsti's, como é feita a divisão do controlador em 2 ou mais zonas?

    O controlador é que tem que ter essa opção ou a divisão dos instrumentos (timbres) é feita no Vst'i?

    dtplayer
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Dividir no controlador dificulta tudo, isso se ele tiver essa função. Se tu usar VSTs, baixa o host de VST chamado Brainspaw Forte. Com ele, da pra sobrepor até 16 Layers por canal midi, criar presets e tudo mais. É uma MAQUINA o programa, vale a pena conferir.

    juanmarcelous
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Ahhh beleza, entendí! Então eu posso dividir tanto pelo controlador como pelo vst!!

    Blza, valew demais!

    Abração!

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    dtplayer
    Dividir no controlador dificulta tudo

    Já tentou? Não vejo dificuldade alguma.

    Tem controlador que divide em até quatro zonas, pra controlar quatro canais midi diferentes, sem necessidade nenhuma de computador.

    juanmarcelous
    Ahhh beleza, entendí! Então eu posso dividir tanto pelo controlador como pelo vst!!

    Se controlador não divide zonas, não. Somente pelo software.

    dtplayer
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: dtplayer
    · votar


    Tromeu

    Fica mais digicil por dois motivos. Primero, o controlador deve ser capaz de dividir o teclado em zonas (o que vários fazem, mas como tu mesmo disse, só em 4 zonas). Em segundo lugar, se a pessoa usa muitos timbres diferentes na música e precisa de vários presets, o controlador deve ter um recurso pra fazer a troca desses presets com rapidez. Portanto, creio eu que, se o cara vai usar o PC de qualquer maneira, é muito melhor, muito mais fácil e muito mais eficiente usar um bom software como o Brainspaw Forte, que divide em 16 zonas sem se preocupar com canal MIDI, que cria presets (scenes) e ainda possibilita várias formas pra mudar de presets, do que ficar configurando o controlador.

    Pra mim, a grande merda de usar controlador com módulo ou com PC é justamente essa "dificuldade" em criar presets com várias layers. Se o cara usa apenas poucos timbres ou apenas um split ou dual, tudo bem, mas se a toda hora precisa mudar, aí complica.

    Tromeu
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    dtplayer

    Você tá certo. Eu é que num gosto de ter uma ferramenta (no caso um controlador) e precisar de outra para utilizá-lo... mas que traz mais recursos, não nego...

    juanmarcelous
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Legal,

    baixei o demo do brainspawn forte, vou fazer uns testes aki.

    Achei interessante esse lance de dividir em várias layers usando apenas um canal midi. Vo fuçar um pouco akí e ver se esse negócio é mesmo poderoso hehehe! :D

    Valew!!

    Will Guitarplayer
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Tenho Um Macbook e um controlador Behringer 610 toco Reggae, quero dividir as teclas em duas partes lado esquerdo Orgão e dalo direito Piano qual programa para Macbook eu posso fazer isso usando os dois efeitos ao mesmo tempo em cada lado?

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Will Guitarplayer


    Cara não conheço o funcionamento dos programas no Macbook, mas o DAW Reaper , pode dividir o seu controlador em quantas zonas você quiser em apenas um canal.

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Will Guitarplayer
    Oque voce esta usando? Ou nao esta usando nada ainda?

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    É possível dividir/splittar o teclado em um arquivo MIDI?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Ismah
    Explica o que voce quer fazer?

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Gravar um canal MIDI splitado. X até Y som Z, Y até A som B

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Acho que depende mais do sequenciador, aqui eu consigo em um dos meus teclados colocar o sequenciador pra gravar em multi rec e com isso selecionar duas trilhas para gravação por ex, 1 e 2 e colocar o teclado splitado com o canal midi em 1 e 2

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Não não... Quero que o MIDI tenha gravado dois timbres, executados ao mesmo tempo, em regiões diferentes

    freitas_silva
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Ismah

    Desculpa amigo, é que você não soube se fazer entender. O que você quer é poder controlar dois timbres diferentes ao mesmo tempo com o mesmo teclado não é isso?

    Primeiramente você deve saber se o seu controlador tem mais de uma Zona MIDI. Alguns teclados tem duas Zonas, outros tem até quatro! Essa informação nos diz se o seu equipamento te dá a possibilidade de "splitar" (dividir) o teclado e poder enviar notas em Canais MIDI diferentes.

    Se seu teclado não tiver duas ou mais zonas, quer dizer seu equipamento sozinho não é capaz de fazer Split, mas não é o fim. Você pode fazer splits e layers (camadas) via software. Alguns VSTs dão esta opção como o Korg M1, SampleTank, etc... Ou então você pode usar plugins MIDI.

    ... mas isso já é outra história... Primeiro nos diga qual o modelo do seu controlador, pra sabermos se ele tem mais de uma zona MIDI. Se não tiver, partiremos para plugins MIDI.

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    freitas_silva

    Boa explicação meu caro!

    Ismah


    Complementando o que o freitas_silva escreveu, alguns teclados, mesmo com a função split, não são capazes de fazer zoneamento midi. A chamada zonas multitimbrais.


    A DAW Reaper é excelente para fazer isto, de maneira facil. Mesmo com controladores e teclados que não tenham zonas multimbrais.

    Abraços.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    freitas_silva
    O que você quer é poder controlar dois timbres diferentes ao mesmo tempo com o mesmo teclado não é isso?
    Synth-Men

    Não pessoasm, já disse lá em cima que não rsrs

    Eu quero gravar um arquivo MIDI, com um canal splitado, executando digamos um strings e um trompete.

    freitas_silva
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Bem, suponhamos que você já esgotou os 16 canais e precisa dividir 1 deles pra dois timbres para poder encaixar tudo. Minha experiência com MIDI diz que isso não é possível, visto que o arquivo MIDI guarda a nota, velocidade, duração e o canal midi dela.

    Você pode até ter um sample ou preset "splitado", mas ao jogar esse arquivo MIDI em outro equipamento, ele vai ler "as duas frases" num canal só, consequentemente num timbre só.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dividir teclado controlador em zonas