Dividir teclado com vários sons

    Autor Mensagem
    Ale.Ferreira
    Veterano
    # dez/09


    Olá pessoal... estou com uma dúvida meio básica e se puderem ajudar ficaria muito grato... O que significa '16 partes' na especificaçao de um teclado? Eu gostaria por exemplo, de colocar som de piano em 2 oitavas... strings em outra oitava, 1 synth em outra, etc... seria pra isso? Isso é possível de ser feito num JUNO-Di e num JUNO-G? (Estou avaliando estes teclados)....

    Obrigado, abraços.

    R Palma
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Na verdade significa, em primeiro lugar, que o teclado é multiimbral, ou seja, ele pode tocar mais de um timbre ao mesmo tempo (não confundir com polifinia, ok?)

    Logo, se o teclado tem 16 partes, significa que ele pode tocar, ao mesmo tempo, 16 timbres diferentes. Isso é muito útil para o que vc deseja fazer (colocar som de piano em 2 oitavas... strings em outra oitava, 1 synth em outra), além do que um teclado multitimbral pode ser usado como gerador de som.
    Tanto o Juno Di como o Juno G tem 16 partes.

    Abs!

    expedifer
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: expedifer
    · votar


    O que significa '16 partes'

    ...multitimbrais vc quiz diser não?

    Sintetizadores (novos no geral) podem fazer isso facilmente, e não só na divisão (split) das teclas como dito, pelo contrário, na "junção" ou sobreposição de um único timbre pra tocar em TODO o teclado/teclas isso. Vc pode montar (dependendo do teclado, marca e porte , imagine um G8 ou M3) muita coisa diferente em cada teclado. Eu já montei praticamente um "orquestra" num único timbre com várias partes multi-timbrais nesse único timbre. É claro que pra apenas fazer uma finalização de uma música (nota final), pois pra tocar uma composição fica uma m..., pois serviria nó máximo pra trechos, solos, pads, etc num acompanhamento como num conjunto de metais entre outros.

    Já tocando arpeggio ou ritmo de sinth (não confunda rhythm com styles) ficaria muito legal pois num acorde desses sairia muitas partes multi-tibrais. Pegue um bom manual de um sintetizador de porte como o G8 e verá o "mundo" de coisas que dá pra fazer num toque de uma única tecla (poderá sair uma orquestra completa). Vai de teclado pra cada teclado o que se pode fazer (e muito) ou não.

    Ambos Junos fazem isso.

    Ale.Ferreira
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Ale.Ferreira
    · votar


    Expedifer e R. Palma, muito obrigado. Eu tenho um Roland E-60 e vi no manual que ele tem 32 partes multi timbrais, porém ele tem apenas 4 botoes dentro do grupo keyboard parts sendo MBS, LWR, UP2 e UP1... nao entendi como eu poderia dividir ele em várias partes, consegui apenas através do split, mas ficam apenas 2 partes... vcs tem idéia se é possível fazer isso?
    Outra coisa que procurei nele é o arpejador, mas acho que nao tem... Uma solução seria criar um style com uma pista apenas pra simular um arpejador?

    Obrigado, abraços.

    expedifer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Arranjador é diferente de sintetizador e por ele poder tocar ao mesmo tempo midi e ritmo, entre outras perform, necessita realmente de mais partes multitimbrais. Isso é normal pra bons arranjadores. Sobre arpeggio, é coisa de sintetizador.

    R Palma
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Ale.Ferreira

    A explicação do Expedifer já te dá uma noção sobre o que e como vc pode fazer. Creio q a explicação detalhada esteja no manual, pq cada equipo tem suas "especificações específicas"....rs

    Pelo q entendo de Roland (tenho um XP 50), acho q vc tá indo no caminho errado. Tente procurar no manual sobre "Layer".Esse é o caminho.

    Abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dividir teclado com vários sons