Teclados com 88 teclas - Roland Fantom G8 - Yamaha SX8 - Korg M3 e Clavinova CVP-409

Autor Mensagem
claudiofr
Veterano
# jul/09


Vou deixar aqui registrado algumas comparações que fiz com os seguintes teclados em relação ao peso das teclas todas de 88 teclas. Bom, como o gosto é pessoal, portanto se alguem discorda é só comentar.

1) Roland Fantom G8: Não tive oportunidade de sentir as teclas pessoalmente deste teclado, mas o vendedor me confirmou que tinha um modelo de 88 teclas que vem igual ao G8, teclas com pintura marfim. Testei o similar e achei um pouco pesado demais.

2) Korg M3: Eu achei um pouco mais leve que o Roland Fantom G8 mas um dos problemas foi escutar o barulho das teclas deste teclado quando precionado é meio alto.

3) Yamaha XS8: De todos o melhor teclado. Bom peso das teclas, macio, e silencioso.

Mais tarde o vendedor me leva para conhecer um piano yamaha Clavinova CP-409, este foi imabtivel, o melhor teclado que ja vi, pena que o preço é bem salgado.

Conclusao:

O melhor peso de teclas foi o Clavinova (apesar de nao ser um teclado e sim um piano completo. Que timbres!!! Fantastico, sonho de consumo futuro.) seguido depois do teclado da XS8 depois, M3 e por ultimo Fantom G8.

Engraçado o Fantom G7 que tem o teclado muito macio parecendo de brinquedo, nao gostei.

Abracos

Vinicius pc
Veterano
# jul/09
· votar


Engraçado o Fantom G7 que tem o teclado muito macio parecendo de brinquedo, nao gostei.

Bom cada um tem um gosto e preferencia até porque as teclas do G7 são diferentes a que se propoe o G8
mais dizer que G7 um dos top's da atualidade parece de brinquedo eh brincadeira.........

tsic

Scoth_Pr
Veterano
# jul/09
· votar


Bom cada um tem um gosto e preferencia até porque as teclas do G7 são diferentes a que se propoe o G8
mais dizer que G7 um dos top's da atualidade parece de brinquedo eh brincadeira.........


Brincadeira é fazer aquelas teclas num teclado daquele preço... testei em maringá e as teclas são pequenas, horríveis. Depois que acostumei com as teclas do meu UF8 as outras parecem que vão se destruir quando eu toco.

Fabio L.
Veterano
# jul/09
· votar


Scoth_Pr

Depois que acostumei com as teclas do meu UF8 as outras parecem que vão se destruir quando eu toco.

Cara, não faz sentido o seu comentário. Comparar 88 teclas pesadas, com 76 teclas de synth não tem lógica.

Posso garantir que as teclas do G7 são excelentes para esse tipo de teclado. Se quisesse teclas pesadas, compraria um G8.

NillMaker
Veterano
# jul/09
· votar


Acho que teclas vai muito do gosto também!
Agora tem umas que, pelo amor de Deus!
Por exemplo, as do Yamaha Dgx 320 , vi um monte de gente descendo a lenha, mas eu até achei bacana! Não gosto de nada "pesado demais".
Tem gente que já gosta! =)

Scoth_Pr
Veterano
# jul/09
· votar


Cara, não faz sentido o seu comentário. Comparar 88 teclas pesadas, com 76 teclas de synth não tem lógica.


Ninguém aqui está comparando nada... eu quis dizer que depois de tocar nas teclas do meu UF8 eu percebo que as teclas dos demais teclados são pequenas e frágeis, mais isso é normal pelo meu hábito de tocar sempre em 88 teclas pesadas.

Mas que o G7 tem teclas ruins pelo preço dele, ah isso ele tem!

tecladista_belinha
Veterano
# jul/09
· votar


Engraçado o Fantom G7 que tem o teclado muito macio parecendo de brinquedo, nao gostei.

Também discordo!

tecladista_belinha
Veterano
# jul/09
· votar


faltou comparar o kurweil SP2X

yurikat
Veterano
# jul/09
· votar


Engraçado o Fantom G7 que tem o teclado muito macio parecendo de brinquedo, nao gostei.
Eu concordo, qundo testei o G7 a pimeira coisa que me encomodou foi as teclas, não quero dizer q são ruins, mas para o meu gosto achei muito macias/molengas...

tiago scott
Veterano
# jul/09
· votar


Scoth_Pr

Mas que o G7 tem teclas ruins pelo preço dele, ah isso ele tem! - 2

Meu acho isso o cúmulo, você dispor de R$ 9000.00 por um FG7, e ter as teclas que parecem as de um Juno D, e olha que as teclas do Juno D são até bacanas. Sinceramente em questão de teclas para Sinth 61 ou 76 teclas as do M3 são melhores, adoro o sistema de teclas mais pesadas da Korg.

silvG8
Veterano
# jul/09 · Editado por: silvG8
· votar


Eu acho engraçado esse fórum..... todos os tópicos que falam sobre tops são geralmente criados para falar que o "Motif é o melhor!". O pessoal perde tempo demais pra ver se consegue fazer todo mundo achar a mesma coisa.

Nunca vi ninguém aqui falar que o visual dele é horroroso (QUE REALMENTE É!!) e nem mesmo que o sequencer é uma porcaria. Sem falar que sample no bichinho é um saco.

Cada um gosta do que quiser... não é só porque eu uso um Fantom-G que eu vou dizer que KARMA é uma porcaria ou até mesmo que o Motif é uma bosta, mas eu não ou ficar criando tópico pra ficar comparando o Fantom-G sempre como campeão em tudo, como acontece com o Motif aqui nesse forum.

Já vi gente dizendo que o Motif XS é bonito e tenho que dizer honestamente que fui obrigado a rir.

Com certeza as teclas do M3 88 e do Fantom-G8 são melhores que as do XS... agora falando das teclas semi-pesadas, acho que muita gente aqui deveria tocar no negócio antes e falar asneira... muitos aqui gostam das teclas do dinossauros (com esquema da borrachinha) porque simplesmente tem preguiça de se acostumar com outras.

Valeu.

Ah, adicionando aqui........ o clavinova citado falha muito em relação ao que realmente deveria ser um teclado de piano (como teclado refiro-me não ao instrumento e sim à parte dele). O meu e qualquer outro piano acústico possui teclas melhores. Ele ainda parece com teclinha de teclado!

Artref
Veterano
# jul/09
· votar


silvG8, onde você testou o Clavinova 409? Pergunto porque sou doido pra tocar nele.

Levy_Carvalho
Veterano
# jul/09
· votar


Meu acho isso o cúmlo, você dispor de R$ 9000.00 por um FG7, e ter as teclas que parecem as de um Juno D, e olha que as teclas do Juno D são até bacanas.


tenho até evitado entrar em discursões!!

mais po comparar as teclas do FG com a do juno-d, só pode ta de brincadeira!!!

tenho os dois teclados!!

e naum existe nem o que comparar de uma tecla pra outra!!!
a do fantom g é muito melhor!!

ja ta virando palhaçada!!!

pensei que ja tinham provado aqui depois de diversos topicos, que em termos de tops, a questão era pura preferencia e gosto musical!!

eu mesmo testei o tão aclamado motif XS, que vcs babam o ovo!!
e achei uma bosta se comparado ao FG, naum gostei das teclas e os timbres pra mim eram bem comuns, nada que me fizesse chorar em prantos de alegria!!
comparei um ao lado do outro!!

agora se vcs gostaram do MXS, show de bola, trabalhem arranquem o melhor que puderem, gastaram bastante dinheiro, agora façam bom proveito!!

como sempre disseram o MXS sempre foi o melhor custo beneficio!!
e querendo ou naum, muitos daqui só pegaram o MXS por que ou naum tiveram como testar o FG ou simplesmente naum quiseram gastar mais, ou naum tinham pra gastar mais!!

tem muita gente aqui precisando aprender a ouvir mais e falar menos!!

abraços

;p

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/09
· votar


silvG8
Epaaaa como arquiteto eu já falei isso: o visual dele é horrorozo (QUE REALMENTE É!!)
Oww teclado feio viu...

tiago scott
Cara não exagera, Teclas... JunoD com Fanton G7... melhor nem comentar...

yurikat
Veterano
# jul/09 · Editado por: yurikat
· votar


Levy_Carvalho
silvG8
O que é isso galera, se o cara acha q as teclas do fanton g são ruins vcs tem q no minimo respeitar a opinião dele...

eu mesmo testei o tão aclamado motif XS, que vcs babam o ovo!!
e achei uma bosta se comparado ao FG


Eu prefiro o XS, testei os 3 grandes (m3/XS/FG) e essa foi a minha escolha por varios motivos, porém um Fg ou M3 seriam muito bem vindos no meu set e de forma nenhuma vou ficar desmerecendo esse instrumentos. Falar que qualquer um desses três é uma bosta é ser o perfeito "sem noção", não merece nem comentários.

Agora... o sequencer do Xs não é ruim, aliás o modo pattern é uma verdadeira mão na roda. Outra coisa... acho um pouco dificil alguém comprar um work de 8 mil reais sem testar os seus concorrentes, eu mesmo testei o FG e o XS lado a lado na Playtech, para o "meu uso" preferi o XS sem sombra de dúvidas.

Para finalizar... pode ser loucura mas eu acho o XS um work bonito, gosto é gosto, até hoje eu acho o fusion o work mais bonito que já vi.
e querendo ou naum, muitos daqui só pegaram o MXS por que ou naum tiveram como testar o FG ou simplesmente naum quiseram gastar mais, ou naum tinham pra gastar mais!!
tem muita gente aqui precisando aprender a ouvir mais e falar menos!!


Isso tá com cara de dono indignado... não esquenta cara vc está com um puta teclado nas mãos... mas que o hammond do FG parece sanfona cearense... parece mesmo viu! huahuahua

tiago scott
Veterano
# jul/09
· votar


Levy_Carvalho

Calma aí gente, eu exagerei um pouco em comparação sobre as teclas mesmo, concordo que as teclas do FG são legais sim, porém o tamanho delas acho bem disproporcionais. O que me deixa intrigado é que a Roland tem um Puta Workstations e não lhe deu a devida a tenção quanto as teclas, as teclas do XP80 são massas de tocar, agora eu fiz a seguinte comparação, usando o XS você tem um sistema das teclas semi-pesadas, que descem rápido e sobem mais devagar, no M3 as teclas são mais pesadas para baixar, é tanto que vc deve fazer mais força para tirar um som n´´itido super bacana pois lembra bem o mecanismo de piano, agora as do FG é mole para descer, para subir etc. Agora qualquer um que seja sensato vai pensar, meu as teclas do Fantom G8 são as melhores da categoria 88 pramim, só o detalhe de madeira dos lados das teclas, e aquele pesão é maravilhoso, e deixa XS 8 e M3 88 no chinelão.

Agora a Roland deixou um abismo nesse meio termo, 88 teclas as melhores da categoria e 61 e 76 teclas as piores da categoria (NA MINHA OPNIÃO). Quanto aos timbres que você disse que não achou nada demais no XS, acho que levando para o lado de estatísticas não concordo contigo, chegamos ao velho ponto sobre pontos fortes e fracos dos Tops. Assim como um XS nunca terá os timbres de Strings e Pads a altura do FG, O FG também em contra partida nunca terá os Pianos Elétricos e FM Que um XS tem e isso é fato.

tiago scott
Veterano
# jul/09
· votar


ThyagoAmaral

Thiagão realmente exagerei sobre as teclas do FG, tá aí meu Edit sobre esse comentário ......

tiago scott
Veterano
# jul/09
· votar


Levy_Carvalho

e querendo ou naum, muitos daqui só pegaram o MXS por que ou naum tiveram como testar o FG ou simplesmente naum quiseram gastar mais, ou naum tinham pra gastar mais!!

E qual a grande diferença de valor entre um XS7 e um FG7, R$ 800,00. Isso é irrisório para quem paga valores altos por um teclado. Agora se vc fizesse a comparação entre XS7, FG7 e um M3 73, estaria coberto de razão. E mais uma coisa você não vê a estratégia da Yamaha, qual o Synth mais usado por bandas famosas etc. lá está ele Motif XS. Tá aí o motivo do custo benefício, sacada que a Roland e Korg ainda não tiveram entre ".


Nunca vi ninguém aqui falar que o visual dele é horrorozo (QUE REALMENTE É!!) e nem mesmo que o sequencer é uma porcaria. Sem falar que sample no bichinho é um saco.

Mais aí que está a questão, me diz no que o Fantom G se destaca fora o vísor de tela de cinema, o que? a cor ou ou o quadro de botões dele se destacam? acho que mais mais nada no quesito layout do teclado, teclas apertadas, knobs juntinhos e acabou. É a mesma coisa o M3, o que acho maravilhoso é que a maquina do teclado é dobrável caracterizando os synths vintage tipo Moog. Mas fora isso teclinhas pequenas, apertadas, uma em cima da outra, o o vísor Screem. Motif XS, nada demais, o que acho bonito nele é a faixa azul transpassando o teclado, os 8 knobs destacados na faixa azul e os giratórios que ao vivo destacam ele e muito, e as riscas desenhadas que passam por ele todo, fora que o logo da Yamaha é muito bem detalhado na frente o que destaca legal o Key. (Tá vendo no final das contas dá o velho empate nesse quesito)

pomtwo
Veterano
# jul/09 · Editado por: pomtwo
· votar


comparando como gosto eh gosto , tive a oportunidade de tocar o fantom g 8 e o motif xs 8 , e olha gostei da açao das duas maquinas , mais a do motif eh bem mais gostosa , nao que seja melhor , e sim mais macia .. eh como se cada tecla ficasse presa a um colchao .. eu nao sei como descrever .. parece que mesmo vc apertando com força , vc nunca sente que ela bate em baixo .. ja os korgs eu estranho por isso , as teclas sao bem pesadas , e quando vc mete a mao , parece que vc sente que ela pega na parte de baixo do teclado ..

agora entre motif xs7 e fantom g 7 nao existe comparatorio.. poxa as teclas do motif x dao um baile .. as teclas do fg7 parecem ser ate mais pesadinhas , mais o problema ainda eh o tamanho .. a tecla eh meio que uma alavanca .. se ela for pequena , vc tende a impor mais força .. e isso dificulta um pouco a agilidade .. ja as do motif parecem bem mais moles , mais tai o diferencial , vc vai pensando que eh molenga e no final se surpreende .. por que vc aperta a bichinha e a resposta eh imediata , com mais força mais resposta , menos força a resposta aparece , ja no fg nao eh bem assim , vc tem que colocar força em qualquer situaçao , quando vc quer uma resposta menor vc impoe uma força nao muito grande , mais coloca .. e no motif nao vc vai apertando e ele vai respondendo ... parece um interrogatorio de filmes policias , onde vc aperta o cara e ele conta tudo o que sabe hehehe

agora em visual eu tambem dou um ponto pro motif por um unico motivo .. eu nao gosto desses visores do estilo " pra fora" prefiro ele embutido .. a unica coisa que deixa o motif bem feio , eh o fato de ele ser muito largo , se ele fosse mais estreito ai seria mais atrativo ainda ..

conclusao : nao desmereço em hipotese alguma os outros teclados , mais acho ainda que teclas iguais da yamaha as outras ainda nao tem .... mais entre korg e roland , sem duvidas a roland tem teclas bem superiores do que a korg ...

Artref
Veterano
# jul/09
· votar


Considerando o mecanismo dos 3 tops, pra mim é assim:

Teclas pesadas: Fantom G8 > M3-88 > Motif XS8.

O Motif fica em último pra mim porque a falta de graduação me faz um pouquinho de falta, e também porque acho o BH um pouquiiinho leve demais. Já o Ivory Feel/escapement do Fantom G é fantástico.

Teclas leves: Motif XS > M3 > Fantom G.

Mas o fato é que nenhum tem tecla realmente ruim em nenhum mecanismo, seja leve ou pesado.

A única diferença realmente significativa ao meu ver é a falta de graduação no BH do MotifXS8, mas por outro lado é bem justificável a decisão da Yamaha de não colocar diferença de peso num instrumento principalmente SYNTH.

silvG8
Veterano
# jul/09
· votar


Artref
Testei em Vitória ES.
Realmente, concordo com a sua avaliação de teclas pesadas, é o que eu mesmo já tinha falado,....
das leves não tenho a menor noção............ o problema é que tem nego que viaja falando que o Motif XS tem o melhor sistema de teclas pesadas e que o bicho é lindo........ realmente, não tem como!
Quanto a ser justificavel não botar graduação eu um Synth, eu sou contra. Muitos usam o Motif XS em igrejas e tal, e realmente faz falta para se tocar piano.
Querendo ou não, piano é quase que essencial em qualquer teclado.

yurikat
Veterano
# jul/09
· votar


o problema é que tem nego que viaja falando que o Motif XS tem o melhor sistema de teclas pesadas e que o bicho é lindo........ realmente, não tem como!

ihhh caramba???? Qual é o problema de achar o teclado bonito ou feio??? Filhão gosto é gosto cara, cada um tem o seu, eu e mais algumas já manifestaram neste tópico q apreciam o design do XS, será que estamos cometendo algum pecado??? Ou a sua opinião é consenso mundial???

Quanto a ser justificavel não botar graduação eu um Synth, eu sou contra. Muitos usam o Motif XS em igrejas e tal, e realmente faz falta para se tocar piano.
Bom... eu sou a favor, em um Synth existe uma porrada de timbres além do piano, já é complicado fazer algumas tecnicas de hammond em teclas pesadas, imagina se forem teclas com graduação, não quero dizer que é impossivel fazer, porém é uma dificuldade a mais.

tiago scott
Veterano
# jul/09
· votar


silvG8

o problema é que tem nego que viaja falando que o Motif XS tem o melhor sistema de teclas pesadas e que o bicho é lindo

Cara sobre o sistema de teclas 88 (Piano) sou de acordo totalmente com a opnião sua e do Artref, pois depois que testei o FG8 realmente não tem nada que se compare ao sistema de teclas de piano dele, a começar pelo acabamento de madeira das teclas que relembra fielmente o piano. O Motif XS8 e M3 são muito bons também mas nesse quesito a Roland saiu na frente. Quanto a teclas de Synth ainda acho que a Roland pecou nas teclas do FG7 e FG6, em comparação com XS 6/7 e M3 61/73.

Quanto a beleza do Layout do Motif não acho ele lindo, mas em comparação com o M3 e FG ele tá no páreo. Se o Fantom G tem a tela de Knoplex (cinema) o M3 tem a carenagem dobrável que recria os sinths Vintage e sua tela Screem, em contra partida o Motif tem aquela faixa azul linda que transpassa todo teclado e seus 8 Layer mais os 8 giratórios, que parece que você está numa mesa de som da Yamaha com teclas. Agora dizer que ele é o mais bonito da categoria seria muita soberba. Pra mim é empate.

Artref
Veterano
# jul/09
· votar


Vâmu botá lenha na fogueira! Sobre os visuais:

Motif Xs: Feio que dói. Que cinza/verde/caqui de mal gosto, pqp. Um dos teclados mais feios que já vi na vida. O visor também é horríver, não sei onde aquilo é colorido, se tiver 3 cores é muito, hahahahaha.

M3: Teclado de viado. Branquinho com luzinhas rosinhas. E a madeira do lado acaba de estragar tudo, puta treco esquisito. Sem falar que o branco/aluminio/cinza claro é uma mierda pra sujar. Mal gosto do caramba também, deveria ter um visual mais sóbrio e conservador. Sem falar na falsa promessa do sistema de componente, que também é uma merda. Pelo menos o visor é bonito (e é colorido). O M50 é muuuito mais bonito.

Fantom-G: Bonito, mas tem o selo de qualidade "I love Bahia"- eita teclado indiscreto do caramba, hahahhaa. Você vê aquele cinza a 1km de distância, sem falar que também tem botões rosas. Mas entre os 3 é o menos viajado no visual, apesar de ser totalmente indiscreto.

Em resumo, pra mim o visual dos 3 é um desastre, hahahaha.

tiago scott
Veterano
# jul/09
· votar


Artref,
Artref


M3: Teclado de viado. Branquinho com luzinhas rosinhas

Num é você que tem um M3 - 73 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Sobre os comparativos foi mais sarcasmo do que nada.

Artref
Veterano
# jul/09
· votar


tiago scott, negócio é descontrair um pouco, hahahhaa.

tiago scott
Veterano
# jul/09
· votar


Artref

Certissímo, os caras aqui do fórum são tolerância zero sempre kkkkkkkkk. É bom relaxar um pouco.

silvG8
Veterano
# jul/09
· votar


Artref
tiago scott
Com certeza em questão de design o Motif continua no chinelo se comparado com os outros 2. Só pra começar, ele é todo de plástico!! RIDÍCULO PAGAR TANTO EM UM ACABAMENTO TÃO BOCA DE PORCO!

Mas agora, a discussão já gastou..........

Valeu!

mauropsouza
Veterano
# jul/09
· votar


Artref
Membro

O visor também é horríver, não sei onde aquilo é colorido, se tiver 3 cores é muito, hahahahaha.

O visor com aquelas cores são de propósito mesmo, facilitam muito a visualização das coisas na tela - fica mais compreensível, agora ele tem os vcm efeitos que cada um tem uma cor,rsrsr.

O visual do Motif eu achava feíssimo, agora reparando bem até que dá pro gasto, é um cinza esverdeado que no palco fica legal.....agora eu acho esse visual do Fantom G ao estilo, Trinity diga-se de passagem, e os Nord da Clávia com aquele vermelhão as coisas mais lindas do mundo, da vontade de apertar as bochechas dele, gut,gut....rsrsrsr.

Pow, esse tópico ta ficando muito boiolístico, Deus é mais....

mauropsouza
Veterano
# jul/09
· votar


Eu gostei das teclas do Motif Xs 88, são mais leves mesmo, prá mim tá ótimo....Mas pianos acústicos também variam o peso, a depender da marca, da regulagem, tem pessoas que preferem elas bem leves mesmo, outros mais densas, mas O mecanismo do Motif é um barato mesmo, facilita a agilidade...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teclados com 88 teclas - Roland Fantom G8 - Yamaha SX8 - Korg M3 e Clavinova CVP-409