Korg Tr / Fantom Xa - X6 / Yamaha MM8 / Juno Stage/

Autor Mensagem
MetalKey
Veterano
# jan/10
· votar


Quanto ao MM8 só vale a pena se fizer questão de 88 teclas com peso de piano.
Quanto ao MO6 eu acho que ele não é sampler, mas tem timbres compatíveis com o Xa.
Lembre-se que o Tr somente lê sampler com a instação da memória RAM, e para fazer o sampler direto no teclado faz-se necessária a instalação da placa.
O Fantom Xa não é a mesma coisa de o X6, pois o X6 está para Motif Es e Korg M3. O xa é uma versão simplificada do série X, que pelo custo-benefício vale a pena, pois custa cerca de 2000 reais a menos que o X6. Como já está descrito em outro tópico aqui, o X6 tem display colorido, mais 64mb de amostras (maioria de pianos, o timbre que mais se esperava no Xa, pois os demais são iguais), faz gravação de pistas de audio no sequencer. O resto o Xa tem tudo.

MetalKey
Veterano
# jan/10
· votar


Esqueci de comentar o tão falado Juno G.

O Juno G é praticamente o mesmo Fantom Xa, só que fabricado na china, o que o faz mais competitivo por causa do custo de mão-de-obra. O Xa tem uma construção mais robusta e desenho que até hoje é utilizado no Fantom G.
As teclas do JG são pequenas e firmes, as do Xa são normais e moles. (Infelismente me lembram as do Yamaha S03).
O softwer do JG é o mesmo com algumas melhorias, como gravação de quatro pistas de audia. Porém, se verificar no manual ele utiliza a funcionalidade do samper para gravar áudio, o que também pode ser feito no Xa, porém torna-se mais difícil.
O Xa tem muito mais controles endereçaveis em tempo real, exemplo são dois botões asign e os quatro knobs que pode endereçar novas funções.
Avantagem do juno G é que ele novo custa o que um Xa custa usado e os dois usados chegam a ter diferença de até mil reais.
O Xa tem a função multisampler.
No restante os dois são iguais, até as amostras, pois já comprovei. Inclusive se você gosta de algum timbre do juno g é só converter para a biblioteca do Xa e rodar no Xa, nem precisa de sampler.
Para carregar os samples os dois são lentos.

Finalizando, eu tive a oportunidade de pegar os dois, mas preferi o Xa pelo desenho e estrutura, pois tive um juno d que detestei as teclas e construção e vi que isto não mudou no juno g.
O Xa me lembrou meu velho Korg X3, que apesar de pesado, nunca me deixou na mão igual o juno d fez.

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


MetalKey

A polifonia conta muito quando você precisa de um timbre incorpado, porém o Tr só vem com 62 vozes com um oscilador, o que até pode ser suficiente, pois ele só funciona no máximo dois osciladores.

No modo Prog sim, mas se misturar 8 progs em uma combi, a polifonia vai lá em baixo.

O Xa expante até 512mb e tem gente que coloca 1gb sem problemas, mas eu não quis arriscar.

Isto é impossível.

Bom, apesar de falarem que o juno G é melhor que o Xa

Você mesmo fez isto, comparando o Xa ao Triton Le e o Juno-G ao Korg TR.

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


Quanto ao MO6 eu acho que ele não é sampler, mas tem timbres compatíveis com o Xa.

Troque a palavra "compatíveis" por "comparáveis", ou "equivalentes", senão, daqui a pouco vai ter gente fazendo tópico perguntando como é que coloca os timbres do MO6 no Fantom Xa...

o X6 está para Motif Es e Korg M3

Isto está errado. O M3 é uma geração mais nova. Quem briga com Fantom-X e Motif ES e o Triton Extreme.

MetalKey
Veterano
# jan/10
· votar


fábio_soul
Valeu pelas contribuições!
É verdade o M3 está para o Fantom G. E os timbres do MO são comparáveis ao Xa.
Quanto a polifonia no modo combi está implícito dado o comentário quanto o prog.
Tem uma foto que o cara usa 1gb de ram no Xa. O meu tem 512.
O Juno G melhorou em algumas coisa, mas piorou em outras, isto que eu quis dizer.

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


MetalKey

Quanto a polifonia no modo combi está implícito dado o comentário quanto o prog.

É, eu vi, foi só para deixar mais claro mesmo...

Tem uma foto que o cara usa 1gb de ram no Xa. O meu tem 512.

Cara, eu prefiro cofiar sempre no que o fabricante diz, embora já tenha visto casos de acontecer diferente...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Korg Tr / Fantom Xa - X6 / Yamaha MM8 / Juno Stage/