Amplificador ou amplificadores?

Autor Mensagem
Hammond B3
Veterano
# abr/09 · Editado por: Hammond B3


Pessoal, jóia?

Estou com um problema há muito tempo, e quero resolve-lo de uma vez por todas.

Quando ligo meu teclado no amplificador (um Laney de boa qualidade), o som sai uma merda.

O timbre é projetado "pela metade" se é que vcs me entendem.
Mesmo ligando L + R.

É claro que L+R com um amp só, não vai fazer diferença nenhuma.
Experimentei ligar 2 Amps.

Funcionou! ficou lindo!

Aí que tá o problema!

Porque as empresas (Roland, Marshal, Hartke, Meteoro, Staner, Peavey...)poe no mercado um amplificador de 3000 reais e não consigo fidelidade no timbre com ele?

Estou usando de maneira inadequada?


É serio!
Qualquer sisteminha de 50W stereo da pau no amp!
Deve ter algum macete pra isso.

Se eu colocar o amp bem atrás de mim, o panorama vai mudar e ficar centralizado, já que eu sempre uso o amp na esquerda.

Será essa a solução?

Comprei uma SRX 11 Complete Piano pra usar com o V-combo e não consigo tirar proveito.

Desde já agradeço aos colegas

fábio_soul
Veterano
# abr/09
· votar


Hammond B3

Grava umas demos da SRX-11 para a moçada ver... hehehehe

Hansen
Veterano
# abr/09
· votar


Hammond B3

Vc começou falando da Laney e terminou falando da Roland...

Embolou td que nem seu teclado ligado no amplificador mono rsss

Hammond B3
Veterano
# abr/09 · Editado por: Hammond B3
· votar


Hansen

Editei rsrsrr

Jeferson Fernandes
Veterano
# abr/09
· votar


Hammond B3

Eu tenho o mesmo problema cara... Fico enfurecido de usar a Peavey KB/A-100.. Outro dia teste uma KB-2 e achei uma maravilha.. Estanho neh? Quando uso um monitor individual, com o teclado plugado na mesa é claro, a qualidade é outra... Fui tocar em um lugar que tinha uma caixa Cygnus dinossaurica o timbre também ficou muito bom.. Agora com a Peavey KB/A-100 que é conceituada, fica uma porcaria...

Alguém conhece a receita do bolo para esta festa???

Hammond B3
Veterano
# abr/09
· votar


Jeferson Fernandes

É isso ae
Ta dificil cara.
Alguém conhece a receita do bolo para esta festa???


yurikat
Veterano
# abr/09
· votar


Hammond B3
Cara amplificador para teclado... só a linha KB da Peavey. Comprei um Kb5 e posso garantir que ele manda muito mesmo...

Falou

pomtwo
Veterano
# abr/09
· votar


pra falar a verdade pra vcs .. nao existe amplificador pra teclado que supere a qualidade que um pa da .. em todo show que tem , se vc perceber o unico instrumento que nao possui cubo eh o teclado..
em vez de gastarem um dinheirao com cubos , invistam num sistema , hj em dia tem tanto cabeçote que da pra se plugar em caixas acusticas de qualidade , e tirar o melhor que o seu teclado pode oferecer ,com o dinheiro de um kb5 da pra comprar um bom mixer e mais caixas bi-amplificadas e ter uma potencia de 300 wrms, com qualidade de cubo roland .. eh so saber escolher o equipamento , e saber dosar a quantidade de cada frequencia .. e pra isso um bom crossover da conta do recado ..

ThyagoAmaral
Veterano
# abr/09
· votar


Jeferson Fernandes
Hammond B3
Eu pensei que só era eu que nao me entendia com a KB/A-100 aahuhauha e digo a vocês, já coloquei ela toda em Flat... e não funfa nem a pau... tentei fazer equalizações tipo "carinha triste" carinha feliz" entre outras figurinhas abstratas e nada... nunca tinha peso, ou sobrava médios... faltava brilho... e os graves sei lá... parecia um balde... Já cheguei até passar som com algum drum kit pra vê as frequências e talz... e porra nenhuma...

Pra ter resultado eu tinha que deixar ela toda em flat e liga na 1202fx que eu tenho também toda em flat e tentar equalizar a parti da mesa... foda um saco... e sem falar que o sinal que vai pro mesário ia com o sinal da mesa... enfim... stress...

Você se fode pra programar o teclado em casa no meu som que eu considero pra mim e meus ouvidos e meu teclado tipo "A" e chega num palco com todo mundo feliz da vida... o baixista com um Gallien Kryeger o guitarrista com um Marshall e eu lá puto da vida ou sem retorno, ou com um fone de ouvido que só funciona 1 lado ou uma peavey que não fala... já cansei de pedi pra hodie tirar um monitor da frente e colocar 1 via pro teclado... e sou defensor de monitor ativo pode ser D.A.S., Selenium, Oneall, Leac,s, JBL tudo fala melhor que os talz cubos "especializados" pra teclado....

pomtwo
em vez de gastarem um dinheirao com cubos , invistam num sistema Foi o que eu fiz!!! 2 subs de 15" e 2 woofers de 12" 2 Drives, 2 Tweeter's profissionais, um DBK4000 e uma Behringer 802 ou as vezes a 1202fx depende do tamanho do barulho que eu quero... enfim... tenho 1000w RMS (por causa do amplificador, se comprar outro amplificador isso pode até duplicar) dentro do meu quarto e estou mais que satisfeito...

pomtwo
Veterano
# abr/09
· votar


tai ThyagoAmaral vc soube dosar as frequencias do seu P.A usando dois de cada .. os de 15 fazem o grave, os de 12 os medios, e os drives medio agudo, e os tweeters dao aquele brilho no timbre .. tudo de forma bem equilibrada ... lembrando so de uma coisa .. se vc usar 2 falantes de 15" com 300 wrms , os seus de 12 tambem terao que ter 300wrms , por que se nao fica sobrando grave e dai tem que mecher bastante na equalizaçao , e tem horas que se a gente tira na mesa o ganho de alguma frequencia , ela pode nao passar o mesmo timbre .. entao o ideal eh usar falantes da mesma potencia .. caso contrario, so com crossover mesmo , ou redutores de frequencia (ganho das frequencias) ai vc consegue reduzir a potencia sem haver distorçoes no timbre..

hj em dia tem coisas bem melhores e mais praticas do que mesa + potencia .. com os cabeçotes multiuso , ou mixer amplificados .. podemos ter as duas coisas juntas e de facil manuseio .. um cabeçote multiuso pesa uns 10 kilos e eh so pluga-lo em caixas acusticas que ele fornece de 250 ate 500 wrms socegados , dependendo do modelo .. eu to pra pegar um cabeçotes desse .. um fender mexicano original , 4 canais com equalizaçao individual + chave de brilho .. otimo pra teclado .. um desses com mais duas caixas com falantes de 12 " + driver titanium .. vc tem um som insurdeçedor e com um timbre maravilhoso .. ja fiz um teste e totalmente aprovado .. recomendo pra quem quiser .. a yamaha tambem possui esses mixers amplificados em forma de cabeçote , e vc tem tudo em 1 por 2 barao .. o preço de um peavey .. mais o yamaha possui , crossover, efeitos,2 equalizadores, fora as chaves de medio, grave e agudo em cada entrada, compressor , e 500 wrms .. entao compensaria mais ter um desses, e sem contar que o tecladista vai ter a mesma panda do guitarrista ou do baixista que usam aquelas torres imensas e tem som de sobra ..

Hammond B3
Veterano
# abr/09
· votar


pomtwo

É
ja to pensando seriamente nisso viu.

to procurando um cabeçote com crossover e equalizador independentes.

mandar fazer umas caixas e meter ficha

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


Eu estou usando um cubo WarmMusic AC210, é para violão. 150W e com 2 entradas para instrumento + 1 para Mic. O som fica perfeito, muito mais gostoso para escutar do que no meu fone AKG. Os Hammonds ficam fodásticos, ela é bem grave mas não come as frequências agudas, fica tudo muito bem definido.

danielcatolico
Veterano
# abr/09
· votar


Tive experiências regulares com peavey e roland. Porém quem me agradou mais os ouvidos foram os brasileiros. Usei um cubo staner de violão; e atualmente tenho um WarmMusic KC2. "Falam" muito bem em mono em ambientes caseiros.
Entretanto pra tirar todo som de nossas máquinas, não tem jeito, tem que ligar num bom sistema stereo. Ou até arriscar-se numa simulação de sistema 5.1 pra quem tem tops com várias outputs.

Hammond B3
Veterano
# abr/09 · Editado por: Hammond B3
· votar


toquei em um Warm Music K2C esse fim de semana e confesso que me surpreendi com o resultado.

Mesmo em mono, o som chegou completo e to começando a ver uma luz no fim do túnel

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


Hammond B3


Pois é cara, também me surpreendi com o WarmMusic. O interessante é que meu cubo é para violão (Acoustic Guitar) e os sons ficaram com uma definição impressionante. Eu usava antes mesa+potência+duas caixas de retorno, e resolvi fazer a experiência. Perdi em ter um som Stéreo, mas ganhei muito em qualidade.

Depois fui ver em alguns foruns que tem muita gente que usa cubo de violão ara teclados, porque dizem que pelo fato de ter o som um pouco mais "grave" para reproduzir todas as frequências de um violão ele fica perfeito para usar com Hammonds e resalta tudo que a gente quer escutar de frequências em um Hammond (nada pior do que um som de Hammond "capado" pela incapacidade de um sistema de som de reproduzir as frequências que inclusive caracterizam o som do instrumento).

E posso dizer que com meu QS6.1 (que tem uma Leslie muito massa) o som fica muito presente, quase orgânico. Derrubei um quadro da parede quando pus o volume no 4 (o apartamento todo tremeu e quase ganhei multa hehehe "rock´n roll" hehehe).

Faça uns testes, só seu ouvido pode dizer, no meu caso fiquei satisfeito mais do que eu poderia prever...

Jeferson Fernandes
Veterano
# abr/09
· votar


Galera... Dois pontos curiosos a partilhar!!!

O meu não é um cubo da linha nova KB-N, e sim um KB/A-100, que nada mais é que Keyborad and Acoustic Amplifier... Mas o resultado não é bom!.. Agora.. temos na banda um Roland AC-100 (Acoustic Chorus) e o som do teclado fica maravilhoso nele.. Lindo mesmo, mas estoura tudo nos graves.. não aguenta nada os graves...

Abraços..

fábio_soul
Veterano
# abr/09
· votar


Já que o assunto é amp, vou falar o que sempre falei com relação ao meu Wector 50: a parte elétrica dele é uma porcaria, vive dando chiados desde que tem uns 7 meses de uso (já foi para assistência mas sempre voltou o problema... atualmente, desisti de resolver o problema, por usar muito pouco o cubo e porque tenho coisas melhores para gastar dinheiro no meu set), quando eu exijo mais potência ele chia bastante, mas não porque ele não aguenta, é alguma coisa da parte elétrica mesmo. Mas enfim, ele fala muito bem, tanto em potência quanto em qualidade. É claro que ele não dá aquele grave gostoso de um sistema de PA's com sub graves, mas é satisfatório, e ele puxa uma frequência de médio muito bacana, algo que não vejo em PA nenhum (e é por isso que não uso meu amp para configurar o set, porque tem coisas que ficam melhores do que sai no PA).

pomtwo
Veterano
# abr/09
· votar


na verdade esse lance de cubo pra violao eh novo pra mim , o que eu conhecia eh que alguns usavam amplificador de baixo no teclado , justamente pelo grave e um medio bem definido , agora vou ver se consigo testar alguns desses de violao ... mais mesmo assim acho que o sistema PA..

É claro que ele não dá aquele grave gostoso de um sistema de PA's com sub graves, mas é satisfatório, e ele puxa uma frequência de médio muito bacana, algo que não vejo em PA nenhum (e é por isso que não uso meu amp para configurar o set, porque tem coisas que ficam melhores do que sai no PA).

o PA depende de muita coisa pra se poder ter um timbre bacana , primeiro os falantes que vc usa , se vc usar falantes que reproduzem bem as frequencias medias , vc ficara com falta do grave, agora se vc usar falantes que reproduzem os graves melhores , caso dos falantes de 15 , vc tera uma otima definiçao de grave , mais o som vai ficar todo "embolado"

o PA eh um otimo sistema , por que ele envolve varios componentes, tambem pra se ter um PA bom , vc precisa de equipamentos otimos .. como por exemplo uma potencia de no minimo 300 wrms+ um bom mixer (mesa) + compressor + crossover+ caixas litradas de acordo com a especificaçao do falante

o que eu vejo eh sempre o cara pega la um compensado , prega ele , fura, pindura o falante , por que as vezes o falante nao eh nem preso decentemente , e compra meio metro de carpete e cola .. pronto acha que ja tem uma caixa acustica..

a fabricaçao da caixa eh importantissima, primeiro pela escolha da madeira , pela litragem, a forma de divisao da caixa , e coisa que a maioria das pessoas nao fazem , que eh uma boa vedaçao .. a maioria nao se preocupa em passar um silicone nas fresas , pra prender o som , revestir com espuma por dentro pra que o som se abafe na caixa , usar redutores de frequencia nos drivers e tweeter para que os mesmo sonorizem iguais aos falantes .. ductos de tamanho e diametro certo .. tela ortofonica , se for usar carpete, usar de forma que o som nao fique preso ali como em um tubo pvc .. e mil outras coisas

depois de tudo isso um crossover pra liberar bem as frequencias pra cada componente, a escolha do falante deve ser a primeira coisa a ser feita , por que vc nao pode ter uma potencia , tao maior do que a potencia do falante .. o falante deve ter uma sobra de pelo menos 50 wrms pra que possa ter boa fidelidade de timbre , entao pra uma potencia de 500 wrms , vc tem que ter pelo menos dois falantes de 300 wrms .. pra que os dois juntos tenham potencia maior do que a potencia .. a mesa tem que ter pelo menos uma regulagem de medio grave e agudo e ou reverb/brilho... se puderem pegar algo melhor do que as wattsom , prefira ..

enfim pra se ter um bom sistema PA os componentes tem que ser os melhores possiveis .. tudo isso somando teremos um saldo +ou- de 3 a 4 mil reais .. ai alguns podem me dizer a mais com isso eu compro um cubo feroz .. mais que cubo te dara 300 wrms estereo ? se um cubo de 75 wrms ja custa quase 2000 reais .. entao vale a pena vc montar um som legal do que pegar um cubo desses ...

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


pomtwo


Cara, eu acho que o maior problema (fora o monetário hehe) é a portabilidade. Eu estava com PC, placa, controlador, mesa, potência, 2 caixas, cabos cabos cabos... Chegou uma hora que pensei: impossível levar isso tudo para o palco. Para ficar em casa ou homestudio tudo bem, mas acho complicado levar um monte de coisas (teclados, tripés, pedais, fontes, cabos cabos cabos) + sistema de som. Pelo menos eu penso assim hoje em dia, porque sou eu que tenho que carregar tudo meu...

Peguei o cubo num rolo com meu irmão. Paguei barato (hehehe) e pensei: dia que tiver ensaio ou coisa parecida eu uso ele, só para quebrar um galho mesmo. Como o conjunto mesa/potencia/caixas era de baixa qualidade, a caixa deu um salto imenso na qualidade do som que escuto.

Acho que se é para ficar em casa/studio ou tem roadies o melhor é comprar um puta sistema stéreo em uma loja de confiança que vai saber montar mesa/potencia/efeitos/caixas coerentes. Se quer mais praticidade, compre um bom cubo.

Hammond B3
Veterano
# abr/09
· votar


Cara, a receita do bolo todo mundo tem!
só não é acessível.

A Mackie tem ótimas caixas ativas, com qualidade inquestionável.

Vc paga 7 mil no teclado e mais 7 mil em um par de caixas pra monitorar.

O foda é que isso ta longe da minha realidade.

Alguem já viu aquele Amp Stereo da Roland? o KC 880? é novo e eu tava querendo testar, só não sei se ja tem no Brasil

pomtwo
Veterano
# abr/09
· votar


entao cara .. 7 mil num par de caixas eh muita coisa .. eu sou mais do tipo botar a mao na massa , tem caras ai que fazem caixas legais .. procure um marcineiro , pegue as medidas , vede com silicone vc mesmo , compre falantes legais .. te garanto que esse bolo que vc falou que custa 7 mil pode sair por 3 e com o mesmo sabor .. pode ter certeza .. por que o que encaresse o produto eh na maioria das vezes o nome .. aqui na minha cidade tem um cara que faz uns retornos de palco chiques de mais , toquei num lugar com um desses uma vez e que som que produzia ... e sabe quanto gastaram pra possuir um desses ? 300 reais .. o bichinho falava 200 wrms .. e a fidelidade de timbre era muito otima , mais por que isso , o cara alem de fabricar a propria caixa, ainda tem convenio com a selenium e os falantes saem baratinhos pra ele .. e como ele tem muita gente por ai , principalmente em sao paulo , eh so pesquisar amigo .. ir na loja e pegar pronto eh facil , mais o mais gostoso ainda eh pesquisar e planejar vc mesmo seu sistema de som , afim de que o atenda perfeitamente

fizemos uma caixa acustica com o projeto que a selenium fornece nos seus sites , e a caixa toda vedada e pintada , como as de loja , saiu por 70 reais na mao de um marcineiro.. e o falante colocamos o indicado no site .. e a caixa produz um som animal ..

ThiagoMafra
Veterano
# abr/09 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


E aí povo?! Como vão ?! É bom estar por aqui novamente. Este tópico é exatamente o que eu estou precisando. Estava na dúvida sobre como conseguir um retorno e um som estéreo com XP-80 aqui da igreja. Por aqui a igreja tem caixa pra todo mundo, menos pro teclado que fica ligado ( mal e porcamente, mas já estou mudando isso) na mesa. Quando a mesa voltar do conserto pretendo usar uma DI pra finalmente ouvir o som em estéreo.
Como solução final pensava comprar uma peavey KB-5 (convencer a comprar). Aí foi quando comprei um som 2.1 edifier pro meu pc em casa. Que diferença faz o subwoofer! Pra quem sente necessidade de grave como eu ele faz muita diferença (sempre fico achando que o som dos pianos do roland XP-80 fica meio metálico de mais). Mesmo eu já tendo testado o som de uma peavey KB-4 na loja, duvido q ela me permita utilizar todo o potencial estéreo do XP-80.
No meio dessa história percebi que, inclusive com opiniões de profissionais do som e de tópicos daqui, que o ideal pro teclado é o PA. Foi quando achei parado num canto esquecido, por que disseram que estava quebrado, pasmem, um CCDB 2000!! E detalhe, com amplificador, 16 canais, Eq gráfico, saída pra Subwoofer, e mais um monte de coisas.
A minha pergunta é: vale a pena eu correr atrás de consertar esse cabeçote e montar o sistema em cima dele, já que o sistema de som do teclado não vai ser transportado mesmo ? Que caixas vcs me recomendariam pra completar esse sistema precisaria de mais alguma coisa ?

Hammond B3
Veterano
# abr/09
· votar


pomtwo

Exatamente cara!

Agora, eu só to pensando em como fazer uma caixa que empurre 200W pequena.

Já testei umas mais todas peidam nos graves.

tem alguma ideia de projeto?

Hammond B3
Veterano
# abr/09
· votar


http://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=46951

Da uma olhada nisso!

Quem entende, o que vcs acham?

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


Cara, é muito caro para uma caixa só... mas deve ter um som animal.

ThyagoAmaral
Veterano
# abr/09
· votar


Hammond B3
Brutalidade!!! ahuahauhua Tem essas Caixas da Leac's que são ativas e empurram uma passiva podia vê isso com uma caixa com apenas 1 fone de 15" ao invés de 2... kkkkkkk

Vai começar montando um Trio Elétrico é painho???

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


Vai começar montando um Trio Elétrico é painho???


hehehe

Mas que deve ser tesão ter duas dessas gritando no palco, deve...



eu estou vendo uns monitores de referência ativos no ML também, e eles também empurram uma passiva, acho que com uns 2000 você comprar um monitor ativo e um passivo bem legais...

ThyagoAmaral
Veterano
# abr/09
· votar


Depois eu vou postar algumas Fotos dos meus monitores...

pomtwo
Veterano
# abr/09
· votar


Hammond B3

uma caixa com falante de 12 e um driver titanium

pro falante use 40 de altura x 40 de largura e 50 de profundidade
e pro driver use 20 de altura x 40 de largura e 50 de profundidade com .. ductos de 5 cm de diametro x por 20 de comprimento, use dois , um na ponta de cima e outra na ponta de baixo .. e pro driver , apena abra duas brechas nas laterais .. use madeira de 1,5 a 2 cm .. 2 de preferencia .. vede as laterais com silicone , e use no driver um redutor , pra que nao de muito agudo ..

o falante tem que ser um pra medio grave ,com cone de aluminio..os selenium sao legais .. se preferir um de 10 polegadas tambem ,o da pra usar o mesmo projeto ou deixar a caixa com 70 cm de altura +20 do driverse quiser usar dois de 10 , deixando a caixa em 4 ohms , ideal pra quem usa cabeçote ..

so nao abra a caixa atras e divida a parte do falante com a do driver .. use uma madeira entre as duas medidas .. acho que ficaria ideal ..

pomtwo
Veterano
# abr/09
· votar


lembrando que eh uma caixa so , apenas tera uma madeira dividindo o driver do falante .. se quiserem que os dois fiquem juntos no mesmo compartimento , use uma madeira que va ate o meio da caixa , meio que separando os dois , e dai nao precisa fazer brechas apenas aumento o ducto de 20 pra 25 cm

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificador ou amplificadores?