Mais uma dúvida cruel!

    Autor Mensagem
    R Palma
    Veterano
    # mar/09


    Olá amigos, acabei de me cadastrar no fórum. Dei uma pesquisada antes, prá não postar nada repetido, mas não achei a resposta que tanto procuro..rs.

    Bom, eu toco teclado e guitarra numa banda de covers (Rush, Deep Purple, Europe, Van Halen, etc), e tenho um XP-50. Até o momento, está dando pro gasto, embora o XP seja limitado (ao meu ver) para palco. Além do mais, os sons de órgão do XP são fracos demais, ficam a anos luz dos timbres do Deep Purple, por exemplo.

    Falo da limitação do XP pois só consigo usar os 32 patches programáveis no modo Perform. É um saco quando muda o set list e tenho que reprogramar todo o teclado. Das duas uma: ou o XP tem essa limitação de fato ou eu não estou sabendo usar o danado.

    Pra sanar essa limitação comecei a plugar um notebook, mas meu set up ficou gigante: 2 guitarras, pedaleira,ampli, teclado e estante de teclado, note e estante do note. Fica complicado enfiar tudo num carro pequeno como o meu.

    Pois bem, estive esse dias vendo um G6 da Roland. Fiquei impressionado com os recursos´! Além do mais é um sampler, o que muito me interessa, pois algumas partes de audio estavam sendo disparadas pelo note, com aquela qualidade terrível de audio, sem contar o trabalho que dá pra editar, etc.

    Sempre ouvi falar muito bem da linha Korg, principalmente dos órgãos, aqueles timbres do Derek Sheriniam (ex Dream Theater), mas o cara da Msde in Brazil (loja de SP) falou que os melhores timbres de órgão estavam no g6, e que os direitos dos timbres do Jon Lord eram da Roland.

    Adoro o XP, embora seja um teclado antigo, gosto muito dele. Mas acho muito burocrático prá mexer nele, seja no palco seja em casa. O manuel é sofrível. Quanto a Korg, a única vez que toquei em um Triton demorei dez minutos prá fazer sair um som.

    Por fim, o XP tem a facilidade de com um simples toque mudar para o modo GM, o que é extremamente útil, pois uso algumas bases pré-gravadas em midi, que disparo do note (Sonar).

    Bom, considerando minhas necessidades, gostaria da opinião dos colegas acerca de qual o melhor instrumento na atualidade: G6 (Roland), M3 (Korg) ou Linha TR (Korg)?

    Abs, e desculpem o tamanho da msg, mas não quero gastar uma grana suada num teclado que não venha a atender minhas necessidades.

    Valmick
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Cara, eu não tenho XP mas tenho 3 sintetizadores, um de 85, outro de 89 e outro mais recente de 2001 e digo que se limitar aos paches de fábrica é subutilizar o seu instrumento.
    Acho que você não está editando direito os órgãos do seu teclado, isso a meu ver. Já experimentou dar uma mexida nos filtros dele?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Amigo Multifuncional... Bem vindo ao FCC...

    Diga a grana $$$$ que você tem pra gatar que ai a gente ajuda!!!

    R Palma
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Acho que você não está editando direito os órgãos do seu teclado, isso a meu ver. Já experimentou dar uma mexida nos filtros dele?

    Caro Valmick, obrigado por responder. Vou tentar resumir um pouco minhas condições "técnicas". A música é um hobby prá mim, bem como a banda em que toco. Tenho minha profissão "normal" (sou advogado) e o pouquíssimo tempo que me sobre é pra tirar as músicas e programar o set list no teclado, que prá minha tragédia, varia de show prá show. Adicionalmente, meu conhecimento de edição de sons é o mesmo que de física nuclear: praticamente nenhum. Portanto, concordo plena e integralmente com vc. Acredito a inclusive que a minha dificuldade em programar o teclado seja da minha santa ignorância. Junte-se falta de tempo, com morar em cidade do interior, mais um workstation antigo, e deu no que deu.

    Por tudo isso que gostaria de um teclado que fizesse o "trabalho sujo" por mim, ou seja, timbres mais interessantes e facilidade e agilidade em programar. Além de um sampler integrao, prá q eu não precisasse mais do notebook.

    Como disse no post inicial, fiquei impressionado com o G6, pois além dos timbres e do sampler, tem o sequenciador internoo com 24 pistas de audio e 128 midi, o que prá mim é uma tremenda mão na roda.

    Desculpem as mensagens kilométricas, mas é que estive afastado da evolução tecnológica dos teclados um bom tempo, e literalmente fiquei parado no tempo. Quando retornei, a pouco mais de um ano, fiquei tão embasbacado com as novidades q Tico e Teco se recusaram a assimilar tamanha evolução.

    Mas agradeço as dicas. Valeu!

    R Palma
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Amigo Multifuncional... Bem vindo ao FCC...

    Diga a grana $$$$ que você tem pra gatar que ai a gente ajuda!!!



    Olá Thyago, obrigado pela acolhida.

    Olha só, pelo q estive vendo, o M3 e o G6 estão na mesma faixa de preços, ou seja, por volta de 8mil. Inicialmente, não penso em dar o XP na troca, pois é um teclado meio que xodó meu. Óbvio q terei que parcelar em trocentas vezes um novo instrumento, mas penso seriamente em trocar justamente prá não ter que botar o home studio abaixo toda vez q tem show. Sem contar o trabalho que dá prá montar o set up no palco.

    Desculpem se minha dúvida pode parecer boba, mas como disse, estive afastado da música por quase 8 anos, daí a evolução passou por cima de mim como um trator.

    Mas aradeço a paciência e as dicas!

    Abs!

    silvG8
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Vou dizer pra você como dono de um Fantom G. Ele é fantástico!! Muito fácil de mecher, principalmente se for analisar a construção de novos patches.
    Eu particularmente gosto dos sons do Fantom. Muitas pessoas podem falar que o Korg tem orgãos melhores, mas não sei te informar com certeza. Os orgãos que uso (Pipe) são muito bons, muito mesmo.
    Particularmente eu prefiro o Fantom G, até porque eu o comprei não pelo preço e sim pq o achei melhor. O Live Mode dele é incrível.
    Quanto aos 36 timbres perform, o Fantom G tem um modo Favorite que permite que se troque de timbres durante uma apresentação ao vivo sem nem ter que usar o pedal.

    Eu te digo que você pode comprar o Fantom G tranquilamente que ele vai te agradar. Dependendo da grana te aconselho o G7, o g6 me parece muito pequenininho e deve ser uma diferença de 1000 reais.

    Vlw.

    Artref
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Olá, amigo. Primeiro, nunca leve a opinião de vendedores à sério, pois na grande maioria das vezes eles não conhecem o que estão vendendo e não tem conhecimento técnico e "experimental" para dar uma opinião embasada. Nas últimas 10 vezes que fui comprar teclado, o vendedor sabia muito menos que eu.

    As melhores pessoas pra você ouvir são aquelas que têm o instrumento há algum tempo e que já o utilizaram em diversas situações, que portanto podem dar uma opinião embasada, sem furor inicial da compra e sem puxar sardinha.

    Eu tenho o M3 e testei todos quando fui comprar. Ele ganha dos concorrentes nos Organs, nos sons de synth e na agressividade, presença e peso geral dos timbres, o que o torna a melhor opção pra rock, na minha opinião. De negativo ele tem o preço, que é ridículo graças à política patética da Korg no Brasil (aliás, nem existe "Korg Brasil") e o piano, que é uma bosta.

    Pra rock acho que é a melhor opção. Pra outras coisas (outros sons ou composição, etc) eu escolheria entre Fantom e Motif.

    Os 3 são excelentes, cada um com sua vantagem e desvantagem. Por ser mais novo, talvez o Fantom G esteja à frente em alguma tecnologia.

    Ah! O M3 é o mais complexo dos 3. Se você não é do tipo que gosta de aprender, ler manual, fuçar no teclado e etc, melhor nem comprar. O Motif e o Fantom são mais fáceis de mexer.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    R Palma
    Feito o Artref falou, o M3 é mais teclado sim... porém tem o lance de ter que ralar e programar muita coisa pra deixar ele com sua cara... coisa que basicamente o XS e o Fantom já vem "pronto" e acho que com 8.000 você pega até um G7 ou XS7 que são as versões com 76 teclas!!! =]

    Pedrão kurzweil
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    pessoal, qual eh superior, os famtons ''G" ou "X" ??

    R Palma
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Galera, obrigado pelos posts. Estão sendo de infinita ajuda!

    Mas vamos lá!

    Achei muito interessante as colocações do SilvG8, já que fala de um produto que possui, o mesmo valendo para o Artref.

    Uma das principais limitações que encontro no meu atual XP50 é a limitação de apenas 32 patches de usuário no modo Performance. Por outro lado, em cada patche eu consigo alocar 32 timbres diferentes, e pelo q percebi, no G6 me parece que só cabem 8. Pelo que o vendedor me falou, haviam 512 patches de usuário, mas o SilvG8 agor;a falou em 36.....

    Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas.

    Como funciona essa "arquitetura! nos Korg? Ou seja, no quesito programação de grupos de timbres?

    Mais duas dúvidas finais (prometo não encher mais o saco....rs:

    1.) Os modelos da Korg tem um banco específico pra GM? E o G6, tem esse banco? Porque no XP, com um simples toque, eu acesso o modo GM, o que me ajuda em muito.

    2.) O sampleamento, tanto no M3 quanto no G6 é tranquilo? Não tenho visto muito a menção ao sampler nas descrições do G6 q tenho visto por aí. O que se fala muito, nesse caso, é a facilidade de input e audio no sequencer........

    Value galera, qualquer outra coisa que não a análise mais aprofundada de teclados estou à disposição..ha ha ha

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: ThyagoAmaral
    · votar


    R Palma
    Procure aqui no Fórum sobre MODO COMBI da KORG que você vai achar muita coisa sobre ele... inclusive posts do amigo Artref.

    Sim nos KORG's tem um botão para acesso direto ao modo GM... Pelo menos no meu TR tem... =]

    Sobre o sampleamento, falando do TR... no meu caso não possuo a placa de expansao, (EXB-SMPL) porém tenho as memórias instaladas e SD Card, ou seja preparto tudo no PC e jogo para o cartão de memória e disparo na hora sem problema, com a placa de expansao pode se samplear direto e jogar na memoria do teclado e ja converter para o formato Korg tudo no teclado sem precisar do PC...

    No M3 e no Fanton não sei como funciona... provavelmente deve ser Plug & Play também.

    R Palma
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Sobre o sampleamento, falando do TR... no meu caso não possuo a placa de expansao, (EXB-SMPL) porém tenho as memórias instaladas e SD Card, ou seja preparto tudo no PC e jogo para o cartão de memória e disparo na hora sem problema, com a placa de expansao pode se samplear direto e jogar na memoria do teclado e ja converter para o formato Korg tudo no teclado sem precisar do PC...

    Então Thyago, interessante saber q vc tem um TR....mas quanto ao sampler, que aliás eu nunca mexi em nenhum em toda minha vida, eu acho uma ferramente interessante não só prá disparar frases prontas, mas sim prá armazenar outros timbres, daí minha dúvida, pois acabei de baixar o Guia Inicial do G6 e lá não tem menção sobre multiplexar.

    No TR isso é possível sem as placasde expansão?

    Abs!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: ThyagoAmaral
    · votar


    R Palma
    Sim Sim, existe inumeras bibliotecas de diversos teclados e diversos timbres... desde de pianos da kurzweil, yamaha DX7, Motif, Pianos do XP80, Rhodes, hammonds, Pianos Acusticos, Metais e mais metais... instrumentos acusticos... só copiar para o cartão SD e colocar pra carregar no teclado e pronto!!!

    E você não precisaria desembolçar 8.000, com menos de 5.000 você compra um TR76, e ainda vem com a placa sampler free que é uma promoção da Pride (Distribuidora da KORG)... Enfim... era bom você ir numa loja e testar... testar...

    pedro_tecla
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    amigo com 5000 eu posso pagar pelo um motif es e colocar o sampler Maximo(512mb),e ainda vou ter mais polifonia é não vou precisar corrigir muitos timbres com sampler,além das entradas de pendrive e de cartão de memória,é expandia ele com 3 placas,ai ia ficar um motif exs!!o sistema mais fácil que dos korgs.

    silvG8
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    R Palma

    Pelo que o vendedor me falou, haviam 512 patches de usuário, mas o SilvG8 agor;a falou em 36.....

    Você pode usar até 8 layers em cada patch, mas você pode criar até 512 seus.
    O modo favorite deixa que você guarde 256 patches em uma sequencia e tals.

    Vc entendeu errado!

    Vlw.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    512 patches é coisa pra caramba, até se fosse pra tocar algo progressivo que troca de timbre toda hora dava!

    Essas opções mais baratas com sampler pode ajudar o amigo aí a poupar uma grana.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    R Palma
    ThyagoAmaral
    Sim Sim, existe inumeras bibliotecas de diversos teclados e diversos timbres... desde de pianos da kurzweil, yamaha DX7, Motif, Pianos do XP80, Rhodes, hammonds, Pianos Acusticos, Metais e mais metais... instrumentos acusticos... só copiar para o cartão SD e colocar pra carregar no teclado e pronto!!!

    E você não precisaria desembolçar 8.000, com menos de 5.000 você compra um TR76, e ainda vem com a placa sampler free que é uma promoção da Pride (Distribuidora da KORG)... Enfim... era bom você ir numa loja e testar... testar...


    Agora Top é Top... Tenho um Tr e acho ele uma beleza de key, mas se na época dispuzesse de um pouco mais de grana iria sem pensar num motif xs ou em outro top.

    R Palma
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Vc entendeu errado!

    Caro Silv, com certeza eu havia entendido errado. Eu só gostaria de ter certeza de quantos timbres diferentes eu posso agrupar em cada patch que eu criar.

    Vou dar um exemplo. No modo Performance do XP50 eu tenho 32 "patches" (não sei se o nome técnico é esse), e em cada patch cabem 16 timbres. Cada patch desses 32 é programável. O patch 01, por exemplo, é prá eu tocar Tom Sawyer, do Rush. Começa com aquele efeito na parte 1, depois um strings na parte 2, depois um lead na parte 3, etc.. Todas estas partes são programáveis de maneira independente - volume, oitava, itunning., etc. Prá mudar pro timbre seguinte , dentro do mesmo patch da Tom Sawyer, basta apertar um botãozinho.

    Então, como eu disse, eu só posso armazenar 32 "músicas", ou seja, 32 patches, com 16 timbres em cada patch. Pra uma apresentação ao vivo tá mais que bom, pois tocamso em média 16/18 músicas por show. Mas o problema é que nosso set list inteiro tem mais de 60 músicas, e eu fico maluco cada vez que o set list o show muda. Talvez eu não saiba mexer muito bem com a programação do XP, por isso q eu queria um equipo mais versátil.

    Quando eu estava agora a pouco lendo o manuel do G6, vi que no modo Favorites ele permitia isso, só fiquei com receio de ser apenas 16 patches, com 16 timbres em cada, mas agora acho q entendi: são 256 patches com 16 timbres cada.

    É isso mesmo?

    Aff, escrevi demais............rs

    Abs!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Aleciano Fuckin Roses
    Essa parte dos patchs pode ser algo interessante para ele... já que ele teria no TR 3 bancos com 128 posições e 8 timbres em cada... já que nos KORG's não existe o banco user... todos os patchs podem ser editados e substituidos pelo usuário...

    Assim como no modo PROG você tem também 4 Bancos cada um com 128 patchs para edição e divertimento livre!!! =]

    Enfim... Top é Top... feito o Carlos_Souza_Jr falou... e além do mais o TR ter apenas 1 insert de IFX e 1 de MFX é complicado e isso já foi mais do que falado aqui...

    silvG8
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: silvG8
    · votar


    R Palma
    na verdade o live set no fantom g tem um propósito diferente do xp50.
    vc pode usar até 8 timbres por patch, que podem ser divididos em todo o teclado de acordo com a sua vontade. além de serem divididos podem ser sobrepostos.
    são 512 patches programáveis mais 512 de fábrica.

    agora o diferente e dificil de entender que havia falado antes:
    o modo favorite...
    é o seguinte. você pode colocar até 16 patches (desses 1024- 512 USER e 512 PRESET) em cada banco de favoritos.
    acho que são 16 bancos, o q daria 256 patches pra vc relembrar rapidamente, sem ter que decorar número nem nada.
    ex.:
    bank A - live set 1
    live set 2
    ...
    live set 16

    bank B - ...
    ...

    a facilidade está na troca de timbres, que pode ser feita facilmente pressionando apenas um botão no teclado ou um dos pads.


    a intenção do live mode no fantom g não é a mesma que o performance na familia xp. deu-se ênfase na criação de patches com vários timbres superpostos e ainda com opção de 2 efeitos por cada timbre (são 3 efeitos no modo studio).

    criando um live set por ex.:
    layer 1 - piano
    layer 2 - baixo
    layer 3 - strings
    layer 4 - cello solo
    layer 5 - bells
    ...
    layer 8 - + strings

    esses layers estariam compondo 1 patch (live set) de 8 timbres diferentes do teclado.
    então quando você armazena um live set você armazena 8 timbres diferentes. se você gosta de timbres individuais (piano 1, piano 2, piano 3, baixo 1, guitarra 1, lead 1, lead 2, etc.) você pode ainda usar os timbres do patch (que são 8) individualmente, com auxilio dos pads pra trocar os timbres dentro de um mesmo patch. pra trocar de patch você poderia utilizar o botãozinho que citei antes.

    de acordo com meus cálculos, com apenas um banco você poderia acessar 128 timbres. acho que é mais que suficiente.

    vlw!
    escrevi muito 2!

    add no msn. igorgcr2@hotmail.com

    R Palma
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Caros amigos, gostaria de agradecer a todos que deram sua opinião neste tópico, que aliás foram de grande valia.

    Pelo que "digeri" dos posts, e pelo que li do manual do proprietário, acho q vou de G7. Só preciso agora quebrar o cofrinho e ver uma loja que financie em 240 meses, no mesmo esquema de casa própria pela Caixa conomica Federal.

    Um abração a todos, em especial pro SilvG8.

    Valeu1

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    R Palma
    Pintou um clima... hummmmmmm

    Oia... se tu achar essa loja me diz ai... que a gente conversa e vê o preço de 2 G7 hauhauhauha...

    pedro_tecla
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    se eu fosse o cara compraria logo o motif xs!!e mais leve. :)

    R Palma
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    se eu fosse o cara compraria logo o motif xs!!e mais leve. :)

    Caraca, mais leve? O XS6 pesa 15k, o 7 pesa 17, e o 8, só 26k.....

    rs.........

    pedro_tecla
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: pedro_tecla
    · votar


    o xs 6 pesa 14,mais se o fanton ta melhor pra você pra mim ta beleza,ja que cada um tem sua necessidade,eu mesmo não me dou bem com roland na minha mão,como sempre falo o melhor teclado e o que supre a sua necessidade!!mais aquele visor do fanton todos os novos modelos deviam ter!!o visor e o que facilita a operação de um teclado,você não vai ficar olhando um visor de perto num show.

    R Palma
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ha ha ha.....o G6 não fica atrás não....pesa por volta de 14 tbm.....verdadeiros peso pesados.

    MAs concordo que realmente o melhor teclado é aquele que supre as necessidades. Gosto da Yamaha, principalmente do DX7 (antigão, eu sei), mas quanto ao Motif, só o fato do Bend não ser de alavanca já me fez torcer o nariz prá ele. Esse tipo de Bend me lembra da linha Q da Alesis, um dos piores teclados q já pus as mãos, ao lado de um Technics. Com certeza, pra outras pessoas esses vão ser os melhores teclados já fabricados no mundo.

    Comi diz o ditado, Cada um com seu cada um.

    Mas falei do peso dos equipos só de sacanagem.

    Abração!

    R Palma
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Pintou um clima... hummmmmmm

    Pô cara, fala assim não...se minha mulher descobre esse meu lado feminino, tô lascado...ha ha ha ha

    Quanto ao financiamento a perder de vista, acho q vou refinanciar meu carro em 60x. A axa de juros é um pouco salgada, mas os olhos são maior que o bolso, fazer o que......

    Abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais uma dúvida cruel!