Dicas para um iniciante!

Autor Mensagem
Aero
Veterano
# fev/09 · Editado por: Aero


Olá! =)

Bom...
Eu ganhei um teclado antigo da minha irmã hoje, é um Yamaha PSR-185 (Imagem) bem velhinho, e eu queria aprender um básico.

Eu já sei um pouco de teoria, porque já estou na música a 3 anos (na guitarra).
Queria saber o que seria bom eu estudar e que músicas seriam legais também.

E mais uma dúvida...
Como eu faço para passar da partitura para o teclado?
Como sei em qual oitava ele se refere?

Valeu! =)

Já usei a busca, mas não consegui encontrar nada detalhado! ;x

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


Ah, sim...

Este Yamaha é bom? =)

Lord fafe
Veterano
# fev/09
· votar


Ah, sim...

Este Yamaha é bom? =)


É meio passadinho... mais pra vc só aprender é bom... depois que vc der uma evoluida vc mesmo vai sentir a necessidade de trocar...

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


Lord fafe

Sim, ele é meio velhinho...
Mas quero só pra aprender um pouco, pra poder acompanhar na guitarra de vez em quando, e não ficar preso só à um instrumento.

Quanto as outras dúvidas, alguém sabe responder? =D

Gonzalez_keyboard
Veterano
# fev/09
· votar


Aero

Como eu faço para passar da partitura para o teclado?

Primeiro lugar ja conhece as notas no teclado?
o do é a primeira tecla branca antes da sequencia de duas pretas, a tecla branca entre 2 pretas é o ré, partindo deste principio voce encontrara as outras sendo que as notas pretas são os sutenidos e os bemois.



Como sei em qual oitava ele se refere?

A nota do escrita na clave de sol na primeira linha suplementar inferior é a tecla "do central" do piano, como não sei qnts 8as tem seu teclado mais acredito q seja 5 [61] teclas, este do sera o segundo da esquerda para a direita.

espero ter ajudado, mais a melhor maneira é vc pedir umas dicas para algum amigo proximo que possa te passar pessoalmente os primeiros "macetes".

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


Gonzalez_keyboard

Sim, sim...
Já conheço as oitavas dele.
Tem 5 oitavas.

Primeira linha suplementar inferior seria a primeira linha "a mais" em baixo, né?
(eu sou um pouco perdido em partitura, só sei o básico)

Então o dó da segunda oitava seria referente a esta linha?
Onde se localizariam as outras oitavas?

Gonzalez_keyboard
Veterano
# fev/09
· votar


Aero

Então o dó da segunda oitava seria referente a esta linha?
no seu teclado q tem 5 8as sim em outros não.

Onde se localizariam as outras oitavas?
Não intendi bem a pergunta, mais no teclado as 8as vão indo na clave de sol sempre subindo assim como no instrumento e para as partes mais graves usa-se clave de fá mais como vc ainda é bem iniciante primeiro pega a de sol q é mais facil.

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


Gonzalez_keyboard

Então, se eu usar sempre a clave de Sol, vou usar a partir da segunda oitava?
Ai pra eu saber quando mudou de oitava é só ir seguindo a nota, né?
Quando chegasse no outro dó (ou acima) na partitura indicaria que devo usar outra oitava...
Estou certo?

Se for desse jeito, vou acabar usando somente 2 oitavas na clave de Sol, né?

Delvo
Veterano
# fev/09
· votar


.Aero

Para começar o teclado não importa tanto. Entre numa escola, estude bastante. Sem escola ou professor é complicado. Pelo menos 6 meses deve ser suficiente para uma base. Depois de ter base até dá para continuar sozinho, mas o melhor é ter professor ou escola.

Aero
Veterano
# fev/09 · Editado por: Aero
· votar


Delvo

É que no momento não tenho dinheiro nem tempo para ter aulas de teclado.
E como não pretendo tocar algo profissional, nem me matar de estudar (já faço isso na guitarra! xP), acho que seria possível aprender com dicas daqui do FCC.

CheshireCat
Veterano
# fev/09
· votar


Gonzalez_keyboard
Cara, tem certeza de que é o do da linha suplementar inferior é o segundo do e não o terceiro? @_@ Não lembro direito de como era o teclado em que eu estudava no começo, mas creio que tinha 5 oitavas... e meu professor marcou no caderno que esse do era na terceira oitava. Lembro que mesmo no teclado, ele ficava no centro. E eu não tocava a clave de fa logo na primeira oitava.

Aero
Então, se eu usar sempre a clave de Sol, vou usar a partir da segunda oitava?
Ai pra eu saber quando mudou de oitava é só ir seguindo a nota, né?
Quando chegasse no outro dó (ou acima) na partitura indicaria que devo usar outra oitava...
Estou certo?

Se for desse jeito, vou acabar usando somente 2 oitavas na clave de Sol, né?

Sim, no seu teclado a nota do na primeira linha suplementar inferior vai ser sempre a mesma, seja ele o segundo ou o terceiro do. (não tenho certeza mesmo de qual é =\ )

Sim, é só você contar as notas.

Dá pra você usar todas as oitavas com a clave de sol. Pra facilitar a leitura, é só usar linha de oitava. Mas as notas mais graves são escritas na clave de fa, pra facilitar também.

Ah, te recomendo aprender a ler na clave de fa, caso você não saiba.

Fiz um tutorial de como aprender a ler partitura... Embora ele tenha sido feito pra piano(quanto à notação de onde as notas se localizam no teclado), talvez possa te ajudar em alguma coisa. Se quiser dar uma olhada, o link tá aqui. =)

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


CheshireCat
Deu pra entender bastante! =D
Vou dar uma tentada com essas partituras que você postou, e qualquer coisa eu posto aqui! =)

Valeu à todos que ajudaram! =D

Gonzalez_keyboard
Veterano
# fev/09
· votar


CheshireCat
pode cre eu esqueci que os teclados de 61 teclas ja começam no do, fiz a conta errada pq tava olhando pro piano, é o terceiro sim, desculpa ae. e vlw pela corrção =]

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


Gonzalez_keyboard

Então o primeiro dó (o da primeira linha suplementar inferior) é referente ao dó da terceira oitava?

CheshireCat
Veterano
# fev/09
· votar


Aero
Deu pra entender bastante! =D
Vou dar uma tentada com essas partituras que você postou, e qualquer coisa eu posto aqui! =)

Que bom! =D Se você quiser mais algumas partituras pra iniciantes, tem estas que eu upei outro dia:
http://www.4shared.com/file/65955769/37558378/partiturasfaceis.html

Gonzalez_keyboard
Ah, às vezes acontece de confundir mesmo. =)
O teclado padrão tem 5 oitavas? Vou editar meu tutorial e colocar essa localização das notas no teclado.

Aero
Então o primeiro dó (o da primeira linha suplementar inferior) é referente ao dó da terceira oitava?
Sim.

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


CheshireCat

Já baixei...
Quando eu tiver um tempinho eu tento tocá-las! =D

Valeu!

rngodinho
Veterano
# fev/09
· votar


Aproveitando o tópico...

Sou iniciante no teclado, mas tenho feito bons progressos com o "método para tocar de teclado" de Mário Mascarenhas. Já terminei o volume 1, agora estou no volume 2, de um total de 3. Já sei a clave de sol, e estou começando a clave de fá.
Mas, claro, quero ir além... Pesquisando na internet msm, vi que muitas pessoas falam de "exercícios de escalas" e outras coisas necessárias para iniciante... Mas eu nunca consigo saber o que É exatamente "exercício de escala", nem para que serve...

Alguém poderia me ajudar??

Abç

CheshireCat
Veterano
# fev/09
· votar


Aero
Às ordens! \o/

rngodinho
Você pode procurar algum método voltado à técnica, eles costumam ter exercícios de escalas, arpejos etc. O mais conhecido é o Hanon, deve ter nele... Eu não sei porque nunca vi, uso o Le Déliateur.

rngodinho
Veterano
# fev/09 · Editado por: rngodinho
· votar


CheshireCat
Esse método Hanon... tem um lugar em q eu possa fazer download?
Eu tenho aqui comigo uma coletânea de "60 pquenos estudos" de Czerny... È igual ou menlhor q o Hanon?

--------------------------------------
Outra pergunta inciante:
No livro do M. mascarenhas, ele diz que o acorde C é "sol-dó-mi", mas em vários outros lugares as pessoas dizem que é "dó-mi-sol"... P q existe essa diferença??

Abç

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


ele diz que o acorde C é "sol-dó-mi", mas em vários outros lugares as pessoas dizem que é "dó-mi-sol"... P q existe essa diferença??
É a mesma coisa...
Só muda que no segundo ele começa pela nota do acorde, o Dó...

Pelo menos eu acho que seja isso.

CheshireCat
Veterano
# fev/09
· votar


rngodinho
Esse método Hanon... tem um lugar em q eu possa fazer download?
Tenta procurar nesses sites de compartilhamento de arquivo, tipo emule, mininova etc...

Eu tenho aqui comigo uma coletânea de "60 pquenos estudos" de Czerny... È igual ou menlhor q o Hanon?
Não sei te responder porque nunca cheguei a ver nenhum dos dois... Mas já ouvi falar bem do Czerny também... Tem escalas nele?

Aero
No livro do M. mascarenhas, ele diz que o acorde C é "sol-dó-mi", mas em vários outros lugares as pessoas dizem que é "dó-mi-sol"... P q existe essa diferença??
É o que o Aero disse mesmo. sol-do-mi é o acorde de C na segunda inversão. =)

Acorde na posição fundamental: do-mi-sol (C)
Acorde na primeira inversão: mi-sol-do (C/E)
Acorde na segunda inversão: sol-do-mi (C/G)
(você pode omitir a / e falar só C mesmo)

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


CheshireCat

Acorde na posição fundamental: do-mi-sol (C)
Acorde na primeira inversão: mi-sol-do (C/E)
Acorde na segunda inversão: sol-do-mi (C/G)
(você pode omitir a / e falar só C mesmo)


Se não for pedir demais, tem como explicar isso de inversão melhor? =)

CheshireCat
Veterano
# fev/09
· votar


Aero
Claro =)
Os acordes Maiores, menores, diminutos e aumentados são formados pelos graus I, III e V da escala que dá nome ao acorde.

Posição fundamental: é quando a nota que está na base do acorde é o grau I: do-mi-sol
Primeira inversão: a nota que está na base é o grau III: mi-sol-do
Segunda inversão: a nota que está na base é o grau V: sol-do-mi

Obs: repare que pra fazer a primeira inversão você pega o do e "joga" ele pra cima, e pra fazer a segunda, pega o mi e "joga" pra cima do do... Tem que seguir essa ordem, não pode ser por exemplo mi-do-sol.

Quanto à notação, o que vem depois da / é a nota que está na base do acorde.

Pra identificar na prática, é só observar que um acorde tem um intervalo de terça entre cada nota, ou seja, na posição fundamental todas as notas vão estar numa sequência de linhas ou numa sequência de espaços... Se tiver uma nota fora da sequência, sozinha lá em cima, você sabe que está na primeira inversão... Se tiver duas, segunda inversão. =)

Espero que tenha dado pra entender. Qualquer dúvida é só falar!

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


CheshireCat

Deu pra entender tudo sim!

Valeu mesmo! =D

Teclgait
Veterano
# fev/09
· votar


Cara dis que se mata a estudar e nao sabe ler partitura?
Ou tens um grande ouvido ou isso tao mau...

CheshireCat
Veterano
# fev/09
· votar


Aero
Que bom! =D

Teclgait
Cara dis que se mata a estudar e nao sabe ler partitura?
Ou tens um grande ouvido ou isso tao mau...

??? Não sei onde você leu isso. Ele disse que toca guitarra há 3 anos, e não é preciso que guitarristas leiam partitura. Além disso, ele sabe ler partitura, só não sabe relacionar as notas com o teclado; o que é perfeitamente normal para os iniciantes.
Enfim, comentário desnecessário.

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


Cara dis que se mata a estudar e nao sabe ler partitura?
Ou tens um grande ouvido ou isso tao mau...


Aonde eu disse que eu me mato de estudar e que eu não sei ler partitura?

Me mato de estudar na GUITARRA, e não é necessário ler partitura.
E sim, eu sei ler partitura.

Enfim, comentário desnecessário. [2]

Gonzalez_keyboard
Veterano
# fev/09
· votar


Aero
Inverões no teclado são iguais as de guitarra, se você faz um D e um D/F# vc ta fazendo um D na segunda inversão, uma explicação ainda mais simples de inversão, é o acorde começando por qualquer nota da triade, isso tb funciona com tétrades.

E para uma pratica de inversão no teclado ainda mais simples você pode fazer a triade na mão direita e uma nota da triade no baixo da mao esquerda ex: E/G# mao esquerda g# oitavado mao direita triade de E, isso pra ser a maneira mais simples na pratica.

Gonzalez_keyboard
Veterano
# fev/09
· votar


rngodinho
Cara eu acho o Hanon meio complicado pra você que ta começando, comece fazendo exercicio de pentacordes, tipo c-d-e-f-g-f-e-d-c nas 2 mãos transponha isso para outras tonalidades, toca no sentido contrario e faça exercicios em cima disso tipo c-d-e-f-g-f-e-d-e-d-e-f-g-f-e-d-c com as 2 maos deixe os dedos juntos só cada dedo em sua respectiva teclado ano levanta os dedos da superficie das teclas enqnto toca outra tecla mais tambem nao deixe apertado segurando a tecla anterior. é importante vc saber que os exercicios de tecnica não tem grande resultado em teclados com teclas leves. abraço

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


Gonzalez_keyboard

Entendi...
Valeu! =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para um iniciante!