Dicas para um iniciante!

Autor Mensagem
Teclgait
Veterano
# fev/09
· votar


Nao eh ?
Entao faz os acordes sem saber porque e para que ?
Eu gosto de saber o que fazo mas isso sou eu

CheshireCat
Veterano
# fev/09
· votar


Teclgait
E você por acaso já nasceu sabendo? Você leu o título do tópico?
Dicas para um iniciante!

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


CheshireCat

E você por acaso já nasceu sabendo? Você leu o título do tópico?
Dicas para um iniciante!

Pois é, né! .-.

Teclgait
Veterano
# fev/09
· votar


Nao mas tentei me esclareçer a mim
Dis que se mata estudando guitarra nao estuda teoria ?

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/09
· votar


Aero

A questão das inversões, como o Gonzalez_keyboard disse, é a mesma que a da Guitarra. E por mais engraçado que pareça, com o tempo vc vai perceber que as inversões não soam igual, dó-mi-sol soa bem diferente de mi-sol-dó...

Teclgait
Nao eh ?
Entao faz os acordes sem saber porque e para que ?
Eu gosto de saber o que fazo mas isso sou eu


Então, já que gosta de saber o que faz, aprenda a escrever... :-)

Aero
Veterano
# fev/09 · Editado por: Aero
· votar


Teclgait
Dis que se mata estudando guitarra nao estuda teoria ?
Sim, eu estudo teoria.
E quem disse que eu não sei sobre acordes??
Eu só quis saber sobre a inversão.
Peço o favor de que, se não tiver nada para acrescentar ao conteúdo do tópico, se retire. =)

Então, já que gosta de saber o que faz, aprenda a escrever... :-) [2]


Carlos_Souza_Jr
É... Mas eu também não sabia na guitarra...
Imaginava que era só trocar a ordem das notas.
E realmente soa diferente! Hehe...

Teclgait
Veterano
# fev/09
· votar


Sem professor vai ser dificil...

rngodinho
Veterano
# fev/09
· votar


Gonzalez_keyboard, CheshireCat, Aero
Valeu pela ajuda!

ChesireCat
Aero

Finalmente estou começando a entender esse negócio de inversão de acorde... De qlq forma, bem q o Mascarenhas podia ter dito q o acorde é C/G, e não apenas C, pra não causar confusão...

Cheshirecat
E, até onde eu sei, não tem exercícios de escala nesses "60 pqenos estudos" do Czerny, não. Se quiser, eu envio para o seu email...
Hehe. Mais uma coisa... o q significa "graus I, III e V"?

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


rngodinho

Hehe. Mais uma coisa... o q significa "graus I, III e V"?

Acredito que seja assim...
O acorde Dó é formado pela sua terça e quinta. Que seriam o terceiro e quinto grau.
Dó - Mi - Sol
Se contarmos...
- Ré - Mi - Fá - Sol
Dó é o primeiro grau deste acorde, Mi é o terceiro e Sol é o quinto.

Certo? =)

CheshireCat
Veterano
# fev/09
· votar


rngodinho
E, até onde eu sei, não tem exercícios de escala nesses "60 pqenos estudos" do Czerny, não. Se quiser, eu envio para o seu email...
Quero sim, valeu! Vou te passar meu email nos recados do forum. =)

Aero
Acredito que seja assim...
É assim mesmo. =) Os graus de uma escala são as notas dessa escala.

Dó é o primeiro grau deste acorde, Mi é o terceiro e Sol é o quinto.
Só um detalhezinho, os graus se referem à escala de Do Maior, não ao acorde. Soa estranho falar que Mi é o terceiro grau do acorde.

Por curiosidade, esses graus têm nome:
I- tônica
II- supertônica
III - mediante
IV - subdominante
V- dominante
VI - superdominante
VII - sensível

rngodinho
Veterano
# fev/09 · Editado por: rngodinho
· votar


Alguém aí tem um piano digital? Qual é a diferença entre piano digital e um teclado? As teclas são mais pesadas?

CheshireCat
Confirme se recebeu...

Gonzalez_keyboard
"exercícios de técnica não têm grande resultado em teclas leves"
Vc tem certeza? Eu vinha fazendo os exercícios no meu teclado msm, mas agora estou em dúvida se devo continuar fazendo...

CheshireCat
Veterano
# fev/09
· votar


rngodinho
Recebi sim, valeuzão!! =)

Alguém aí tem um piano digital? Qual é a diferença entre piano digital e um teclado? As teclas são mais pesadas?
Depende bastante do piano digital. O peso das teclas varia de acordo com o modelo, mas em geral costumam ser mais pesadas que as dos teclados comuns. Outra diferença é que ele tem o mesmo número de oitavas de um piano.

Eu tenho um Yamaha DGX-520, e o peso ainda está longe de ser o mesmo de um piano acústico, mas é bem melhor do que o teclado em que eu comecei tocando (um Casio fóssil de tão velho). Depois que comprei o piano, meu toque e dinâmica no piano acústico da escola melhoraram absurdamente!

Se o seu objetivo é ter técnica de pianista mesmo, o peso das teclas influencia, sim. Não digo que não adianta nada fazer em teclado, mas o resultado seria muito melhor em teclas mais pesadas.

rngodinho
Veterano
# fev/09 · Editado por: rngodinho
· votar


CheshireCat
Hum. Bom saber, mas pelo menos por enquanto é só uma curiosidade... hehe. Vou ficando com o meu tecladinho msm. Teclados como esse são meio caros.
----------------
Outra dúvida, pra quem quiser responder:
Como eu falei, tenho usado o livro do Mascarenhas... Mas agora eu tenho visto q não só um, mas VÁRIOS acordes q ele ensina no livro "método para teclado", inclusive no "dicionário de acorde" no final do livro, são diferentes do q eu vejo em outros lugares... acho q são diferentes até das inversões... É possível que ele tenha SIMPLIFICADO os acordes???, ou está errado msm??

CheshireCat
Veterano
# mar/09
· votar


rngodinho
VÁRIOS acordes q ele ensina no livro "método para teclado", inclusive no "dicionário de acorde" no final do livro, são diferentes do q eu vejo em outros lugares... acho q são diferentes até das inversões...
Tem como você citar um ou dois exemplos?

Ps: Não acho dicionário de acordes uma coisa legal. Vale bem mais a pena você aprender formação de acordes, e então conseguirá formar e identificar qualquer acorde sozinho.

É possível que ele tenha SIMPLIFICADO os acordes???
Olha, já ouvi muita gente falando mal do Mascarenhas porque ele simplifica demais as músicas. Mas simplificar acordes acho que nem tem muito jeito. Enfim, poste aí pra eu ver se consigo descobrir o que se passa. =)

rngodinho
Veterano
# mar/09 · Editado por: rngodinho
· votar


(Editei pq tinha escrito um acorde errado...)

CheshireCat
Acho q eu já descobri o problema. É aquilo msm: ele mostra um acorde invertido e "diz" que é o acorde original...

Fiz uma lista de alguns casos assim. Deu um pouco de trabalho, pq não sabia quase nada de acorde; mas agora, graças a ele, sei um pouco mais =). Instalei um dicionário de acorde e fui procurando. À esquerda estão os acordes segundo o dicionário da internet.

D _ ré/fá#/lá

D/F# _ fá#/lá/ré
(Então, no livro do Mascarenhas, D na verdade é D/F#)

Am7 _ lá/dó/mi/sol

Am7/G _ sol/lá/dó/mi
(No livro do M.M., Am7 é, na verdade, Am7/G)

C _ dó/mi/sol

C/G _ sol/dó/mi
(No livro, C é C/G)

Bm7 _ si/ré/fá#/lá

Bm7/F# _ fá#/lá/si/ré
(No livro, Bm7 é Bm7/F#)

Bm _ si/ré/fá#

Bm/F# _ fá#/si/ré
(No livro, Bm é, na verdade, Bm/F#)

E _ mi/sol#/si

E/G# _ sol#/si/mi
(No livro, E é, na verdade, E/G#)

D7 _ ré/fá#/lá/dó

D7/F# _ fá#/lá/dó/ré
(No livro, D7 é D7/F#)

A _ lá/dó#/mi
(No livro... está certo! \o/\o/)

Am _ lá/dó/mi
(No livro... está certo! \o/)

Etc. Se houver algum erro, é só dizer.

rngodinho
Veterano
# mar/09
· votar


Mais:

Dm _ ré/fá/lá

Dm/A _ lá/ré/fá
(No livro, Dm, na verdade, é Dm/A)

E7 _ mi/sol#/si/ré
(No livro, E7 na verdade é E7/G#)

CheshireCat
Veterano
# mar/09
· votar


rngodinho
Então o livro só não deixa explícita a nota que está na base do acorde... Sinceramente, não sei se é obrigatório ou opcional fazer isso. Se ninguém do forum responder até lá, no sábado eu pergunto pro meu professor. =)

rngodinho
Veterano
# mar/09
· votar


CheshireCat
Bem, de qlq forma, ele deve ter feito isso pra evitar falar sobre formação de acordes etc... Mas, isso causa confusão, causa!

rngodinho
Veterano
# mar/09
· votar


E aqui vai outra:

- As partituras para iniciantes têm escrito, sobre cada nota da partitura, o nº do dedo com q devemos tocar cada nota... O nº 1 para o polegar, o 2 para o indicador, o 3 para o dedo médio etc. O nome disso é dedilhado, né?
Bem, qd a partitura não mostra o dedilhado... como saber com q dedo devo tocar cada nota? Existe uma regra fixa, ou é mais uma coisa mais relativa, q depende de cada um? Em outras palavras: existe mais de um modo de executar uma partitura, do ponto de vista técnico?

CheshireCat
Veterano
# mar/09 · Editado por: CheshireCat
· votar


rngodinho
O nome disso é dedilhado, né?
Sim. =)

Bem, qd a partitura não mostra o dedilhado... como saber com q dedo devo tocar cada nota? Existe uma regra fixa, ou é mais uma coisa mais relativa, q depende de cada um? Em outras palavras: existe mais de um modo de executar uma partitura, do ponto de vista técnico?
Sim, existem algumas regras. Por exemplo, quando se faz saltos de oitavas em teclas pretas, deve-se usar o dedo 4 ao invés do 5... Mas quando você faz 2 saltos desses seguidos em teclas pretas, pode usar o 5 no primeiro, e por aí vai. Acho que também depende do estilo. Outra coisa que costuma ser bem padronizada é dedilhado de escalas e arpejos.

Tem bom senso também, que você pega com a prática. No começo, eu não tinha a menor ideia de qual dedo colocar, precisava perguntar tudo pro professor. Hoje já consigo montar o dedilhado sozinha, exceto pra alguns acordes mais complicadinhos.

Se você não preza ter uma técnica muito rígida, apenas veja com qual dedo você se sente mais confortável. (não que usando as regrinhas fique desconfortável, pelo contrário)

rngodinho
Veterano
# mar/09 · Editado por: rngodinho
· votar


CheshireCat
- Sabe onde eu posso encontrar essas regras? Servem aqueles exercícios como o do Czerny?

- E vc chega a escrever o dedilhado em cima da notas, pra facilitar na execução?

CheshireCat
Veterano
# mar/09
· votar


rngodinho
- Sabe onde eu posso encontrar essas regras?
Infelizmente, não. =\

Servem aqueles exercícios como o do Czerny?
Sim, pode confiar no dedilhado dos exercícios. É o mais recomendado.

- E vc chega a escrever o dedilhado em cima da notas, pra facilitar na execução?
Além do que já vem marcado na partitura, só em passagens onde eu fico com dúvida. Não é desaconselhável anotar o dedilhado, não. Meu professor fala pra eu marcar sempre que quiser, pra quando estiver tocando não perder tempo pensando em que dedo colocar.

rngodinho
Veterano
# mar/09
· votar


Obrigado pela ajuda! Já aprendi bastante coisa. =)
Sei q são perguntas bem fundamentais, e tvlz justamente por isso é difícil encontrar resposta, msm na internet... Mas vou perguntando aos poucos pra evitar a fadiga (de quem responde =] ).
;-)

CheshireCat
Veterano
# mar/09
· votar


rngodinho
Pode perguntar sempre que tiver alguma dúvida. Se eu souber a resposta, fico feliz em ajudar. =)

rngodinho
Veterano
# mar/09 · Editado por: rngodinho
· votar


ok.

- O metrônomo é fundamental para tocar bem?

- Os acordes do teclado são usados no piano tb? Com o mesmo resultado?

Prada
Veterano
# mar/09
· votar


- O metrônomo é fundamental para tocar bem?

Sim, pois o metrônomo é o ritmo em si. (Pense em uma bateria, o metrônomo é sua fórmula simplificada), pois com ele você seguirá a linha de tempo necessária entre cada nota, cifra e acorde.
Depois de um tempo, é possível tocar sem o metrônomo (óbvio), mas ele é mais do que essencial. Boa sorte!

- Os acordes do teclado são usados no piano tb? Com o mesmo resultado?


Claro que sim, mas eu prefiro dizer que depende do que é "resultado", no piano o som é bem mais bonito (estou falando de som). A diferença são apenas as teclas (números e peso, mecanismo).
Afinal, ambos são "teclas".

Espero ter ajudado e se errei em algo, favor me corrigir.

ThiagoMafra
Veterano
# mar/09
· votar


Ops, um pouco atrasasdo mais cheguei!
Hanon pra iniciante é meio cruel, né. Se bem q na edição q eu tenho aqui no início do exercício 39 ele tem uma lista com as escalas maiores mais usadas.
agora link para partituras eruditas tem aqui:
http://imslp.org/wiki/P%C3%A1gina_inicial
tenta ao invés do czerny e do hanon algo tipo microcosmos do bela bartok.

rngodinho
Veterano
# mar/09
· votar


Qual seria o melhor teclado (de preferência piano digital) custando até 3.000?

rngodinho
Veterano
# mar/09
· votar


Alguém poderia me explicar como funciona a régua das alturas?, porque ainda tenho algumas dúvidas... Ela remete aos acordes somente?, ou eu posso usar para falar das notas?

I- tônica
II- supertônica
III - mediante
IV - subdominante
V- dominante
VI - superdominante
VII - sensível

Abç!

rngodinho
Veterano
# abr/09
· votar


Alguma alma caridosa poderia responder?
Tb é uma tentativa de manter este tópico vivo, para manter um só tópico para iniciante, e não um dezena deles.
Abç!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para um iniciante!