Cabo USB x Latência

    Autor Mensagem
    W4Solutions
    Veterano
    # nov/08


    Pessoal,

    Uma dúvida!
    Qualquer cabo midi-usb é melhor que cabo midi em termos de latência? Ou seja, numa mesma máquina, o cabo faz a alguma diferença ??

    To querendo comprar um, mais existem por exemplo os Edirol (caro pra mim) e os Outros.. como este no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84409986-cabo-midi-p-usb-guitar ra-violo-piano-no-notebook-ou-pc-_JM

    johnny_floripa
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    A latência no caso de midi é quase inexistente, mesmo nos cabos Xing-ling da vida.

    O que interessa para latência, aí sim, é a qualidade da placa de som e seus drivers.

    Sugiro que você baixe o driver ASIO4ALL (www.asio4all.com) e instale no seu computador, assim, qualquer placa de som vai ter latência no mínimo aceitável.

    dtplayer
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    W4Solutions

    A questão não é o cabo, mas o sistema. Ligando em notebook, o USB tem menos latência porque o sistema é mais rápido, e não por causa do cabo. Pra ligar em módulo tem que ser MIDI mesmo, mas daí a construção do módulo já está pronta pra não apresentar latência.

    W4Solutions
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    No caso de performance aovivo com vst, no note, o USB seria melhor?

    jbj
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Se quiser se livrar da latência compra uma placa externa.

    tmurback
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    No caso de performance aovivo com vst, no note, o USB seria melhor?
    Cara, o que manda é a placa de som e os drivers, e não se a porta é USB ou MIDI. A placa de som deve ser de baixíssima latência.

    claver_keys
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Alguem poderia me indicar boas placas de som de baixa latencia??

    dtplayer
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    W4Solutions

    Com certeza a USB é melhor. Eu uso note ao vivo e nunca tive problema.


    claver_keys

    Eu uso um M-audio Fast Track USB que custa 400 reais e ela guenta bem, mas tem que ter um PC razoável (não precisa ser top, mas não pode ser um lixo)

    mazza
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eu uso uma UCA202 ao vivo e ela tem um bom desempenho, meu note é um Core2 com 2GB RAM, vc acha ela por uns R$130,00 mais ou menos.

    W4Solutions
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mais alguem ai usa setup Note+Vst+Controlador?
    Qual seria uma interface legal custoXbeneficio pra tocar ao vivo?

    7h14g0
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Alguem poderia me indicar boas placas de som de baixa latencia??
    Behringer UCA 222. Boa e Barata!!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    7h14g0
    Boa e Barata...
    bem relativo... barata sim, boa bem questionável...
    eu tenho uma, funciona, mas é bem fraquinha

    Mas como o tópico só tem 5 anos... hehehe

    whitewash
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: whitewash
    · votar


    Eu estou utilizando o ROLAND UM-ONE

    LINK : http://www.playtech.com.br/Interface-Roland-UM-ONE-23633.aspx/p


    Cara, sei que latência existe, mas meus ouvidos não conseguem perceber e nem os de quem me ouve tocar..

    Essa interface é tão boa que nem uso placa de som externa, utilizo a do PC mesmo... e quando eu ensaio não ocorre nenhum problema.

    Muito bom mesmo!

    Roland é Roland.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    whitewash
    sei que latência existe
    Sim existe, latência zero é que não existe, o ouvido humano não consegue perceber valores abaixo de 20ms, o pessoal pode ficar tranquilo quando ver valores de 10, 13ms, vai continuar tudo rolando de boa

    Essa interface é tão boa que nem uso placa de som externa
    Parabéns, soube configurar direitinho sua placa de som, na verdade a interface midi só serve para abrir a comunicação entre o equipamento e o computador, a Latência vai ainda estar restrita a placa de som e sua melhor configuração

    Computadores atuais com seus novos drivers de áudio, bom processador e memoria Ram, pode enfiar qualquer placa onboard aí dentro que nossa música vai rolar... toco a anos com placas Realteks e sempre teve excelentes resultados

    pauloedson
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Se quiser se livrar da latência compra uma placa externa.

    pois bem, so adicionando uma informação... mesmo com placa de audio (focusrite scarlett 2i2) fui vitima dessa tal de latência.

    hj sei que nao basta apenas ter uma boa placa de audio. no meu caso, tive que fazer um pequeno ajuste no software de gravação: adobe audition cc 2014. la em "preferências => audio hardware". após selecionar o driver asio da focusrite scarlett 2i2 MARQUEI as duas caixas que ficam logo abaixo. ai sim resolvi o problema da latência por completo.

    o curioso eh que ja tinha lido noutro forum que, as vezes, é preciso fazer ajustes no software de gravação. e, no meu caso, foi preciso, sim, fazer isso!

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    já que uparam o tópico...

    é horripilante ler tópico sobre latência e atribuir a interface "MIDI"
    midi é só um protocolo de comunicação que inventaram lá na década de 80
    onde se conseguia por exemplo ligar um teclado que tinha um processador mais simples que um videogame Atari e você tocava nos dois com latencia
    então lá no inicio da decada de 90 começaram a usar isso com um computador 486 com uma placa MIDI da roland MPU 401
    http://en.wikipedia.org/wiki/MPU-401

    um treco desenvolvido a 30 anos não vai dar latência nos computadores de hoje, usando ele pra processar midi
    um "disquete" de 3.5 com 1.44 MB com midi você enfiava 20 músicas ou mais e ainda tinha espaço só pra ter noção do tamanho do arquivo

    a tal latência, vai de se usar VST, processamento de audio, não processamento de midi

    fulaneto
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    fernando tecladista

    Eu gostaria de ouvir isso que disse sobre o MId para os VSTs, mas acho que ainda vamos esperar mais uns 10 ou 20 anos.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    fernando tecladista

    Até arduino consegue processar MIDI sem latência =)

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    a tal latência, vai de se usar VST, processamento de audio, não processamento de midi

    Ainda tem o processamento do próprio computador, as vezes o indivíduo abre 9.999 VST,s, o processador (puto e com razão), não processa nada, até trava. O cara vai e fala que é latência.

    freitas_silva
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Latencia, como já foi falado aqui, depende de uma série de fatores. O fato de muita gente não se dar bem com os VST, em mais da metade dos casos, é simplesmente má configuração do computador.

    Computador pra rodar fluido ao vivo deve ter um SO limpo, além de um bom hardware. Você não vai achar que seu Intel Atlom vai aguentar um monte de programas abertos ao mesmo tempo acha? Ou que 1gb de memória é o bastante pra gravar uma trilha com 8 instrumentos incluindo processadores FX e tudo vai?

    Conheço muita gente por aí que consegue tirar leite de pedra, mas se quer um sistema confiável invista num bom hardware e faça uma instalação de softwares limpa. Desligue o antivirus quando for tocar. Evite instalar outros programas a não ser o que você usa pra tocar/produzir (principalmente jogos). Desative qualquer programa que rode em background (a menos que seja extremamente necessário como os drives da placa de som).

    Depois disso tudo, aí sim se preocupe em ter uma boa interface de audio e se necessário for! Na minha cidade muitos usam, o note ligado direto na mesa de som e quase sempre a qualidade é muito satisfatória.

    O lance é por aí....

    freitas_silva
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    E é pq ainda deixei passar a parte de configuração do drive de audio com o programa que será usado...rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabo USB x Latência