Cabo Midi-usb ou conexão usb?

    Autor Mensagem
    luc_sky
    Veterano
    # dez/10


    Fala, pessoal. Tudo bom com vocês?!
    Então. Tô montando um estúdio na minha casa.. coisa beeem simples. Não vai passar de entretenimento com os amigos. Nada profissional. Já resolvi meu problema com as guitarras, baixo, batera.. agora, falta o teclado.
    Tenho um teclado de conexão midi. Estava pensando em comprar uma dessas interfaces midi-usb baratinhas, que tem aí pelo Mercado Livre a fora. O que acham delas?! Com relação ao lag, o que mais me preocupa.. é muito alto?
    Se o lag realmente for alto, o jeito vai ser comprar um teclado com conexão usb.. ou seria já exagero?
    Abraços!

    expedifer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Sim, a latência é alta para os padrões musicais (de arrebentar tudo no chao), caso não tenha investido "pesado" em placa de som, se é que vai usar pra isso o cabo midi (é isso? ligado ao Pc?). Uma placa de som de baixa latência está acima dos R$ 800. Mas vai tocar o que então? VST? Vc não diz pra que o cabo midi. E cabo qualquer, baratinho, vai piorar muito tua situação (de latência, a problemas com o windows). Cara, infelizmente nessa parte (cabo midi, latencia, VST, Pc, placa de som), não há nada do que disse "coisa bem simples). Conselho: nessa tua modalidade (barata), caia fora, esqueça, nem vale a pena. Deixe pra lá esse "entretenimento", pois pelo menos não vai passar nervoso e jogar tudo na parede.

    nambuco
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Caro Luc,

    Não sou um músico com experiência mas conheço um pouco de eletrônica / informática.

    Com certeza você terá problema de latência mas tudo depende de como você irá utilizar esta interface MIDI. Se for apenas para controlar o teclado sem nenhuma necessidade de sincronismo com uma SW de gravação no PC ou uso VST, pode até funcionar. Já utilizei desta forma e funcionou. Minha interface é PRELUDE.

    Por outro lado acho que um teclado USB não irá melhorar muito a situação.

    Abs,

    Paulo Henrique

    guitartube
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    luc_sky

    Uma interface MIDI-USB simples e barata pode funcionar bem se ela estiver bem montada/correta e se vc trocar os fios dela por fios de melhor qualidade. Deve-se atentar tbm para a instalação e identificação dela como um dispositivo de áudio USB.

    Outra alternativa, é vc comprar uma placa com entrada/saída midi (geralmente são antigas), e instalar na sua máquina só para usar o teclado. Elas funcionam bem e sem latência.

    Gasta merreca brow e funciona que é uma maravilha.

    flw!!!!!!

    luc_sky
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: luc_sky
    · votar


    expedifer
    nambuco
    guitartube

    Muito obrigado pela ajuda!!
    Então.. esse lag seria de quanto? Sinceramente, já trabalhei com 8ms e.. assim, consigo viver haha.
    Dentre essas interfaces midi-usb que têm nos Mercado Livres da vida, alguma 'dá pro gasto'? Essas Roland, Carewalk, de 200, 300 reais.. são boas?

    guitartube
    É, você me deu uma ótima ideia! Vou me informar quanto à essas placas.

    Abraços!

    Lord fafe
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    luc_sky
    Todos os teclados "USB" que eu testei com o drive asio 4all funfarão sem quase nenhuma latencia'...

    AGCC
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: AGCC
    · votar


    luc_sky
    Vou te falar um pouco da minha experiência...

    Montei um set com um notebook filé e uma placa de som dessas baratinhas (UCA202) no começo, começo me atendeu, mas logo você vê que ela só tampa o sol com a peneira.

    Espere um pouco mais ou compre parcelado uma placa da M-Audio (PCI: M-AUDIO AUDIOPHILE 2496/ USB: jam lab, fast track, fast track pro) que sem dúvidas vão dar conta do recado.

    Quanto ao cabo MIDI e USB. Se sua interface de áudio tiver a opção MIDI utilize cabo MIDI.

    Quando ligamos o teclado via USB no computador nós aumentamos o tempo em que os dados serão processados, pois o SOM sai do TECLADO vai pro PC daí passa pra INTERFACE DE ÁUDIO e então retorna pro PC e eu particularmente senti uma pequena perda da qualidade.

    Beleza? Tudo esclarecido?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabo Midi-usb ou conexão usb?