Fantom G, quem tem?

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# out/08


Eu gostaria de saber quem aqui possui um Fantom G... to na curiosidade para discutir sobre ele com alguém via e-mail ou algum outro meio.
Eu estou com um Fantom G8 e poderia estar tirando algumas (poucas, rsrs) duvidas se alguem tiver...

Vlw.

Artref
Veterano
# out/08
· votar


Opa, faça um review aí pra gente, de preferência tentando ser o mais imparcial possível e esquecendo o furor inicial da compra. O que ele tem de bom, o que ele tem de não tão bom? Como ele se sai no palco? Enfim. =)

silvG8
Veterano
# out/08
· votar


Artref
opa,..... faço sim! eu só não vou ter tempo agora não... ESTUDOS!
mas faço sim! eu só não tenho certeza se serei tão imparcial assim... AMEI ESSE TECLADO! =D

Alexandre Prado
Veterano
# out/08
· votar


Tenho um G7...........AMEI ESSE TECLADO![2]

Artref
Veterano
# out/08
· votar


Então me digam por que o amaram, e nem me venham com essa de que "o amor é cego" ou "não se explica o amor" ou "você só precisa de um motivo pra amar algo" e bla bla bla...

Quero um review! hahaha

silvG8
Veterano
# out/08
· votar


Artref
estou escrevendo o review agora... aliás, se vc tem curiosidade em algum estilo de som, como são os sons de alguma categoria fala aew que eu coloco no review. =)

Artref
Veterano
# out/08
· votar


silvG8, fala tudo que você puder man, eu sou um cara com muita paciência e gosto pela leitura sobre teclados, he he.

Alexandre Prado
Veterano
# out/08
· votar


Tenho um G7...........AMEI ESSE TECLADO![2]

Fazer um review agora para mim ainda é cedo......Tem muita coisa para "fuçar" ainda.......

Posso falar referente a timbres, que é a 1° coisa que faço ao pegar um novo teclado.Escuto 1 por 1 de todos os teclados que pego,,,,,dou uma analizada rapidamente e depois volto novamente escutando com mais tempo e calma .......
Tentando ser o mais imparcial possivel , e comparando com os outros teclados que ja passaram em minhas mãos (FantomX , V-Synth , Motif XS7 , KORG M3 , e outros mais inferiores)

*Timbres
Com ja falei varias e varias vezes em outros topicos , isso é muito relativo....EU (particularmente) procuro o melhor teclado com o melhor timbre para o TIPO de som que eu faço.Dou muita importancia aos Strings & Orquestra & Voices,,,,, e posso garantir que igual a Roland nao ha igual nesse tipo de .....

Os pianos ,existem uma variedade tão grande,,,,,mas taoooooooo grande que acho "meio impossivel" alguem nao achar o "piano ideal" tanto acusticos como eletricos.Não achou???Fuçe que achara.

Posso dizer o mesmo para orgãos.

Os violões e guitars seguem os mesmos parametros do Fantom X , porem agora tem umas "COMBIS" que dão uma graça a mais aos respectivos patches.

Os synths sao bons , e "fuçando" mais,, chegasse ao otimo.....

De tudo os mais fraquinho sao os metais......com paciencia,,, e modificando alguns efeitos da para chegar ao ideal.
---------------------------------------------------------------------- --------------
*VISOR
nem preciso comentar ,,,,,,, NAO TEM PARA NINGUEM,,,como falei antes ate o Stevie Wonder enxerga
---------------------------------------------------------------------- --------------

*Modo Studio & Gravação
Maravilhoso ,,,,,, para quem esta acostumado aos Sonar , Adobe Audacity , Pro Tools da vida ,,,,, é a mesma coisa,,,, principalmente se ligado o mouse no teclado....uma mao na roda para a produção.
---------------------------------------------------------------------- --------------

*Arpejos
Não posso aprofundar muito nesse assunto , pois ainda nao mexi nele,,,,apenas dei uma olhada nos "tipos" de fabrica.(lembram muito do M3.......mas como nao cheguei na edição de arpejos nao posso falar muito.
---------------------------------------------------------------------- ---------------

*Manuseio
Muito facil .Teclas e atalhos de facil acesso sem ter que ficar fazendo "malabarismos" para ligar ,ou alterar isso ou aquilo.E o visor ajuda muito pelo tamanho.
---------------------------------------------------------------------- ---------------

Ainda falta ver muita coisa ,,,como (principalmente para mim) a area "sampler & multi-sampler"......

Acho que é isso.Como falei anteriormente o teclado ideal (com todos os timbres excelentes)jamais existira......sempre terão os PROS e os CONTRAS em qquer teclado ,,, mesmo pq gosto é gosto,,,,e um prefere isso outro aquilo

Alexandre Prado
Veterano
# out/08 · Editado por: Alexandre Prado
· votar


Ahhhhhhhhhhhh ,, esqueci de falar do principal .......... alguns podem não achar ,,,, mas o MODO LIVE voce altera mesmo o patch e nao corta nadaaaaa,,, nem o som ,nem o efeito......
Por exemplo , se vc da o sustain no pedal em algum patch com efeito ou outra coisa ,,, e ficar segurando voce vai mudando timbre por timbre ,vai tocando outras coisas que o som e efeito continua la,,, sem cortar ou perder nada....................MARAVILHOSO ISSO

silvG8
Veterano
# out/08
· votar


Review do Fantom G-8:
Não sei dizer exatamente quais foram as mudanças em relação ao Fantom X.
Na compra tive a experiencia de tocar também em um Motif XS7 (infelizmente não o XS8, para comparação entre as teclas) e posso dizer que eles se equivalem em nível de sons (um ou outro domina com pequena diferença na qualidade dependendo de qual categoria o som pertence).

Primeiro falando do funcionamento e o fácil manuseio do equipamento... é um teclado realmente muito fácil de usar. Eu não sou nenhum expert em teclado (nunca havia possuido um, somente tocado as vezes nos que não eram meus) e mesmo sem ter a experiencia usar o Fantom G foi muito tranquilo.
A tela de 8,5' permitiu a criação de menus amigáveis que facilitam o acesso a praticamente tudo e acredito que ajudam muito na utilização ao vivo! A interface amigável foi muito boa pra mim,... se eu tivesse comprado um M3 teria extrema dificuldade em utilizá-lo.
O teclado é lindo... todo de aluminio escovado na superficie, além dos outros acessórios de superficies de todos os outros. A ação das teclas me impressionou, realmente semelhantes às do piano, além de possuirem uma superficie porosa que absorve o suor, o que evita deslizes durante uma execução ao vivo.
Existem alguns pontos negativos que irei citar depois mas um grande problema do Fantom é que ele é MUITO pesado! Ele tem 33 Kg e além de pesado ele é imenso, realmente dificil achar um case para ele (alias, se alguem souber de algum para recomendar agradeço).

Um pouco sobre os sons...

Pianos: Existem VÁRIOS (muitos mesmo, acho que são 75, não sei dizer assim de cabeça porque eu mesmo já criei alguns) presets de piano, alguns poucos medianos e outros realmente muito bons. Eu toco piano a alguns muitos anos e era essencial pra mim que o teclado contasse com um ótimo "arsenal". A nível de piano posso dizer que o teclado me satisfaz completamente, os sons além de variados são extremamente fiéis e a associação do funcionamento da tecla aos patches fazem com que tocar no Fantom G seja praticamente como tocar no meu piano. A nível de gosto pessoal

Strings, Winds de orquestra, Flautas, e todos os outros sons relacionados a orquestra: São excelentes! Na verdade foi dessa classe de sons e dos pianos que me fizeram optar pelo Fantom G. Em algumas dessas classes faltam presets mas com o tempo acaba-se fazendo patches quando necessário. A profundidade dos elementos e também as caracteristicas que podem ser incorporadas a eles.

Synths (geral): Existem muitos nessa categoria que também foi importante na minha decisão pelo equipamento (para musicas eletronicas e heavy metal). Os patches de lead são muito bons e é possivel reproduzir diversos sons de bandas como Dream Theater bem fielmente.

- Em relação aos sons, existe um mito dizendo que o teclado possui TODAS AS WAVEFORMS DAS PLACAS SRX o que é uma tremenda MENTIRA! Na verdade muitos usuários reclamam da falta que sentem dos sons das placas que usavam nos seus antigos Fantom X, principalmente na parte de Brass (nem comentei porque não sei avaliar a maioria). Ele é meio fraquinho de acordo com usuários do RolandClan a nível de orgãos também, mas eu concordo com o amigo acima, eu não achei.

Bom, já que já foi citado pelo Alexandre Prado tudo o que eu havia escrito, eu vou postar isso logo e depois eu coloco aqui o que falta a nível de prós e contras e também em relação a edição de patches e mudanças em realtime dos sons.

silvG8
Veterano
# out/08
· votar


Alexandre Prado
Ahhhhhhhhhhhh ,, esqueci de falar do principal .......... alguns podem não achar ,,,, mas o MODO LIVE voce altera mesmo o patch e nao corta nadaaaaa,,, nem o som ,nem o efeito......

isso realmente é espetacular, ia comentar no próximo post que eu pudesse fazer.....
me adiciona aí no msn pra gente trocar uma idéia algum dia (eu raramente entro, mas a gente pode conversar um dia desses).
igorgcr@hotmail.com

ThyagoAmaral
Veterano
# out/08
· votar


Isso é papo de gente grande ahauhauhahhauh

Deixa eu com o meu humilde TR76... =/

Artref
Veterano
# out/08
· votar


Hmm, interessante. Valeu aí pessoal.

Às vezes dá vontade de trocar meu M3 por um Fantom G. Eu precisaria fazer um bom teste nele pra ver tudo isso aí na prática. O que mais me preocupa é "punch" pra tocar ao vivo, na pauleira, com guitarrista tocando (ou seja, alto, hahaha), com cantor gritando, enfim. O M3 e a Korg no geral arrebenta nisso, eu queria ver o Fantom G. E duro que esse é o tipo de teste que você só faz depois de comprar. =/

Esse live mode até hoje não entendo porque todo mundo acha o máximo. Eu sempre fiz meus splits, layers e etc e o som cortar nunca foi problema para mim. Alguém poderia me dar um exemplo onde esse feature é realmente importante? Na boa mesmo.

Alexandre Prado
Veterano
# out/08
· votar


Artref ,

vamos supor voce cria uma COMB.
No caso do M3 , nessa COMB 001 vc tem ,por exemplo, seus splits e layers com piano abaixo e acima um piano com delay forte + uns strings.
Voce segurando no sustain ou nas teclas , ao acessar uma outra comb sua , tipo COMB 002 com um violão e começar a tocar essa nova , ele mantem o som do piano e strings da COMB 001? os delays e tudo mais???E reproduz somente o violão da COMB 002 com o piano delay e strings de fundo?

Artref
Veterano
# out/08
· votar


Alexandre Prado, não, mas com 16 sons por combi porque eu teria que trocar de combi? A não ser que a música seja muuuito complexa mesmo...mas eu com 20 anos de estrada acho que nunca toquei 16 sons numa só música.

É possível usar os botões do Control Assign e mutar os canais (sons) que não vou usar na próxima parte, e sem trocar de combi os efeitos não seriam problema. Outra: quando vai trocar de parte, normalmente troca o acorde, e mesmo que não troque, sempre tem aquele tempinho onde sua mão está indo de um acorde para outro. Nesse meio tempo dá para trocar a combi. Também posso utilizar os switches 1 e 2 para trocar meus sons e continuo não precisando trocar de combi. Ou então com efeitos, pedais, etc.

O que estou tentando dizer é que essa limitação da Korg pode ser contornada programando apenas um pouquinho o teclado. Citei algumas poucas maneiras, mas há outras inúmeras. Algumas bem criativas inclusive. Por isso que não vejo isso da Roland como um negócio "Ohhhhh".

No seu exemplo eu faria uma combi só, na hora de trocar para o violão é só ligar o violão no control assign, mantendo o strings...ou até mesmo ligando outro strings...ou usando os pads, ou os sliders, ou muitas outras coisas. E putz, pra fazer isso eu precisaria de quanto...menos de um segundo eu acho.

Acho que a Roland faz essa puta propaganda porque o negócio é fácil de fazer. No caso do Fantom G é só fazer duas "combis" e usar o fato de ele não cortar o som. Mas o que estou te dizendo é que com um pouco de conhecimento do teclado isso é bem possível no M3, no entanto a Korg não faz tooooda essa propaganda. Em outras palavras, é mais marketing da Roland do que realmente um negócio mega revolucionário, entende? Mesmo porque até o Jv30 fazia isso de não cortar o som na troca.

silvG8
Veterano
# out/08 · Editado por: silvG8
· votar


Artref
tipo, no exemplo dele realmente é possivel ser feito com tranquilidade no M3... agora o que eu acho de bom nisso é que ao fazer um Live Set, você pode usar 8 patches e usa-los simultaneamente, sem ter que ligar ou desligar uma voz durante a execução do Live Set 1 por ex.

Eu posso por exemplo criar um patch que utiliza todos os 8 "lugares" possíveis, então ficaria sem a possibilidade de desligar uma parte... para colocar outra no lugar dela...
aí que surge a vantagem do "Patch Remain"... quando se cria patches com muitos layers acaba virando vantagem utilizar 2 patches... você poderia então controlar um Live Set 2 enquanto o Live Set 1 continua rodando com o sustain... O live set 1 por exemplo pode reproduzir algum som de preenchimento, como um pad monstruoso, com sinos com vários delays diferentes por ex ;
e o live set 2 ser um lead bem cheião, uma mistura de guitarra e hard leads.....
acho que é mais facil fazer isso com o sistema de patch remain,..... assim você pode solar em cima do pad por todo o teclado, sem fazer split, mantendo o pad com o pedal...

claro que não é uma ferramenta essencial, mas tem varias utilidades de uso..... ao trocar de um certo tipo de string pra um piano bem suave, a troca que ocorre é quase que gradual.... o som de cordas não desaparecem do nada entende?

-edit-
no studio mode do Fantom G é possível reproduzir oq vc faz com o seu M3... exatamente igual, mas aí perde-se a vantagem da suavidade na troca dos instrumentos...
-edit-

espero que vc tenha entendido a gigante resposta... espero não ter me expressado mal.
vlw =)

tiago scott
Veterano
# out/08
· votar


silvG8
Membro Novato

Alexandre Prado
Veterano

Muito bacana as explicações caras. Realmente agora é só mais uma comprovação de que o Fantom G arrebenta nos Strings, Pads, Leads. Eu gostaria muito de ouvir os pianos, cara pelo que vocês postaram quase ou mais de75 pianos, nossa dá para usar um por noite em cada apresentação, e ainda vai demorar meses para usar todos fora os presents que vc pode pode montar, putz coitado do meu XS7 kkkkkkkk (mas amo ele ainda rsrsrsrs). Sobre o modo Live eu fico meio intrigado também, por exemplo no XS quando estou me apresentando utilizo o modo Voice deixando um timbre no lado do outro para a música que vou fazer. Quando vou alterar o timbre só controlo o volume (abaixo um, e aumento o outro) mas concordo com vc silvG8 que sempre o timbre entra um pouco mais alto e vou ajustando até ficar no volume certo pra acompanhar a voz. Talvez este modo seja muito bom para isso, embora acho isso quase imperceptível (menos para quem têm um G rsrsrsrs) até show ao vivo de vários caras famosos rola esse silêncio na troca de timbre, mesmo com dois teclados.

yurikat
Veterano
# out/08
· votar


tiago scott
por exemplo no XS quando estou me apresentando utilizo o modo Voice deixando um timbre no lado do outro para a música que vou fazer. Quando vou alterar o timbre só controlo o volume (abaixo um, e aumento o outro)

Galera, em primeiro lugar peço desculpas pela desvirtuada....

Tiago, comprei o XS7 nesta semana e mesmo achando o manuseio do teclado muito simples estou tendo difilcades em determinadas situações...
Gostaria de saber como vc deixa um timbre do lado do outro no modo Voice... no performance até já deu para sacar, mas no voice ainda não consegui entender... aprendi a editar em um alesis e korg, sendo assim estou "apanhando" um pouco para entender os padrões da Yamaha...
Outra coisa... esta pergunta é bem boba, porém ainda não consegui entender em sua essência: O que significa exatamente estes 8 elementos por voice, onde posso tirar o melhor proveito disto? Pelo pouco tempo que estou com o XS tenho várias respostas para esta pergunta, mas acho que algo esta me escapando...

Alexandre Prado
silvG8
Galera, meus parabéns pelo Fantom G, confesso que fiquei em cima do muro entre o G e XS, porém escolhi o XS pelos pianos eletricos (nisso o XS é imbátivel) e pelos acústicos em geral, agora os pads e strings do Fantom G me impressionaram muito...

Outra coisa... que teclado bonito!!!! Nunca vi nada igual!!!!
Falou

silvG8
Veterano
# out/08
· votar


tiago scott
po, obg... assim que possível eu vejo se coloco alguma coisa aqui a nível de piano pra vc dar uma escutada.


->colocando os pontos positivos e negativos do Fantom G
(pra mim!)
prós:
-sons muito bons, principalmente a nivel de orquestra, voices, strings, pianos (pra mim os melhores), synths, pads...
-o modo de edição dos patches, com muitos recursos e também com a alteração instantânea dos sons, além dos possíveis 3 efeitos individuais pra cada patch no modo studio
-o sequencer, que querendo ou não é o melhor (muito mais pistas) e também a opção Step Record (como partitura)
-as placas ARX
-acabamento e visual muito bons, os knobs e sliders, além da TELA! rsrs
-o Live Mode
-ação das teclas muito semelhante ao piano
-a possibilidade de usar um mouse e evitar clicar em tantos botões como nos outros workstations

contras:
-FALTAM SONS ÉTNICOS e percurssões
-faltou a opção de expandir via placas SRX pros usuários de Fantom X
-peso realmente excessivo (carregar o G8 sozinho é praticamente impossível)
-ausencia de uma grande variedade de placas ARX no momento
-timbres de "brass" inferior aos da concorrencia
-a falta de conhecimento sobre o equipamento por parte do suporte técnico da roland (eles não souberam responder algumas poucas dúvidas que tive)
-ausência daquele "tapete" (eu realmente não sei o nome) existente no Motif XS (abaixo do pitch/bend)
-atraso em um novo update do equipamento

eu não tenho tanta criatividade para falar sobre o teclado, então seria interessante que perguntassem também!

ah,... parece que possivelmente serão lançadas novas placas ARX na próxima NAMM (nos EUA) que acontecerá em janeiro, mas a Roland ainda não liberou informações...

elektrodisco
Veterano
# out/08
· votar


Às vezes dá vontade de trocar meu M3 por um Fantom G. Eu precisaria fazer um bom teste nele pra ver tudo isso aí na prática. O que mais me preocupa é "punch" pra tocar ao vivo, na pauleira, com guitarrista tocando (ou seja, alto, hahaha), com cantor gritando, enfim. O M3 e a Korg no geral arrebenta nisso, eu queria ver o Fantom G. E duro que esse é o tipo de teste que você só faz depois de comprar.

Pessoal, sou ignorante na questão de conhecimento de outros teclados sendo que na vida inteira so toquei ao vivo com Ensoniq e ultimamente com Roland (Fantom x7). Existe mesmo esta diferença no palco, gritante, que é comentada do Korg para os demais teclados, inclusive em relação ao Motif ? Este punch é menor para os demais teclados. Como pode ocorrer ? Uma equalização dos teclados "inferiores de palco" não poderia dar mais vida ? Traduzindo em miúdos, o som do korg é mais gordo ou mais alto ?
abraços

yurikat
Veterano
# out/08
· votar


elektrodisco
Cara, já toquei com fantom X, Korg TR, Xp 80, Triton... e agora estou com o XS, uma coisa posso garantir, pelo pouco que toquei com o XS consegui perceber o puta punch que ele possui quando usado com banda, não é questão de volume, mas sim um enorme peso nos timbres, principalmente os Eps, foi o teclado com melhor mix de banda que já toquei!!!
Confesso que fiquei com medo, pois nunca havia usado teclados top's da yamaha com banda, mas depois que dei o primeiro acorde o sorriso apareceu no rosto e nunca mais saiu!!!! Não é a toa que muitas bandas usam motif (o ES e o XS preferencialmente) para suas execuções ao vivo.
Mas a Korg tmbm manda muito, mas muito mesmo quando o assunto é mix de banda, meu TR, mesmo não sendo top, falava muito em meio a banda. O triton então... sem comentários.
Agora a decepção fica com os rolands (juno g, Xp 80, fantom Xa e X) que testei, no fone o som era lindo, mas na banda sumia completamente, não dá para entender, mas é real!!! Desses todos o que tem mais expressão é o fantom x, mas por incrivel que pareça acho que o TR mandava mais que ele na pauleira... o pior é o Xp 80, decepção pura!!!
Mas cada tecladista tem seu gosto, esta é a minha impressão...
Talvez se o cara sempre tocou em um XP 80 pode ser que ele nunca perceba isto, mas quanto ele pegar um motif ou triton da vida vai sentir uma enorme diferença.
Um dos meus medos de adquirir o Fantom G foi lembrar de como o Fantom X se portava no mix de banda... mas sobre o Fantom G eu nunca tive a oportunidade de testar... os nossos colegas podem esclarecer melhor.

Falou

yurikat
Veterano
# out/08
· votar


Ah... o problema não esta na marca, mas sim no modelo e naquele lance de conversores (que não entendo nada - huahuahua)... Toquei uma vez com o X50, ultilizando o mesmo timbre que uso no TR, no mesmo Pa... mas senti uma enorme diferença, o som no fone era o mesmo do Tr, mas no Pa tinha muito menos peso... Se é coisa da minha cabeça eu não sei, só sei q foi assim... he he he


Falou

Alexandre Prado
Veterano
# out/08
· votar


contras:
-FALTAM SONS ÉTNICOS e percurssões .

Concordo ..... Mas talvez seja por isso que lançaram de cara a ARX Drums ,,,,,, viu a demo?? Ela funciona como o "cerebro" da TD-20 (temos uma).Da pra criar o que quizer

-faltou a opção de expandir via placas SRX pros usuários de Fantom X
Aí sim ,,,, acho que deveria ter uns 4 slots para as SRXs

-peso realmente excessivo (carregar o G8 sozinho é praticamente impossível)
Sei la ,,,,,, o X8 era pesadão mesmo ,,,,,, mas acho que qquer modelo 8 de qquer marca é dificil mesmo de pegar sozinho

-ausencia de uma grande variedade de placas ARX no momento
Creio que em breve sera solucionado com as novas....Estou no aguardo das ARX Strings & Choral Super Natural......aí vai matar a pau

-timbres de "brass" inferior aos da concorrencia
Concordo ........Mas em se tratando de Roland (q como todas, gosta de faturar a mais com seus patches)é bem provavel que surgira uma ARX só de metais

-a falta de conhecimento sobre o equipamento por parte do suporte técnico da roland (eles não souberam responder algumas poucas dúvidas que tive)
Ja tentou o Pakito da Roland?Qdo tive duvidas com o antigo X ele me ajudou bastante.Grande pessoa.
Como o nosso GRANDEEEEEE Korg"AUREO"Man me ajudou no Extreme.Isso é muito da "vontade pessoal" dos kras que trabalham no suporte.Sera que amanha (ou no futuro) se o Aureo sair da KORG ,colocarão um kra que entra em forums , ou qquer outra comunidade e dara o mesmo suporte???? sei não ......

-ausência daquele "tapete" (eu realmente não sei o nome) existente no Motif XS (abaixo do pitch/bend)
Deve estar falando do "slide",,sei la,,,,,,, nao achei falta

-atraso em um novo update do equipamento
Produto extremamente novo......Ja teve uma atualização do OS (1.10)........O M3 é um pouco mais antigo e so teve atualização mes passado

silvG8
Veterano
# out/08
· votar


Alexandre Prado
eu concordei com a maioria das suas observações... quanto ao suporte técnico, vou ver se consigo me comunicar com esse "pakito" da próxima vez.
eu estou no aguardo das mesmas ARX que você... aliás, é bem possível que eles façam uma ARX strings e uma de winds... essas duas categorias já existem com tecnologia supernatural naqueles super orgãos da roland (AT-900 e cia)
quanto a ARX-1, seu primeiro comentário, fiquei sabendo por alguns que possuem a placa que não é bem assim... a base mesmo é só baterias, sem instrumentos de percurssão ou até mesmo étnicos (como a tabla).

vamos ver como ele é ao vivo né! o povo fala tanto de korg e tal, mas acho que isso é mais porque acaba-se comparando teclados de categorias diferentes. achei os sons do fantom G no geral bem cheiões!

yurikat
elektrodisco
eu realmente não sei avaliar esse quesito de como é o som de cada ao vivo... acredito que seja bastante semelhante... a tendencia é que os teclados tornem-se cada vez mais semelhantes a nível de qualidade de som. pelo menos é oq se observa entre as novas categorias... um fantom-x e um motif es tinham qualidades sonoras bem diferentes... essa qualidade já não é tão diferente e só é perceptivel em alguns tipos de timbres.
é oq eu acho neh! =)

elektrodisco
Veterano
# out/08
· votar


Eu fui a uma loja na Teodoro para comparar o FAntom com o Motif e nos fones não senti esta diferença de força nos timbres, principalmente nos pianos acusticos. Sei que devia ter experimentado em um amp mas não deu. Nos pianso eletricos senti o Motif um pouco mais vibrante, como tb nos órgãos, ponto fraco do Fantom (parece um realejo)
No Fantom tenho que ficar mexendo em todos os patchs sendo que os que não mexo eu sinto sumir na banda por falta de peso., sem contar a diferença de volume entre um e outro.
Agora, no s90, o piano é fuderoso...o timbre tem uma força enorme...enche os ouvidos e tenho quase certeza que é muito diferente do Motif ! O duro e carregar o bixo !
Gostaria de uma opinião de alguem que usou o fantom g ao vivo ! Tive um xp 80, logo depois do Ensoniq (eta maquinão) e ele parecia uma caixinha de musica perto do velho maquinão ! O som naõ vinha nem no pa nem nos monitores ! Não tem peso nenhum !

silvG8
Veterano
# out/08
· votar


elektrodisco
em relação aos sons, é uma questão de preferencia... pra mim os pianos acusticos são infinitamente melhores! mas é por isso que eu comprei o fantom e por isso que vc comprou o xs... os sons do xs te agradam tanto quanto o fantom me agradam.

os pianos do xs na minha opinião são pura e unicamente de fundo ou então música popular... como toco piano clássico, não senti um timbre tão real quanto o do fantom... achei que faltou alguma coisa...
quanto ao peso do som, eu testei tanto o fantom quanto o xs num peavey kb4 e sinceramente não senti diferença nenhuma.

eu não consigo ver muito sentido em discutir a qualidade de timbres de cada teclado... acho q cabe nesse tópico discutir sim algumas caracteristicas...
na verdade, ao se falar dos sons, só seria honesto mesmo uma pessoa que tivesse os 3 teclados (fantom g, motif xs e m3).

mas respondendo ao que vc falou do peso, eu não senti diferença... mas vai saber!
vlw

elektrodisco
Veterano
# out/08
· votar


em relação aos sons, é uma questão de preferencia... pra mim os pianos acusticos são infinitamente melhores! mas é por isso que eu comprei o fantom e por isso que vc comprou o xs... os sons do xs te agradam tanto quanto o fantom me agradam.

So corrigindo...eu tenho um Fantom x7 ! So fui ver o xs de tanto falarem e, como eu disse, no fone não achei diferença alguma salvo nos EP e órgãos. No piano acustico o Fantom ganha, pois os do Motif achei mais artificiais. Minha opnião bateu com a sua. Fui para comprar o XS e vender o meu Fantom, no final fiquei com o Roland mesmo que ja sei mexer e me parece menos complexo, alem do visor ser bem melhor, logo eu que não enxergo de perto !
Por falar em roland, alguem sabe aonde posso baixar o hammond B4 que foi disponibilizado aqui para samplear..na epoca era um assunto acho que do Juno !

Alexandre Prado
Veterano
# out/08
· votar


só seria honesto mesmo uma pessoa que tivesse os 3 teclados (fantom g, motif xs e m3).

Eu tive........E como ja falei ,isso é muito pessoal e particular.Depende muito do som que voce faz.

Tem uma banda de metal?O melhor é Y.
Tem uma de forro "rala coxa"? É X
Toca em Igreja?É W
Barzinho? É K ...... e por ai vai........

O ideal é voce estar contente com o seu teclado e ele responder as suas perspectivas

E como ja falei varias e varias vezes , eu procuro o teclado com melhor Strings e Orquestra........

Igual ao Fantom ? nunca vi.....
O peso gerado pelos strings (em COMB junto com timpanos)em baixo tom é de arregaçar ......... O que chega mais perto desses 2 citados ,M3 e XS , é o M3 ,,,,,, mas mesmo assim fica devendo nos strings.....

Minha opinião e gosto pessoal

gravehero
Veterano
# out/08
· votar


Bom....

A única coisa que posso falar sobre meu Fantom G8 é o seguinte...:


FODÁSTICO!!!!!

silvG8
Veterano
# out/08
· votar


Alexandre Prado
realmente,... oq vc falou faz sentido.
eu escolhi o fantom não só pelos strings que você comentou mas também por causa dos pianos... antes eu ia comprar um Rd-700GX mas acabei achando melhor comprar o fantom e já ter tudo oq preciso.

elektrodisco
opa! mals então! acabei confundindo,... achei que vc tinha um XS e falei merda... rsrs
mas tá beleza!
alias, tem como vc comentar sobre oq vc acha do piano do Fantom G em relação ao X?

gravehero
FODÁSTICO!!!!!
verdade! heheh


ah! pros donos de Fantom G...
vocês conhecem o acervo de patches que o pessoal fez na internet??
é legalzinho... só não sei se é permitido pelas regras do forum eu colocar o endereço aqui, mas se não for é só falar que eu coloco aqui pra v6.

até.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fantom G, quem tem?