Fantom G, quem tem?

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# dez/09
· votar


Techmuch g7
Opa, obrigado! Eu mexi com design a um tempo atrás, ainda consigo fazer alguma coisa. Na época que eu fazia isso eu tinha 16 anos, agora to com 20... =)

Queria deixar aqui que se alguém quiser algum tutorial específico ou dica que deixasse a sugestão aqui pra ver se postamos lá no blog!

Valeu!

silvG8
Veterano
# dez/09
· votar


O blog está pronto e já está com o primeiro post: como criar seu MULTISAMPLE.
Se alguém tiver interesse em ver e dar uma força...

Valeu!!!!

Firstnumber
Veterano
# dez/09
· votar


Rapaz, mandaram muito bem!!! Profissional o negocio.

silvG8
Veterano
# dez/09
· votar


Firstnumber
Opa! Obrigado por dar uma olhada lá!! Po, ficou legal a postagem?? Você tem um Fantom-G?
Eu fiz algumas coisas no passado... era um passatempo lucrativo! =D
Vamos ver se a gente consegue fazer o negócio crescer. Vou tentar divulgar em outros lugares.

Valeu!

Levy_Carvalho
Veterano
# dez/09
· votar


po igor
aparece no msn!!
to com uma ideia aqui!!

abraços!!

MAB Keyboard
Veterano
# dez/09
· votar


silvG8

O blog ficou massa!
Parabéns.

silvG8
Veterano
# dez/09
· votar


MAB Keyboard
Obrigado! Para pedir alguma informação específica que você quiser ver lá no blog, fale neste post: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/223184/
Coloquei mais um lá, de como passar os sons do navarin pro Fantom!

Valeu!

MAB Keyboard
Veterano
# dez/09 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


silvG8

Blz.

Mais um lugar para divulgação do Fantom G, e diga-se de passagem, ao nível do equipamento. Ficou muito bom o layout, e as imagens nem se fala.

Sim já ia me esquecendo.

Passada a primeira fase, a de adaptação dos novos timbres, tive que correr para programar o meu G7 e não ficar na mão na hora das apresentações ao vivo. Agora que já está com os meus Live modos todos pré-programados, passado o sufoco, com mais calma é hora de editar os patch ao meu gosto e minha necessidades.

Como tenho trabalhado com o XP desde 1997, não encontrei dificuldades, até porque os padrões de edição são na mesma linha, agora lógico que no Fantom G é ainda mais fácil, tá na cara(literalmente). hahaha.

Bem, o mais importante disso tudo é que já estou me acostumando com o timbre e me convencendo que realmente fiz o melhor negócio a optar pelo Fantom G.

Deus seja Louvado!

MAB Keyboard
Veterano
# dez/09
· votar


silvG8

Vi em outro tópico que você queria comprar um cubo o ano passado. Você comprou? Qual? O que você achou?

Estou começando a pensar na possibilidade de comprar um para ensaio e em alguns casos apresentação ao vivo. Há também a opção de montar um sistema com duas caixas ativas e um Mix de 6 canais. Vou estudar a questão, pois os cubos são muito caros e nem sempre vale a pena por ser só uma caixa.

silvG8
Veterano
# dez/09
· votar


MAB Keyboard
Obrigado ai pelas palavras sobre o blog. Eu terminei de fazer tudo até bem rápido, mas deu o trabalho de pensar nas cores e em como colocar as imagens, porque fazer as imagens não foi tão trabalhoso. O maior problema foi realmente organizar dentro do blog mesmo, mexer com html e etc. A gente vai tentar estar sempre atualizando, colocando coisa nova pro pessoal. Se tiver alguma sugestão de o que colocar lá, é só falar!
E sim, o Fantom G tem um som muito bom, e a capacidade de edição com toda certeza é a maior! Além de ser tudo muito fácil, muito na cara como você mesmo disse.
Rapaz, ainda bem que não comprei o cubo... eu to com a intenção de comprar um par de monitores. Acredito que além de sair mais em conta, eu tenha um resultado melhor quanto a mixagem e etc.
Mas quanto ao uso ao vivo eu não sei dizer.
Teste nas lojas e veja o que acha.

Valeu!

MAB Keyboard
Veterano
# dez/09 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


silvG8

É isso aí.

Os cubos são muito caros mesmo. Sempre pensei em montar um sistema com dois monitores para realçar o estério, e depois de ter lido algumas esperiências colocadas aqui no FCC, minha convicção de que dois monitores é a melhor e mais barata opção aumentou.

Amigos me tirem uma dúvida se também acontece com vocês.

No modo Live coloco um som de piano acústico com o volume (100) cem na parte 1 e um som de orgão com volume (0) zero na parte 2. Durante a execução aumento o volume do orgão com o Slider 2 e depois modulo o orgão com o Knob 1 porém, o teclado não está aceitando o uso dos dois controles ao mesmo tempo. Antes de mexer no Slider 2 para aumentar o volume do orgão, o Knob 1 funciona normalmente a modulação, no entanto, depois que aumento o volume do orgão com o Slider 2, o Knob 1 não aciona mais a modulação. Chega até a mostrar os valores no display mas não altera o som do orgão.

Verifiquem no Fantom G de vocês se acontece a mesma coisa. Caso aconteça, infelizmente será uma falha do sistema que espero ser consertada nas próximas atualizações.

Fico no aguardo.

Levy_Carvalho
Veterano
# dez/09
· votar


silvG8
Membro Novato

filhão pela primeira vez gravei no fantom g e naum no sonar!!
ta tudo la!!
agora como faço pra exportar a song pra um pen driver, ou pro computador?

abraços

Techmuch g7
Veterano
# dez/09
· votar


Presente de fim-de-ano pra quem tem Fantom-G!

A Sinevibes anunciou uma expansão especial pro Fantom-G que segundo eles transforma o synth numa groovebox. Descrição do site da Sinevibes:
"90803 combina as linhas de baixo da legendaria TB-303 com os beats das TR-808 e TR-909, que ajudaram a definir a dance music. O "pacote 90803" inclui muitos patterns e setups, seja pra acid house, minimal, electro e breakbeat performances imediatamente. Manual do usuário e um "quick start" guia tb. está incluido."
Contém:
* 10 TB-303 patches
* 10 arpeggiator bassline patterns
* 4 TR-808 and TR-909 sample sets
* 32 rhythm patterns
* 4 studio sets
Preço e disponibilidade:
90803 para o Fantom-G está disponível GRATUITAMENTE como presente de fim-de-ano e pode ser baixado no site da Sinevibes:
sinevibes.com/fantom-g
Só tenho uma coisa a dizer...corram antes que eles se arrependam!!!!!!!!!!!!!! rsrsrsr

silvG8
Veterano
# dez/09 · Editado por: silvG8
· votar


Levy_Carvalho
Fala rapaz! Que bom que decidiu testar gravar no Fantom G!! Eu acho bem tranquilho de mexer... bom, vamos ao que interessa........ pra passar a música pro pen drive você pode fazer de duas maneiras:
1- Exportando MIDI da música para colocar no computador.
2- Sampleando usando o "skipback sampling", que vai precisar de uma memória RAM instalada nele.
Se não souber fazer nenhum dos dois da uma olhada no manual ou então aparece aqui que eu vejo se respondo ainda hoje.

Techmuch g7
Faz tempo isso....... eu ainda não testei, é legal???
Tem um outro pacote de sons da sinevibes disponível, mas não tenho certeza se é o mesmo. Acho que é outro, dê uma olhada no rolandus.com !
Falou!!

MAB Keyboard
Veterano
# dez/09
· votar


Amigos me tirem uma dúvida se também acontece com vocês.

No modo Live coloco um som de piano acústico com o volume (100) cem na parte 1 e um som de orgão com volume (0) zero na parte 2. Durante a execução aumento o volume do orgão com o Slider 2 e depois modulo o orgão com o Knob 1 porém, o teclado não está aceitando o uso dos dois controles ao mesmo tempo. Antes de mexer no Slider 2 para aumentar o volume do orgão, o Knob 1 funciona normalmente a modulação, no entanto, depois que aumento o volume do orgão com o Slider 2, o Knob 1 não aciona mais a modulação. Chega até a mostrar os valores no display mas não altera o som do orgão.

Verifiquem no Fantom G de vocês se acontece a mesma coisa. Caso aconteça, infelizmente será uma falha do sistema que espero ser consertada nas próximas atualizações.

Fico no aguardo.

Levy_Carvalho
Veterano
# dez/09
· votar


coloquei a memoria aqui!!

to tentando aprender a colocar no pen driver agora!!

silvG8
Veterano
# dez/09
· votar


Levy_Carvalho
jeito mais fácil.......
dê um "Backup Project"
e pronto, é só esperar! hehehehhhe vlw, feliz natal!

Levy_Carvalho
Veterano
# dez/09
· votar


show!!!

vou tentar!!!

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal acompanhem meu raciocínio

Comprei um pente de memória de 512 e coloquei no FG, sampliei uma música completa em mono e o arquivo consumiu 28.3Mb, salvei no Sample List. Novamente sampliei outra música completa em mono e o arquivo consumiu 26.5Mb, fui salvar no Sample List, "Memore Full".

Bom, se é que eu entendi, quando salvamos um arquivo de sample como esses que fiz, salvamos na memória User do FG que é de 50MB. Correto? Eu pensava que era usada a memória de 512 do pente para isso, no entanto, se fosse, salvaria normalmente. Estou certo?

Comclusão, só é possível salvar no Sample List, um arquivo de no máximo 50MB, logo só dá uma música para cada Project. Certo?

Então se num show vou tocar 15 músicas e para cada uma dessas músicas vou usar um arquivo se sample maior que 50MB, devo colocar um arquivo desse no Sample List e salvar o Project, dando diferentes nomes a eles, project 1 para a música um, Project 2 para a música dois, e assim sucessivamente, e cada vez que for tocar uma música, devo carregar o Project com o arquivo correspondente.

Digam-me se estou correto eu equivocado. Desde já agradeço a atenção.

Um abraço a todos e fiquem com Deus

Techmuch g7
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard

É isso mesmo rapaz...comprei a memória imaginando que poderia salvar todos os arquivos samplers dentro do fantom, mas a memória USER é de apenas 50 MB, independende da placa ou não...a memória, permite que vc carregue a quantidade de dados até o valor da memória que vc colocou...depois que deliga, precisa carregar novamente....! hehe...tbm não entendi no inicio, pensei q a memória de usuário seria aumentada tbm, mas não!

silvG8
Veterano
# fev/10
· votar


Techmuch g7
MAB Keyboard
Quanto ao problema de não conseguir colocar um sample maior do que 50 mb dentro do Fantom, isso é verdade, mas é justamente por isso que se usa um pen drive.
Esse User Memory significa que o Fantom-G possui um hd de 50 mb. Já a memória que você colocou nele, ela serve para que o Fantom consiga gerenciar uma maior quantidade de samples.
Essa mensagem de memory full que você recebeu não é por ter acabado o espaço para samples (no caso, você ainda pode gerenciar mais samples), o problema é sim no espaço para salvar o arquivo wav, que no caso deve ser salvo em um novo projeto no pen drive.
O que você pode fazer (que é o que eu faço) é salvar o uma cópia do seu projeto em um pen drive e usando o projeto dentro do pen drive samplear as músicas.

Eu to fazendo uma música grandinha que o sample dela ficou com 70 mb. Obviamente não cabe no Fantom, já que hd dele para SALVAR os arquivos é de 50 mb.
Quanto ao usar samples de músicas ao vivo, você pode sim usar vários samples que somando usam mais de 50 mb em somente 1 projeto, só que para isso, esse projeto deve ser salvo no pen drive, que tem um hd maior.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa coloca aqui de novo a dúvida.

Valeu!

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


silvG8

Deixa ver se eu entendi.

Primeiro eu gravo todos os samples que desejo colocar no Projet, na quantidade/memória que o Pendrive poderá suportar, e eles ficarão com a marcação vermelha, informando que ainda não foram salvos, e aí eu salvo o Projet, e esses arquivos sample que estavam com a marcação vermelha serão salvos no Project dentro do Pendrive. Querendo executá-los, carrego o Project e eles aparecerão na Sample List? Sendo assim, menos mau.

Agora, se eu quiser acrescentar um novo arquivo sample a este mesmo Project? Pois as necessidades de sampliar irão aparecendo com o tempo.

silvG8
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard
O que eu aconselho é fazer uma cópia do seu projeto (esse mesmo que você usa no Fantom) no pen drive. Ai, o que que acontece........ você passa a executar seu projeto nesse pen drive (não mais pela memória interna do Fantom) e vai salvando tudo de diferente diretamente no pen drive.

Tenta usar:
Project > Save As > Nome
E salva ele dentro do pen drive. Ai, quando você importar as samples pro projeto, elas não ficarão em vermelho, porque você conseguirá salvá-las dentro da pasta do seu projeto (ex.: projeto.prj).

Qualquer coisa, pode ir perguntando... alias, esse é um bom tema pra ir pro blog.

Valeu!

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


silvG8

Eu sempre salvo assim. Vou fazer uns testes e depois te digo o resultado.

silvG8
Veterano
# mar/10
· votar


Novidade pra galera aqui... a Roland vai liberar para download, no final de abril, um novo FG Connects Live project, que dentre algumas coisas incluirá:
* Centenas de novos patches, incluindo novos pianos, winds e orquestrais
* Novo "Contemporary Rhythm Pattern Sets" e Kits
* Novos arpegios
* RPS Motion Phrases (novidade!) - 50+ RPS Sets
* Novos Live Sets, focados em electronic pop, R&B, hip-hop e dance

Quando eu souber de novidades em cima disso eu aviso pra vocês e atualizo no blog!!

Valeu!

Techmuch
Veterano
# mar/10
· votar




Produção novinha...claro, alguns erros pois feito ao vivo, mas ficou bacana!

kokada
Veterano
# mai/10 · Editado por: kokada
· votar


Não li ainda o manual do Fantom G... tá bom, podem chiar à vontade! Mas acabei de comprar ele e o pouco tempo que tenho estou fuçando ele na marra... Mas vou ler o manual, fiquem tranquilos!

Mas queria saber de antemão, sobre o Arpeggio... no Motif XS tem um modo de tocar com o arpeggio que é bem bacana. Você escolhe um estilo de arpeggio, e ele tem algumas variações no mesmo estilo que vc escolheu.

Já no Fantom G, entrei no modo de Arpeggio, e vi que são acionados por meio dos Pads... mas cada pad é um estilo diferente. Ex: arpeggio de bossa-nova está no pad 4, rock no pad 5, e assim vai... não tem um modo de deixar um Set de arpeggios de bossa-nova nos 16 pads?

Outra coisa: todos vcs usam o sampler com a memoria expandida?

Techmuch
Veterano
# mai/10
· votar


Tudo isso é configuração.....vc faz esses ajustes de sua preferencia com muita facilidade...é sóh ir selecionando os arpegios ou rythim de sua preferencia e ir jogando para qual o pad vc quer....alem disso, vc pode criar um Rythim proprio, ou arpegio, ou RPS e ir jogando para o PAD....ou seja, não há limites...é soh buscar, e estudar!

kokada
Veterano
# mai/10
· votar


Techmuch

OMG!!!!

Valeu, só saber que tem como já me deixa mais tranquilo. É que no Motif os arpeggios já vem todos agrupados...

É comum tocar ao vivo usando os RPS? Pensei em usar pra isso, ao invés de usar o sequencer. A vantagem que eu teria seria de ter controle em tempo real de toda a música, prolongar os trechos, inverter a ordem, etc...

ANDRE_S80
Veterano
# mai/10
· votar


Bom dia!
Acabei de adquirir um FG7 e já possui um Motif XS7 no qual comprava arquivos Paths com multisamples direto e prontinho da Ksounds, existe algum site que eu possa adquirir estes tipos de arquivos para o Fantom G?
E mais uma dúvida o FG usa placas de expanção ARX as quais ainda não tem um de Piano Acustico, vocês não sabem se eles tem alguma coisa assim rolando na surdina?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fantom G, quem tem?