【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# set/12
· votar


http://www.4shared.com/music/9KTmKoWm/Harpeggio.html

da uma olhadinha... usei um MIDI pq ele pode ser aberto em mais de um programa...

lucasmoreira353
Veterano
# set/12
· votar


Olá,

Gostaria de saber , como passar de acorde para outro ,
quais intervalos da escala sonoramente se encaixam bem ?

Igual a essa musica aki - http://www.youtube.com/watch?v=Ra-Om7UMSJc

Obirgado

Bagrito
Veterano
# set/12
· votar


eu tenho uma duvida e não vi ninguem perguntando sobre isso. para fazer um acorde aberto, ou seja, oitavado aprendi um macete que dá certo, contamos da nota onde estamos mais sete teclas (pretas e brancas) e depois repetimos a nota inicial na oitava de cima, por exemplo:
C = Dó + Sol + Dó (da outra oitava)
D = Ré + Lá + Ré (da outra oitava) certo?
e no caso de acordes do tipo Bb ou Abm? o que devo fazer?

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


lucasmoreira353

Meu amigo, não existem escalas que se encaixam bem... Mas convenhamos, não fica fácil vc tocar forró com solos na pentablues... A escala é natural do blues, mas não significa que não se possa adaptar ao forró... Ou seja não existe escala "melhor" ou que "melhor se adapta"

Bagrito

Primeiramente NÃO FUJA DO ESTUDO DE ESCALAS E FORMAÇÃO DE ACORDES!!! Vc não faz ideia, pelo que noto, do que é um acorde b ou #...


Basicamente, um acorde maior é composto pela I III e V nota a partir da fundamental...

Exemplo na escala de G (sol maior)

Escala: G A B C D E F# G

Acordes principais

G = G B D
A = ...
... = E G B
F#m = F# A C

Veja que não tem diferença, na formação, entre um acorde "normal", b ou #... O sustenido aumenta meio tom uma nota... Veja:

Escala de G: G A B C D E F# G
Escala de G#: G# A# B# C# D# E# G G# OU G# A# C C# D# F G G#

O bemol faz o inverso, diminui meio tom... Fica assim:

Escala de G: G A B C D E F# G
Escala de Gb: Gb Ab Bb Cb Db Eb F Gb OU Gb Ab Bb B Db Eb F Gb

Acorde aberto = acorde com 5... Onde temos I V VIII a partir da Tônica.
Fica assim:

C5 = Dó + Sol + Dó (da outra oitava)
D5 = Ré + Lá + Ré (da outra oitava)

C#5 = C# + G# + C#
D#5 = D# + A# + D#

Cb5 OU B5 = B + F# + B
Db5 OU C# = Db + Ab + Db

O acorde menor possui a terça menor:

G = G B D
Gm = G Bb D

D = D F# A
Dm = D F A

Como não se usa a terça do acorde nos acorde com 5, não tem como existir Gm5... Vc nunca encontrará essa grafia, independente se o acorde for Maior ou menor...

Bons estudos, Don Ismah

silvG8
Veterano
# set/12
· votar


Ismah
F#m = F# A C
F#m=F# - A - C#
:)

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


Fail kkk

Bagrito
Veterano
# set/12
· votar


Ismah
acho que entendi o q vc quis dizer... muito obrigado!!!

DELLAROSA
Veterano
# set/12
· votar


http://www.4shared.com/music/9KTmKoWm/Harpeggio.html

da uma olhadinha... usei um MIDI pq ele pode ser aberto em mais de um programa...


Oi Ismah! Eu aki travês!
Obrigado pelo MIDI, mas tentei baixar alguns progs para executar seu exemplo, mas não deu muito certo.
Enquanto isso, estava aprendento também com o maestro Alan Gomes. Ele também ta me dando uma força.
Me fala um prog. aí que execute o MIDI. blz?
valeu mermo.

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


Guitar Pro - partituras em geral, mas com foco no piano/teclado e instrumentos de cordas percutidas em geral
Encore - partituras em geral
Harping Midi - Foco maior em gaitas de boca e harmonicas
Synthesia - muito bom, mas pode atrapalhar pq não gera partitura... seria um guitar hero para teclado/piano...

Aí tem coisas mais complexas como o Fruity Loops Studio, que foca em produção musical etc...

DELLAROSA
Veterano
# set/12
· votar


http://www.4shared.com/music/9KTmKoWm/Harpeggio.htmlda uma olhadinha... usei um MIDI pq ele pode ser aberto em mais de um programa...
Não consegui baixar o programa. Só tem versão comprada. Tentei uns outros e só deu pau.
Por enquanto, vou precisar que voces me esclareçam mais algumas dúvidas, quanto à metodologia de ensino.
Um professor me disse para eu, primeiro, escrever todas escalas maiores e menores, pegar uma e estudar memorizando os graus de cada nota, até ficar bom; depois passa para outra. Quando sentir que está legal, pode começar estudar intervalos, depois, acordes.
Até aí, beleza. Aprendi montar as escalas e ler os graus. Peguei também, material sobre a posição dos dedos em cada escala.
Mas aí, colhi novamente, um bom material de estudo, inclusive, os exercícios do HANON. E estou com todo esse material na minha frente, e de novo, não sei o que pegar.
Mentalizar e memorizar as escalas, tudo bem, e o dedilhado? E os exercicios do HANON? Até que ponto sei que estou craque nas escalas?Se ficar no HANON, deixo as escalas de lado, ou tenho que ir alternando entre um e outro?E minhas musiquinhas que toco de vez em quando, tenho que deixar de lado?E o tempo nos exercicios do Hanon? Tentei praticar com metronomo, e foi uma lástima. rsrsrs. Aquele 2/4 me matou.
Obrigado por enquanto. Estou pondo tudo assim, pois acho que, estou querendo (defeito meu) abocanhar tudo de uma vez e não sei nem por onde morder. rsrsr

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


Vc tem consciencia de seu erro... Um bom começo para corrigi-lo hehe

Enfim ACHO EU que vc deveria deixar o Hanon de lado, estudar as escalas e se basear no vídeo que te mandei para o que vc tem... quando sair das tríades, passar as tétrades Acordes com 7 9 4 6 etc... pq não tem como fugir dos livros sem professor...

soruji
Veterano
# set/12
· votar


Uma dúvida relacionada a escalas:

Eu gostaria de saber de vocês se o que proponho é válido. É o seguinte: toda escala possui uma estrutura, seja ela maior, menor, sempre terá a mesma estrutura para qulquer tom. Sendo assim, não seria mais viável se decorar apenas um tom, por exemplo escala de Sol maior, e tentar aplicar seu conceito ao criar as escalas maiores em outros tons? Em outras palavras, vocês acham válido decorar uma escala somente em um tom, e tentar fazer a de outros tons, baseados nos intervalos que você decorou da primeira? Isso não ajudaria a desenvolver a percepção, e a parte de improvisos? Creio que músicos de instrumentos melódicos, por exemplo, não tem todas as notas das escalas de todos os tons na cabeça. Eles se baseiam na estrutura de intervalos da escala, certo? E daí, usam o ouvido, a percepção, para fazer as dos outros tons. Comentem a respeito.

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


soruji

toda escala possui uma estrutura, seja ela maior, menor, sempre terá a mesma estrutura para qulquer tom.

Sim, de fato.


não seria mais viável se decorar apenas um tom, por exemplo escala de Sol maior, e tentar aplicar seu conceito ao criar as escalas maiores em outros tons?

Esta creio eu que seja a ideia da maioria dos estudos exemplificarem TODOS (ou boa parte ao menos) dos exercícios, em um único tom. E creio eu tambpem que seja o nosso objetivo ao estudar uma escala.


Isso não ajudaria a desenvolver a percepção, e a parte de improvisos?

Os improvisos dependem muito mais da criatividade de um músico que sua teoria. Mas sim, fato consumado que saber os intervalos de uma escala, facilita na hora de improvisar, mas na teoria, porque na prática a coisa é bem diferente.

Creio que músicos de instrumentos melódicos, por exemplo, não tem todas as notas das escalas de todos os tons na cabeça. Eles se baseiam na estrutura de intervalos da escala, certo?

Certíssimo.

E daí, usam o ouvido, a percepção, para fazer as dos outros tons.

Errado... diferentemente das teclas, a guitarra por exemplo, tem sua digitação e fim. Tocar qualquer escala só muda a região do braço a ser tocada, pois o lugar de apertar é o mesmo...

Digitação da penta maior de F (tônicas em negrito)


e-1----4--------
B-1----4--------
G-1---3---------
D-1---3--------
A-1---3--------
E-1----4--------


Aciam temos as notas (sentido de leitura → e ↑)
F Ab Bb C Eb F Ab Bb C Eb F Ab

Para se obter a de A basta transcrever as tônicas F para A e aumentar o mesmo número de casas nas demais notas:


e-5----8--------
B-5----8--------
G-5---7---------
D-5---7--------
A-5---7---------
E-5----8--------


- Claro que existem outras digitações, mas eu só sei BEM e de COR essa. Tenho de avançar ainda para as demais na guitarra.

- Essa digitação é válida para qualquer instrumento de cordas, afinado em 5ª (Grave → Agudo)/4ª (Agudo → Grave)

Espero que tenha sido claro quanto a diferença... Não tem como mantermos a mesma digitação no teclado por termos de alterar entre teclas brancas e pretas. O que já vi é tecladista tocando no transposer, isto é usa a transposição para alternar entre as escalas... Ele sempre toca a escala de C, assim quando a música é em D, ele transpõe seu teclado 2 meio tons acima... Se for em G ele transpõe 7 meio tons acima ou 5 a baixo... EU CONSIDERO falta de habilidade, pois quando ele tiver de usar um instrumento sem essa função (não associe nescessariamente a um instrumento de poucos recursos, e sim um órgão ou piano) ele será incapaz de tocar. MAS acho isso eficaz no princípio, pois harpeggios são muito úteis para conceber agilidade para principiantes. E transpondo o teclado ele dispensa fugir do tom original de uma música, assim ele pode focar mais na velocidade que na "decoreba" da escala.

avatar 2
Veterano
# out/12
· votar


pessoal peço a vcs que me passem alguns exercicios de agilidade pois eu não sei correr as mãos no teclado como na musica "dono do meu coração" do diante do trono acho que do cd " exaltado" . Por favor me ajudem pois perto de vcs eu sou um iniciante primitivo pois até agora só toco com acordes basicos sem 7, 9, etc....

Ismah
Veterano
# out/12
· votar


Esse é bom... para ambas as mãos


Notas C-D-E-F-G-F-E-D-C
Dedos 1-2-3-4-5-4-3-2-1


avatar 2
Veterano
# out/12
· votar


este é curto eu queria um que fosse partir da oitava 1 até a oitava 5 subindo e descendo na escala entende, mesmo asim obrigado estou treinando esta sua escala

fernandodi
Veterano
# out/12
· votar


Vai fazendo as escalas de cima a baixo. Coisa de 3 4 oitavas

fernandodi
Veterano
# out/12
· votar


Vai fazendo as escalas de cima a baixo. Coisa de 3 4 oitavas

vadimVladimir
Veterano
# out/12
· votar


Pessoal, em relação ao uso correto das mãos no teclado...

Eu li diversos materiais, mas só no uso das teclas pretas achei mais ou menos um padrão (dedos 2 e 3 para C# e D# e 2, 3 e 4 para F#, G# e A#).

Em relação a digitação das teclas brancas, eu encontrei a indicação de dedos nas escalas e para acordes (mas há muitas variações).

A minha pergunta é: Existe uma regra única para se tocar as notas do teclado ? (e no piano tem regra ?).

obrigado.

waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


vadimVladimir

Cara, com um bom estudo de escalas, vc melhora isso. Algumas partituras tem anotadas os dedos pras coisas mais difíceis.

LéoTecla
Veterano
# nov/12
· votar


vadimVladimir

O que vc citou é um padrão. Mas isso não quer dizer que vc não possa tocar de outra maneira. Dependendo do arpejo, solo... vc pode necessitar tocar não nessa ordem que vc citou.

Quando eu vou escalar por exemplo na escala de E, eu toco dessa maneira que vc citou.

vadimVladimir
Veterano
# nov/12
· votar


Pessoal, pesquisando eu encontrei muita coisa bacana e gostaria de compartilhar por aqui.

Eu encontrei vários métodos para piano como Suzuki/Hanon/Czerny etc.

Mas minha dúvida era execução, como fazer corretamente pra não ter vício no futuro ?

Descobri aulas de posicionamento, mas principalmente as de execução dos exercícios pelo Alan Chan (um moleque arretado). Ele toca muita coisa, muita coisa mesmo, mostrando certinho pra quem está iniciando.
Exemplos:

Faber Piano Adventures Technique Artistry (bem tranquilo): http://www.youtube.com/playlist?list=PLDE11622CD44A2958

Alfred's Basic Adult Piano (também tranquilo e muito bacana):
http://www.youtube.com/playlist?list=PL49D9E0B0D3A35FF4

Suzuki Piano School Volume 1 (ainda não comecei):
http://www.youtube.com/playlist?list=PL65F407DF98F07AAA

Czerny Op.599 Practical Method for Piano Beginners Book 1 (o que mais uso, acho desafiador):
http://www.youtube.com/playlist?list=PLB5E3215834BB02D8

Hanon The Virtuoso Pianist in 60 Exercises (muito recomendado pelo pessoal, mas achei o início meio hardcore):
http://www.youtube.com/playlist?list=PL89E5D0B6E8D5ACD7

E esse rapaz ainda colocou outros métodos por lá, também coisas da ABRSM etc. Ou seja é muito material bacana pra estudo, é baixar os pdfs, assistir aos vídeos e treinar.

Os pdfs vc encontra fácil pela redes de compartilhamento.

abraços.

LéoTecla
Veterano
# nov/12
· votar


vadimVladimir

Muiiiiiiiito Bom. Obrigado pela contribuição. Agradecemos.

jgof
Veterano
# dez/12
· votar


Bom dia Pessoal,

Ao LéoTecla que lendo este tópico inteiro possui apostilas ou algum método ou livro que possa estar me disponibilizando por e-mail, ficaria muito grato. Gostaria de material que abordasse desde o início até o mais avançado possível dos conceitos, que contenham leitura de partituras e execução com exemplo das mesmas....
Ao vadimValdimir guardei todos os links q enviou e parecem ser muito bons. Enfim a todos que pudessem me auxiliar pois quero iniciar como se diz do "início". Pra se ter uma idéia uma das músicas que mais gostaria e já tentei diversas vezes seria Moonlight Sonata mas a primeira vista parece fácil, porém.....

Meu email é : jgof.sfc@gmail.com

Obrigado a todos que puderem colaborarem.

Bia_S2
Veterano
# dez/12
· votar


olá!
estou pensando em começar a fazer aulas de piano mas antes queria saber: qual o tempo mínimo por dia que deve se dedicado à prática?

vadimVladimir
Veterano
# dez/12
· votar


jgof eu vi que vc começou em set/10, achei o seu primeiro post. Eu tenho quase certeza de que já deu tempo para tocar a Moonlight Sonata.

Se você quiser eu posso lhe passar a partitura que baixei deste site (assinei): http://www.virtualsheetmusic.com/score/Moonlight.html

Cara eu ainda estou estudando sozinho e vou ter aulas no ano que vem. Já conversei com o professor etc. Só que tem muita coisa que se pode estudar sozinho.

E ler a partitura é primordial, caso contrário vc só vai tocar uma outra música de cabeça e não vai conseguir ler mais nada, e isso é muito chato.

Eu estou fazendo um estudo de leitura bem interessante. Eu criei várias partituras com notas aleatórias e fico lendo sempre que tenho algum tempo, e isso está me ajudando demais.

Aqui tem um vídeo muito bacana que foi por onde tirei como base: http://www.youtube.com/watch?v=eWJ4snCP2yU&list=PLFCE072377626FACF&ind ex=1

Esse cara, Glauber Santiago, tem muito vídeo útil, vale a pena dar uma olhada.

Eu também tenho estudados alguns exercícios que postei acima, eu acho uma maravilha, cada dia fica mais fácil ler e tocar.

Mas se vc já está fazendo a leitura e precisa de fluência, dá uma olhada neste artigo (O método de leitura à primeira vista ao piano): http://www.anppom.com.br/opus/data/issues/archive/16.2/files/OPUS_16_2 _Risarto_Lima.pdf

Aguarde comentário do pessoal mais experiente, mas a leitura eu achei primordial pro avanço dos estudos.

PS: Aqui tem exercícios de leitura nas claves de G e F:
http://www.toquedeclasse.com.br/arquivos/teoria/exercicio_de_leitura_e m_clave_de_sol.pdf

http://www.toquedeclasse.com.br/arquivos/teoria/exercicio_de_leitura_e m_clave_de_fa.pdf

Aqui tem exercício via browser, excelente: http://www.sightreadingpractice.com/cgi-bin/index.cgi?sight&layout=ful l&id=18464236565&dpt=s&split=2

jgof
Veterano
# dez/12
· votar


Caro VadimVladimir,

Gostaria sim que me passasse a partitura da Moonlight, ficaria muito agradecido.
Realmente meu primeiro post foi de 2010, mas de lá pra cá parei com os estudos completamente, estava me dedicando mais à guitarra mas agora quero voltar ao teclado.
Muito obrigado tbm pelos links vou vê-los todos e seguir sua sugestão com relação ao estudo da partitura, realmente é muito importante e uma "pedra no sapato" para todos os iniciantes.
Realmente, como autodidatas, fica difícil seguir um caminho único para um aprendizado mais consistente. Deve haver algum método completo para isto, não ?
Aguardando mais opiniões....
Valeu !

pianíssimo
Veterano
# dez/12
· votar


Oi gente, sou novo aqui e gostaria de saber se existe algum manual, livro, tutorial, etc que explique bem como usar o tensionamento de acordes. Sei que esse modo é usado para (re)harmonizar uma canção e tal. Estou pesquisando sobre o assunto, mas não vi nada consistente e definitivo. Se alguem puder ajudar, agradeço.

vadimVladimir
Veterano
# dez/12
· votar


Pessoal, depois de muito rodar achei uma material muito bom para estudo de escalas.

Saber a definição de escala é fácil pois muitos livros de teoria abordam o assunto:
Compendio da teoria musical - p.33
Escalas - Teclado Fácil

Digitação das escalas, acho que foi o que encontrei de mais importante. Apesar de ter inclusive aqui no fórum espalhado em alguns tópicos, seguem os esquemas bem organizados:
Uma planilha com as digitações - em inglês.

Manual of Scales Arpeggios & Broken Chords [piano] - em inglês

Essa parte da digitação das escalas eu achei muito importante, já que geralmente encontramos a digitação para uma única oitava, quando vc para uma segunda embola o meio de campo. E nos arquivos acima encontramos as digitações em duas oitavas - que já é a fórmula para duas ou mais.

abraços.

JGuitar.Teclas
Veterano
# dez/12 · Editado por: JGuitar.Teclas
· votar


GENTE! toco guitarra e violao (toco bem), mas sempre tive uma louca vontade de tocar teclado, e pelo fato de tocar guitarra em banda acho que não vai ser tão dificil de aprender teclado. Qual teclado vcs me indicam de imediato?
Tava vendo o psr 423 mas estou meio desconfiadoo, não entendo muito de teclas, me ajudem vou comprar um semana que vem
É melhor pegar um desse novo ou um mais avançado usado?
Não pretendo trocar de teclado tão rapidamente, por isso não quero comprar um modelo inferior demais entendem?;/
.. abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!