Autor |
Mensagem |
Tiago Correia Veterano |
# nov/13
· votar
Galera to com uma dúvida.
Estudo todos os dias 2h. Raros as semanas que não consigo. Então divido:
Manhã
Parte 1 (30 min) - escalas, peças fáceis ou exercícios técnicos (atual) Parte 2 (30 min) - voicings (atual) ou funções harmônicas
Noite
Parte 3 (30 min) - rítmica (atual), padrão de acompanhamento Parte 4 (30 min) - Faço aplicações do estudado em algum standard.
Obs: Dentro de cada abordagem vou estudando assunto x até ter um bom domínio dele. Só ai passo para outra novidade. E ultimamente estudar tá sendo bem espontâneo sem aquela auto exigência.
Mas, como sabemos que quantidade não é qualidade então minha dúvida é:
Já que consigo continuo estudando os 7 dias? Ou se tirasse um dia da semana para descansar melhoraria mais Qualidade X Produtividade?
Valeu!
|
Ismah Veterano |
# nov/13
· votar
Tiago Correia se tirasse um dia da semana para descansar melhoraria mais Qualidade X Produtividade?
Não. Eu cheguei a treinar 10~14hs por dia, em consequência consegui uma LER na mão esquerda, hoje já to me recuperando e estou quase novo em folha. Mas aprendi muito em pouco tempo, só que as dores são grandes literalmente.
Então quanto mais treino mais fácil vai ser. Acho que poderia tirar um dia da semana dedicado pra tocar alguma música. Pra treinar o ouvido, e sair um pouco da teoria.
|
MARCELOWAC Membro Novato |
# dez/13
· votar
Olá pessoal!!
Aguardando meu PSR 433 chegar para iniciar minha jornada nos teclados!!!
Gostaria de saber se aquele aparelho (gripmaster) ajuda mesmo a fortalecer os dedos, se vocês tiveram alguma boa experiência para contar. Grato.
|
Blueman Membro |
# dez/13
· votar
Software para Melhorar a Leitura de Partitura
Pessoal, já estou indo pro meu terceiro ano de aulas de piano. Estou feliz com o progresso que venho alcançando até agora e certamente me arrependo de não ter começado mais cedo. Porém o meu principal propósito era conseguir proficiência em ler partituras e vejo que o nisso estou deixando a desejar. Ainda tenho dificuldade em encontrar as notas mesmo nas duas oitavas entre o Do3 e o Do5. Apesar de já tocar partituras que vão além dessa duas oitavas, acabo me dando conta que decoro por ouvido boa parte da partitura pra conseguir desenvoltura. Ouvi de uma professora que se você tem um bom ouvido, a leitura de notas sempre vai ser mais lenta e vice versa mas não estou convencido.
Bom, minha questão é saber se há algum software que treine a leitura de notas e que esteja recomendado por algum de vocês. Eu tenho pesquisado um tanto mas na minha análise, os softwares básicos me parecem mais eficientes mas só entram no mérito de do dedilhado básico em Dó Maior.
|
DELLAROSA Veterano |
# dez/13
· votar
Olá! Estou voltando mais uma vez, e cheio de duvidas novamente, como era de se esperar. Desde o ultimo post, fiquei só nas "lições de casa" do meu curso de teclado popular. Só executando as musicas por partituras e fazendo as provinhas praticas. Mas continuava não muito feliz, por mais que ficasse feliz em poder executar as musicas. Minha cabeça imediatista ficava me cutucando: Tá! Eu consigo pegar as partituras, praticar e tocar, mas é só isso. Se eu pego uma musica que gosto em cifra, ja era, não sai nada. E vem a frustração de não saber tocar nada sozinho ( Aqui era p vir um "xingo" rsrsr). A maior frustração mesmo foi essa: No começo deste mes, com a folga la nas partituras, decidi que não sabia tocar nada por não ter colocado em pratica as sugestões do KAVERNOSO, ISMAH, etc. sobre escalas, progressões, campo harmonico, etc; e me atirei nesse imenso mar da musica sem nem saber nadar direito, rsrs. Mas, beleza, p encurtar, fui progredindo no aprendizado; peguei muita coisa mesmo, aprendi os conceitos fundamentais das escalas, e campo harmonico. Consegui entendê-las e até montá-las, com seus acordes maiores, menores. Fiquei feliz em ter descoberto tanta coisa, de verdade. Mas um dia, fui tentar levar tudo isso para o teclado, e veio essa grande frustração: E agora, o que eu faço com tudo isso que aprendi? Como eu boto isso aqui, nos dedos, que é o que realmente interessa? Putz! Foi um balde de gelo no ego. Aprender teoria eu sou bom, sempre tive facilidade em interpretar e absorver o que me é ensinado, mas não sei o que faltou. Não sei praticar nada disso tudo. Procurei videos de como praticar as harmonias, escalas e etc, mas continuava encontrando mais teorias, e..parei, vou respirar. O que ta faltando?
|
DELLAROSA Veterano |
# dez/13
· votar
Estudei campo harmônico, acordes, escalas. Pelo menos o básico para entende-las e formá-las sozinho. Li sobre sequencias, uma das mais usadas, a 2 5 1, 1 4 5, 1 6 2 5. Mas sei lá, quando pego uma musica para colocar isso em pratica, sai uma merda. Não bate nada com nada, olho o vídeo de exemplo, ou os acordes da musica e não bate sequencia nenhuma, ai, de novo, a frustração: p´.. não estão cansados de dizer para tocar em cima da escala do tom, pegar a sequencia e tal´s?Por exemplo, Montei a escala maior de D : D E F# G A B C# D, pego os intervalos I III e V, monto o acorde tríade D F# A, depois montei a de campo harmônico: D Em F#m G A Bm C#º . Ai eu vejo uma musica cifrada e de repente, nada de sequencia que já vi, e aparece outras notas que não estão nestas escalas. Putz! E o pior, como já falei anteriormente, como encaixar tudo isso? Organizar de uma forma harmônica, e no teclado, virar alguma coisa "audível", quais notas, acordes, escalas, sei lá, eu tenho que ficar praticando para desvendar esse mistério. Tô desesperado para tirar tudo isso do papel para o teclado, mas não consigo. E enquanto eu não consigo tocar nada que preste, e que meus ouvidos aprovem, vou treinando as escalas para cima e para baixo, para acostumar os dedos, para cima e para baixo. Coloco uns ritmos da hora e fico feito um maluco, para cima e para baixo.
|
MARCELOWAC Membro Novato |
# dez/13
· votar
Sou iniciante. O mais iniciante de todos daqui. O que posso te dizer é que tudo na vida tem seu tempo, o crescimento é gradual. Não queime etapas! Degrau por degrau. Se quiser pular vários degraus de uma vez só, certamente vai encontrar um muro a te barrar. Teoria é mais fácil que a prática.
|
Ismah Veterano |
# dez/13
· votar
DELLAROSA quais notas, acordes, escalas, sei lá, eu tenho que ficar praticando para desvendar esse mistério.
Todas. Quanto mais souberes maior será sua abrangência.
No mais vc não entendeu bulhufas sobre o que aprendeu, as progressões e escalas são guias, não regras. Tanto que existem músicas atonais.
Tente tirar alguma coisa de ouvido...
Alguns exemplos:
|
DELLAROSA Veterano |
# jan/14
· votar
Blz! É isso memo. Não adianta por a carroça na frente. É como nos tempos do colégio, onde eu aprendia fazer equação e me perguntava onde, quando e como, um dia eu iria usar aquilo, se que iria usar. Mas aqui, eu sei que um dia vou usar, então, quando aparecer o momento certo, vai ser o momento. E tirar essas musicas de ouvido véio, sem cifra, sem partitura, sem dicas?Se eu conseguisse, iria dar uns pulos de alegria, que é exatamente o que ando buscando. Mas beleza, vou continuar, retrocedendo um pouco, dedilhando todas escalas. Daqui há alguns dias eu volto.
|
Ismah Veterano |
# jan/14
· votar
DELLAROSA E vai estar no mesmo pe. A musica tem sempre um logica (sendo ela tonal), no caso das que falei elas partem da I, pra V e ai eh VI ou IV
|
C2r1i3s Veterano |
# jan/14
· votar
Opa, to com uns problemas com VST e to precisando de umas dicas. O negócio é que tava tudo tranquilo quando eu tinha o Windows XP instalado, então formatei e to com o Vista, o problema que agora quando coloco meu cabo USB da M-Audio o computador reconhece e tudo, inclusive aparece pra escolher essa entrada no VST. No entanto, o problema é que fiz tudo como antes, mas mesmo assim quando toco no teclado não acontece nada, é como se não estivesse tocando. Já baixei e reinstalei o driver original do site e o problema persiste, preciso de ajuda, O cabo é esse aqui: http://cdn.sonigate.com/product_images/9005307500_Interface-MAUDIO-USB MIDI-Uno_1..jpg Valeu.
|
Yaham Membro Novato |
# jan/14
· votar
Final de semana agora começou a me bater uma vontade de aprender a tocar piano... na real sempre tive um pouco de vontade, mas foi agora que começou a bater bem forte a vontade (provavelmente porque está rolando um festival de música aqui na minha cidade).
Caso eu engate mesmo, já me decidi por comprar um Yamaha P-105, mas eu vi que praticamente todos os usuários dizem ser essencial ter um professor acompanhando, pelo menos no início. Mas acontece que na minha cidade tem pouquíssimos professores, e esses não tem nenhum horário que bata com minha agenda, ou durante o trabalho ou final de semana durante a pós :/
Existe alguma chance de conseguir aprender alguma coisa sozinho e quem sabe no futuro quando vagar algum horário eu começo com um professor, ou provavelmente vai ser algo que eu vou comprar o piano e quebrar a cara sozinho até desistir por não sair nenhum som! :S
Vocês acham que rola seguir "carreira solo"?
p.s: Já tenho minha profissão, isso seria somente um hobbie mesmo!
|
Ismah Veterano |
# jan/14
· votar
C2r1i3s
Volte para o XP ou avance para o 7, mas não permaneça no Vista, para o objetivo ele se mostrou muitíssimo instável.
Yaham
Gostaria de receber um cent de dólar por cada vez que escutei suas dúvidas.
Vocês acham que rola seguir "carreira solo"?
Rola. O que vos fala fez assim com teclado, violão, guitarra, segue os passos no baixo.
|
LéoTecla Veterano |
# abr/14
· votar
Yaham Existe alguma chance de conseguir aprender alguma coisa sozinho??? _____________
Dá sim cara. Conselho: aprenda o básico sozinho, depois quando surgir a necessidade de conquistar conhecimentos avançados, procure um professor.
|
ckavernoso Membro |
# abr/14
· votar
Yaham, o Léo Tecla tem toda razão. Eu, por exemplo, sou autodidata, mas agora vou iniciar aula (pela xxxx vezes) para dar uma acelerada no aprendizado.
|
Rafael423 Veterano |
# abr/14 · Editado por: Rafael423
· votar
Léo eu li no tópico que vc tem apostila ensinando como ler partitura e uma pra exercício para velocidade da mão esquerda, envia ai pro meu email rafael423@gmail.com
Valew
Blueman
Se ainda tiver interesse, achei alguns programas para ajudar a melhorar a leitura de partitura, vale a pena conferir: Nancy's piano Note Attack Estes dois são encontrados no site do baixaki, totalmente gratuito, e tem mais um que vc encontra na descrição desse video: https://www.youtube.com/watch?v=D--zD2mBq6U é simples, mas já ajuda
|
vadimVladimir Veterano |
# abr/14
· votar
Conctando Juno Di ao Ipad.
Comprei um Ipad Air e um cabo "lightning to usb camera adaptar" para conectar o Juno Di ao Ipad e não funcionou, a mensagem é "O dispositivo Juno Di não é compatível".
Mas tem solução. Está na página 84 do manual do Juno Di, é só realizar o seguinte procedimento: 1. Pressionar a Tecla Menu 2. Selecione a opção System e tecle Enter 3. Use o Dial pra encontrar a opção Midi 4. Com as setas, cima/baixo, vá até a opção USB Driver. 5. Use o Dial pra alterar para Generic (A opção padrão é Vender). 6. Tecle Enter e depois Exit. 7. Desligue e Religue o Juno Di.
Agora é só conectar ao Ipad e abrir o Garage Band que vai estar funcionando. Também deve valer para o Gaia e qualquer outro Roland que não funcione de imediato.
abraços.
|
julioalagoas Membro Novato |
# mai/14
· votar
Pessoal tenho uma dúvida...
Sobre mão esquerda (bass)...
Eu tou estudando o tema da vitória, porém a música é cheia de acordes dissonantes, gostaria só de ver se minha maneira está correta, como é que eu uso a minha mão esquerda para esta sequência:
D - D7+ - G6/D - G5b/D .... Como fazer harmonia com a esquerda através de arpejos destacando esses acordes.
Ex.: Eu uso desse jeito ( Acorde de D e D7+ ) ré1 - lá1 - ré2 - lá2 - dó#3
|
Andson Nunes Membro Novato |
# mai/14
· votar
Olá Pessoal, Tudo bom?
Então sou meio que novato, estou aprendendo a tocar teclado e comprei um controlador cme uf5 ontem, mas ainda não conseguir tirar um som dele, conseguir instalar ele no windows 7 32 bits, mas quando vou instalar o drive do vista nele ele dá erro, diz que é para conectar o controlador no pc, mas ele já está conectado, o cabo midi dele foi perdido, então, estou ultilizando o cabo da impressora. Quem poder estar me ajudando irei agradecer muito.
|
Key5 Membro Novato |
# jun/14
· votar
Olá amigos tenho uma dúvida quanto ao sustain.
É o seguinte, em um solo de piano quando eu devo tirar e pisar o pé do sustain? Bom, nós aprendemos no inicio que sempre devemos tirar o pé do sustain a cada troca de acorde. Em um solo de piano ainda se usa esse mesmo padrão?
E outra coisa também, eu estava treinando arpejos que percorria oitavas diferentes e quero saber se o padrão de pisar no sustain muda.
Exemplo: Digamos que eu estou fazendo um arpejo de C-E-G na 1º,2º e 3º oitava. A cada mudança de oitava eu vou ter que tirar o pé do sustain? ou existe um padrão especifico para isso. Quando os arpejos começam em regiões mais agudas até que não dá tanta embolação mas o problema mesmo é quando começa nas regiões graves. Valeu
|
VanderUliui Membro Novato |
# jun/14
· votar
Gente, sou iniciante em musica. Quando aparece uma cifra em cima de uma música, devemos toca-la até outra cifra aparecer? E devemos tocar ela so uma vez ou varias vezes? Grato.
|
LéoTecla Veterano |
# jun/14
· votar
VanderUliui
Gente, sou iniciante em musica. Quando aparece uma cifra em cima de uma música, devemos toca-la até outra cifra aparecer? __________
Você fica tocando a nota até chegar o momento de tocar a próxima. Se vai tocar várias vezes, ou só uma... aí vai depender de ritmo, arpejo, solo etc.
Procure ouvir músicas conhecidas, pega a cifra delas e tente tocá-las.
|
Ismah Veterano |
# jun/14
· votar
LéoTecla
Ataque zumbi?! Renasceu entre os morto mais um macaco velho. Grande abraço Leo, A gente se vê por aqui.
|
fabinfarol Veterano |
# jun/14
· votar
O lance bacana é pegar umas músicas manjadas e tentar cifrar vc mesmo..
|
Synth-Men Veterano |
# jul/14 · Editado por: Synth-Men
· votar
Site para teoria Musica, Escalas, Acordes, Progressões, etc.... Para quem quer aprender acordes com o avançado explicado com simplicidade.
Tem artigo de harmonização de acordes mediante uma escala e muito mais. Tem várias ferramentas online, Guia de Acordes e Identificador de Escalas.
Abraços!
|
Synth-Men Veterano |
# jul/14
· votar
Para quem quer saber como a teoria funciona na prática este site é uma beleza.
São sete grupo de aulas divididos organizadamente por assuntos. Serve para quem quer começar do zero e para quem já toca e quer entender mais. O mais bacana é que é interativo, basta apertar o play, passar, retornar ou repetir. Tem setas indicatórias, destaques coloridos e som.
Abraços.
|
fabiopavan8 Membro Novato |
# out/14
· votar
Como eu diferencio notas menores e maiores na partitura?
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
fabiopavan8
Tenho a impressão que já TE respondi essa pergunta...
|
Synth-Men Veterano |
# out/14
· votar
Ismah
Fui eu quem orientou a postar aqui. O Tópico que você ajudou foi fechado.
Quando chegar em casa vou dar uma força também, somando com o que você já ajudou.
|
Synth-Men Veterano |
# out/14 · Editado por: Synth-Men
· votar
fabiopavan8 Como eu diferencio notas menores e maiores na partitura?
Meu caro amiguinho. Boa noite/Bom dia.
O Assunto é complexo, mas não é difícil de entender. Vou tentar resumir em poucas palavras esta nossa conversa:
Na verdade, conforme o Ismah comentou no outro tópico, não existe notas maiores ou menores, na partitura. .
Estas duas nomenclaturas estão ligadas diretamente a acordes. Acordes são um grupo de 3 ou mais notas com intervalos determinados:
Intervalos, é a distancia entre um tom e outro dentro de uma oitava, sempre no sentido da esquerda para direita. Tom é o som característica de cada nota.
Exemplo de uma oitava:
GRAU: I II III IV V VI VII VIII NOTAS: DO RE MI FA SOL LA SI DO
Uma oitava é composta por oito graus. Graus são nada mais, nada menos que as posições das notas dentro de uma oitava.
No exemplo acima a nota que está na quinta posição é a nota SOL, logo ela é o V grau da oitava acima destacada.
Aqui voltamos a falar dos intervalos, pois as nomenclaturas maior e menor estão ligados diretamente aos intervalos. Os intervalos estão ligados diretamente a escala cromática
Escala cromática, subentende-se que são todos as notas entre as oitavas de um tom, incluindo as notas brancas e pretas.
O exemplo abaixo refere-se a escala cromática do tom de DÓ, por que incluímos todas as notas entre suas tônicas . Tônica é o nota que dá nome à escala cromática. Ou ainda a nota que inicia uma escala cromática.
Por exemplo: DO DO# RE RE# MI FA FA# SOL SOL# LA LA# SI DO
Cada tom desta escala cromática, representa um intervalo e cada intervalo tem uma nomenclatura própria.
São estas nomenclaturas próprias que dão nomes aos acordes MAIORES, MENORES, SETIMA, DIMINUTA etc... Mas isto é um outro assunto bastante complexo.
Meu caro amiguinho, na verdade estamos apenas conversando e trocando ideias sobre música.
Para aprender sobre os casos acima, sugiro perguntar ao seu professor de teclado.
Abraços!
|