Teclado Controlador: qual é a vantagem?

Autor Mensagem
AGCC
Veterano
# ago/08


Falaê gente,
Queria saber qual a vantagem de usar um Módulo ou Softwares(VSTi) em um Controlador e não em um teclado tradicional?

Falou gente!

tecladoprofusao
Veterano
# ago/08
· votar


caio_albertassi
No meu ver, a principal vantagem é que, no caso dos VST, não vai ficar ultrapassado tão rápido. Se apareceu uma versão nova, é só instalar no HD e apagar a velha.
Quanto ao módulo, a vantagem é o custo: é mais barato do que um teclado completo.

A desvantagem em ambos o caso é a falta de praticidade, já que vc vai ter que montar aquele "ninho de rato" toda vez que for tocar, e desmontar depois.

Artref
Veterano
# ago/08 · Editado por: Artref
· votar


Vejo muitas alegrias no uso de módulos, como por exemplo no peso. É muito mais tranquilo transportar um controlador + 3 módulos do que levar 3 ou 4 teclados. Outro fator ótimo é que quando você quiser "um teclado novo" ou se atualizar, é só comprar o módulo e usar o mesmo controlador, o que gera uma economia de dinheiro.

Grandes artistas fazem muito isso, é bem comum eu ver em shows o cara com apenas um teclado, mas com uma pilha de "visorszinhos" brilhando no rack ao lado. Ou seja: o cara tá montado em muito timbre, com a praticidade de se carregar tudo no mesmo rack.

AGCC
Veterano
# ago/08
· votar


tecladoprofusao
Artref
PERAE!!!!

Vi vocês dizendo "ATUALIZAR"? Como assim? Os teclados controladores como os da EMU tem HD interno que armazenam as informações de timbre? Eu posso colocar um Piano ou EP nele? =|
Se for isso eu vou comprar um teclado desses pra mim logo logo...

Falou!

tecladoprofusao
Veterano
# ago/08
· votar


caio_albertassi
Ops... Acho que não me expressei direito hehe...
controlador não tem HD, nem qualquer dispositivo de armazenamento. Ele apenas comanda um módulo ou um computador.

VST é um programa que roda num computador e, assim como qualquer outro programa (Word, Photoshop, Auto CAD, Sonar...) vc pode "atualizar" ele apagando e instalando uma versão mais nova. O HD em que ele fica é o do PC.

Quanto ao módulo a "atualização" é vender ele e comprar outro, como acontece com um teclado completo.

O controlador apenas comanda tudo isso, não tem timbres (há centenas de exceções rsrs) e não pode ser atualizado. É como o teclado do PC, sozinho ele não faz nada.

Desculpa se te confundi hehe...

AGCC
Veterano
# ago/08
· votar


tecladoprofusao
Valeu cara!!!

A parte sobre VST eu já sabia...

Você entende bem de VST? Se tiver paciência me passa seu msn aí.

Falou!

fábio_soul
Veterano
# ago/08
· votar


Vale ressaltar que hoje, o único controlador que poderia equivaler em praticidade a um MOTIF XS (ou a outro top de linha qualquer), por exemplo, seria algum da linha VX da CME, que custa horrores também. Se você for pegar um CME UF, não tem botões de "memória" para acesso rápido aos timbres e nem teclado numérico, se for a linha AXIOM da M-AUDIO, só tem até 61 teclas, e não é lá aquelas coisas, controladores da Roland e da Korg não oferecem aquela gama de controles em tempo real (da EDIROL eu não conheço)... Então, não é tão fácil assim a questão de usar controlador.

AGCC
Veterano
# ago/08
· votar


Qual é problema de usar um teclado qualquer com um módulo? Eu tenho um teclado de 6/8 e pretendo no futuro comprar um módulo pra utilizar junto a ele.

Falou!

mazza
Veterano
# ago/08
· votar


Qual é problema de usar um teclado qualquer com um módulo
o maior problema que eu vejo é que o teclado não vai te proporcionar botões para controle dedicados ao módulo, portanto toda alteração de timbres, vc tem que fazer direto no módulo, sem contar que vc não vai ter como fazer alterações de tibres em tempo real no módulo, gravar posições de memória pra acesso imediato, etc,etc,et,c... Mas pro "feijão com arroz" serve qualquer teclado que tenha saída MIDI.

tecladoprofusao
Veterano
# ago/08
· votar


caio_albertassi
Não entendo muito de VST, não... Baixei uns da Native Instruments e tô brincando um pouco com eles, pra ver se aprendo. Mas pelo contato que tive até agora, deu pra perceber a falta que os controles em tempo real fazem, principalmente nos VST de sintetizador. Se tiver curiosidade (e uma boa conexão, pra baixar arquivos de 80 mega) dá uma olhada lá, as versões demo são interessantes. As únicas limitações são que não dá pra salvar e só pode usar por 30 minutos.

E, infelizmente, o msn aqui no meu pc nunca rodou direito... às vezes até trava o Windows e tenho que reiniciar. Microsoft... quem entende? hehe

almy
Veterano
# ago/08
· votar


cara se vc usar softwares q sao vsts hosts tipo o cantabile ou o fortes...dependendo do seu controlador,vc consegue mudar parametros em tempo real sim...

AGCC
Veterano
# ago/08
· votar


O meu teclado é bem simples e antigo é um WK 1500, 6/8. Daí eu às vezes fico tocando com o TruePianos.

Gianyny
Veterano
# dez/13
· votar


Pessoal, pelo que pesquisei no fórum o teclado controlador serve para gravar instrumentos virtuais, certo?

Estou precisando incrementar minhas gravações de voz e violão e não estou podendo gastar em um teclado convencional; será que o controlador seria uma boa solução? Preciso de piano, strings, guitarra, baixo, bateria, etc. No meu caso eu só iria utiliza-lo em casa mesmo, com a DAW que utilizo (Sonar 8.5).

Pesquisando encontrei estes aqui: Controlador Korg; Controlador Akai.

Será que algum desses já supre minhas necessidades? Não posso gastar mais do que os que postei.

Outra coisa, e a questão das oitavas? Dá para tocar de boa?

Mais um detalhe: meu computador possui um processor ADM Phenom Quad Core e 4GB de memória; dá para rodas os VST's? É que eu li que eles são bem pesados e exigem muito do processamento da máquina.

Se puderem me ajudar fico muito grato, valeu.

NINO_D.BOB
Membro Novato
# dez/13
· votar


Cara,

Seu Pc ta muito bom, não tera problemas.
Mas um controlador pra gravar pianos, teria que ter pelo menos 4 oitavas, pra executar melhor suas composições.
Da uma olhada nessas opções, o valor ta melhor que os que postou, não conheço os teclados, mas sei a falta que teclas fazem quando toco timbres de piano.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-521356310-teclado-samson-49-con trolador-midi-ipad-loja-p-r-o-m-o-c-o-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-526958489-acorn-masterkey-49-te clado-controlador-midi-loja-gtia-_JM

Gianyny
Veterano
# dez/13
· votar


NINO_D.BOB

Fala cara, obrigado por postar.

Então, eu não conheço essas marcas que você postou; tenho medo de comprar algo que vá dar problemas logo; um dos que eu postei é um Korg, logo creio ser excelente.

Realmente os que eu postei possuem poucas oitavas, creio que irei ter dificuldades com eles; esse Samson parece ser honesto.

Vamos esperar para ver se alguém posta aqui algo mais para acrescentar.

Outra coisa, com um controlador desse eu consigo qualquer timbre não é? Só depende das VST's?

NINO_D.BOB
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: NINO_D.BOB
· votar


Outra coisa, com um controlador desse eu consigo qualquer timbre não é? Só depende das VST's?

Exatamente, os timbres que vc tiver conseguira executar pelo controlador.

Gus79
Veterano
# dez/13
· votar


Outra das vantagens de se usar controlador + módulos é que se um módulo pifar, você tem outros, não precisa gastar milhares de reais para comprar outro sintetizador completo; se quiser trocar de controlador, suas programações continuam no mesmo lugar.

Isto significa: maior flexibilidade.

Gianyny
Veterano
# dez/13
· votar


NINO_D.BOB
Gus79

Obrigado pelas respostas.



Outra dúvida; com esse controlador + notebook e VSTi eu consigo tocar ao vivo também com estabilidade? Parece-me que é muita vantagem esse esquema ai hein!

NINO_D.BOB
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: NINO_D.BOB
· votar


Cara eu uso controlador e instrumentos virtuais no palco a uns 4 anos. Ja fiquei na mão algumas vezes com PC, notebook com configuração boa, e travou, ou não saiu o som, ja rolou em solos e isso me deixou muito puto. Problema esse que não mais aconteceu quando mudei de plataforma. Uso um M Audio Oxygem G3 61 + Macbook Pro + M Audio Firewire 1814. Uso Samples, solto bases, vias de click, varias saidas, e nada de problemas. Hoje eu confio ainda mais em controlador no palco. Eu acho que é muita vantagem, inclusive pelo custo beneficio de tudo. Tenho um set de R$4.000,00 que pra eu ter a qualidade de timbres que ele me da em um teclado teria que gastar uns R$8.000,00 ou mais e ainda não ficaria satisfeito.

Tecladista amador
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: Tecladista amador
· votar


Pelo que o pessoal postou aqui, o controlador seria somente o teclado em si (sem o som) e o módulo seria a "caixa de som" do controlador (ou melhor, o controlador precisa "puxar" os timbres do módulo para produzir o som).

Se formos analisar esta questão somente pelo ponto de vista do custo, parece ser realmente mais prático (e, evidentemente, mais barato) ter um controlador e vários módulos (com diversidade de timbres) do que ter vários teclados (a menos que eu esteja errado, eu entendi assim).

Só uma pergunta: é possível criar, editar ou atualizar os timbres de um mesmo módulo? Creio que certamente deve existir algum programa específico de computador para esta finalidade.

Quando minhas condições financeiras melhorarem, eu pretendo ter 3 teclados diferentes: 1 sintetizador, 1 arranjador (dizem que os workstations são melhores), e 1 controlador (os módulos seriam pesquisados à parte). Se eu for adquirir produtos atualizados, o que vocês me sugerem?

Aguardo as opiniões de todos.

P.S: No caso dos teclados, só aceito de 5 oitavas em diante

fernando tecladista
Veterano
# dez/13
· votar


o controlador precisa "puxar" os timbres do módulo para produzir o som
eu sempre achei o termo "puxar" confuso, já que o controlador não puxa, ele manda o que você toca para o modulo, talvez "acessar" soe mais próximo do que acontece, eu acesso o módulo X pelo controlador
seria como pensar que uma lampada "puxa" a energia pra ela, quando na verdade ela acende porque a energia vai até a lampada

lá na época final dos anos 80 cansei de subir em palco e ter somente um ponto de audio para toda a minha tecladeira (nem lembro se existia direct box)
então eu pedia mais dois cabos e vinha o cara da mesa reclamando por que eu precisava de 3 canais se meus teclados estavam em midi então era só "puxar" tudo pra um só
---------------------------------------------
é possível criar, editar ou atualizar os timbres de um mesmo módulo?
se o módulo tiver isso disponivel você pode até fazer a edição pelo próprio módulo, um D550 tem tudo que o D50 tem no próprio menu de edição alguns módulos JV (acho que o 110) tá tinha algum programa próprio pra edições mais complexas
------------------------------------------
pelo ponto de vista do custo, parece ser realmente mais prático
pelo ponto de vista de custo sim, são mais baratos
também pelo espaço em sí eu poderia ter 5 módulos que eles pegariam o espaço de um Rack 19" e nem um metro de altura, 5 teclados já não caberia mais ninguém no palco
mas hoje já é mais pratico, antes pra eu ter uma mistura de 5 timbres eu precisava de 5 módulos, hoje um modo combi, perform de um teclado faz até 16 tudo em um só

Tecladista amador
Membro Novato
# dez/13
· votar


Uma curiosidade: um só teclado controlador pode acessar quantos módulos ao mesmo tempo? Existe algum limite?

fernando tecladista
Veterano
# dez/13
· votar


Tecladista amador
midi trabalha com 16 canais, então se você conseguir colocar cada um em um canal midi vai conseguir ter 16, mas não dá pra ligar em cascata os 16 (via thru) então você precisa de uma "midi thru box" ou com outro nome "midi split box"

outro fato é a limitação do aparelho, parelhos com modo GS/GM que operam em todos os canais e você não consegue mutar esses canais, então vai ter sempre um instrumento dele soando com outro

dá uma lida nessse livro:
http://www.maestrofabioprado.com.br/livro/livro.pdf
não é pirataria o próprio autor deixou disponivel para download

louis
Veterano
# ago/14
· votar


Uma dúvida: consigo usar teclado controlador no Acid Pro da Sony?
Por enquanto eu só quero ter acesso aos sons dos VST e tocar e ouvir o teclado.

NINO_D.BOB
Membro Novato
# ago/14
· votar


louis
Sim, consegue.

louis
Veterano
# ago/14
· votar


Putz e como faço isso?
To apanhando pra caramba com isso....Parece que o Acid nao está reconhecendo o teclado....tentei configurar, mas nao consigo.
NINO_D.BOB
vc pode me ajudar?

Piano ON GRACE
Veterano
# ago/14
· votar


Não sou nenhum mestre na área, mas vamos lá.

O grande barato dos instrumentos virtuais são a propostas de timbres inigualáveis e inovadores.

fernando tecladista
Veterano
# ago/14
· votar


Piano ON GRACE
O grande barato dos instrumentos virtuais são a propostas de timbres inigualáveis e inovadores.
que bom que fosse
ai a pessoa instala um e coloca um piano, um orgão, um EP um strings e uma sanfona...

NINO_D.BOB
Membro Novato
# set/14
· votar


louis
vc pode me ajudar?
Me passe quais equipamentos vc ta usando. teclado, interface de audio e versão do Acid Pro.

louis
Veterano
# set/14 · Editado por: louis
· votar


A ideia de usar os vst eu to ligado como funciona, so nao consegui por em pratica....kkkkk
Meu note roda no windows 7, tenho o acid 6 e de vst to usando o pacote do GSi (mr. tramp, mr. ray, organized trio). Meu controlador é um waldman krypton 61.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teclado Controlador: qual é a vantagem?