Comprar usado é vantagem? Pianos Digitais. Dúvidas sobre marcas e linhas.

    Autor Mensagem
    Zuricow
    Veterano
    # set/15


    Olá pessoal,
    Venho dos Fórums de Guitarra e pedais de efeito onde, pela natureza dos produtos, instrumentos usados são uma ótima opção e, por vezes, até se valorizam com o tempo. Agora querendo me aventurar nos Pianos Digitais tenho dúvidas sobre opções de compra.

    Confrontando minhas pesquisas no forum e modelos que achei nos sites de usados mais próximos de onde eu moro, encontrei diversos modelos, mais modernos e antigos, que atendem o meu orçamento, até/próximo de 2000 reais.
    Vale dizer que busco sobretudo os timbres de piano com mais presença, com dinâmica e resposta parecida com a de um piano de verdade: Teclas pesadas que simulem o toque de um piano de verdade e mudança de timbre conforme força do toque. Seria legal ter saída adequada para amplificação e meios para servir também de controlador midi. Simulações do Rhodes e Hammond boas são interessantes, mas nem de perto são preferência. Não me preocupo com os falantes embutidos.

    Os modelos comentados são:

    Yamaha CP 33: Dentre todos o mais elogiado, mas parece que foi badalado no Fórum em 2006. Parece de uma categoria acima dos demais, porém bem mais antigo.
    Yamaha P95: Famoso aqui também, mas pelas minhas pesquisas perde um pouco na dinâmica, apesar do belo som de piano. Reviews disseram que somente o volume das notas aumentam conforme a força no toque, não o timbre. Além disso, parece que só possui saída para fones de ouvido. Parece que fez sucesso até 2011.
    Casio PX130: Não muito falado aqui mas dizem que apesar de não ter um som tão profundo, ganha na dinâmica do Yamaha acima.
    Korg SP250: Ninguém disse muito sobre ele, mas parece ser mais carinho que os demais da categoria. Aparentemente possui um sistema de dinâmica que é muito bom, especialmente no peso das notas. Não falaram muito bem do som. Achei pelos reviews do youtube a simulação do Rhodes mto boa.
    Kurzweil sp88: Esse parece o mais antigo e um dos mais utilizados mas disseram que as notas são menos pesadas (o sp88x parece ser mais). Nem ouvi falarem muito dele, nem bem nem mal.

    Então, ai vão minhas dúvidas:
    1 - Vale a pena pagar barato em um teclado que já foi mais conceituado na época de lançamento, ou seria melhor procurar um de orçamento intermediário mais novo? Nesse exemplo vejo o Yamaha cp33: sua tecnologia deve estar ultrapassada, mas será que na comparação ele ainda ganha?
    2 - Quais as desvantagens de um teclado tão antigo usado? Carecem de manutenção frequentemente? De que tipo e qual o custo?
    3 - Tendo em vista o que procuro, se arriscam em dar-me uma dica? Inclusive algum que esteja fora da lista.

    Agradeço desde já pela ajuda.

    Lukasmolin
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Depende do preço e do quão bem cuidado está. Você depende do teclado pra trabalhar? Vai ser seu único teclado? Eu pessoalmente não gosto de teclado com muitos anos de lançado, mas o meu negocio sempre foi 'workstations' e nesse aspecto os muito antigos tem muito menos funcionalidades...
    Quanto tu pretende gastar?
    Abraços...

    Zuricow
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Pois é Lukasmolin, ainda estou entrando nesse mundo. A princípio seria pra estudo, mas gostaria de poder utilizá-lo, quem sabe, para estúdio ou gravações.
    Como disse meu orçamento é de mais ou menos R$2000,00.
    A minha prioridade é aprender piano mesmo (para tocar nos de verdade), e incorporar músicas ao meu repertório pra quem sabe gravá-las. Como eu já sou guitarrista não tenho nenhuma pretensão de ter um set de teclados, daí a necessidade dessa compra não descartar a possibilidade de simulação de órgãos hammond através de midi, etc.
    Obrigado!

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    a série Privia da Casio é o famoso bom/bonito/barato, mas não conheço essa série 130. Sei que os x50 tem ação muito boa

    Artref
    Veterano
    # set/15
    · votar


    1 - Na minha opinião, não vale. Pois quanto mais usado for o piano digital, mais chance de estar com as teclas moles ou com desequilíbrio entre as teclas (teclas mais usadas mais moles, teclas menos usadas mais duras). Infelizmente o piano digital não tem manutenção da parte mecânica como um piano acústico, e essa parte sofre desgaste, isso é natural já que é um componente mecânico. Em digital, só trocando tudo, o que não compensa. O efeito não é tão dramático, porque há menos componentes pra desgastar do que num acústico, mas acontece. Se você não ligar pra isso, manda ver, mas eu por exemplo fico um pouco incomodado se percebo na hora que vou tocar.

    2- Falei em cima.

    3 - Eu tentaria um Yamaha novo, ou até arriscar um Casio (não testei).

    Sobre os Kurzweil, somente o SP-88x é hammer-action. O outro tem as teclas modelo box (fechadas) e um pouco mais pesadas que uma tecla leve de teclado, mas a rigor não são hammer-action.

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    concordo com o Artref, componentes eletrônicos também perdem o valor rápido

    se eu fosse você, ficaria ligado que a excelente série x50 dos Casio Privia está dando lugar à nova série x60, cuja maior diferença é um visor LCD. Assim, a tendência é os x50 cairem de preço. Acho que vai dar pra encontrar um PX 150 nessa faixa de preço aí em breve...

    jorget
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Conforme dito, a tendência é mais "não valer a pena" que valer, com algumas exceções: basta testar e se encontrar algum em perfeitas condições (existem ate dos anos 80/90 mas raros), aí vale a pena. Mas pra isso tem que conhecer bem. Mas ainda assim se achar um desses terá grandes problemas tecnológicos: muitos tem apenas disquetes (e outros nada), onde hoje em dia sem USB pouco se faz. As vezes mais vale um entry-level baratinho com Usb do que um Top da época sem esses acessos. Imagine um XP80 top da época mas com disquete e placas antigas e dificeis de achar! Pense bem em tudo isso como dito acima.

    Artref
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Mas é bom deixar claro que sempre há a chance de você achar aquele piano digital top usado que o cara comprou e mal tocava, aquele que você tira a poeira e puf, tem um instrumento novo, com as teclas durinhas e gostosas como um zero, rsrsrs. Nesses casos, vale muito a pena. Só não é tão fácil de achar.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Comprar usado é vantagem? Pianos Digitais. Dúvidas sobre marcas e linhas.