tah afim de fazer um pedal de sustain??

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# mai/08
· votar


Lak Lak
é um cabo mono

na verdade nesse caso não tem terra e hot
é uma corrente que vai por um polo e quando dá o contato volta pelo outro
ou como em certas marcas que funciona invertido:
é uma corrente que vai por um polo e volta pelo outro, quando pisa corta-se a corrente

quanto aos polos acaba não fazendo diferença na hora de soldar no dispositivo que faz a função de liga/desliga

Lak Lak
Veterano
# mai/08
· votar


fernando tecladista

hmm entendi, bom, entao na pratica eh pegar o q eu xamo de terra chamar de outro polo e fazer a ligação neh? hahaha

obrigado cara abraços

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# mai/08
· votar


Vix, vo ver se consigo fazer, já vou começar a fazer o projeto... :P
Vlw

AGCC
Veterano
# mai/08
· votar


Aleciano Fuckin Roses
Não dá muito certo cara, você poderá usar esse sustain apenos no piano, e de preferência sem efeitos. Como é que você vai fazer pra cancelar um acorde? Vai ficar fazendo isso com a mão o tempo todo? Esse "pedal" só funciona se for para ser usado com o PIANO.

Falou.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


Me desculpem, mas eu não posso perder essa oportunidade!!

Fiz um tb:
http://www.fotolog.com/tecladoprofusao

Peças de gamepd e espelho de interruptor. Como o material foi de sucata, saiu de graça.

O fio é qualquer fio, desde que flexível. Cabo de guitarra, extensão, fio de mouse, de abajour, de caixa de som, de avião, de antena, aqueles dois fios que sobraram do carro e vc ia jogar fora.... qqer coisa. Basta ter 2 condutores (se tiver mais não tem problema).

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# mai/08
· votar


Olhando bem, o acionamento pisando nas teclas do interruptor é triste, até bolei alguns métodos pra funcionar pisando mas não tinha peças ainda pra esse método. Vou dar uma checada nesse do tecladoprofusão

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# mai/08
· votar


Aeeee.... deu certo.
Use algo semelhante ao do tecladoprofusao
Eu peguei duas tampinhas dessas de interruptores tb, e ao invés de borracha, eu desenrolei uma mola q segura pilhas aqui num rádio vei de casa e coloquei ela pra fazer o movimento do pedal. Daí a sorte foi q a mola de certin pra encaixar naquels buracos q ficam na tampinha onde se geralmente coloca os parafusos. Aí depois peguei dois parafusos, um de rosca ligeira e outro normal e parafusei eles na tampa. O de rosca ligeira serve pra regular a altura do momento em q os contatos se fecharão. Daí prendi os fios, fiz um furinho de lado pra cabo passar e prendi as tampas, só falta botar umas borrachinha em baixo e encima onde se pisa... ficou bom e não tá frágil não, quebra o galho blz.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


Aleciano Fuckin Roses
Fiz um tb com direto com a placa de um controle de Master System e ficou bom também. Dissequei o controle, colei a borracha direto na placa e virei ela para o chão. Soldei os fios e bingo! Tá funcionando que é uma maravilha! E esse é sensível a pressão, dá pra usar como pedal de expressão ou volume.

El_Cabong
Veterano
# mai/08
· votar


Eu comprei o material e vou fazer um pedal sustain (assim que eu tiver tempo)

Mas para interruptor, eu vou usar aqueles de alarme automotivo que se instala no porta malas do carro. (super barato, se encontra em casas de componentes eletrônicos)
Acho que é o melhor para esta função. Tem uma mola forte para o peso do pé.
Ele vai parafusado no espelho de uma caixinha de sistema "X".

Já tentei com interruptores de campainha, teclas, etc,... fica ruim.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# mai/08
· votar


Interruptores fica ruim mesmo, o ideal é por uma mola, ou borracha pra fazer o pedal voltar pra cima... e eu to fazendo um caixinha pro meu ficar mais legal.. depois vo ver se tiro umas fotos!!

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


Aquelas caixinhas pretas prontas são uma boa opção, tem de diversos tamanhos e são bem resistentes. Saboneteira também aguenta bem o tranco, mas fica lindo uma saboneteira amarela ou roxa embaixo do teclado rsrs.
Tem habilidade com trabalhos manuais? Fica bonito fazer de madeira dura (massaranduba, mogno ou algo assim) e envernizar! Depois cole umas borrachas em cima para ter onde pisar e não arranhar o verniz. Tem, inclusive, uns espelhos de interruptor de madeira, já vem pronto e fica um tamanho bom.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# mai/08
· votar


Hoje a tarde eu peguei aquelas caixas onde se guardavam fitas de video cassete e recortei pra fazer a caixinha pro interruptor, só falta colar e botar borrachinhas..

lenno-key
Veterano
# mai/08
· votar


Não sei se já postaram isso por aqui, mas naquelas caixas/amplificadores CICLOTRON costumam vir uns pedaizinhos de se ativar a função overdriver que servem bem para sustain, bastando apenas abri-lo e retirar um pequeno granpo que o prende acionado. Fica beleza! Alguem saberia me dizer se nos KORGs o sustain é ativado pelo "fechamento" ou "liberação" do curto no pedal?

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jul/08
· votar


http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAABlq8svVFv_xhqdd7ANbAhIgjOy l3Do_854sNZ4VMOe0Wm-C5esbFoCdhH7yYwq8G1PAdM4Wsiv6dIu-3C3DszYAJtU9VDzG7 nTr2-0S8e1QAXXyqqDW52HDA.jpg

Pedal q eu fiz! ^^ Tá até bom viu

tecladoprofusao
Veterano
# jul/08
· votar


Aleciano Fuckin Roses
Ficou legal. Usou o que nos contatos? Funciona bem?

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jul/08
· votar


Eu fiquei aqui catucando uma idéia e axei uma. Eu peguei um dois parafusos, um de rosca ligeira e outro normal. Peguei os dois e parafusei eles na carcaça de cada uma das tampas, de forma q quando o pedal se fechasse, eles se tocassem e fechassem o contato. Daí, arranajei uma forma de prender os fios nos parafusos, colei o cabo dentro da caixa pra ele não se desprender.... dá pra usar bem ele, é mais leve do q um pedal normal, eu piso só um pouco nele e já ativa, pq dá pra regular a altura do contato através do parafuso de rosca ligeira.. só não posso fazer muito força ao pisar se não ele quebra ^^

tecladoprofusao
Veterano
# jul/08
· votar


Aleciano Fuckin Roses
só não posso fazer muito força ao pisar se não ele quebra ^^

Isso é mole de resolver! Cola um pedaço de madeira dentro dele pra servir de batente. Aí vc pode pisar à vontade que a madeira segura :)

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jul/08 · Editado por: Aleciano Fuckin Roses
· votar


Mais algumas fotos para vocês sacaram internamente dele
http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAABkjiI47GnjFk096LvQQym9jnx- 6k9Di_E7RT5YLpMvoYVgJbPT_O-SKX3brDxjcFnutpvsEad9Vg-zZXHqP0PUAJtU9VDx4k 0xsGTNv-7hTKqSoFspm3vJeQ.jpg]Dentro1
http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAADZtKjop-lU77Bg4IMFlf7nMy71 VY5x9AJdhG418f5xse-SvU1zgubzATc3O6ZdIFNpOdb2JzyrczdADCuVipheAJtU9VB0B7 fJgkslAyVkIxrumGplPoNMsw.jpg]Dentro2
http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAABlq8svVFv_xhqdd7ANbAhIgjOy l3Do_854sNZ4VMOe0Wm-C5esbFoCdhH7yYwq8G1PAdM4Wsiv6dIu-3C3DszYAJtU9VDzG7 nTr2-0S8e1QAXXyqqDW52HDA.jpg] Foto

Ant--
Veterano
# jul/08 · Editado por: Ant--
· votar


Amigos,
minha filha tem um PSR-320 da Yamaha. Tem entrada para Sustain, mas tentei colocar um pino p10 com um fio, e colocando os dois fios em curto não deu o Sustain.
Alguma dica do que pode ser? Gostaria de tentar fazer algo, ou mesmo ver se o sustain funciona. Agora fiquei até na dúvida se há algum defeito no teclado ou não. Porque pelo que entendi, até espetando um adaptador de pino de fone de ouvido (de p10 para o pequeno) já daria o sustain. Tentei isso também e nada.

Ajudem aí.
Abc

AC

tecladoprofusao
Veterano
# jul/08
· votar


Ant--
Pelo que entendi, vc fez o curto, conectou o plugue e depois ligou o teclado, certo?

O pedal funciona como uma chave liga-desliga, tenta fazer e desfazer o curto com o teclado ligado. Aí deve funcionar (DEVE mesmo, se não funcionar o teclado tá com problema rsrs)

A maioria dos PSR procura pela polaridade do pedal logo quando vc liga o teclado. Se vc ligou o teclado com o pedal fechado (pressionado, "em curto") ele vai entender que quando abrir é pra aplicar o sustain, e vice-versa. Não adianta vc só ligar, é necessário mudar o estado pro teclado saber o que fazer.

Fazer um é fácil, segue as dicas da galera desse tópico e divirta-se :)
Espero ter ajudado.

Jinhohc
Veterano
# ago/09
· votar


Show de bola. Mais um topico que vale a pena ser fixo. Pretendo fazer no meu futuro Juno G
Abracos amigos

Leandro Barbosa
Veterano
# ago/09
· votar


Lak Lak
Tanto faz cara!!
Cabo MONO ou cabo estéreo, desde que sejam 2 (dois pólos) ligados, ou seja, FECHADO / ABERTO = pedal pisado / pedal solto


Nao tem segredo, QQUER COISA que faça encostar os fiozinhos do cabo ja é um pedal de Sustain, experimenta plugar o P10 no sustain do teclado e desencapar a outra ponta, encostar as pontas com a mão...tu vai ver o quão simples é o efeito.

keyboardjones
Veterano
# nov/09 · Editado por: keyboardjones
· votar


foi mal galera...
dei uma de coveiro sem querer.

tecladoprofusao
Veterano
# nov/09
· votar


keyboardjones
Já era! xD
Agora contribui com o tópico: posta uma gambiarra que já tenha feito e funcionado hehe...

ferretti
Veterano
# nov/09
· votar


Aqui esta a minha contribuiçao..mto facil..e ao vivo..ficou legal

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=bYDwsLGdFSs

tecladoprofusao
Veterano
# nov/09
· votar


ferretti
Isso me lembra uma foto que bati:
fotolog.com.br/tecladoprofusao
(sério... Fizeram isso...)

hehehehe

Smyslov
Veterano
# out/10
· votar


Pessoal,

Para quem quiser fazer um pedal de sustain, acabei de montar meu pedal de sustain com materiais muito fáceis de encontrar:

grampeador de plástico de loja de 1,99.
tesoura
fita isolante ou durex
fio e plug de fone de ouvido usado.
adaptador de plug P2-P10, para o caso do plug do fone ser diferente do plug do teclado.
lata de coca cola diet vazia.

É muito simples de montar, basta conectar um dos fios do fone na parte metálica onde ficam os grampos (sem os grampos é claro) e o outro fio na chapinha de baixo onde os grampos são entortados.

Quando pressionar o grampeador, isto é, o pedal, a parte de cima encosta com a placa de baixo fechando o contato e curto-circuitando a conexão do pedal do teclado, e quando soltar o pedal, a mola do grampeador faz voltar, abrindo o contato, fácil não é?

Nem tanto, pois para aqueles que tem teclados com funcionamento invertido no pedal, como o caso do teclado Juno DI, só o esquema acima não vai funcionar pois o efeito de sustain vai ficar acionado o tempo todo e só vai se interromper quando apertar o pedal!

Mas encontrei uma solução bem simples para vocês não terem que mudar o estilo de tocar... rsrssss

Basta enrolar uma tira de papel alumínio (aquele utilizado em cozinha, mas para quem não sabe, conduz muito bem a eletricidade...) na ponta do grampeador para entrar em contato com a parte metálica de cima do grampeador onde ficam os grampos.

Em seguida corte uma tira de 0,5 a 1 cm de largura do alumínio de uma latinha de coca cola (diet porque é preta e vai combinar com a cor do grampeador de plástico preto) ou cerveja preta para envolver a ponta do grampeador e fechar o contato com a plaquinha de baixo do grampeador. Assim quando o grampeador não estiver acionado, o papel alumínio e a tira de alumínio fecham o contato do grampeador e quando o grampeador for acionado, a ponta do grampeador enrolada no papel de alumínio se afasta da tira de alumínio, abrindo o contato e aplicando o efeito de sustain do pedal!!!

A propósito, não precisa de nenhum tipo especial de fio para fazer o pedal, aproveitei mesmo o fio de um fone velho que tinha a ponta P2 (fone normal pequeno) e um adaptador P2-P10 para conectar no teclado.

PS: o conector P2 é mono e o adaptador P2-P10 é stereo e ainda assim funciona...

Rsrsrsssssss!!!

Check list
1- para evitar que o pedal fique fazendo aquele barulho característico de grampeador, aperte a parte de cima e enrole a fita isolante (menos na ponta), isto deve tirar totalmente o barulhinho irritante.

2- ao envolver a tira de lata de alumínio na ponta do grampeador, faça dois vincos para que ele fique quadrado e não encoste no papel alumínio quando estiver acionado.

3- verifique que a tira de alumínio esteja em contato com a plaquina da parte de baixo. Note que a lata de alumínio tem a parte brilhante que conduz a eletricidade e a parte pintada, que não conduz eletricidade muito bem...

É isso aí pessoal. Boa sorte!

Rick Santos
Veterano
# out/10
· votar


Smyslov

putz, que dica!!!!!!

El_Cabong
Veterano
# out/10
· votar


PÔ!!!
Em 2008 eu postei alí am cima que ia fazer um pedal sustain, e realmente fiz ele !!
Ele dura até hoje!! É muito bom e saiu bem baratinho.
A vantagem é que eu fiz ele com interruptor de porta malas para alarme automotivo. Este tipo de interruptor é com contatos (normalmente fechado) e esse é o padrão da maioria dos teclados.
Quando se pressiona o contato abre.

A maioria dos outros tipos de chaves são no padrão (normalmente aberto). Aí é ruim pois tem que programar uma inversão de polaridade no teclado.

Jonatas Edward
Veterano
# mar/12
· votar


Alguém tem esquema? OSHOSHSOH '

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tah afim de fazer um pedal de sustain??