Fantom X7 turbianado X MOtif XS 7

Autor Mensagem
elektrodisco
Veterano
# jul/08


Voces trocariam um Fantom X7 com placas srx-7 (ultimate keys) + placa srx-12 (eletric pianos) + 512 de DIMM por um Motif XS 7 ou seriam máquinas equivalentes ?

O Motif teria mais pressão sonora que o Fantom ? Qual a vantagem de um e de outro ?

abraços e otimo feriado para os Paulistas !

fábio_soul
Veterano
# jul/08
· votar


Você usa que tipos de timbres?

yurikat
Veterano
# jul/08
· votar


Cara, acho que um teclado de uma geração antiga, por mais turbinado que esteja, não é páreo para um teclado de uma nova geração...
Sendo assim, um Triton Extreme não é equivalente ao Fantom G... e esta premissa tmbm se torna verdadeira no caso do Fantom X versus Motif Xs.
A grande questão é que o tempo passa... e com o passar do tempo a tecnogia tende a evoluir, desta forma proporcionando novas possibilidades, melhores timbres, maior controle em tempo real, maior integração com o Pc...

Outra coisa... O fantom X já saiu de linha... se a Roland no Brasil for inteligente igual a Yamaha, daqui a pouco será possivel encontrar Fantom G7 com os mesmos valores de um Fantom X7 (lembre-se que o Motif Xs foi lançado no Brasil com o preço até mais em conta do que o valor que estava sendo praticado na venda do Motif Es).
Se isto acontecer vc vai ter apenas duas possibilidades:
1 - Vender seu Fantom X por um valor bem menor do que esta pretendendo neste exato momento.
2 - Tentar vender o Fantom X pelo valor praticado no mercado nos dias de hoje e correr o risco de ficar com o teclado encalhado. (já vi casos no ML de ter pessoas querendo vender o Motif Es7 por R$ 6800,00 e ter varias lojas anunciando o Motif Xs7 por R$ 6300,00)

O Motif teria mais pressão sonora que o Fantom ?
Bom... eu já preferia o Motif Es em relação ao Fantom X, sendo assim prefiro muito mais o Motif Xs.
Falou

elektrodisco
Veterano
# jul/08
· votar


Os timbres que mais uso são, piano, piano eletrico, strings, pads e órgãos.

Obreigado pela ajuda e boa vontade de voces

yurikat
Veterano
# jul/08
· votar


Os timbres que mais uso são, piano, piano eletrico, strings, pads e órgãos.
Bom... pensando no MEU gosto pessoal, acho que o motif pode perder apenas no piano ac, de resto acho o Motif superior.
Agora... nos pianos eletricos e orgãos o Motif XS é muito, mas muito superior ao Fantom X.

fábio_soul
Veterano
# jul/08
· votar


elektrodisco

Os timbres que mais uso são, piano, piano eletrico, strings, pads e órgãos.

Considerando as suas necessidades, acho que o MOTIF XS seria mais legal para você. O piano acústico dele é bem melhor do que o do Fantom-X sem expansão de pianos (como este que você vai pegar), os pianos elétricos do MOTIF XS são bem legais (talvez os doFantom estejam melhores por conta da SRX-12, mas os do MOTIF são lindos), strings e pads eu não sei, e órgãos, tem gente que odeia os do Fantom-X (embora o seu já tenha a SRX-07, mas tem gente que não gosta da simulação da leslie da Roland), mas, de qualquer forma, em termos de órgão eu acho que o MOTIF está na frente, até mesmo pelos 8 sliders que, já em alguns pressets do MOTIF-XS, estão programados para funcionar como drawbars de Hammond, e, mesmo que não seja perfeito, é bem legal.

Só a questão da "pressão sonora" é que eu não sei. O ideal seria você ouvir os dois teclados soando no meio de uma banda, etc... mas quase nunca estes tipos de testes detalhados são possíveis. De qualquer forma, eu iria de MOTIF XS.

elektrodisco
Veterano
# jul/08
· votar


Os strings e pads seriam equivalentes ? Outra coisa, aproveitando a boa vontade. No palco ele tem a mesma facilidade a amigabilidade para troca de timbres e velociade de manuseio ? O fantom tem o live setting play que no palco é uma maravilha para deixar todo o set organizado e localizar os diversos timbres, principalemente para mim que não enchergo nada de perto, risos !
Para finalizar, tb é facil customizar, fabricar timbres e performances ?

um-tecladista-thiago
Veterano
# ago/08 · Editado por: um-tecladista-thiago
· votar


nem o fanton g supera o motif xs eu tenho um motif xs e e incomparavel com qualquer outro teclado da roland se a roland não tomar cuidado ela vai cair em vendas
eu tenho um korg x50 esse motif xs e um m3 da korg
ñ gosto muito da roland ñ os timbres são muitos ruins e dificil pra trocar um timbre so mais korg e yamaha acho que em 2010a yamaha vai lançar o motif gs de tanto sucesso

tiago scott
Veterano
# ago/08
· votar


E aí Eletrodisco. Na boa cara pelos timbres e sons que você alega utilizar, O motif XS não têm nem comparação. Eu usei uma vez para tocar num evento um X6 de um Brodher meu, usei um timbre de piano elétrico e efeitos, achei sensacional pois o Fantom permite a você o manuseio de vários tipos de sons em tempo real e a linha de efeitos, Leads, pads é muito boa incluindo a parte de percussão que vc mesmo pode fazer utilizando os botões no painel dele. Agora piano acústico, piano elétricos ( Rhodes, Wurlitizer, E.Piano) Leads, orgãos e outros, o Motif XS visa de longe Extreme , Fantom e outros. Eu Usei um XS7 No começo de Agosto por dois dias fazendo um evento com um coral de Black Music, Meu os timbres são muito realistas, fora a parte de efeitos que na linha XS estão sensacionais, vc pode dividir o teclado e usar piano na mão esquerda e efeitos na mão direita, fora os oito timbres que vc pode utilizar em tempo real controlando apenas os volumes sem ter de mecher em botões e controles. E para fechar vc pode fazer programação de baterias e vários outros tipos de sons perfeitos e soltar para tocar junto, vira uma banda de 3 tecladistas em apenas 1. Fora que o Fantom têm em média de 3 a 4 amostras de cada Som, o Motif XS são de 8 a 16 amostras para cada som fora as modulações.

Artref
Veterano
# ago/08
· votar


Entre Fantom X expandido e MotifXS, Motif wins.

vc pode dividir o teclado e usar piano na mão esquerda e efeitos na mão direita, fora os oito timbres que vc pode utilizar em tempo real controlando apenas os volumes sem ter de mecher em botões e controles

Tudo isso já existe há uns 10 anos...

o Motif XS são de 8 a 16 amostras para cada som fora as modulações.

A informação não está correta. O MotifXs usa ATÉ 8 elementos por Voice, e nunca eles soam simultaneamente.

um-tecladista-thiago
Veterano
# ago/08
· votar


prefiro o motif xs mais se for um fanton g fico com os dois

tiago scott
Veterano
# ago/08
· votar


Artref

Não sei se vc já tocou antes em um Motif XS, pq se tocou vc saberia que existe o modo Performance que permite a vc utilizar até oito timbres simultâneos, controlando apenas os volumes. Se vc análisar existem oito volumes fora o controle de volume principal no Motif XS, que é justamente para essa função. Primeiro eu não falei de 8 elementos por Voice, eu disse no meu tópico: fora os oito TIMBRES que vc pode utilizar em tempo real controlando apenas os volumes sem ter de mecher em botões e controles. Ou seja no volume 1 ( Piano) Volume 2 ( Orgão ) Volume 3 ( Strings ) e assim consecutivamente. Eu só falei este detalhe no tópico pq uso um XS7 e faço isso sempre nas apresentações que toco. Agora sobre dividir o teclado com dois timbres, isso é verdade pq nos N 364, vc já consegue dividir o teclado com dois timbres.

johnny_floripa
Veterano
# ago/08
· votar


tiago scott

Desde o Korg M1 de 1988 existe a possibilidade de juntar até 8 timbres em uma COMBI.

tiago scott
Veterano
# ago/08
· votar


Johnny_Floripa

Entenda bem, eu não estou falando de juntar 8 timbres para, eu estou falando de usar 8 timbres simultaneamente tocando por exemplo (Piano) Volume 1 ( Orgão ) Volume 2 ( Strings ) Volume 3. Função conhecida como modo performance usada geralmenrte em palco. Função conseguida apenas no Motif XS. Ou o Korg M1 trabalha dessa forma, por que pelo que sei se vc está usando um som de piano no M1, vc precisar digitar o número de outro timbre no banco para utilizar outro som, coisa que no Motif XS não precisa, é só vc abaixar um volume e aumentar outro. Procure alguém que possua um Motif XS e vc vai compreender melhor.

Artref
Veterano
# ago/08
· votar


Artref

Não sei se vc já tocou antes em um Motif XS, pq se tocou vc saberia que existe o modo Performance que permite a vc utilizar até oito timbres simultâneos, controlando apenas os volumes


Já toquei sim no MotifXs, bastante, aliás, eu estava tocando até agora no meu XS8 que está aqui a 1m de mim...rs...

E o modo performance trabalha com 4 zonas, o modo de 8 zonas é o Master.

Mas mesmo assim, isso não é novidade nenhuma e não traz nenhum diferencial pro Motif. A Korg já faz isso muito bem há anos. E O M3, aliás, faz muuuuuuuito melhor do que o XS, com muito mais recursos (crossfade, etc) e 16 sons por combi, além de ter os pads para disparar, cada um, um canal midi diferente.

E quando você falou isso:
Motif XS são de 8 a 16 amostras para cada som fora as modulações.

Para mim você quer dizer elementos (amostras) por voice (timbre), e nesse caso o máximo é 8. Mas desencana man, importante é fazer boa música.

johnny_floripa
Veterano
# ago/08
· votar


Ah, você está falando dos sliders? Ah, tá...

Em 1989 lançaram o M3R que tinha um controlador opcional RE-1, que tinha, veja bem, 8 sliders que você poderia configurar para fazer exatamente isso.

Vários outros teclados tiveram esses sliders, não é coisa nova. Alguns que lembro:
Alesis QS7/8 - 4 sliders
Roland JV80, JV90, JV1000 - 8 sliders
Kurzweil K2500/K2600 - 8 sliders

tiago scott
Veterano
# ago/08
· votar


Artref

Tá certo Velho, o importante é desencanar e mandar som. Pq na boa não adianta gosto é gosto. Oh agora o M3 não dá não cara muito monstro. Não sei se vc concorda a única coisa que não me agrada muito nos Works da Korg são pianos tipo ( Piano de cauda, Rhodes, O Wurlitzer da Korg é da hora a partir do Triton. Eu acho meio superficiais não sei o M3, agora efeitos, leads, pads, orgãos é sem comparação. Eu acho que o Motif pra timbres é mais realista, a partir do XS pq o Motif Classic não me agrada não prefiro um extreme.

Artref
Veterano
# ago/08
· votar


Realmente Tiago, o M3 tem um bom piano, que é bem melhor que os antecessores Korg, mas ainda prefiro usar o do MotifXs. Já os pianos elétricos do M3 eu gosto, me agradam, embora o Motif também faça isso melhor.

... agora efeitos, leads, pads, orgãos é sem comparação (Korg)

Exatamente, nisso o M3 ganha do MotifXS. É como eu expliquei no outro tópico: toda a parte de synth do motif é bonitinha demais, tudo muito lindo, azul e fofo (rs), mas na verdade os synths não são cute - possuem imperfeições e um som gordo, quente, pesado e agressivo, e isso a Korg faz melhor.

elektrodisco
Veterano
# ago/08
· votar


Meu caro Tiago Scott

Alem da qualidade do timbre o motif xs tem mais pressão sonora ? O timbre entra com peso na banda ? O meu fantom parece que desaparece no meio dos demais. Ou seja, alem de mais realistas, eles falam mais ?
Eu tento ajustar no compressor, dando mais ganho mas ai o som fecha e perde o bruilho !

tiago scott
Veterano
# ago/08
· votar


Eletrodisco.

Com certeza eletrodisco, os sons do Motif XS são muito incorporados mesmo cara. Olha eu uso um XS7, quando vc toca as teclas graves é aquele grave pesadão ( Quase igual a um Piano ) e nas teclas agudas vc consegue sentir muito bem aquele som dos martelos. Nos synts da Korg que eu já toquei ( Triton Classic, Extreme, LE) eu não encontro muito isso. Eu por exemplo acompanho um cara chamado William Moreira o estilo é Disco Music, Dance, R&B e cara os sons de rhodes, Wurly, E.Piano, Hammond, e efeitos do Motif XS7 são perfeitos pra mim, a banda fica cheia pq os timbres são muito incorporados e ainda eu faço alguns bits eletrônicos que solto pra tocar junto o que preenche legal. Mas acho que vai muito de estilo, se vc gosta de timbres muito bons de pianos com certeza Motif XS, agora se sua praia é mais efeitos, pads, orgãos, leads te aconselho com certeza a ir de Triton Extreme, ou M3 ( Se tiver grana sobrando) ou Famton que cara nessa linha de efeitos, pads, leads é monstro.

ROTTA
Veterano
# ago/08
· votar


elektrodisco
Voces trocariam um Fantom X7 com placas srx-7 (ultimate keys) + placa srx-12 (eletric pianos) + 512 de DIMM por um Motif XS 7 ou seriam máquinas equivalentes ?

Eu não trocaria. Mas é questão de gosto. =)
Abraços.

elektrodisco
Veterano
# ago/08
· votar


Thiago, vou abusar de sua boa vontade e ja que voce esta me ajudando bastante, vou te pedir mais uma contribuição em relação a uma duvida que ainda não tirei. Ao vivo como é a trasição de timbres (patch e performances) é fácil montar o esquema e ter tudo a vista para uma facil localização e troca, como eu tenho no live setting do fantom x ? Nele eu vejo tudo na minha cara e eu, que sou velhinho e não enxergo nada de perto, consigo ver tudo.
Como funciona isto no Motif xs ?
ABraços e obrigado novamente

tiago scott
Veterano
# ago/08
· votar


Meu caro Elektrodisco

Fica tranquilo cara tamo junto, sobre a informação de transição de timbres o Motif XS7 tem uma ferramenta muito louca cara, chama-se modo perfom ele foi desenvolvido pela Yamaha para atender a necessidade dos tecladistas em apresentação no palco, de evitar aquela velha história de vc estar usando um piano e quando precisa alterar o som, ou escolher um outro timbre editado lá vai nós tecladistas ficar digitando número um banco de dados, e quando vc digita errado entra aquele timbre errado e acaba a música ali. No Fantom eu mexi muito pouco cara, não sei se há necessidade de ficar digitando números no banco para alterar som. A grande sacada do Motif XS é que nesse modo performa vc deixa até 8 timbres separados um ao lado do outro, e controla a entrada de um ou de outro só pelo volume, fora que vc pode diferenciar as intensidades com os knobs que ficam acima destes botões de volume. Facilita em 20 por cento por que vc escolhe os timbres que mais te agrada e na hora de entrar com um e sair com outro basta aumentar o volume. Cara se puder entre no you tube e digite Motif XS, e procure a apresentação de um cara chamado Bert Smorenburg, ele tá em um stúdio com uma parede de fundo vermelho, usando um Motif XS7 assiste e depois nos falamos, ele demonstra todo o poder de fogo do Motif XS e dá jus ao lançamento da Yamaha.

tiago scott
Veterano
# ago/08
· votar


Eletrodisco ...

Só para complementar segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=WKn-ElQE0NQ&feature=related

expedifer
Veterano
# ago/08
· votar


O motif XS nem chega perto do Fantom nos pianos (ne Fantom S), imagine com essas placas, sampleadas, de gravação de pianos ao vivo.

É Fantom na cabeça (falo de pianos, não do resto).

elektrodisco
Veterano
# ago/08
· votar


Caro Thiago

O video eu ja conhecia so que eu prefiro pegar os detalhes com os meus amigos especialistas..risos, e nem sempre ele abrangem os pontos que queremos ou passam tão rápido que nem da para entender.
Acho que um ponto forte do Fantom é o live setting onde ha 20 bancos sendo que em cada um deles é possivel registrar ate 16 patchs ou perfomances. Assim sendo, ao vivo basta colocar o banco desejado, navegando na tela, e, em seguida, estão todos os timbres nele registrados na cara da gente, com nome em letras grandes, bastando apertar a tecla correspondente, abaixo de cada um. Muito simples e otimo para quem não enxerga de perto como eu.
O que me mata no Fantom e a falta de peso dos timbres. Ele parece sumir na banda. Os pianos, como nosso amigo expedifer disse, são muitos bons, mas sem peso, não tem um gravão e presença. Eu coloco grave no compressor e o peso não vem. Acho que o quente dele são os pads.

No motif a questão de sampler tem as mesmas facilidades ?

Alexandre Prado
Veterano
# ago/08
· votar


Ola,,, bom ja tive o Fantom X8 , e estou tbm com o Motif XS7 ,,,, ambos sao faceis para performance ao vivo (como ja foi falado acima).........

Falaram em Fantom X "turbinado" ,,,,,, mas nao se esqueçam que "turbinando" o XS ( http://www.motifator.com/mart/VoiceData.htm#xs ), eu acho que ele da pau no Fantom X....minha opinião

elektrodisco
Veterano
# ago/08
· votar


Ola meus caros amigos
Nesta sabadão acabei indo para a Teodoro Sampaio (para os de fora de SP que não conhecem é a rua das lojas de instrumentos e afins) para chegar de perto o Motif e o novo Fantom G ja que este tem praticamente os mesmos timbres do meu fantom x. Acabei ficando mais confuso do que aj estava. Escutei praticamente todos os timbres com um fone de ouvido Porta Pro (escutar os dois em um mesmo amp estava complicado) e nao senti a diferença de timbres que esperava encontrar tão melhor no Motif. E reclamo dia e noite da falta de peso e presença sonora do Fantom mas, comparando os dois no fone, não veio o que eu esperava. No piano o Fantom ganhou, no EP o Motif, pois tem uns presets mais limpos e elaborados, assim como nos timbres de órgãos. O Roland ganhou de longe nos pad´s, brass, lead e acabou levando tb nos vocais, pois ele esta vindo com todas as placas adicionais, com uma infinidade de timbres. Alem disso o Fantom me pareceu mais logico para trabalhar, ate porque eu estou acostumado. Nõa posso falar dos novos comandos do G pois não so vi funcionar, mas é um teclado muiot melhor acabado e com visual mais limpo e melhor. Tb não cosnegui ver no Motif como posso trabalhar ao vivo pois a pessoa que me atendeu não conseguiu entrar no modo para e escolha rapida dos timbres. Como eu não enchergo nada de perto, acho que vou me atrapalhar inteiro em um show
Eu naõ sei se o Fantom G tem alguma evolução sonora em relãção ao X mas o GAP que eu esperava encontrar em relação ao Motif foi menor que imaginava de forma que eu, que estava arrancando os cabelos de raiva, agora so estou roendo as unhas, pois ainda sinto falta de presença de som mas não sei o Motif vai tirar este GAP. Vai ver que o S90, pelo qual me balisei para achar que o Fantom não fala, bate nos dois !
Vou continuar minha pesquisa e conto com voces ! Alguem que tenha motif xs em SP e for tocar, poderia ate ir ver, para escutar o bichinho ao vivo !
Para encerrar, não estou puxando para la ou para ca...so acho que são maquinas proximas sendo que cada uma tem algumas vantagens em relação a outra.
Não se trata de propaganda, e sim uma dica de conforto para todos que querem testar um instrumento com tranquilidade: a Playtech esta com um belo espaço na Teodoro, isolado dos demais instrumentos, sendo que podemos testar os teclados a vontade sem ter que escutar um guitarrista tocando Smoke & Water ou Starway to heaven !

elektrodisco
Veterano
# ago/08
· votar


Errata: en]m lugar de enchergando, leiapse enxergando !

tiago scott
Veterano
# ago/08
· votar


elektrodisco

É meu caro, agora sinceramente vai ter uma questão muito pessoal, por que o ruim dos fones é que vc não consegue definir completamente um timbre usado no teclado. Em um bom ampli vc consegue tirar toda a resonância, o que vai levá-lo a uma conclusão quanto a adquirir uma máquina ou outra. Eu particularmente decidi por um XS7 quando ouvi a performance dele ao vivo, e o que mais me chamou a atenção foi os timbres que mais gosto e utilizo, Rhodes, Wurly, Hammonds e leads.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fantom X7 turbianado X MOtif XS 7