É exagero um iniciante comprar um workstation? (texto longo)

    Autor Mensagem
    Inshun
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Inshun


    Olá. Por favor, gostaria que vocês me ajudassem com uma dúvida.

    Sou iniciante em teclados. Não sei tocar, mas pretendo aprender. Às vezes sei "me virar", outras vezes, não.

    Por outro lado, não sou lá tããão iniciante em algumas noções de música, e leio algo sobre teoria musical quase todo dia.
    Também tenho alguma familiaridade com o FLStudio (ou Fruity Loops, como quiserem) e sei como usá-lo a meu favor para compensar o fato de não saber usar propriamente um teclado (já faço assim sem ter um, mas quem sabe do que estou falando sabe que não ter algum tipo de controlador MIDI para ajudar nisso pode cortar muito os fluxos de criatividade).

    Sei também que o FLStudio, para muitos, não é lá grande coisa em comparação a outros programas (Ableton Live, Reason, Cubase, Sonar, etc). Mas é o que deixa um iniciante como eu mais à vontade, na minha opinião. De qualquer forma, também tenho tentado conhecer mais o Live.


    Enfim,

    Disse isso tudo para fundamentar as minhas expectativas em relação à compra de um teclado. Eu quero, principalmente, poder compor músicas no FLStudio sem travar tanto. Mas, quase tão importante quanto, eu quero também poder usar esse teclado em situações em que um PC não estará disponível (então, já descarto os controladores MIDI).

    Daí entra a dúvida sobre um workstation. Não acho que eu precise de um arranjador (não penso em usar ritmo automático algum, penso em compor -- com ou sem a ajuda de um sequencer no PC), não sei quase nada sobre sintetizadores...

    Talvez eu consiga dinheiro pra um Juno-G... não mais que isso. Mas fico pensando... Será que estou exagerando ao querer um workstation? É possível que, na minha situação, um workstation seja inútil? Por exemplo, eu poderia ter um arranjador ou sintetizador, compor separadamente, salvar e botar no sequencer do PC quando tivesse um na minha frente? Quais as vantagens e desvantagens que eu devo esperar?

    Os preços dos workstations (e também o caráter profissional deles) são demais pra passar batido nessa dúvida... me dá a sensação de que não conheço quase nada do terreno em que estou pisando.


    Daí o pedido de ajuda: preciso das sugestões de vocês sobre isso, ou então sei lá, talvez existam mais opções que eu desconheça também...



    Já agradeço pela paciência ao lerem este post! hehe
    Abraços

    Artref
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bem, na minha opinião, instrumento bom nunca é exagero. Pois quanto melhor for, mais chances de te inspirar musicalmente de alguma forma. O que é muuito importante, principalmente se estamos falando de composição.

    Não vejo como exagero, acho sua atitude ótima. Pois as ferramentas de composição que você terá ali vão te ajudar muito. Outra: se quer aprender, um bom instrumento é um grande incentivo.

    Não existe essa de "exagero" quando se fala de inspiração musical. Quanto mais fontes, mais opções, mais idéias, mais recursos, melhor.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Inshun

    Cara... Talvez você não se ache preparado musicalmente... Mas só pelo fato de você expor a situação e descrever suas expectativas está claro que você conhece o caminho que quer pecorrer... Com certeza um Workstation é bem vindo nesta situação... Há aqueles que comprar um workstation sem saber o que é um sampler, ou sintetizador, muito menos que há um universo virutal onde seu workstation poderá integrar-se. O modelo a que você referiu é muito intuitível. Tem um sequenciador bom e ao mesmo tempo fácil de se operar e/ou gravar... Tem interface USB, expande memória interna de armazemento através de Cartão de Memória. Expande a RAM o que expande o sampler patch, mas também expande a capacidade de gravação de audio, o que pode ser feito em 4 pistas e mixadas com as 16 pistas internas. Esse modelo pode exportar audio mixado, audio individual, ou exportar a SMF para o computador. O bacana é que ele vem com o Sonar LE onde você pode exportar a sequencia interna e continuar a sequenciar no PC. Outro aspecto legal é a existência de slot de expansão SRX. De repente se vc trabalha com música eletrônica existem placas como a Supreme Dance e a Platinium Trax, se você trabalha com Jengles existe a Studio a World. Caso seja música clássica a Orquestral, Complete Piano e por aí vai...

    Pelo que percebi do seu tópico uma workstation estaria na medida sim...

    Abraços..

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pelo que vc disse, o errado seria NÃO pegar um workstation! É o tipo de teclado que já vem com tudo quanto é timbre e não tem coisas prontas que não te serviriam.

    Quanto à gravação, qualquer teclado que se julgue workstation hoje em dia faz. Já como se faz pra passar para o PC depende do modelo, pode ser por pen drive, cabo USB ou disquete (argh! =P ), ou MIDI mesmo (dá o "play" no teclado e o "rec" no PC... tosco, mas funciona), mas são feitos especificamente para o que vc quer, a produção musical.

    Vai fundo, que com certeza ele vai te satisfazer por muito mais tempo que um arranjador ou sintetizador.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    minha humilde opinião é que pra começar ainda tem que ser algum teclado mais simples, mesmo caindo nos teclados arranjadores chavões basicos : yamaha PSR e-403, roland e-09
    fica uns dois anos com isso e se foi pra frente ai você pensa com mais calma que teclado você precisa
    nesses dois anos que você vai aprendendo, você começa a percerber "me falta um sampler" ou pensei em workstation, mas ultimamente me converti pra piano digital ou ainda pensei que era facil, acho que vou ser DJ e comprar duas pick-ups,
    o problema de investir uma grana alta em um workstation é que tem muito recurso lá que você só consegue usar se toca bem, só vai sequenciar se você sabe como se comporta um baixo, como que são as vozes de arranjo de cordas, qual tessitura é a do sax.... coisa que você vai aprendendo com o tempo

    comprando agora você vai colocar lá o timbre de piano ou algum outro e estudar, coisa igual que se faz com um PSR

    como teclado é "informática" não dá pra pensar em investir em algo no futuro que lá fica desatualizado, com essa mesma grana de hoje vai comprar coisa muito melhor e atual no momento certo

    dtplayer
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Olha, o único revés de se comprar um workstation no incio é se tu descobrir que não era um workstation o que tu queria. Por exemplo, comecei com meu humilde PSR550, estava totalemnte tentado ao mundo dos sintetizadores, mas comprei um stage piano. Se tu sabe bem o que quer e conhece todas as possibilidades, vai fundo!

    has4
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Os caras aí de cima explanaram bem, até por que conhecem bem também... bacana! Confesso que voei pacas com o que disseram aí acima, mas vou dar a minha opinião também... tenho aqui um PSR tal (rsrsrs) e sinceramente, até hoje não aprendi a usá-lo em todos os recursos que o mesmo oferece... e olha, é apenas um PSR da vida, hein!?! (diga-se de passagem: Não o troco nem o vendo por nada! rsrsrs) Enfim, ter apenas não é a grande questão! Mas... boa sorte na sua próxima ou futura, mas maravilhosa aquisição, mas o aconselho que, seja qual for, EXPLORE-A AO MÁXIMO e tire dela o MÁXIMO.

    riceira
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Inshun

    Meu amigo não tenha o menor receio de partir logo para um workstation... se gosta de compor e usar seqüenciamento não há opção melhor, já que não quer se prender apenas ao computador.
    Quanto ao fato de ser iniciante, isso não quer dizer nada, pois você poderá usar as funções básicas num primeiro momento, até estar disposto a enfrentar os demais recursos e potencialidades da máquina. Workstations são máquinas versáteis e podem servir como instrumento único do músico, ao passo que sintetizadores servem mais para aqueles que têm bandas. E o preço entre os dois tipos de teclados nem sempre será absurdamente maior. No caso do Roland Juno G (citado pelo Jefferson Fernandes) você será capaz de produzir uma música completa como produto final sem ter que sair da máquina que é auto-suficiente. E se comparar o preço de um Juno G em relação ao preço do sintetizador Korg X50 perceberá que ambos praticamente se equivalem...
    Eu posso até me citar como exemplo de (eterno) iniciante que acabou partindo logo para o mundo dos workstations.
    Já tive Korg Triton Le 61 e 76 e hoje tenho Alesis Fusion 6HD e Korg TR61 e ainda nem sequer aprendi a encaixar direito os dedos nas teclas... Claro que contou muito no meu caso a paixão insana por teclados, embora acompanhada pela preguiça e desinteresse em estudar e praticar...
    Meu primeiro teclado com sequencer foi um Yamaha PSR-550 e fiquei diante dele pensando onde que deveria apertar o primeiro botão... e me julguei completamente maluco em dar 1 mil Reais em um instrumento absolutamente desconhecido para mim. Mas não consegui ficar "uns dois anos" como sugere o Fernando Tecladista, pois em alguns meses comecei a perceber que os timbres do modelo não me entusiasmavam muito. Tenho consciência de que as palavras do Fernando tecladistas são a pura verdade quando se refere à utilização de um sequencer com conhecimento de causa, pois toda vez que brinco de compor, tentando encaixar instrumentos nas trilhas, encontro todas essas pedras no caminho... mas essas coisas são possíveis de se aprender com o tempo (como ele próprio diz) e uma Workstation pode facilitar ainda mais esse trabalho...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    tenho aqui um PSR tal (rsrsrs) e sinceramente, até hoje não aprendi a usá-lo em todos os recursos que o mesmo oferece... e olha, é apenas um PSR da vida, hein!?!

    Tembém tenho um PSR que amo de paixão, o 2100, faz 4 anos e meio e, realmente, poucas são as coisas que eu não consigo fazer com ele. Dá pra tirar pianos bons (editando dá sim, não vem falar que não!), cordas incríveis, sints de tudo quanto é tipo, inclusive editando em tempo real (coloquei um exemplo no YouTube, não é um primor de edição, mas dá pra ter uma idéia) e até sequenciar bem. E agora tô usando os efeitos de microfone dele num teremim, fica show. Só sinto falta mesmo é de um teclado hammer-action e pen-drive.

    É que, pra mim, fica mais fácil compor com arranjador que com workstation. E já que o som é bom, eu uso ele pra tudo. Daí o PSR, ele faz o acompanhamento e deixa a gente livre pra pensar em letra e melodia.

    Acho que pra investir num "PSR da vida" que tenha sons e recursos que valham a pena sai mais caro que comprar uma workstation mediana que, por menos recursos que tenha, vai com certeza ter bons timbres. Quando aparecem 4 dígitos depois do PSR a brincadeira começa a ficar séria...

    Mas, como disse o fernando tecladista, antes de comprar algo grande assim, procure saber se é isso que vc quer, experimente os arranjadores, sintetizadores, pianos digitais... Todo teclado que ver pela frente.

    A não ser que vc queira pegar um PSR furrequinha, baixar uns "styles" de forró, gravar tudo em "disket", não usar pedal "sutain", fazer "piano electric com layer com string" ou uns solinhos de "brass" e ser o novo Frank Aguiar!! Auu!! hehehe

    LuizPauloGS
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Um instrumento bom faz a diferença, mesmo para um iniciante, se não chega uma hora que você olha e diz:
    "Nossa, que som horrível, porque que eu resolvi compra a geringonça?"

    Eu me arrependi por ter começado com um Casio CTK-300... desanimei até e fiquei um tempão sem tocar... depois eu voltei e evolui para um Yamaha PSR-B20 (é MIDI, já melhor uns 200%), daí eu compre um cabo MIDI e começei a usar ele com Virtual Synths, mas ele não tem coisas como sensibilidade nas teclas, capacidade de edição de timbres, midis, split, layers, etc.. e tal... então vem a necessidade de comprar outro teclado, mas dessa vez eu vo seguir os concelhos da galera do fórum e testar alguns synths.

    Moral da História: "Compre um teclado bom hoje, e você não irá se arrepender amanhã! O importante é pesquisar, testar e descobrir um que atenda seus requisistos e o seu bolso ^-^".

    rapha_netto
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Quando aparecem 4 dígitos depois do PSR a brincadeira começa a ficar séria...

    tecladoprofusao tem muita razão ... as vezes você encontra num PSR DA VIDA timbres fenomenais que correspondem perfeitamente ao seu objetivo final...

    Se for para criação de músicas e efeitos... NA MINHA opnião comprar um workstation q o qual você ficará meses ou até anos para aprender a utilizar as funções.... muitas das vezes básicas (pq um Korg Oasys por exemplo... acho dificil alguém que saiba e use todas as funções)

    Todo tecladista no final de tudo acaba se apaixonando pelo instrumento que melhor se adpte ao seu ouvido, gosto e intensão musical...

    O único conselho que eu posso te dar é .... Vá a uma loja - conheça, teste, mexa, fuce, remexa, configure e desconfigure todos os modelos que vc puder ... e veja qual o teclado que supre sua necessidade atual ....

    has4
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: has4
    · votar


    tecladoprofusao
    PSR que amo de paixão, o 2100
    editando em tempo real

    Assisti ao seu video com o PSR 2100; eu não conhecia o referido teclado e gostei muito dos timbres (à propósito: alucinantes, gosto deles!). Percebi também que você realmente domina muito bem a sua máquina (as funções), e isto é o que acho que muito importa. Como havia dito: Explorá-lo e conhecê-lo bem é o que valerá de fato.

    Talvez se ouvíssemos apenas os sons executados por você, não distinguiríamos o instrumento com o qual executou. Sempre tenho dito: (duvido que alguém consiga descobrir de qual instrumento saiu tal som!). ESTENDO também este entendimento e pensamento para os SOFTWARES editores de audio (Sonar, Protools etc), pois depois de um pronto um bom trabalho e bem editado (mixado, masterizado), também duvido muito que descubram a fonte de edição.

    ENFIM, penso que, tirando um bom som e fazendo uma boa performance, o músico aparece, e é exatamente o que acho importante. REFORÇO: TER apenas não é tudo! FAZER BEM, sim!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    has4

    TER apenas não é tudo! FAZER BEM, sim!

    mestre filósofo do planalto !!
    falou bonito !!!

    abrax!

    Inshun
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fiquei surpreso com tantas respostas! Obrigado, pessoas.

    Não há nada dito por vocês de que eu discorde, ou que eu ache que não tenha a ver com meu caso. Por um lado, entendo perfeitamente o argumento de que é bom começar com algo mais simples... por outro, sinto que um workstation teoricamente seria mais adequado pro que eu quero fazer.

    O fernando tecladista expressou bem o meu medo, o que eu quis dizer sobre não conhecer o terreno em que estou pisando: talvez seja melhor descobrir na própria experiência o que quero.

    Por isso, acho que a dúvida permanece. Mas fiquei feliz de constatar que talvez eu não esteja tão perdido quanto eu pensava.

    Eu *acho* que a tendência é que eu acabe comprando um workstation, mesmo... o Juno-G ou algo próximo e mais barato (alguma sugestão? hehe)... mas não decidi nada, é só um início. Falta, realmente, testar os teclados. Acho que, como vocês disseram, só vai dar pra sair satisfeito dessa história se eu testar tudo que aparecer na minha frente antes de decidir comprar alguma coisa.

    Por favor, quem tiver mais opiniões/sugestões, não hesite em postar!

    Valeu.

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Não vejo como exagero, acho sua atitude ótima. Pois as ferramentas de composição que você terá ali vão te ajudar muito. Outra: se quer aprender, um bom instrumento é um grande incentivo.(2).

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    has4
    Hehe, obrigado pelos elogios, fiquei lisonjeado! Mas é isso mesmo que importa, conhecer o instrumento e saber "espremer a fruta pra tirar o suco".
    Eu me dei bem com a Yamaha, achei fácil de usar. Engraçado que o som que mais combinaria com a minha banda é Korg (órgãos, sintetizador e cordas), mas Yamaha atendeu bem.

    TER apenas não é tudo! FAZER BEM, sim!
    mestre filósofo do planalto !!

    has4 para Presidente!!! :)



    Inshun
    Bom... Uma pesquisa de preços rápida (não avaliei os teclados, só vi os com menores preços)

    Studio Som João
    Roland E-09 - R$ 1249,00
    Yamaha MM-6 - R$ 1299,00
    Yamaha S03 - R$ 1399,00

    Disconildo
    Yamaha MM 6 - R$1.400,00
    Alesis QS 6.2 - R$2.392,50

    Procurei também no Mega Disconildo e no Serenata, mas só achei mais caro que isso. Espero que ajuse em alguma coisa.


    LuizPauloGS
    Um instrumento bom faz a diferença, mesmo para um iniciante, se não chega uma hora que você olha e diz:
    "Nossa, que som horrível, porque que eu resolvi compra a geringonça?"

    Heheh... Exatamente o que aconteceu quando comprei um home theater Britania!! Não recomendo pra ninguém!! (aliás, não recomendo nenhum som da Britania) =P
    Mas quanto a teclado, a minha receita foi: 4 anos (do início de 2000 até fevereiro de 2004) pesquisando, baixando MP3, escutando, fuçando, perguntando, até decidir qual era O teclado pra mim.

    rapha_netto
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mas quanto a teclado, a minha receita foi: 4 anos (do início de 2000 até fevereiro de 2004) pesquisando...

    Não fikei esse tempo todo ... pelo menos ainda naum .... Mas eu tenho pesquisado bastante ... e cheguei a conclusão: O que eu preciso não é de centenas de milhares de timbres e sim de um teclado com precisão sonora e que seja facil para Transporte... Mês que vem .... Kurzweil SP2 na minha Mão....huauahauhaua

    O único conselho que eu posso te dar é .... Vá a uma loja - conheça, teste, mexa, fuce, remexa, configure e desconfigure todos os modelos que vc puder ... e veja qual o teclado que supre sua necessidade atual ....(2ª vez)

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: tecladoprofusao
    · votar


    No meu caso foi a mesma dúvida do Inshun, não sabia é que tipo de teclado precisava. Pra ter uma idéia, escutei os então lançamentos Tyros e Triton (sonhar não custa, né?). E tava em dúvida entre o PSR 2000, o RS 9 e o MS2000!! :)

    rapha_netto
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Ops....

    SP2 - 76 teclas - R$2600,00

    SP2X - 88 teclas - R$3400,00


    .... Bem que eu queria ter uma kombi só pra levar meu teclado, uma kombi naum... Um Sprinter !!!
    Teria um G8 ou Motif XS8 mais um notebook pra brinca de edição...

    E seria um pouco mais feliz !!!:)

    sonhar não custa, né? (2)

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    rapha_netto
    Mal postei, já tinha percebido o mico, aí apaguei. =P
    Acho que aí vc já tinha postado tb... Pra quem não entendeu, tinha falado "88 teclas fácil de carregar? Vc tem uma Kombi? rsrsrs".
    Um "x" a mais e muda tudo hehe...
    Pra mim uma Caravan ou uma Chevy 500 já tava bom!

    johnny_floripa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Haha...

    Imaginei o cara chegando no pico de Caravan preta, abrindo a mala e puxando o case do seu 01/W proX (ou outro gigante)...

    Chegou o defunto... haha

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Ou uma branca com insulfilm... quando aparecer cheio de equipamento atrás vai ter gente gritando "Abre caminho!!! Ambulância!!!" rsrsrs

    ROTTA
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Inshun

    Diante de tudo que você falou, eu acho que não é exagero. Compre aquilo que você achar interessante. Você acha exagero?

    Abraços.

    rapha_netto
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    O Roland G70 num case ....deve realmente aprentar um caixão ...

    HUAHUAHAUHAUHAU

    igorgcr
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    cara... eu não vou fazer grandes comentários porque me parece que os mais experientes aí em cima já meio q te elucidaram no assunto...

    o fato é que, eu como pianista comprei pra mim um workstation... mais exatamente um Fantom-G8 que chega agora no Brasil e acho q vale muito a pena...

    eu toco por enquanto apenas clássicos para piano, mas acho q com um sintetizador desse nível poderei explorar novos estilos que me serão muito úteis principalmente no sentido fazer dinheiro.

    claro q não é qualquer um que pode comprar um teclado como esses mas acredito que vale muito a pena... toquei em um motif xs8 e o som é impressionante.

    com certeza vc não se arrependerá por comprar o juno-g!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É exagero um iniciante comprar um workstation? (texto longo)