É exagero um iniciante comprar um workstation? (texto longo)

    Autor Mensagem
    Inshun
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Inshun


    Olá. Por favor, gostaria que vocês me ajudassem com uma dúvida.

    Sou iniciante em teclados. Não sei tocar, mas pretendo aprender. Às vezes sei "me virar", outras vezes, não.

    Por outro lado, não sou lá tããão iniciante em algumas noções de música, e leio algo sobre teoria musical quase todo dia.
    Também tenho alguma familiaridade com o FLStudio (ou Fruity Loops, como quiserem) e sei como usá-lo a meu favor para compensar o fato de não saber usar propriamente um teclado (já faço assim sem ter um, mas quem sabe do que estou falando sabe que não ter algum tipo de controlador MIDI para ajudar nisso pode cortar muito os fluxos de criatividade).

    Sei também que o FLStudio, para muitos, não é lá grande coisa em comparação a outros programas (Ableton Live, Reason, Cubase, Sonar, etc). Mas é o que deixa um iniciante como eu mais à vontade, na minha opinião. De qualquer forma, também tenho tentado conhecer mais o Live.


    Enfim,

    Disse isso tudo para fundamentar as minhas expectativas em relação à compra de um teclado. Eu quero, principalmente, poder compor músicas no FLStudio sem travar tanto. Mas, quase tão importante quanto, eu quero também poder usar esse teclado em situações em que um PC não estará disponível (então, já descarto os controladores MIDI).

    Daí entra a dúvida sobre um workstation. Não acho que eu precise de um arranjador (não penso em usar ritmo automático algum, penso em compor -- com ou sem a ajuda de um sequencer no PC), não sei quase nada sobre sintetizadores...