Quais são as diferenças básicas entre o Yamaha CP-33 e o CP-300?

    Autor Mensagem
    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08


    Andei pesquisando mas os sites da Yamaha não explicam muito bem isto. Sei que o CP-300 tem mais sons do que o CP-33, e, se não me engano, o mecanismo de teclas é diferente, mas acontece que conversei com o pessoal da Teclacenter questionando o fato de eles colocarem no produto CP-33 demos do CP-300 (estão no site www.yamahasynth.com), e eles me disseram que as demos que estão no site são dos sons em comum entre os dois teclados, ou seja, os principais sons do CP-300 estão no CP-33.

    Esta informação procede?

    Artref
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Que coincidência, hoje esse foi assunto da outra lista que participo =) Por acaso você está por lá?

    O mecanismo é o mesmo, trata-se do "Graded Hammer Action" (GH), nos dois modelos. A informação no site da Yamaha Brasil sobre o mecanismo do CP300 está incorreta e já os alertei para isso.

    Quanto aos sons, o CP300 tem mais deles...mas pelo que vi aqui no manual dos dois, parece que a informação está correta - ou seja, alguns sons do CP-300 estão no CP-33. Se eles soam iguais aí só ouvindo mesmo, ao vivo, pra saber.

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Artref

    Por acaso, foi você que há algum tempo atrás estava em dúvida entre alguns pianos digitais da Yamaha e acabou comprando o CP-300 por causa dos timbres XG dele, ou estou enganado?

    Que coincidência, hoje esse foi assunto da outra lista que participo =) Por acaso você está por lá?

    Foi coincidência mesmo, pois não postei nada sobre isso em nenhum outro lugar. Mas por acaso, essa outra lista é o Synth BR?

    Com relação aos sons em comum, creio que não haja diferença. Sendo assim, será que podemos chegar ao ponto de dizer que nessa nova linha CP (CP-300 e CP-33) não há um "entry-level"? Ou seja, o CP-33 é um CP-300 sem alguns recursos mas com a mesma sonoridade nos principais timbres?

    Outra coisa que esqueci de dizer é que o CP-300 tem caixas de som imbutidas, e o CP-33 não.

    Artref
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Sim, é a Synth-br, sou o Alan Ricardo. Não sei se pode citar outras listas aqui, se não puder me banan, rs rs rs...e não fui eu que comprei o CP não.

    Fabio, também me pareceu que a linha CP não tem entry-level, como você disse. Mas se eles soam iguais, aí já não tenho 100% de certeza.

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Artref

    E quem foi que questionou a respeito dos CP's?

    Logo que pensei na linha CP, me veio à cabeça o caso da linha nova PRP da GEM. Tem o PRP-700 e o PRP-800. A única diferença entre os dois é que o 800 tem auto-falantes. Embora eu saiba que a diferença entre os CP's vá além de auto-falantes, me parece um caso similar. É uma pena que a Yamaha do Brasil não tenha um atendimento ao consumidor (que ainda não tem um produto Yamaha mas que quer comprar mas, antes disso, tirar dúvidas) como a Korg, com o Áureo, e a Roland com o Zé Ozório. Essas minhas dúvidas, por exemplo, poderiam ser facilmente tiradas com um e-mail comparativo entre o CP-33 e o CP-300.

    BlindNode
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Na página dos CP's há um vídeo de comparação entre os pianos digitais.
    http://www.yamaha.com/yamahavgn/cda/flash/dp/videoplayer/dpvideoplayer .asp
    Entre todos, o CP300 é o único a apresentar o recurso "String Ressonance".
    Entre os dois o mecanismo das teclas é o mesmo.
    Tenho o CP33, e os demos embutidos nele são basicamente os mesmos do CP300 encontrados em http://www.yamahasynth.com/demos/index.html.

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    BlindNode

    E o som que sai do CP-33 é o mesmo que sai nas demos do CP-300 do site da Yamaha, ou o som do 33 é notavelmente inferior?

    BlindNode
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    fábio_soul

    O problema de comparar com os demos é que os demos do site são em MP3, e sofrem portanto de compressão, além de passar pela placa de som do micro, então os sons do CP33 até parecem melhores, por serem sons diretos do instrumento; têm mais agudos, melhor ataque, sendo então mais agradáveis.

    Mas creio serem os mesmos sons.

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: fábio_soul
    · votar


    Edit

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    BlindNode

    Qual é o uso que você faz do seu CP-33? Somente estudos em casa, ou toca ao vivo, com banda? Caso toque ao vivo, como é a performance dele na "hora H"? O timbre tem peso, se destaca, ou fica meio morto no meio de tudo?

    Valeu.

    Mas creio serem os mesmos sons.

    Realmente, pelo que pude perceber, a única diferença que vai dar resultado no som entre o CP-300 e o CP-33 é a que você falou da função Strings Resonance. Pelo que o vídeo mostra, é uma coisa importante sim esta função, mas creio que não muda muita coisa no "grosso" do timbre. Acredito que o timbre seja praticamente o mesmo.

    Acho que neste sábado vou testar um CP.

    BlindNode
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    fábio_soul
    Qual é o uso que você faz do seu CP-33? Somente estudos em casa, ou toca ao vivo, com banda? Caso toque ao vivo, como é a performance dele na "hora H"? O timbre tem peso, se destaca, ou fica meio morto no meio de tudo?

    Quanto a isso não posso ajudar, pois só toco em casa...

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    BlindNode

    Ok... sem problemas, já ajudou bastante com suas informações. Valeu.

    raízes
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Espero poder ajudar neste tópico. Tenho um Cp33, faço um trabalho de voz e piano em hotéis há alguns anos. este piano é muito bom no que diz respeito a trimbre, teclas, efeitos e algumas funções como misturar timbres com volume independente para cada um podendo ainda mexer na oitava individualmente entre outros. Com relação ao Cp300 eu liguei para a Yamaha do Brasil, o técnico é o Raphael Massarente e ele me passou que o timbre do Cp300 é superior ao do Cp33 por causa do gerador AWM dynamic stereo sampling de 3 vias e 128 de polifonia, enquanto o do Cp33 é AWM de 64 de polifonia.

    fábio_soul
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Há algum tempo vi um vídeo no site da Yamaha que mostra a tecnologia que eles utilizam nos pianos digitais. Com relação ao som de piano do CP33 e do CP300, acho que a diferença principal é que o 300 tem um sistema de simulação dos harmônicos das cordas do piano muito bom, e o 33 não tem isso. De resto, acho que não muda tanto assim em termos de timbres.

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Estou seriamente pensando em comprar um BOM piano digital em 2009, e o principal candidato é o Yamaha CP300. Aliás, preciso fazer um tremendo e$forço para isso... Coisa que já comecei faz um certo tempo. Espero ter os cerca de R$5.000,00 necessários até a hora de comprar :-)

    Nenel
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Não sei se é por causa da polifonia (o dobro no Cp300), mas a verdade é que o som do Cp300 é bem mais incorpado.

    finger11
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Tive a oportunidade de testar os dois simultâneamente antes de adquirir o cp 300, e constatei que a diferença do som e dos timbres são muto diferentes tudo isso usando apenas os alto falantes do cp 300, mas quando coloquei nas caixas acústicas não tive dúvidas era como seu eu estivesse tocando num piano acústico os timbres de piano ficam ainda mais surpreendentes e se voce pesquisar bem, vai encontrar o cp 300 por preços bem mais em conta...

    Na semana passada abri o meu cp300 para entender melhor como funciona a mecânica das teclas, só assim pude entender o porque da semelhança de toque com um piano acústico...

    hbraga
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    O CP 300 pesa 32Kg. Bem,o CP 300 é 14kg mais pesado do que o CP 33, 18Kg, diferença bem significativa para quem tem que levar o piano para o estúdio e para o palco. Tenho um CP 33 e já acho bem pesadinho para transportar, acho que é inviável ficar transportando piano de 32Kg.

    Veja esse vídeo comparativo entre os modelos
    CP 33 e CP300http://www.youtube.com/watch?v=iglFsx0wTCI[/url]

    ssmoura
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Na semana passada abri o meu cp300 para entender melhor como funciona a mecânica das teclas, só assim pude entender o porque da semelhança de toque com um piano acústico...


    Conta ai o que vc entendeu!

    Ikeda
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tenho a caixa de som RT1200 da Edifier. Gostaria de saber se com essas caixas simples eu consigo um som legal de um CP33 ou se precisaria investir em uma caixa melhor. Caso precise, alguma sugestão com um preço acessível?

    Grato.

    virtu
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ikeda

    Eu tenho umas R2000T e acho que as suas R1200T vão dar conta do recado em um CP33, ajusta elas bem para tocar os médios e manda bala amigo =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais são as diferenças básicas entre o Yamaha CP-33 e o CP-300?