Qual comprar: PSR E403 ou M-Audio KeyRig 49 ?

Autor Mensagem
fabioreinas
Veterano
# mai/08


Amigos eu estava decidido a comprar um PSR E403 quando conversei com um amigo meu DJ e me disse pra comprar um M-Audio controlador.
Ele me explicou que com um M-audio e um PC bom eu posso usar programas que contem vários timbres tudo armazenado no PC, com isso acabo tendo uma gama maior de timbres e muito mais qualidade.

Eu ia pagar num E403 R$750 , esse M-audio no paraguai deve estar uns R$500 por ser 4/8 o de 5/8 deve estar uns R$800


Agora o que me dizem a respeito? O pc bom eu tenho , os programas ele me passa tudo com varios timbres , disse que tem até um timbre que o cara montou de um piano carissimo .


Queria a opinião de quem entende............agradeço desde já?

o que faço?

Marcos Bruxo
Veterano
# mai/08
· votar


vai de E403 vc tbm usa ele com controlador

fabioreinas
Veterano
# mai/08
· votar


Td blz amigo!
Então tbém pensei nisso , pegando o E403 eu não preciso ligar o PC quando for só tocar pra praticar né, mas ele tbém me dá possibilidade de usar os timbres que estiver no PC?
Pra isso vou precisar de uma placa de som melhor né?


Acho que vou de E403 mesmo, embora pareça que o M-audio tem mais cara de profissional e possilbidades de mudar os timbres 9 editar).

riceira
Veterano
# mai/08
· votar


O E-403 possui saída USB mas acredito que não possa ser utilizada para controlar não, pois está relacionada apenas a transferir songs e styles através de um programa da Yamaha. E não lembro se o modelo possui o MIDI convencional lá atrás.

fernando tecladista
Veterano
# mai/08
· votar


O E-403 possui saída USB mas acredito que não possa ser utilizada para controlar não
não lembro se o modelo possui o MIDI convencional lá atrás.

a saida midi convencional (midi in, midi out) não tem é só usb
que eu lembro dá pra controlar via USB, mas é restrito, acho que não tem mudança de canal, só o basicão



Então tbém pensei nisso , pegando o E403 eu não preciso ligar o PC quando for só tocar pra praticar né, mas ele tbém me dá possibilidade de usar os timbres que estiver no PC?

tem que descomplicar, se você já tem um teclado basico e pensa em outro, a ideia do controlador + PC pode ser interessante (sendo um ótimo pc)
mas se você sai pra ensaiar, ou vai tocar em algum lugar só por brincadeira, fica complicado você ter que levar uma lan house junto toda vez que sai

fabioreinas
Veterano
# mai/08
· votar


Bom dia fernando! Então , na verdade eu não tenho nenhum teclado ainda.
Vou te explicar o que quero. Quero comprar um teclado para tocar em casa mesmo, nada de sair levando pra tocar em outros lugares entende. Eu tenho um PC muito bom no meu quarto, dae pensei no controlador ao invés do E403 , só que pra isso preciso de uma placa de som melhor.

Agora tendo essa visão , qual dos dois vc me aconselha comprar, eu falo levando em consideração a qualidade dos timbres e a possibilidade de poder mexer , mudar, modificar os timbres?


Esse meu amigo jura que é mais negócio pegar um controlador do que um teclado básico. Esse M-Audio vc conhece? É bom , dá pro gasto?

Obrigado pela paciência.....t+


Achei o M-Audio 49 4/8 por R$515
PSR E403 5/8 por R$800

só que o M-Audio ainda precisa da placa de som, que no final vai dar o mesmo preço os dois.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


O E-403 possui saída USB mas acredito que não possa ser utilizada para controlar não, pois está relacionada apenas a transferir songs e styles através de um programa da Yamaha.

O USB nos teclados Yamaha funciona como porta MIDI, e as trocas de arquivos são efetuadas por um programa dedicado, que acompanha o teclado, como informação MIDI mesmo usando o cabo USB.

Mas sem dúvida vale mais a pena pegar o E-403. Se vc quiser tocar sozinho não tem nada melhor que arranjador. A falta das portas MIDI não vai ser um problema, a não ser que vc queira controlar outros teclados o módulos com ele. E o Keyrig é uma ferramenta bem específica, acho que não vai te ajudar muito.
Já eu, tô de olho é no Keyrig hehe...

Agora... Já ouviu as demos desse PSR? Realmente a Yamaha tá se superando....

fabioreinas
Veterano
# mai/08
· votar


Tecladoprofusão , na verdade eu só vou ter um teclado em casa mesmo pra tocar no quarto , praticar. Já estava decidido a comprar o E403 , mas dae um amigo meu que manja me deu a idéia de comprar um controlador , porque eu tenho um PC muito bom e falei pra ele que curtia a qualidade dos teclados Roland e Korg. Ele me disse que com o controlador eu tenho esses timbres e outros milhares no PC , só que pra isso preciso de uma placa de som boa, feito isso terei um teclado melhor que o E403.

Andei olhando os modelos da M-audio e achei um bem melhor que esse que citei ae em cima . Achei o M-Audio Oxygen 61 por $200 no PY.

Esse parece ter mais opções , ele tem 8 knoks que não sei muito bemo que é, tem 5/8.

pagando $200 + $120 = $320 já o E403 = R$330 no pY.


Meu medo é dar pepino nos softwares e no PC , dae eu ficar com o controlador parado por falta de experiência. Nesse caso o E403 já vem pronto pra tocar né?


Duvida danada......

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


fabioreinas
Bom... PC se der problema é só formatar hehe... mas geralmente os programas sérios para PC, principalmente os que acompanham o Oxygen, são bem sólidos. Se der m.., vai ser por causa do Windows mesmo, mas aí não é novidade =P

Meu voto pelo PSR é devido à praticidade: plugou na tomada, apertou o "power" e tá pronto pra incomodar os vizinhos. O PC tem que ligar, esperar dar boot, abrir seu programa, carregar VST... Some aí uns metros de fios se cruzando pelo ar e veja se vale a pena.

Mas o conjunto controlador+PC tem uma vantagem (além das listadas aqui): ele nunca fica ultrapassado. Se o som for antigo, instala outro VST, se tá com poucos recursos, baixa outro programa... É flexível ao extremo, e vai continuar a te atender mesmo quando vc já estiver tocando melhor que Chopin!

Acho que vc tem que, antes de pensar em comprar um, se fazer uma pergunta: PRA QUÊ eu quero um teclado? Pra tocar sozinho ou em banda? Pra aprender música ou fazer cover? Pra compor ou pra produzir?

O seu amigo tem uma visão musical específica de DJ (o produtor, o cara que manja muito e faz de tudo pra ficar perfeito). A dica dele foi ótima, mas pode não se adequar ao seu modo de tocar.

Pense bem...

Praticidade: PSR
Flexibilidade: Oxygen

riceira
Veterano
# mai/08
· votar


De fato o PSR pode controlar via USB e eu mesmo achava que não. Tenho um PSR-295 que é bem parecido com o E-403 e instalei hoje o drive e já consigo controlar VSTs no notebook. Só não sei configurar direito para a troca dos timbres e com o TR61 já foi tudo automático e a roda giratória troca os timbres na ordem, enquanto que no PSR vai pulando os timbres aleatoriamente...

fabioreinas
Veterano
# mai/08 · Editado por: fabioreinas
· votar


Amigos , primeiramente quero agradeçer a todos pelo esforço em me ajudar nessa duvida.
Tecladoprofusao entendi o que vc quis dizer. Com certeza o E403 é bem mais prático, basta ligar e pronto, já o Controlador precisa desse tempo extra e dos cabos para funcionar legal.
Por outro lado o controlador não fica obsoleto tão rápido.

Agora que tenho essa visão dos dois queria só tirar umas duvidas com vc e com os outro amigos que souberem me explicar.

1. VSTs seriam timbres?
2. Esses programas com timbres já vem feitos ou eu preciso editar cada um dos timbres?
3. Quando eu ligar tudo basta carregar os timbres no controlador?

Agora respondendo suas perguntas:

1. Quero um teclado para tocar sozinho em casa.
2. Quero aprender a tocar, sem acompanhamentos bestas , como as bandas de forró fazem, quero algo mais clássico , tipo só o piano mesmo ou strings.
3. Quero simplesmente tocar as músicas que já exixtem , não pretendo compor e nem gravar essas músicas no PC.


Vc tem toda razão sobre meu amigo DJ rsrsrsrs. O cara queria que eu comprasse um controlador de 2/8 kkkkkk , claro ele só usa para tirar as notas, quero ver tocar estilo piano dedilhado com 2/8 rsrsrs.


Agora falando a real mesmo disso tipo, eu prefiro com certeza só ligar e tocar sem um monte de coisa pra ligar antes e mexer, mas ao mesmo tempo quero qualidade e opções dos melhores teclados do mercado como Roland , Korg , ENSONIQ, etc.


Agora me diz, com um controlador eu consigo obter esses timbres ? Por caso contrário pra mim não vale apena , pois esse é o motivo o qual estou querendo o controlador.

fernando tecladista
Veterano
# mai/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


1. VSTs seriam timbres?
não, são teclados virtuais, tem muito que se propõe a ter todas as funções e timbres de certos modelos antigos ex: FM7 (vst) = DX7 (teclado)

2. Esses programas com timbres já vem feitos ou eu preciso editar cada um dos timbres?
vem com timbres e você pode criar os teus

3. Quando eu ligar tudo basta carregar os timbres no controlador?

os timbres não vão pro controlador, ficam no PC, você usa o controlador pra tocar os timbres do programa (vst) da mesma forma que usa o teclado qwert pra digitar no word (o word não desce pro teclado)


2. Quero aprender a tocar, sem acompanhamentos bestas
mas geralmente pra quem aprende as vezes é bom treinar pelo menos só com a bateria eletronica (esqueça os baixos, sanfoninhas, violinos automaticos) pra pelo menos aprender a tocar no tempo certo, e entender o que um baterista faz, encurta o caminho mas a frente se você tocou somente piano bitolado e resolve entrar em uma banda, embora exista também vst de bateria
-----------------------------------------------

o que você pode fazer:
compra o psr e-403, não vai ter timbres super-ultra-hiper fodasticos, não são o cúmulo da perfeição, mas são timbres aceitaveis, interessantes acima da média do que tinha esse PSR de antigamente, em troca o controlador não tem nenhum!
como tem a USB você pode ligar esse psr e-403 e usar como controlador como usaria o outro
esse M-Audio KeyRig 49 não tem controles a vontade pelo painel, a grosso modo o que você faz com o PSR faz com o KeyRig

quando você está com pouco tempo só liga o PSR e estuda e pronto
quando tá com tempo de sobra ai você brinca com o PSR mais os VSTs, zera o volume do PSR e só escuta o que vem do PC

e tem o fato do psr e-403 ter amplificação interna, uma coisa a menos pra se preocupar em ligar na hora de estudar, e tem que ver se o seu PC tem caixas no mesmo nivel, porque se não tem vai ser outro gasto a mais para ouvir algo com qualidade

fabioreinas
Veterano
# mai/08
· votar


Entendo. Realmente o PSR melhorou muito ,vi um video no youtube e o cara tira um som de piano animal.
Se realmente o PSR tem essa possibilidade de usar alguns VSTs do PC com certeza é uma boa opção . Fiquei com medo porque vi gente aqui no forum falando que ele é bem limitado com PC, que ele só aceita um programa da própria Yamaha, mas tbém vi gente falando que conseguiu usar alguns VSTs, dae já é um começo né.


Vou seguir seu conselho , porque o motivo real de eu pegar o controlador seria a qualidade dos timbres e isso o PSR já melhorou muito e ainda dá possibilidade de usar alguns a mais através do PC, então fechou.

Agora é só viajar até cidade de leste e pegar um lá.....acho que lá deve estar uns $300 = 580 reais mito barato. valeu

LuizPauloGS
Veterano
# mai/08
· votar


eu não sei se vou conseguir guardar dinheiro suficiente pra compra um MM6, to pensando em comprar o E-403... gostaria de fazer uma pergunta.... eu nunca usei um teclado moderno com disquete, memória flash (eu tenho um Yamaha PSR-B20... já passou da hora de comprar um teclado descente), então me perdoem a "ignorância"

Tem como criar estilos pro E403?

riceira
Veterano
# mai/08
· votar


LuizPauloGS

Tem como criar estilos pro E403?

Ele está preparado para receber estilos prontos baixados da net mas não pode criar estilos como outros arranjadores e mesmo assim só pode carregar um estilo por vez na memória flash que é o único sistema de registro do teclado (não possui drive para disquete nem cartão de memória).

fabioreinas
Veterano
# mai/08
· votar


Amigo já resolvi pegar um E403 , mas como vc tocou no assunto , o que seria esse estilo que vc fala? Seria o acompanhamento? bateria, baixo , etc ? Dae só dá pra colocar um de cada vez, ao contrário do disquete que vc deixa um monte emplilhado e só vai trocando dependendo do estilo?

pra mim não faz falta , já que só quero tocar mesmo , sem acompanhamentos. mas pra vc pode fazer né?

riceira
Veterano
# mai/08
· votar


fabioreinas

Sim, styles são ritmos prontos de acompanhamento e vc pode baixar alguns para o E403 mas na hora de carregar para a memória só pode ser 1 pois o teclado só tem 1 memória user para ritmo.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


fabioreinas
Ih, pode ter certeza que pelo menos a bateria vc vai usar! É melhor de seguir a batucada que o metrônomo. Tem todo aquele papo do "feeling" e blá blá blá, mas a verdade é que é mais intuitivo e te dá uma noção melhor do compasso.
Vai sem medo, o PSR é bom.

fabioreinas
Veterano
# mai/08
· votar


Poxa esse forum tem muita gente entendida no assunto, agradeço a todos, cada vez mais aprendo sobre o E403 sem mestor ter visto ao vivo.

Isso que vc falou é muito interessante, de repente só bateria pra mim pegar as manhas do tempo certo e do compasso é util.
Agora vamos dizer que vou tocar 5 musicas com baterias diferentes (ritmos) eu preciso nesse caso deixar o E403 ligado direto no pc para efetuar a troca rápida dessa bateria pois ele só carrega um ritmo por vez? Isso não é pouco?

Quanto as pistas seria diferente? elas servem para se colocar os instrumentos em cada pista? proporcionando até 6 tipos de instrumentos? juntando 6 instrumentos, guitarra, flauta, baixo etc conta como 1 ritmo?

obrigado.....

riceira
Veterano
# mai/08
· votar


fabioreinas

O teclado já possui seus ritmos internos que podem ser trocados a um simples toque. A questão de carregar 1 ritmo por vez se refere aos ritmos novos que você inseriu do computador, já que ele possui apenas 1 banco user.
As 6 pistas que compõem o seqüenciador servem para você colocar instrumentos internos do teclado (voices/timbres) em cada uma delas incluindo acompanhamento rítmico para criar uma música completa. Portanto não conta como 1 ritmo e sim uma song (música).
Olha, acredito que você deve começar mesmo com um E-403 pois se já iniciar com um controlador corre o risco de apanhar muito para configurar e dominar tudo (controlador + computador + VST), pelo menos foi e continua sendo assim comigo.

fabioreinas
Veterano
# mai/08
· votar


Entendi agora tudo.
Vc tem razão, eu tenho medo de enroscar em algum ponto enter controlador + PC + VST .
Agora que eu achei mais filé o M-Audio Oxygen 61 que o E403 isso eu achei, ele é compacto é clean.

Vc sabe me dizer onde posso escutar na net alguns strings do E403?
Entrei no Youtube e a maioria dos caras fazem um monte de macacada com o teclado , queria escutar os sons, piano , strings, organs, etc como tem nesse video ....dá pra escutar o som perfeitamente do que o teclado é capaz.

http://www.youtube.com/watch?v=WcBgnvM0x28

vejam.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


Pode escutar clicando aqui!

Depois que abrir a janela, clique em "Media Clips"

eusebio
Veterano
# mai/08
· votar


Eu tenho um E403 e uso ele como controlador, o legal é o Pitch Bend, falta só uma Modulation Wheel que pra mim não faz tanta falta assim.

Uso no FM8, B4, FM7, etc... normalmente.

fabioreinas
Veterano
# mai/08
· votar


eusebio


Bom dia amigo. Gostei da sua dica. Vc usa ele então como controlador
tbém? O que seria esse Modulation Wheel.
Vc fala que usa FM8,B4<FM7 o que seria isso VSTs?

No seu caso , vc trocou sua placa de som? A minha é onboard, será que consigo usar o E403 como controlador?

Desculpa as perguntas bestas, é que não manjo nada.

eusebio
Veterano
# mai/08
· votar


fabioreinas

FM8 e FM7 - vsts de Synths FM
B4 - vst de órgão Hammond

Modulation Wheel eu nem sei direito o que é, mas quando eu giro ela no programa, o som começa a oscilar, fica tipo um tremolo, dá pra regular ela, mas eu num sei direito como.

riceira
Veterano
# jun/08
· votar


fabioreinas

No seu caso , vc trocou sua placa de som? A minha é onboard, será que consigo usar o E403 como controlador?

Eu testei o meu PSR-295 (quase igual ao E-403) no notebook com placa on-board e em quase todos os VSTs dava ruído. Então comprei uma interface de áudio Behringer BCA2000 e resolvi o problema. Só não consigo trocar os timbres em seqüência utilizando a roda de mudanças do teclado, a troca é aleatória (tipo salta do primeiro timbre para o último depois para algum do meio etc), mas acredito que seja alguma configuração que eu não saiba fazer. Já no Korg TR a mudança de timbres acontece certinho na seqüência sem problemas...

almy
Veterano
# jun/08
· votar


esse e403 tem quantas teclas?ta um preço bem bacana,só achei ele meio grande.....alguem indica algum parecido só que um pouqinho menor?

riceira
Veterano
# jun/08 · Editado por: riceira
· votar


almy

O E-403 tem 61 teclas (5/8). Arranjador pequeno (ou fininho) vai ser meio difícil de encontrar, agora controlador você encontra muitos "slim" e até "pequenos" com 25 teclas (duas oitavas) como o M-Audio Oxygen, pequeno e magro até no preço (custa um pouco mais de 400,00).

almy
Veterano
# jun/08
· votar


e controlador desses m-audio e afins que tb saia som sem ligar no pc nao existe né? =/

johnny_floripa
Veterano
# jun/08
· votar


Existe:

Tem o M-Audio Keystudio 49 com os sons General MIDI e mais um piano Steinway

Tem o M-Audio Prokeys 88 SX que tem 8 (?) sons.

Tem os Prokeys Sono (que não chegaram no Brasil ainda).

Tem os Novation X-Station (que são sintetizadores também).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual comprar: PSR E403 ou M-Audio KeyRig 49 ?