Recurso como o multipad dos PSR em outros teclados?

    Autor Mensagem
    Raphael Leone
    Veterano
    # mar/08


    Galera,

    Uso há cerca de um ano um Roland Juno-D, e estou bastante satisfeito com o teclado. Estou (finalmente) aposentando um PSR-530 que me acompanha há bastante tempo como teclado secundário, e pretendo trocá-lo por um outro teclado entry-level.

    Gostaria de saber do pessoal do FCC o seguinte: um dos recursos que me ajuda nos PSR é o multipad, em que você pode gravar sequências simples e dispará-las diretamente com botões destinados a isso. Sem precisar de performances, ou gravar músicas inteiras. Existe esse recurso ou algo parecido em outros teclados como os Yamaha MM6 E S03, ou Roland GW-7? Ou devo continuar tendo o PSR como teclado secundário, talvez apenas trocar por um mais recente? Tenho feito o download dos manuais de alguns desses teclados, mas não encontrei nenhuma explicação específica sobre esse tipo de recurso neles.

    Caso vocês saibam de algum outro modelo de baixo custo que tenha esse recurso (e tenha razoável qualidade de timbres), gostaria de ler as sugestões.

    Agradeço desde já. Abraços

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    O recurso de "Multi Pad" é só em arranjador mesmo, e nem todos o possuem. Mas você pode conseguir algo parecido com uma dessas "grooveboxes", tipo Roland MC-505, MC-909, etc. Elas possuem "trigger pads" que disparam samples e pequenas frases programadas pelo usuário.

    fábio_soul
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Só em teclados mais avançados... exemplos: Fantom-X, Fantom Xa, Fantom-G, Korg-M3. Esses são os que eu me lembrei agora, mas gostaria de lembrar que não conheço o funcionamento exato dos pad's nesses teclados, só sei que eles possuem.

    keys_all
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    fábio_soul
    Eles server para voce disparar o que quiser de forma rapida e simples.

    Grava voce gritando, e direcione no PAD1 do Fantom XA, dai qd vc tiver tocando e quiser ouvir seu grito vc aperta o PAD1

    Flw

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    O recurso de "Multi Pad" é só em arranjador mesmo, e nem todos o possuem. Mas você pode conseguir algo parecido com uma dessas "grooveboxes", tipo Roland MC-505, MC-909, etc. Elas possuem "trigger pads" que disparam samples e pequenas frases programadas pelo usuário.

    Infelizmente. Eu gosto muito dessa função do multipad e qdo tinha a disposição um PSR 550 (não era meu), eram um dos recursos que eu mais usava, pois por não ter outro teclado na hora, eu programava algumas frases e soltava na hora que tocava.

    Pra quem é músico católico, deve conhecer a cantora da Comunidade SHalom Suely Façanha. Tem uma música dela (Se Quiseres - CD Se Quiseres) que tem um solo de cordas e sinos, com um piano em background. Em uma apresentação de dança, foi necessária a música ao vivo e eu usei um PSR 550 e "sequenciei" as cordas e os sinos e disparei na hora. Ficou 95% igual ao CD. Se eu não tivesse esse recurso, teria sido necessário outro tecladista para executar o solo.

    Raphael Leone
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Exatamente, Jonathas Lacerda,

    Uso o multi pad para a mesma finalidade. O multi pad é uma mão na roda mesmo. Toco essencialmente cover de hard rock atualmente, e tem alguns arranjos que não dá pra reproduzir inteiros sem algo assim.

    Por isso abri o tópico. Imaginava que esses teclados simples, mas com recursos básicos de sequenciador, como o MM6 e o GW-7 poderiam ter algo assim. Será que, na prática, não dá pra conseguir algo parecido com esses teclados (ou algum outro de mesma proposta e preço), mesmo que não haja botões explicitamente dedicados a isso? Às vezes pode haver algum jeito de aproveitar os recursos de gravação deles de uma outra forma.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    alguns teclados tem a função RPS (roland) ou RPPS (korg) ou sei lá qual nome nas outras marcas
    dá pra fazer a mesma função abilitando as teclas mais graves pra isso

    o mm6 pelo que vi tem algo parecido, só não sei se é programavel ou somente presets

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Recurso como o multipad dos PSR em outros teclados?