yamaha psr 730 com emulador USB - usb tb em outros teclados c/ disquetes - ajuda e dicas!

    Autor Mensagem
    has4
    Veterano
    # mai/11


    Para quem não sabe, existe a possibildade de ser colocado nos teclados antigos que possuem disquetes, um aparelho USB, o que dará aos usuários de antigos teclados com disquetes a possibilidade de usufruírem das vantagens do sistema USB. Deixa-se de ter que carregar aquele monte de disquetes, que inclusive, não mais se encontra facilmente no mercado.

    Para alguns teclados é sim possível trocar o floppy disk para USB. Cada teclado tem suas peculiaridades, portanto, em cada um modelo ou marca há sempre algo bem específico a ser feito para que a 'engenhoca' ou produto + o programa específico se adequem ao teclado.

    Para este tópico não morrer e para que possa ele ter uma utilidade para demais usuários dos referidos teclados, embora abaixo eu expresse os problemas que estou enfrentando, espero muitíssimo que este tópico seja útil aos tecladistas que pretendam transformar seus antigos teclados, valorizando-os e modernizando-os com a mencionada funcionalidade, utilidade e praticidade.


    Para quem não sabe do que se trata, vão aqui alguns links sobre o referido produto:

    Veja também este vídeo, mas é outro teclado, da Roland, e não da Yamaha, citado
    http://www.youtube.com/watch?v=w0BsflfRiZg

    No anúncio diz:

    Para ser mais confiante, veja o vídeo abaixo:
    http://www.youtube.com/watch?v=fysgfAFxEi4&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=fysgfAFxEi4&feature=player_embedded

    Unit ini sudah di test dan ready untuk dipakai di : Este aparelho foi testado e pronto para uso em:
    1. 1. yamaha : PSR630 ,psr640 ,psr730 ,psr740 ,psr1000 ,psr1100 ,psr2000 ,psr2100 Yamaha: PSR630, psr640, psr730, psr740, psr1000, psr1100, psr2000, psr2100
    2. 2. korg : PA50 ,PA60 ,PA80 ,i30 ,is35 Korg: PA50, PA60, PA80, i30, iS35
    3. 3. Technics : KN1400 ,KN3000 ,KN1600 ,KN2400 ,KN6000 ,KN6500 ,KN1500 ,KN930 Técnicas: KN1400, KN3000, KN1600, KN2400, KN6000, KN6500, KN1500, KN930
    4. 4. Roland : G800 ,G1000 ,E86 ,E96 ,VA3 ,VA5 ,VA7 ,VA76 Roland: G800, G1000, E86, E96, PA3, VA5, VA7, VA76

    Untuk Keyboard tipe lain, akan kami test dikemudian hari. Para outros tipos de teclado, vamos testar no futuro.


    --------------------------------------------------------------------------------


    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Meu específico problema:

    Bom pessoal, comprei recentemente um Emulador USB para colocar no teclado yamaha 730, onde antes havia um floppy disk (disquete).

    Gostaria de saber se alguém aqui, fez a mesma adaptação e como tem funcionado o USB.

    Nom meu caso, instalei o Emulator USB, tudo quase ok, todavia, no emulador usb não muda de pastas. Cada pasta tem a capacidade para 1,44mb de músicas midi, ocorre que, apenas as músicas que se encontram na primeira pasta (aprox. 45 musicas) têm sido reconhecidas pelo teclado, as músicas que se encontram nas demais pastas, sendo um total de 99 pastas, não estão sendo reconhecidas, embora abram.

    Enviei um e-mail para uma empresa estrangeira que lida com o tipo de produto e para a pessoa de quem o comprei (ML). O primeiro diz que, não tem como ajudar; já o segundo, diz que ainda agurda orientação do seu fornecedor. Quanto àquele de quem comprei, este tentou remotamente auxiliar-me, e formatamos o pendrive, inserimos e reinserimos músicas no pendrive que também foi formatado tanto no PC como no Teclado, mas nada... além do mais, o emulator usb, que possui dois botões (para mudar as pastas), fica sempre mostrando 00 no display.

    Então, venho solicitar daqueles que possuem o referido teclado e que tenham instalado nele o tal produto ou similar (emulador USB) para, se possível, me ajudar com alguma orientação.

    Obrigado. Espero muitíssimo que este tópico não morra, e especialmente, que eu possa obter a tão esperada ajuda.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Um colega escreveu a pouco tempo no fórum, não lembro, temos que pesquisar para localizar, que o emulador USB, libera o drive de disquete e adiciona a porta USB, porem, o teclado vai reconhecer infelizmente apenas a capacidade do disquete, ou seja 1,44mb, o que pode deixar de ser pratico para quem tem uma coleção muito grande de midis

    Espero que obtenha sucesso, com certeza vai ajudar o pessoal que tem equipamentos mais antigos

    expedifer
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: expedifer
    · votar


    O problema desses adaptadores (que não passam disso: de interface, que significa que precisam do S.O. pra funcionar), é que não basta instalar e funcionar. Essa parte é simples e qualquer "fabriqueta" de quintal os produziria e estariam aos milhões no mercado. Dai a nenhuma boa ou grande empresa os querer fabricar:

    O maior problema é justamente na leitura, no sistema operacional que lê os dados (e aí é dinheiro jogado fora nessa compra). Esses teclados antigos possuiem sistemas operacionais aracaicos e SÓ leem dados produzidos da sua época (como o PSR500 e de 1990 acho, da época do Pc-XT-8bit). Muitos conseguem ler no máximo arquivos feitos num windows 3.1 ou win95-16bit. Deve lembrar que os novos windows (XP, vista, 7) possuem sistema operacional que formata um disco, disquete, Usb ou memória-SD em 32bits (o win7-64 então...), impossível de se ler num win95. O contrário também ocorre. Se vc pôr um disquete de dados num win7 ele vai formatar pra poder ler. Resta vc achar um Pc com win95 pra por esses dados nele (mas aí também não vai ler nem Usb e nem cartão-SD), pra poder repassar pro teclado, pois na verdade esse adaptadores foram feitos mais pra uso em Pc-win95.

    Resumindo: grana jogada fora nesses adaptadores. A única solução: achar um software que repasse de win7 ao formato win95 nesse Usb, mas também vai cair no problema do tamanho pois estes não conseguem ler dados maiores que 1,44Mb, ou seja, se o pendrive tiver 500mb, vai se perder 498,56Mb sem poder ler ou formatar pelo teclado.

    has4
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Edson Caetano

    porem, o teclado vai reconhecer infelizmente apenas a capacidade do disquete, ou seja 1,44mb, o que pode deixar de ser pratico para quem tem uma coleção muito grande de midis

    Espero que obtenha sucesso


    Obrigado por sua presença. Sim, neste caso, é sucesso que preciso mesmo! rsrsrs Sou leigo, e pensei que tudo seria mais simples. Imagine e avalie sobre o que disse o colega expedifer?

    A única solução: achar um software que repasse de win7 ao formato win95 nesse Usb, mas também vai cair no problema do tamanho pois estes não conseguem ler dados maiores que 1,44Mb, ou seja, se o pendrive tiver 500mb, vai se perder 498,56Mb sem poder ler ou formatar pelo teclado.


    Ainda há esperança! \º/
    .
    .
    E muitas dúvidas (????????????) lol

    Obrigado, galera, pelas maravilhosas informações....sabendo de algo mais, passa aqui.

    has4
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Mas será que outros teclados de outras marcas e modelos tiveram resultados diferenciados e com a leitura total do que há num pendrive?

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    has4
    Sim!!!
    Tem uma cara que é músico e técnico em eletrônica, ele através de pesquisa na net e fazendo testes, conseguiu resolver o problema:
    Ele me disse por email de que para o dispositivo ler e abrir os 100 "disquetes virtuais" (os que foram criados com a formtação feito por um programa que cria esses 100 disquetes)é necessario fazer um procedimento eletrônico no drive, ele me disse isso:
    "Rogério,não precisa de esquema,é só interromper o circuito na entrada de alimentação positiva do equipamento,colocando uma chavinha,que fique normalmente ligada,para que quando vc apertar rapidamente o botão desligar os 5volts,e quando vc soltar o botão restabelecer a alimentação e o circuito voltar à funcionar,tem que fazer um furinho na frente do emulador para fixar a chave." E me disse ainda de que ele fez no tclado dele , um PSR 630 e funciona perfitamente lendo e abrindo os 100 disquetes que foram criados na formatação do pen drive!!!
    Já comprei um drive desses, já formatei um pen drive em 100 disquetes, agora só falta levar o drive para um técnico fazer o procdimento eletrônico e colocar um botãozinho de reset!!!

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    expedifer
    Tem um programinha que faz uma formatação no pen drive (seja do tamanho que for), transformando em 100 disquetes com capacidade de 1,44 cada um! Não se aproveita todo o espaço do pen drive, mas em 100 disquetes cabe coisa pra caramba, além de resolver os conflitos e problemas constantes dos disquetes!
    Um abraço!
    *o programa russo que faz isso é o UFDISKMANAGER II

    has4
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    zélo cardoso

    ele me disse isso:
    "Rogério,não precisa de esquema,é só interromper o circuito na entrada de alimentação positiva do equipamento,colocando uma chavinha,que fique normalmente ligada,para que quando vc apertar rapidamente o botão desligar os 5volts,e quando vc soltar o botão restabelecer a alimentação e o circuito voltar à funcionar,tem que fazer um furinho na frente do emulador para fixar a chave." E me disse ainda de que ele fez no tclado dele , um PSR 630 e funciona perfitamente lendo e abrindo os 100 disquetes que foram criados na formatação do pen drive!!!
    Já comprei um drive desses, já formatei um pen drive em 100 disquetes, agora só falta levar o drive para um técnico fazer o procdimento eletrônico e colocar um botãozinho de reset!!!



    Mas... zélo cardoso... É bom mesmo saber disso, que nos PRSs há a possibilidade de resolver o meu problema. Não sei se conseguiria fazer por aqui, com algum técnico, mas aguardo algumas informações práticas adicionais sobre como proceder a isso, daí, levarei ao técnico. E aí, você já fez a tal adaptação com o tal botão? Preciso resolver isso aqui! Se puder ajudar mais, o agradeço.

    zélo cardoso
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    has4
    Cara, o drive que comprei está com problema, mas o cara que me vendeu vai trocar, vou enviar pelo Sedex hoje, mas o de um amigo que coimprou na Teclacenter deu certoo lance da chave!
    Vou postar aqui o que o Aldir (que é músico e técnico falou, e deuxou até no blog da Teclacenter):
    "Já estou com o Emulador funcionando perfeitamente no PSR630,após muitos testes constatei que para funcionar no PSR,teria que colocar um botão de reset interrompendo temporariamente a linha de alimentação de 5volts do circuito de alimentação do equipamento(como nos modelos antigos que tinham um botãozinho vermelho),o reset automático nos modelos modernos criou uma incompatibilidade com alguns teclados. O problema do Software em Russo,que é muito fácil de manusear,eu resolvi,fazendo um mapinha com os simbolos das funções e colei no meu computador,gravei dois pen-drives de 1gb,mas poderia ser de 512mb ou até de 256mb,pois os arquivos não ocupam nem 150mb com os 100 disquetes. Coloquei uns 1000 midis e uns 300 styles,mais dá pra colocar mais de 5000 arqivos nos 100 disquetes. Abraços à todos e,bons shows rs rs..Aldir dos teclados aldsom@oi.com.br. "
    Espero que dê certo com mais pessoas!!!!

    has4
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    zélo cardoso
    Obrigado. Vou tentar contato!

    Raperswill
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Pessoal consegui instalar no meu psr-740 espero ajudar...té mais

    http://www.youtube.com/watch?v=NSSaEWTnwY0&list=UUZkUf5L08Ca2Ks30tb67y EA&index=1&feature=plcp

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a yamaha psr 730 com emulador USB - usb tb em outros teclados c/ disquetes - ajuda e dicas!