Recurso inovador nos teclados

    Autor Mensagem
    Lucka
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Lucka


    D Beam da Roland / Síntese Karma da korg
    Modulação e Pitch Bend /Gravação direto em CD tipo o Oasys

    Pra vocês, quais foram os melhores e mais significativos recursos
    e tecnologias implantadas nos teclados até os dias de hoje?

    e se quiserem postar os piores (ou melhor os menos usados) também, fiquem à vontade.

    dtplayer
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Das que tu citou eu acho que a modulation/pitch bend é a mais significativa devido ao uso. O D-bean eu acho firula, tem no meu Juno G mas não gosto de usar. O Karma é legal e tal mas não essencial, assim como o gravador de CD, que não é legal se comparado ao uso de pen drive.

    Pra mim tecnologia legal pra caramba é o Joystick da Korg, que vai em todos os sentidos e ativa efeitos (coisa que nos Roland só funciona pelo D-Bean). Além disso, os teclados com simulação de Hammond são bem interessantes.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Buscando lá no fundo do baú, acho que o que causou maior impacto nos teclados foi o uso de tecnologia PCM (ou seja, criação dos romplers). A princípio pela praticidade de não precisar ficar "construindo" um som que tivesse um mínimo de realismo, e em seguida por isso baratear os equipamentos. Graça a isso temos o CA 110 e o PSR 76! :)

    Mas na atualidade nem sei o que é mais útil. Pitch bend, modulador e pedal sustain ajudam muito.

    O modo Combi da Korg é muito interessante tb. Mas se fosse revolucionário todo teclado tinha igual. :)

    O Karma eu acho que é uma ferramenta tão útil quanto os 4 harpejadores do Motif XS e os acompanhamentos do Tyros (quando muito bem usados, antes que me crucifiquem rsrs). É pra criar música rápido, não pra performance.

    Mas ultimamente acho que os simuladores de hammond e sample players é que tão na posição de "inovação recente". E deve vir mais por aí: modelagem analógica, simulador de rhodes... Por que não?

    EdTwistaZ
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Na verdade para mim não importa qual é o tipo de controle que você usa( D Beam, Pitch Bend, Modulation, Knob qualquer...) mas sim as funções que você pode endereçar para ele. O pitch bend é uma revolução, com certeza, mas se ele tivesse que ser usado em um knob ou um slider não haveria diferença, é só questão de costume.

    Concordo com o tecladoprofusao que o recurso mais significativo para a evolução dos teclados foi a tecnologia PCM. Claro que seria melhor se nós não tivéssemos essa tecnologia e não tivéssemos mais que ficar simulando metais, cordas, etc....

    Tem que tocar uma música com som de um quarteto de cordas? Legal, contrata um quarteto, ou deixa eu fazer minha versão em hammond.

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Mas na atualidade nem sei o que é mais útil. Pitch bend, modulador e pedal sustain ajudam muito.(2)

    D Beam da Roland: Acho muito legal, Eu uso muito talvez seja pq uso muito Lead's sei lá rsrsrs ;)


    Pra vocês, quais foram os melhores e mais significativos recursos
    e tecnologias implantadas nos teclados até os dias de hoje?

    para mim o mais legal de td's é o "Repertoire Guide " do Fanton XS8 Kara este treko tem 1001 utilidades ;)

    Allan.Melo
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Marcos Bruxo


    No começo eu fiquei me perguntando :"Que diabos é Fanton XS8?",quando vi a imagem comecei a rir!hauhauhauhauhuahuahua

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    EdTwistaZ
    Tem que tocar uma música com som de um quarteto de cordas? Legal, contrata um quarteto, ou deixa eu fazer minha versão em hammond.
    Nada o impede... ;)
    Mas lembre-se que a imitação de outros instrumentos não começou com o PCM. Lembra do Solina String Ensemble, de 1974? Eu não... mas sei que existiu rsrs. (VSE tb é cultura hehe)
    Então, mesmo que todos os teclados hoje em dia fossem subtrativos, aditivos, FM, PD, seja lá o que fosse, ia ter um pentelho pra dizer "Dá pra fazer uma flautinha nessa música?" :)

    Marcos Bruxo
    para mim o mais legal de td's é o "Repertoire Guide " do Fanton XS8
    Ou do PSR 630 hehe...

    Lucka
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Lucka
    · votar


    sample players é que tão na posição de "inovação recente". Concordo.

    Os roland da lina "E" também tem o tal de "Mode Guitar" que simula batidas de cordas,
    acionando apenas uma tecla, achei uma facilidade muito boa para os preguiçosos de plantão.

    Mas ñ podemos esquecer do porta partituras de grande utilidade... rsrrs

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    USB =]

    Alê Sasa
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Olá Pessoal!

    Segue a minha opinião, ok?!


    Porta de Comunicação M.I.D.I. : recurso tão bom que é Universal e praticamente não houve grandes alterações desde que foi criada.

    Aftertouch e Velocity (recurso que possibilitou mais naturalidade e expressividade a nossas performances);

    Hammer Action : nas versões 88 Teclas - quem imaginaria que conseguiriam simular a ação de martelo, como nos pianos, de uma maneira tão precisa e realista (Roland e Korg estão na terceira versão...);

    Porta USB: não é necessário comentário algum...

    Sampler: Nosso amigo Áureo Galli que o diga....

    Expansões: os novos bancos PCMs, Operation System, memória, placas SRX, ARX, - aumentaram significativamente os recursos que antes eram limitados a um único tipo e modelo de teclado.

    Telas GUI - Touch Screen - de agora em diante, a maioria daquilo que conhecemos de eletronicos, inevitavelmente, seguirá essa tendência.

    De maneira indireta: VSTs, RTAs e demais softwares Daws - antes eram inimagináveis e hoje tão "poderosos" que a limitação agora é a nossa capacidade de criação...



    Abraços

    Henrique Leal
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    No começo eu fiquei me perguntando :"Que diabos é Fanton XS8?",quando vi a imagem comecei a rir!hauhauhauhauhuahuahua

    aheuuheau(2)


    Na minha opinião pessoal e dentro do meu conhecimento, os melhores recursos criados foram o Sampler e o Joystick

    O D-Beam acho que é mais um auxiliar de performance do tecladista..

    o XY da touch screen (que apareceu no M3)acho dá mais "liberdade" em casos de improviso em performance ao vivo.

    o Karma, fica realmente mais legal e útil para toques virtuosos ou como diriam acima: "para os preguiçosos de plantão"..., o que acho que não se aplica à música eletrônica por exemplo, onde acho que a praticidade conta mais que a virtuosidade...
    Para toques mais simples acho legal o cara seqüenciar

    para piano.. o básico: peso das teclas e velocity..

    Um outro que achei legal e a ribbon, vi sendo utilizada pra alterar o "filtro" (se não me engano) num som de metais.... fica muito bom e acho que deu um "feeling" legal nesse sentido..

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Esse Fanton XS8 me lembrou um carro que a Ford e Wolkswagen fizeram em parceria :)

    Marcos Bruxo
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Aleciano Fuckin Roses
    Esse Fanton XS8 me lembrou um carro que a Ford e Wolkswagen fizeram em parceria :)

    kara seria o apolo & o verona???? rsrs

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Alê Sasa
    Porta de Comunicação M.I.D.I. : recurso tão bom que é Universal e praticamente não houve grandes alterações desde que foi criada.
    Bem lembrado! Já são mais de 25 anos de midi e mudou muito pouco.

    Alê Sasa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tecladoprofusao
    "Bem lembrado! Já são mais de 25 anos de midi e mudou muito pouco."

    Caramba, eu tinha menos de 10 anos de idade.... (aff...)


    "
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


    ... Até a década de 70, a comunicação entre instrumentos musicais era algo impraticável. Foi quando um grupo de fabricantes (os mais conhecidos da época) desenvolveu o padrão MIDI (Musical Instrument Digital Interface). Este padrão permite o envio de mensagens de controle entre instrumentos eletrônicos digitais ou analógicos, e é, portanto, uma representação de eventos e não de som digitalizado. (Parte de trabalho de conclusão do Curso de Ciência da Computação)...."


    yurikat
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Alê Sasa
    tecladoprofusao
    "Bem lembrado! Já são mais de 25 anos de midi e mudou muito pouco."

    Caramba, eu tinha menos de 10 anos de idade.... (aff...)


    huahuahua - eu ainda estava no "saco do meu pai" huahuahua

    Acho que o padrão midi realmente foi o recurso mais inovador.

    Falou

    Alê Sasa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    yurikat
    "huahuahua - eu ainda estava no "saco do meu pai" huahuahua"

    hahahaha....!!

    Lucka
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O "Hammer action" mecânico é um caso à parte, mas como essa
    mágica foi parar no recurso de teclado eletrônico é mt interessante,
    não sei como funciona, será que o código fonte desse algoritimo,
    é muito grande???? rsrsrs

    Henry Souza
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    4 letras: M I D I

    Com certeza, o mais revolucionário de todos.

    Prada
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Pra mim foram a porta MIDI, a possibilidade de expansão e Samplers.
    Afinal, recursos essênciais para muitos que conheço e.. pra mim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Recurso inovador nos teclados