a maior dificuldade em se tocar um teclado?

Autor Mensagem
yurikat
Veterano
# nov/07
· votar


leandro rodrigues
respeito a sua opinião e em parte concordo
Jeferson Fernandes
Blz cara, por sua causa to pensando em pegar o fusion, se tudo der certo vou precisar muito da sua ajuda. To quase deixando meu e-mail com vc para poder tirar umas duvidas.

Cara, não falei q partitura é besteira, pelo contrario acho muito importante, tão importante q depois de quase 10 anos de musica voltei a estudar partitura, voltei a estudar partitura pq grande parte dos exercicios q estudo estão escritos neste formato, então tenho q estudar partitura para poder estudar os exercicios. Tmbm voltei a estudar pq gravo em estudio, sendo assim preciso ler e entender os arranjos dos outros.
O q disse é que saber ler não é sinonimo de ser bom músico!

Devido a comentários como "Tem gente que nem sabe ler partitura ainda e já gastou mais de 10 mil em teclados e parafernalhas" entre outros chego a seguinte afirmação:
Tenho um casio Ctk, toco a 3 meses, cheguei a lição 71 do bona e tiro um som melhor q vc q tem um Motif XS, estuda a 10 anos, sabe um monte de tecnicas, escalas, tem feeling.... mas q não sabe ler!
Sei q exagerei - kkkkkkkkkk

Creio q não podemos ser ignorantes, mas saber o básico de ler e interpretar partitura já é o suficiente, no meio da música popular saber ler a primeira vista aquelas partituras ferradas no final das contas não quer dizer muito.
Exemplo:
Na igreja onde tocava tinha um saxofonista q era muito habilidoso quando se tratava de partitura, ele colocava no papel todos os arranjos q nós criávamos, abria os naipes da metaleira e tudo mais.
Mas na hora da execução quem tocava era outro saxofonista q sabia ler o basicão mas tinha uma baita tecnica e colova muito sentimento na musica
Falou

Mojo
Veterano
# nov/07
· votar


Na igreja onde tocava tinha um saxofonista q era muito habilidoso quando se tratava de partitura, ele colocava no papel todos os arranjos q nós criávamos, abria os naipes da metaleira e tudo mais.
Mas na hora da execução quem tocava era outro saxofonista q sabia ler o basicão mas tinha uma baita tecnica e colova muito sentimento na musica


É isso que eu to falando, se o cara cosneguir unir as duas coisas, um puta feeling e bom gosto com uma tecnica e conhecimento de teoria, parabens, perfeito.

Mas entre um e outro, q é o mais comum (dificil quem saiba os dois em alto nivel) prefiro o feeling e o bom gosto.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
· votar


yurikat
O q disse é que saber ler não é sinonimo de ser bom músico!

Concordo plenamente, só sei que um MÚSICO que se preze, deveria saber ler e interpretar um PARTITURA.

P.S: Reparem que eu mudei de OBRIGAÇÃO para DEVERIA, que prá mim significa a mesma coisa

yurikat
Veterano
# nov/07
· votar


leandro rodrigues
Mojo

Concordo plenamente, só sei que um MÚSICO que se preze, deveria saber ler e interpretar um PARTITURA.
É isso que eu to falando, se o cara cosneguir unir as duas coisas, um puta feeling e bom gosto com uma tecnica e conhecimento de teoria, parabens, perfeito.

Concordo plenamente!!! Temos q crescer musicalmente em todos os sentidos, ser musicos completo

Mas na escolha entre um ou outro:
Mas entre um e outro, q é o mais comum (dificil quem saiba os dois em alto nivel) prefiro o feeling e o bom gosto.2

Jeferson Fernandes
Veterano
# nov/07 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


yurikat

Cara, não falei q partitura é besteira, pelo contrario acho muito importante,

Não foi você quem falou isso... Quem falou isso foi o amigo guitarrista que esqueci o nome...acho que é Deli... Ou Delf... Se eu voltar a página pra ver posso perder o que já escrevi aqui...rs

Dá uma olhada nos vídeos que eu juntei do Youtube no Post do Fusion... Estão na página 5... Ainda não fiz demos, mas eles dão alguma referência básica sobre o tal....

Abraços...

oliviojunior
Veterano
# nov/07
· votar


Tem que ter um equilíbrio, e é bom ter um equipamento que seja coerente com as suas necessidades, mas só o instrumento não faz nada.

Phantom Of Death
Veterano
# nov/07
· votar


leandro rodrigues

Se eu nunca for usar eu preciso saber ler e interpretar?

Me diga uma coisa, se eu for um músico que toque com uma banda de rock nos finais de semana e em barzinhos pela noite, já não basta dar conta do recado e tocar no mínimo corretamente o que estou disposto a fazer?

Eu não pretendo tocar peças clássicas e nem ficar tirando músicas por partituras, somente pelo ouvido, eu tenho obrigação de saber ler? Eu sou obrigado à isso?

Não é exatamente o meu caso somente, e sim o de muita gente que eu conheço.

Dentre os músicos com quem eu já toquei somente 1 baterista sabia ler e escrever partitura, e meu professor de guitarra e um cara que toca com ele foram o únicos guitarristas q conheci q faziam isso.

Todo músico, tem a obrigação de saber PARTITURA

Quem não quiser saber, é problema de cada músico


Aqui vc está se contradizendo, vc está dizendo que qualquer um que se denomine músico tem que saber ler, mas se não quiser saber ler é problema de cada músico?!

Discussão completamente sem cabimento.

Mojo
Veterano
# nov/07
· votar


Deixem o leandro tardelli falar sozinho. Deve estar carente, ta querendo chamar atenção.

Deji
Veterano
# nov/07
· votar


Mojo
ja percebi :)

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
· votar


Se eu nunca for usar eu preciso saber ler e interpretar?


Não!


qualquer um que se denomine músico tem que saber ler PARTITURAS?

Não!


P.S: Reparem que eu mudei de OBRIGAÇÃO para DEVERIA, que prá mim significa a mesma coisa


Desculpem aí, devo estar falando GREGO

AUTOBOT
Veterano
# nov/07 · Editado por: AUTOBOT
· votar


Desculpem, bagacerada, mas o que vocês tão batendo boca por acaso já não foi discutido aqui?

AUTOBOT
Veterano
# nov/07
· votar


E pro inferno com Bach!!!!!!!

;)

Mojo
Veterano
# nov/07
· votar


ATOBOB

Nao, ce meta,ok,abarsus,ok,thau,thau,fui,ok,se persiszar de min me adisione no snmns@

AUTOBOT
Veterano
# nov/07
· votar


Mojo

Por sinal, já ia falar de
vosmecê...

AUTOBOT
Veterano
# nov/07
· votar


Mas músico com técnica e sem feeling é aquilo que eu disse:

Uma metralhadora de peidos.

Jeferson Fernandes
Veterano
# nov/07 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


Galera...

A gente já perdeu a linha do tópico a muito tempo... Mas isso aqui ainda dá muito pano pra manga... hehehehehe...

Bom... Acho que ninguém precisa se orgulhar de tocar pra caramba e não saber ler partitura... Na hora que precisar ler, vai ter que aprender na marra...

A música não tem limites, e não é a partitura que faz o músico, mas faz parte... Eu acho importante, porque é a linguagem da música. Universaliza a música integrando-a aos instrumentos e instrumentistas...
Já consensuamos... O Músico precisa de feeling, de percepção, de ouvido, de técnica, de aplicação, de inspiração, de criatividade de sensibilidade, de dinamica e etc....

... Eu comecei a discursão simplesmente por não concordar que partitura é besteira, desnecessária... A Partitura é um recurso a mais para um ensaio, para uma dúvida, para a interpretação de um arranjo, uma gravação ...
Não é porque o sujeito lê partituras que é incapaz de tirar, de copiar ou criar... Existem pessoas, mas essas não são exemplos a ser seguidos... Tudo que julgamos desnecessário no meio músical, em termos de aprendizagem pode facilmente tornar-se uma dificuldade e até uma incapacidade...

Minha intensão não é dar a ultima palavra sobre a discursão... Mas como o FCC é público e é um recurso de pesquisa, o legal seria se a gente usasse coerência ao máximo no que falamos...

Como aconteceu aqui nesse tópicos as vezes taxamos algo como "besteira", "desnecessário", "essencial", "fútil", apenas levando em consideração o que achamos no momento... É óbvio que a nossa idéia e opnião é o que dá sentido ao fórum, mas quando falamos de conceitos musicais precisamos atentar pro paraxoidal...
Quando o Gustavorino falou, ele quis dizer, que segundo ele muitas pessoas se preocupam mais com o equiapmento como a música em si... Isso serve pra muito de nós, inclusive a mim, porque não... Até em relação ao que o autor satiriza: "É mais fácil aprender a tocar do que comprar o equipamento"....

O aprendizado musical não tem limites...
Ninguém sabe tanto que já conheça tudo!!!
Se estudar é válido para tantas partes a partitura também ajuda estudar, é algo a se acrescentar, inclusive existem muitos métodos em parituras também...
É o mesmo pra campo harmonico, harmonia, improvisação, virtuosidade... Cada um ataca um ponto, mas quanto mais qualidades acrescentarmos um músico mais completo seremos...

Eu já precisei ler partituras... Mas no dia-a-dia uso minha percepção, meu ouvido e minha noção de harmonia e campo harmônico...

Abraços..

Ken Himura
Veterano
# nov/07
· votar


1º - Meu tio toca baixo, guita e teclado, quase não lê partitura. Mas quando ele escuta uma musica, tira a mesma de ouvido sem precisar encostar no instrumento, inclusive as inversões de acordes, solos e tudo mais. Sem falar q ele tem um baita feeling, cria musicas (temas) e arranjos de muito bom gosto.

2º - Conheço um professor de piano erudito q lê qualquer partitura e quase sempre a primeira vista, o cara é bom mesmo, mas se eu cantar "atirei o pau no gato" o cara não consegue descobrir nem o tom da música.


3º - Eu conheço um professor de órgão de tubos que se você assobiar uma pequena melodia, ele improvisa uma fuga de até 6 vozes em cima do que você assobiou. E ainda escreve depois, se quiser.

Ler partitura é fundamental pra quem quer estudar música a sério. (Leitura à primeira vista não é tanto, mas é algo bastante valorizado)

Agora, ler partitura sem saber ouvir ou solfejar é errado. Saber com certeza, sem pegar no instrumento, o que está escrito é mais obrigatório ainda, logo solfejo e ditado são tão fundamentais quanto a partitura.

É fato:

Pra registrar uma música -> ela deve estar escrita numa partitura;
Pra entrar numa faculdade ou curso avançado de música -> partitura (e até leitura à primeira vista);
Pra guardar ou fazer um arranjo -> partitura
Pegar métodos e exercícios na internet -> os melhores estão em partitura.

E por aí vai. Se recusar a aprender partitura é como recusar a aprender a escrever sua própria língua. Isto é fato.

storrecilha
Veterano
# nov/07
· votar


2º - Conheço um professor de piano erudito q lê qualquer partitura e quase sempre a primeira vista, o cara é bom mesmo, mas se eu cantar "atirei o pau no gato" o cara não consegue descobrir nem o tom da música.


Ken Himura


eu acho que é muito dificil alguem que tenha boa leitura, inda mais a primeira vista, não reconhecer de ouvido uma melodia, é quase como saber escrever e não reconhecer o som das palavras... claro tb que não se escreve uma tocata e fuga de ouvido numa tacada só

quando se tem boa leitura de partituras, vc começa a decifrar as melodias... só de ouvir já dá para escrever na pauta...

storrecilha
Veterano
# nov/07
· votar


Se recusar a aprender partitura é como recusar a aprender a escrever sua própria língua. Isto é fato.

imaginem um poeta que se gaba de ser poeta mas que não sabe escrever... que diz com orgulho que sabe tudo de cor...

yurikat
Veterano
# nov/07
· votar


storrecilha
eu acho que é muito dificil alguem que tenha boa leitura, inda mais a primeira vista, não reconhecer de ouvido uma melodia, é quase como saber escrever e não reconhecer o som das palavras... claro tb que não se escreve uma tocata e fuga de ouvido numa tacada só

Cara não é tão dificil, tem muito cara q fica tão dependente da partitura q se tirar a mesma o cara não toca mais nada.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
· votar


Ken Himura

E digo mais...

Você resumiu tudo

Vai aparecer neguinho (/) discordando do seu post, até pode, mas...



. Se recusar a aprender partitura é como recusar a aprender a escrever sua própria língua. Isto é fato.

Mojo
Veterano
# nov/07
· votar


Papinho chato que não vai levar ninguém a lugar nenhum. Além de já ter sido discutido.

Não vai ser esse tópico que vai me fazer estudar teoria ou aprender a ler partitura, nem fazer os ratos de conservatório soltarem as algemas.

Jeferson Fernandes
Veterano
# nov/07
· votar


ratos de conservatório soltarem as algemas

Cara... Conheci um bateritas e 6 percussionistas no conservatório de Tatuí que pelo amor de Deus!!! Os caras ensaiaram comigo com partitura... Beleza... Em cima dos arranjos da Maestro.. Inclusive o baterista é maestro e toca piano também... muito bem por sinal... Mas nas passagens de som do Pacaembú a gente fez umas 3 horas de som, só de improvisos... Esses ratos tocam demais... O baterista da minha banda formado pela Fundação das Artes é outro rato... 4 horinhas de treino todos os dias e o cara come a bateria com farinha!!! O Papo é chato... Mas sempre tem alguém achando que quem lê é bitolado ou dependente... !!! Não é bem assim... Eu conheço um saxfonista que até toca sem ler, por improviso mas é outro cara tocando com partitura, isso é dependencia... Mas conheço uns 10 caras que são ao contrário... Tocam muito e lêem partitura a golpe de vista...

Mojo
Veterano
# nov/07
· votar


Jeferson Fernandes

Exatamente, sou contra a dependência da partitura, não ao fato de se aprender partitura. É importante, mas não se bitole a isso.

deives
Veterano
# nov/07
· votar


Com licença,
O caso é que todo nós elitizamos o fato de saber ler partitura, que acho que é uma causa cultural no Brasil.

Aí quando se fala que alguém sabe ler partitura, todo mundo dá a maior importância. Porém em outros lugares, outras culturas, todos sabemos que isso é a coisa mais normal do mundo, faz parte do aprendizado da música. Antigamente, poderia ser que o aprendizado da música era privilégio de poucos, mas hoje não.


Aprendi música, e não foi em conservatório. Aprendi música em Bandas de Música, bandas sinfônicas, e só sei que isso muito me ajudou. Mas o fato é que uma coisa liga à outra, a partitura precisa de alguém que dê vida àquilo que está escrito, que dê vida!!!, e o som, a música, precisa de alguém que faça a notação necessária para que ela possa ser registrada e executada por outra pessoa. Ainda mais hoje, onde temos acesso a tudo, internet, etc... É bom que saibamos ler sim. Um exemplo disso é o inglês e a informática que temos que saber para concorrermos em alguma vaga de emprego.

Então quem puder, que aprenda música, e saber nunca é demais.

Ken Himura
Veterano
# nov/07
· votar


claro tb que não se escreve uma tocata e fuga de ouvido numa tacada só
Até dá hehehe
Mozart, quando pequeno, transcreveu um coral de 8 vozes acho que num Ricercare de Páscoa do Vaticano, ouvindo apenas uma vez. Este é um fato conhecido da vida dele.

Weversan
Veterano
# jan/09 · Editado por: Weversan
· votar


No meu caso eh tocar com as duas mãos ^^. Eh q eu nasci sem a mão direita, entao pra mim fica muito dificil cada mão fazendo uma coisa... Bendita hora q eu fui querer tocar teclado. asuashasuas


Ps: To treinando faz 2 meses e meio e ainda nao tenho profesor ¬¬, mas quem sabe mês q vem, pode ser q dÊ pra mim ter aula...

Lord fafe
Veterano
# jan/09 · Editado por: Lord fafe
· votar


--------------------...LoOlL...

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jan/09
· votar


Pensei que o tópico era recente!!!

Músico que não lê partitura não é músico, é alguém que toca música. (minha opinião)

pomtwo
Veterano
# jan/09
· votar


olha a minha opiniao eh o seguinte , eu estudei partitura por 4 horas diarias durante 6 anos direto , sem para nenhum dia , fazia aula com professora , formada em conservatorio e tudo mais , um dia a galera da igreja me chamou pra fazer uma participaçao tocando .. QUE DESCEPÇAO !!!!.. eu era que nem um alejado sem muleta, nao consegui tocar nada , por que nao tinha partitura.
um professor vendo minha situaçao , chamou minha mae e disse pra ela que com 3 meses ele me faria tocar de ouvido , eu sai do curso que fazia , faltando alguns meses pra mim pegar o diploma do mesmo conservatorio que minha professora estudou , por que ela era formada e se desse aulas os alunos dela tambem teriam o mesmo certificado , por ser o mesmo metodo de ensino e tal ...
Com 3 meses eu tava tocando de ouvido , e posso te dizer uma coisa a melhor coisa que eu fiz foi aprender tocar de ouvido , e hj olhando pra traz vejo o quanto era limitado , mesmo conseguindo ja construir meus arranjos por partitura e tudo mais , eu nao desempenhava minha funçao .. so sabia aquilo .. entao eu acho que partitura sim eh boa , mais se vc quiser ser um musico otimo mesmo um bom ouvido o fará e nao um papel , outra coisa que eu nao gosto eh copiar o que os outros fazem , desde que eu começei a tocar , eu sempre dava umas mudadas nas minhas partituras , sei la eu nao curtia ler a partitura do mesmo modo que o pessoal ensinava e tal , mudava notas , acrescentava terças nas notas pra soar mais engraçadinho hehehe , enfim , defendo a partitura pra musicos que estao começando , ou musicos que tocam mais pro lado classico ..

respondendo ao topico

a maior dificuldade de se tocar um teclado , eu acho que na verdade eh vc ter ele pra tocar sempre .. por que teclado eh muito caro , e nem sempre a gente tem teclado pra tocar , as vezes eh da igreja , eh de amigos , eh da banda , ai fica complicado , vc tendo o seu teclado com um pouco de persistencia e força de vontade, e claro muito e muito estudo , nao digo de partitura e sim de ouvir , de ler livros , de ler post no forum , isso mesmo esse forum me ajuda pra caramba , tem muito cara fera aqui ,eu to aqui todo dia aprendendo um pouco com eles . Leia bastante , procure saber sobre musica , por nao eh facil vc executar uma musica por mais simples que seja , precisa-se de um bom estudo , bom preparo e tudo mais

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a a maior dificuldade em se tocar um teclado?