a maior dificuldade em se tocar um teclado?

Autor Mensagem
myninox
Veterano
# nov/07


Pessoal estou achando que a maior dificuldade em se tocar um teclado.
não é tocar com as duas mãos, não é fazer arpejos, e sim escolher o teclado com o melhor timbre. a maioria dos post é sobre marcas de teclados e sempre vem acompanhado, com o tal do melhor timbre.

afinal até onde um bom teclado, e um bom timbre, pode ajudar a formar um bom musico.

gustavorino
Veterano
# nov/07 · Editado por: gustavorino
· votar


É que a habilidade, agilidade, talento e capacidade de tirar um som bonito do teclado não é algo que uma pessoa pode comprar.
Já um timbre bonito qualquer um pode comprar.. seja profissional, iniciante e etc..

Eu cheguei a seguinte conclusao.. O pessoal se preocupa muito mais com o timbre do que o dominio do instrumento e com o estudo. Tem gente que nem sabe ler partitura ainda e já gastou mais de 10 mil em teclados e parafernalhas.

Hammond B3
Veterano
# nov/07
· votar


Tem gente que nem sabe ler partitura ainda e já gastou mais de 10 mil em teclados e parafernalhas.


Ae mano, ta falando mal de mim naum neh? hahahahah

myninox
Veterano
# nov/07
· votar


já perceberam que se você tocar dó-ré-mi-fá em um timbre e ir para outro dá uma coisa muito parecida.
eu acho que os nossos ouvidos estão pegando o timbre e não a tonalidade.

Mauro Lacerda
Veterano
# nov/07
· votar


Bem, eu posso dizer que isso aconteceu comigo. Comecei a embracar pelo mundo dos sintetizadores, pensando em qual seria o melhor setup do mundo etc... Ficava dias fazendo um timbre no sintetizador. E nunca estava totalmente satisfeito (mas hoje em dia saco um punhado de synths). Hoje em dia um prokeys e um tx tariam de bom tamanho. E também descobri uma coisa: instrumento bom faz diferença sim, e pra caramba. Depois que conheci um VST de piano, de 1 giga e pouco, percebi a diferença com meu SP. O timbre tem ressonância, a pegada é totalmente diferente. Posso dizer que reaprendi a escutar o piano, e isso consequentemente mudou o meu jeito de tocá-lo também.
Tem que ter um equilíbrio, e é bom ter um equipamento que seja coerente com as suas necessidades, mas só o instrumento não faz nada.

myninox
Veterano
# nov/07 · Editado por: myninox
· votar


um bom sintetizador ajuda muito a se tocar melhor, porem será que exercícios como escalas, independência também ajuda bastante apesar de ser enjoativo.
Mauro Lacerda

VST de 1 giga, acredito que para chegar nesse ponto você deve ter trabalhado muito com timbres.
só uma duvida esse 1 giga é o tamanho do vst em byte, ou espaço que ocupa na memória. ou os dois.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07 · Editado por: leandro rodrigues
· votar


Pessoal estou achando que a maior dificuldade em se tocar um teclado.
não é tocar com as duas mãos, não é fazer arpejos, e sim escolher o teclado com o melhor timbre. a maioria dos post é sobre marcas de teclados e sempre vem acompanhado, com o tal do melhor timbre.


Ahahahahaha...Essa é nova!

Vou trocar de TECLADO então, faz anos que eu estou ralando e ainda não peguei as manhas.

Obrigado pela dica!

Deji
Veterano
# nov/07
· votar


Tem gente que nem sabe ler partitura ainda e já gastou mais de 10 mil em teclados e parafernalhas.

que besteira velho, partitura é um saco, depende da sua proposta musical é dispensavel...

Jeferson Fernandes
Veterano
# nov/07
· votar


Deji
que besteira velho, partitura é um saco, depende da sua proposta musical é dispensavel...

Você está redondamente enganado... Tanto para guitarrarista, tecladista, baterista e qualquer instrumentista... !!! Tocar de ouvido, ter percepção é muito bom!!! É essencial... Mas ler e escrever partitura é tão essencial quanto!!! Imagina um criador de roteiros, contos e histórias ou o compositor que não sabe escrever???

E isso não é tudo... Além de você não poder escrever o que sabe, o que compôs e o que criou e não ter como expressar suas idéias para os outros instrumentos em um arranjo você estará desamparado quando seu talendo musical for um meio para percorrer passos maiores...

Eu aprendi ler partitura em clave de Fá quando fiz curso de contra-baixo à 7 anos atrás... Mas nunca dei importância.. Sempre achei desncessário... Esse ano comecei fazer aulas de teclados, e como toda aula os exercícios são escritos em claves (de Fá para mão esquerda e de Sol para a mão direita)... Tive que aprender... Em muitos exercício tive que escrever...

Em maio tive a oportunidade de tocar na visita do Papa Bento XVI no Pacaembú... Me mandaram para o conservatório de Tatuí onde 2 maestros fizeram os arranjos das músicas que eu até já conhecia... Fomos eu e minha banda... Os maestros distribuíram as partituras e a gente se virou... Eram 25 músicos incluindo percursões, metais e cantores... Ele não tinha tempo pra ensinar cada um a tocar... Eu não leio a golpe de vista... Mas com a partitura gerei arquivos MIDI pra me dar referencia... Consegui tirar os arranjos na layer que me correspondia... Só assim foi possível montar o espetáculo...

O ex-baixista da minha banda (Christian Santos) foi formado pela ULM e fez 4 anos de especialização com o Celso Pixinga, ganha muito dinheiro com gravação em stúdio... Chamam ele, mandam a partitura por e-mail e fala... No dia tal você vai pra tal lugar gravar... Vc está contratado para 5 faixas, tem 4 horas pagas... Ele bate o olho na partitura e toca... Muito bem... Quando o produtor não arranja, ele grava pela percepção dele, mas tem que escrever a partitura pra catalogação...

O baterista da minha banda (Eduardo Almeida) formado pela Faculdade Fundação das Artes em São Caetano, experiência nas bandas Santana e Santa Maria, é a mesma coisa... Além disso ele é pago apenas pra escrever partituras (não se registra músicas não musicografadas)...

Pra trabalhar com produção musical hoje em dia... Muitas vezes vc não precisa de um baterista em um Home Studio... Vc pode pegar arranjos escritos por um baterista, importar e tocar com soundfontes... isso para qualquer instrumentos... E não são só o ditado e solfejo, não é apenas a escrita musical... A partitura é capaz de transcrever intensidade e expressão de cada nota... Lógico... Não dá a pegada, mas no estúdio existe ferramentais para isso... A partitura transcreve no sistema temperado e não temperado com COMA (escala de acidentes orientais)... Bom só quiz expressar um pouco minha opnião com relação a musicalidade.....


myninox

Com relação ao instrumento, em qualquer área é importante o instrumento que permita ao música colocar a sua expressão musical... Uma guitarra que não tracege, que permita ao guitarrista extrair harmonicos artificias e naturais, aplicar Tapping e Two Hands precisa ser muito bem construída... Ela precisa responder com seu resultado sonoro à aplicação do guitarrista... O contra-baixo tem que ter punch pra interagir com o rítimo... Apesar de não treinar mais já fui contra-baixista e antes das firulas um contra-baixista tocando sozinho tem que passar todo o quadrado rítimico da música por si só... Ele precisa responder aos Pull Offs, Hammers, Thumb (Slap), Finger Up, Licks, Alicates... No teclado.. Pow... A sensibilidade e a resposta das teclas são toda a expressão musical do tecladista... A capacidade do processador sonoro de reproduzir os harmonicos, de atuar em todas as frequencias simuladas é essêncial para o resultado do que se toca... Do que adianta o tecladista que ao tocar piano trabalha sua dinamica em 4 intensidades, usando técnicas de transição com o esforzando (é assim que se escreve) se o sample utilizado só responde f e p... Qual seria o resultado... Ou se ainda o teclado não tenha sensibilidade ou resposta para o tecladista controlar o timbre nos seus arpejos, bends e etc... São duas coisas que se completam... Não que o mais caro seja o melhor, mas o cuidado com a escolha do instrumento é fundamental, pois é nele que você vai reproduzir sua técnica e sua musicalidade...

Abraços...

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
· votar


Deji
que besteira velho, partitura é um saco, depende da sua proposta musical é dispensavel...

Vc como guitarrista, é o que diz aí em cima, não acredito no que eu estou lendo.

Sem comentários!

Deji
Veterano
# nov/07
· votar


Jeferson Fernandes

è o que eu disse cara, depende da sua proposta musica, se vc for atuar como músico de estudio, professor, freelancer, aí de fato é indispensável, mas se vc tem uma banda de Blues, com seu próprio repertório, ja não é nescessário.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
· votar


se vc for atuar como músico de estudio

Não tem essa de MÚSICO de estúdio, igreja/ palco/ churrascaria/ e outros.

Todo MÚSICO, não estou dizendo DUBLÊ de MÚSICO, tem a OBRIGAÇÃO de saber interpretar CIFRAS e PARTITURAS, no mínimo.

Sem contar os...

Deji
Veterano
# nov/07
· votar


leandro rodrigues

odo MÚSICO tem a OBRIGAÇÃO de saber interpretar CIFRAS e PARTITURAS, no mínimo.


Justifique.

Hendrix Lia?

Deji
Veterano
# nov/07
· votar


Olha só, cada um tem suas pretensões como músico, e o fato é que partitura é sim dispensável, pessoalmente conheço uma infinidade de músicos que tocam na noite, e em banda, até músicos que tocam comigo, que lêem o básico, ou não lêem, e isso não faz deles músicos piores, pelo contrario, muitos deles são mais flexíveis e tem muito mais feeling do que alguns bitolados em partituras... Não estou menosprezando quem lê, eu acho que conhecimento sempre agrega, mas dizer que todo mundo tem a obrigação de lê não faz sentido nenhum...

Mojo
Veterano
# nov/07
· votar


Hoje em dia um prokeys e um tx tariam de bom tamanho.

Brigaduuu.

Mas ler e escrever partitura é tão essencial quanto!!! Imagina um criador de roteiros, contos e histórias ou o compositor que não sabe escrever???

Não concordo. Dennis Chambers é um puta baterista, referencia pra qualquer ratinho de conservatório e não lê um puto na partitura. A partitura é apenas um meio padronizado de ´mostrar a musica. Mais vale um cara criativo pra caralho q nao lê nem escreve partitura do q um neguinho de mau gosto q lê tudo com perfeição. O paralelo com o roteirista q vc fez tbem nao é verdade na minjha opinião. Quantos "contadô" de história na beira do São Francisco ou na Chapada Diamantina existem q sabem ler e escrever?? Garanto que muita coisa q eles criam e contam são mais capazes de envolver as pessoas do q as merdas q os caras q escrevem aquelas coisas pasteurizadas da Grobo.

Não tem essa de MÚSICO de estúdio, igreja/ palco/ churrascaria/ e outros.

Todo MÚSICO, não estou dizendo DUBLÊ de MÚSICO, tem a OBRIGAÇÃO de saber interpretar CIFRAS e PARTITURAS, no mínimo.

Sem contar os...


Mais uma besteira GIGANTE do amigão tardélio. Ler partitura é bom, é um ponto extra? Sim. É fundamental pra q se faça musica de qualidade e se toque profissionalmente? Não.

Peguem pela história e vejam. Ouvir coisas, ter referencias, bom gosto e bom senso são muito mais importantes. E isso só se aprende fazendo.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
· votar


Vc como guitarrista, é o que diz aí em cima, não acredito no que eu estou lendo.(2)

Mojo
Veterano
# nov/07
· votar


Vc como guitarrista, é o que diz aí em cima, não acredito no que eu estou lendo.

Sem comentários!


Ridiculo esse comentário. Tentativa gratuita de causar polemica.

Mojo
Veterano
# nov/07
· votar


Vc como guitarrista, é o que diz aí em cima, não acredito no que eu estou lendo.

Sem comentários!


Ridiculo esse comentário. Tentativa gratuita de causar polemica.

yurikat
Veterano
# nov/07
· votar


Tudo é muito relativo

1º - Meu tio toca baixo, guita e teclado, quase não lê partitura. Mas quando ele escuta uma musica, tira a mesma de ouvido sem precisar encostar no instrumento, inclusive as inversões de acordes, solos e tudo mais. Sem falar q ele tem um baita feeling, cria musicas (temas) e arranjos de muito bom gosto.

2º - Conheço um professor de piano erudito q lê qualquer partitura e quase sempre a primeira vista, o cara é bom mesmo, mas se eu cantar "atirei o pau no gato" o cara não consegue descobrir nem o tom da música.

Conclusão: Na minha opinião acho melhor músico aquele q tem percepção, tecnica e feeling do q aquele q fica preso a um pedaço de papel.
O problema é tem muito músico q fica dependente da partitura, se tirar a mesma da frete dele não sai nada.
Outra coisa, saber ler partitura não é sinonimo de ser um bom músico, como já foi dito, é um extra muito importante, mas não é tudo.

Jeferson Fernandes
Veterano
# nov/07
· votar


Bom...

Eu não uso partitura no dia-a-dia, não sou músico de estúdio, nem compositor... 99% do que toco é criação minha ou cópia (cover)...

Mas eu afirmo com todas as letras... Poderia eu ser melhor que o Rick Wakeman... Na hora que tiver um trabalho em estúdio ou espetáculo com outros músicos sem a partitura eu não sirvo!!! Essa é a verdade... A música é coletiva... Por mais que um instrumento solo faça música, a música emprega a coletividade entre os instrumentos...

O LULA é presidente e não tem faculdade como os contadores de história do São Francisco e o Denis Chamber que eu pago um pau.... Mas não é referência pra mim!!!

A Sorte de uns não é um incentivo ao comodismo pra mim!!!

Eu comecei tocar/aprender violão em 1994... Até 2000 quando aprendi o que era uma clave, um retornelo, um sinal de repetição eu já tinha estudado campo harmônico, escalas e coisas que nunca me fizeram depender de uma partitura...

Cada um com seus orgãos e suas guitarras... Singularmente cada um tem seu talento... A música é coletiva... Faça integração entre músicas, componham espetáculos, sem a partitura...

O que que custa pra um músico profissional que chegar a um nível de chamar atenção aprender ler partitura!! !Não tem segredo... Não é um bicho de sete cabeças....

Mojo... Eu sei que você sabe como são compostos os harmonicos e qual a dinamica deles nas Drawbars... Que cada nota é composta de X harmonicos, e que ao alterar esses harmônicos ela é alterada no seu valor também... Isso é essencial pra um organista??? Eu acho que sim e parabenízo vc por saber disso... Mas... vai ter um cara o outro que manda muito bem no orgão sem saber o que é isso... Isso é referência pra desmotivar....

Meus exemplos eu mantenho...

Um contador de história do São Franciso que não sabe escrever é semelhante ao músico que não lê... Vc não concorda mas o efeito é o mesmo... ambos fazem e podem fazer muito bem... O que diferencia dos que sabem ler e escrever letras e números ou partituras??? O raio de alcance do seu trabalho, a integração e a formalização do mesmo... É o valor que se dá ao seu talento e a sua musicalidade...

Estou longe de ler a golpe de vista.. Não executo todas as lições do Pozzolli de primeira...

Pow... Mas o músico não pode fugir da música... E a música é isso... História, técnica, teorias, conceitos e padrões... Um instrumentista faz o que quiser com o instrumento dele e impõe os limtes que quiser a sua musicalidade!!!

Dogs2
Veterano
# nov/07
· votar


Essa discussão é infinita
Só digo uma coisa: se vocês aprenderem a ler partitura, não tem absolutamente nada a perder, só a acrescentar. Então o que custa o estudo?
Assim como pessoas que ficam presas ao pedaço de papel tem pessoas que ficam presos a um pedaço de pau com cordas.
O que se tem que exercitar não é a partitura e nem o instrumento, mas sim a imaginação musical, coisa que o solfejo (partitura) E o improviso (instrumento) dão conta de exercitar.
É questão de opção, mas não tem esse maniqueísmo "ou você fica preso ao instrumento ou ao papel", eu, como músico completo que pretendo ser, vou exercitar minha imaginação musical ao máximo possível, tanto improvisando no instrumento quanto solfejando na partitura. Eu não perco nada por isso, só ganho.

Jeferson Fernandes
Veterano
# nov/07
· votar


yurikat

Tudo é muito relativo

1º - Meu tio toca baixo, guita e teclado, quase não lê partitura. Mas quando ele escuta uma musica, tira a mesma de ouvido sem precisar encostar no instrumento, inclusive as inversões de acordes, solos e tudo mais. Sem falar q ele tem um baita feeling, cria musicas (temas) e arranjos de muito bom gosto.

2º - Conheço um professor de piano erudito q lê qualquer partitura e quase sempre a primeira vista, o cara é bom mesmo, mas se eu cantar "atirei o pau no gato" o cara não consegue descobrir nem o tom da música.

Conclusão: Na minha opinião acho melhor músico aquele q tem percepção, tecnica e feeling do q aquele q fica preso a um pedaço de papel.
O problema é tem muito músico q fica dependente da partitura, se tirar a mesma da frete dele não sai nada.
Outra coisa, saber ler partitura não é sinonimo de ser um bom músico, como já foi dito, é um extra muito importante, mas não é tudo.


Vcs estão levando pro lado errado... O cara que lê partitura apenas não pode ser considerado músico... A percepção é muito importante... O Ouvido é essencial... O Mastro Clayton no meio de 25 instrumentos ensaiando no conservatório os arranjos que ele escreveu na partitura parava o ensaio e falava a nota que tal instrumento errou ou tocou na intensidade errada!!! Vou duvidar do ouvido do cara!!! Ele primeiro cria... depois escreve...

Músico sem ouvido, sem felling... pow!!! Não pode ser chamado de músico... Agora que a partitura é importante é... É a alfabetização do músico... Vemos no Brasil que o profissionalismo musical não tem espaço... Naum tem como nos outros países... Mas também pensamos somente na música como a forma de tocar um ou mais instrumentos... De reproduzir notas e acordes com técnica ou não... De ouvir e copiar... Não vou ser contra ao termo "Dispensável"... Quando o cara não sabe, não sabe!!! Mas... Que é desprezível a partitura... Péra aí!!! Tem coisa errada!!!

yurikat
Veterano
# nov/07
· votar


Dogs2
Concordo com vc cara, sei q a partitura vai acrescentar muito.
O problema é q tem cara q lê um pouquinho e já se acha o Wilson Curia.
Ler partitura quer dizer apenas q vc sabe ler a música, isto não significa q vc é um bom (ou ruim) músico.

E tem muito cara q fica extremamente preso a partitura ou cifra, que não tem percepção e nem feeling algum e pensa q é bom

yurikat
Veterano
# nov/07
· votar


Dogs2
Concordo com vc cara, sei q a partitura vai acrescentar muito.
O problema é q tem cara q lê um pouquinho e já se acha o Wilson Curia.
Ler partitura quer dizer apenas q vc sabe ler a música, isto não significa q vc é um bom (ou ruim) músico.

E tem muito cara q fica extremamente preso a partitura ou cifra, que não tem percepção e nem feeling algum e pensa q é bom

Dogs2
Veterano
# nov/07 · Editado por: Dogs2
· votar


yurikat
E tem muito cara q fica extremamente preso a partitura ou cifra, que não tem percepção e nem feeling algum e pensa q é bom


Assim como tem músico que fica preso ao instrumento, não tem percepção nem feeling e pensa que é bom.
O ouvido pode ser treinado com partitura também, através de ditados rítmicos e melódicos, assim como pode ser treinado com o instrumento. O importante é treinar a imaginação musical, tanto faz o jeito... porém, eu aconselho treinar tanto com o instrumento quanto com a partitura... nada como um músico completo.

Jeferson Fernandes
Veterano
# nov/07
· votar


yurikat

Concordo com vc cara, sei q a partitura vai acrescentar muito.
O problema é q tem cara q lê um pouquinho e já se acha o Wilson Curia.
Ler partitura quer dizer apenas q vc sabe ler a música, isto não significa q vc é um bom (ou ruim) músico.

E tem muito cara q fica extremamente preso a partitura ou cifra, que não tem percepção e nem feeling algum e pensa q é bom


Concordo com isso... Mas falar que partitura é besteira e é dispensável... pow...

storrecilha
Veterano
# nov/07
· votar


Eu acho essa discussão sobre partitura engraçado pelo seguinte:

a gente gasta um tempão estudando escalas, arpejos, harmonia e etc... excelente

mas porque não gastar um tempo aprendendo a ler partitura?

eu não acho dificil, já ensinei, e garanto que não se gasta mais de 30 min por dia durante 6 meses e pronto!

nem vou discutir se é essencial, mas que ajuda, isso com certeza!

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
· votar


yurikat
O problema é q tem cara q lê um pouquinho e já se acha o Wilson Curia.

Vc e alguns que postaram aqui, ainda não entendeu o significado de saber o não ler PARTITURAS.

Tem muitos músicos que tocam barbaramente muito bem e que não sabe ler uma partitura. Tem muitos que tocam barbaramente mal e que sabe tudo sobre partituras.

Eu quis dizer que todo MÚSICO ( com S ) e não MÚZICO ( com Z ) que se preze, tem a OBRIGAÇÃO( se não quizer saber, é problema de cada um) de saber LER e INTERPRETAR PARTITURAS.

É o mínimo de conhecimento que um MÚSICO deveria ter

Cada um tem sua opinião, eu tenho a minha

Deji
Veterano
# nov/07
· votar


Bom, eu não disse que a leitura de partitura é desrpesivel, e sim dispensavel em alguns casos, e isso não é um achometro, é um fato, como ja foram citados muitos exemplos de musicos excelentes que não lêem, existem casos e casos.
Só acho errado, neguinho dizer coisas como:

Vc como guitarrista, é o que diz aí em cima, não acredito no que eu estou lendo.

Sem comentários!

Todo MÚSICO, não estou dizendo DUBLÊ de MÚSICO, tem a OBRIGAÇÃO de saber interpretar CIFRAS e PARTITURAS, no mínimo.


como ja foi dito, é provocação desnessesária, e extemismo cego.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/07
· votar


sim dispensavel em alguns casos

Sim! É dispensável em alguns lugares.
Todo MÚSICO, não estou dizendo DUBLÊ de MÚSICO, tem a OBRIGAÇÃO de saber interpretar CIFRAS e PARTITURAS, no mínimo (2)

Todo músico, tem a obrigação de saber PARTITURA

Quem não quiser saber, é problema de cada músico

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a a maior dificuldade em se tocar um teclado?