Musica e acordes compostos

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Ken Himura
Veterano
# nov/07 · Editado por: Ken Himura
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se fizer a tônica na mão esquerda, nem é necessário fazer a tônica na mão direita
Depende do arranjo. Pelas regras de contraponto, deve-se evitar oitavas paralelas, porém tudo é uma questão de qual nota você quer valorizar. Geralmente, a nota que ganha mais brilho é a que fica por último - a mais aguda (a dominante, em caso de acordes compostos). Pra isso você faz as inversões e muda os brilhos do acorde - por exemplo: invertendo dó-mi-sol pra mi-sol-dó. Isto, friamente, pode ser um acorde de Em6 com a 5ª suprimida, o que dá destaque mais ao dó. Ou você pode fazer a tríade com a tônica oitava acima. Os dois intervalos seguidos de 5ª e 4ª (dó - sol - dó) vão valorizar a tônica.

Ken Himura
Veterano
# nov/07
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Esses acordes "esdrúxulos" aparecem muito a partir do Romantismo, ali com Liszt, Chopin, Mahler, Berlioz, Wagner e daí pra frente.

Tem muito no jazz, choro, bossa etc. São acordes que embelezam a harmonia - do mesmo modo que os ornamentos embelezam a melodia.

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