Novos controladores Edirol

Autor Mensagem
Jonathas Lacerda
Veterano
# set/07 · Editado por: Jonathas Lacerda


A Edirol (by Roland) lançou 3 novos controladores. 1 deles já está disponível no Brasil, ou pelo menos disponível no site da Edirol Brasil. São Os Modelos:

PCR-300 - Disponível no Brasil
http://roland.com.br/edirol/produtos/391
http://www.edirol.net/products/en/PCR-300/index.html

PCR-500 - Não disponível no Brasil
http://www.edirol.net/products/en/PCR-500/index.html

PCR-800 - Não disponível no Brasil
http://www.edirol.net/products/en/PCR-800/index.html

Ao que me parece, são os substitutos dos PCR-M30, M50 e M80, respectivamente com 32, 49 e 61 teclas.

Logo de cara, não gostei do visual. Os PCR-MXX tem um design mais moderno, com algumas curvas. Esses novos são mais quadrados...

Saindo do visual, e indo para as funções, essa nova geração tem mais botões assinaláveis, além de teclas Aftertouch (AEHHH!), 1 knob e 1 slider a mais, display de 4 dígitos (contra 3 dos PCR-MXX). Ah... Agora ele tem Pads sensitivos para acionar bateria, ou como botões assinaláveis...

Bem... Espero que chegem logo ao Brasil... Eu tava pra comprar um PCR-M30 junto com o MM6, mas vou esperar estes novos aportarem por aqui... E talvez a Yamaha lance algo novo nesse meio tempo

Scoth_Pr
Veterano
# set/07
· votar


O que me deixa desapontado é que ningué mais investe nos controladores de 76 teclas. Quando tem é que nem os A33/A37/A70 que não tem controle nenhum a não ser o pitch e o mod. Quem quer um controlador bom mesmo de 76 teclas tem que ir de CME UF7, o duro é arriscar pegar um bom, e os comentários são muito 8 ou 80.

Quanto ao tópico, gostei muito do PCR-800. Vários controles, aftertouch, pads sensitivos, pena que se limita às 61 teclas.

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/07
· votar


eh verdade... Mas acho q a maioria só gosta de controladores pequenos. Eu mesmo me interessei pelo PCR-800. E se tivesse um de 76 teclas, eu o compraria...

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/07
· votar


vi em algumas lojas internacionais (Dolphin Music) e outras,

Edirol PCR-500
49 USB MIDI Keyboard Controller.

Edirol PCR-800
61 key USB MIDI Keyboard Controller.
£199.00

mikemax2
Veterano
# set/07
· votar


Ja vi aqui no brasil na playtec tem!

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/07
· votar


mikemax2

os Modelos 500 e 800?

fernando tecladista
Veterano
# set/07
· votar



O que me deixa desapontado é que ningué mais investe nos controladores de 76 teclas


é o que já comentei por ai em outros tópicos pelo forúm
o músico iniciante ultimamente fica mais tempo enfiado no quarto tocando pra web cam do que tocando por ai nem se for pra pegar uma grana, os motivos não vem a este tópico

empresas fazem produtos para atender a procura de seus consumidores

ThyagoAmaral
Veterano
# set/07
· votar


Eu tenho um PCR-M30... ta bom d+ já!!!

tolho
Veterano
# set/07
· votar


fernando tecladista

O que me deixa desapontado é que ningué mais investe nos controladores de 76 teclas

é o que já comentei por ai em outros tópicos pelo forúm
o músico iniciante ultimamente fica mais tempo enfiado no quarto tocando pra web cam do que tocando por ai nem se for pra pegar uma grana, os motivos não vem a este tópico

empresas fazem produtos para atender a procura de seus consumidores


Na verdade, a onda agora é atender a turma voltada pro rap ou dj's por aí. Esse pessoal não necessita de controladores gigantes, apenas de uma groovebox, pc + controlador. Aqui no Brasil, é minoria, mas nos EUA, sudeste asiático, parte da Europa e Oriente Médio isso é uma realidade.

E eu gostei desses Edirols. Tô com um CD de demontração da Roland e achei bem fácil a operação deles, além de terem um acabamento bem melhor que muitos controladores por aí.

mikemax2
Veterano
# set/07
· votar


bom eu vi a caixa do de 4 oitavas mas o cara tinha falado que tinha acabado de vender um de 5

Scoth_Pr
Veterano
# set/07
· votar


É impressão minha ou o PCR-800 não tem um teclado numério pra acesso rápido aos presets?

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/07
· votar


vc tá falando em relação a todos os PCRs novos, ou do 800 em relação ao 300 e 500?

se for em relação aos modelos 300 e 500, é Impressão:

http://www.edirol.net/products/com/PCR-300/images/top_L.jpg
http://www.edirol.net/products/com/PCR-800/images/top_L.jpg

Os painéis são iguais

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/07
· votar


agora fala sério: Que ideia de português é esta de colocar os conectores na lateral do bixim?

http://www.edirol.net/products/en/PCR-800/images/image_04_L.jpg

Scoth_Pr
Veterano
# set/07
· votar


Jonathass Lacerda

Eu falei em relação a todos eles. Mas aquele painel no canto esquerdo é o teclado numérico? Não consegui ver não...

Acho até elgal as conexões do lado, vc pode colocar o teclado até o final de uma stay sem entortar o cabo.

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/07
· votar


Eu falei em relação a todos eles. Mas aquele painel no canto esquerdo é o teclado numérico? Não consegui ver não...

entendi... mas todos os botões dele são assinaláveis, então vc escolhe quais vc quer pra escolher/trocar os patchs...

o Thyago Amaral tem um PCR-M30... Esses novos são sucessores, mas apresentam tudo que os PCR-M tem.

som
Veterano
# set/07
· votar


tenho o PCR-800 \o/

chegou faz uns dez dias, muito legal

Scoth_Pr
Veterano
# set/07
· votar


som

Cara, faz um review dele aí... bem grandão hehe. Deixa eu te fazer umas perguntas:

1) As teclas são boas?
2) Ele não tem tecclado numérico né? Dá pra programar aqueles botões do canto esquerdo pra funcionarem como acesso aos timbres?
3) Dá pra programar os pads com 1 timbre/canal diferente em cada um pra ter os timbres ali na mão?
4) O USB dele fuinciona legal? Não dá bugs?

Valeu cara, espero comprar um tbém mais pra frente.

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/07
· votar


som
tenho o PCR-800 \o/

5) Onde você comprou e quanto custou?

som
Veterano
# set/07 · Editado por: som
· votar


Scoth_Pr
Jonathas Lacerda

1) As teclas são boas?

Teclas de sintetizador, teclas comuns.

2) Ele não tem tecclado numérico né? Dá pra programar aqueles botões do canto esquerdo pra funcionarem como acesso aos timbres?

Teclado de número não há, mas os PADS (A1-A9, B1-B9) servem como teclas numéricas no modo EDIT.

Qualquer controle dele pode ser endereçado com PROGAM CHANGE e há vários tipos de PROGAM CHANGE; o que vai diretamente ao número: PC#42, PC#56 etc.; o que aumenta de um em um ou diminui de um em um.

Há também um controle giratório (VALUE) que serve para ir rapidamente a qualquer valor entre 1 e 128, muito prático para mudança de timbre.

3) Dá pra programar os pads com 1 timbre/canal diferente em cada um pra ter os timbres ali na mão?

Você pode endereçar mensagem de nota (NOTE).

Por exemplo, endereçar no PAD A1 uma mensagem NT#60, o dó, no canal MIDI 5. Então quando apertar o A1 vai tocar o dó com o timbre do canal MIDI 5.

4) O USB dele fuinciona legal? Não dá bugs?

Uso-o ligado ao computador, até agora tudo correu bem. Como funciona com módulos ou ligado a outros teclados, não sei dizer.

5) Onde você comprou e quanto custou?

Paguei 1350.

Tinha um PCR-m80, o antecessor do PCR-800. Surgiram alguns problemas no equipamento, então fui trocá-lo. Na troca perguntei ao vendedor se o modelo novo, que eu havia visto no site da ROLAND internacional, já estava disponível. Ele ligou para o fornecedor e disse que sim, mas tinha de esperar mais de um mês a entrega. Resolvi aguardar, encomendei no final de julho e no começo de setembro chegou. Como havia pagado o PCR-m80, foi só completar a diferença de valor, uns 300 reais.

som
Veterano
# set/07 · Editado por: som
· votar


Ficou muito bom para controlar o B4 da Native Instruments. Um FADER e um KNOB a mais, para corresponder ao número de DRAWBARS. Opção de SPLIT, para controlar o manual superior e o inferior.

Outro recurso novo que gostei é o CROSSFADER, não o conhecia. São dois controles, mas num só FADER, H1-H2. É possível endereçar, por exemplo, o H1 para controlar o RESO e o H2 para o CUTOFF, então, quando você avançar o controle, o valor do RESO irá diminuir e o CUTOFF aumentará; se um está no máximo, o outro fica no mínimo. Muito interessante.

Scoth_Pr
Veterano
# set/07
· votar


som

Cara, desculpe a envheção de saco, mas como quero comprar um desses preciso de um usuário/cobaia hehe :p

- Os sliders podem ser programados para funcionarem como drawbars reais, ou seja, "puxados" de cima para baixo aumentando o volume dos harmônicos como num hammond de verdade?

- Onde vc comprou o PCR?

- O visor é legal, mostra bem as funções?

Valeu cara...

som
Veterano
# set/07 · Editado por: som
· votar


Scoth_Pr

- Os sliders podem ser programados para funcionarem como drawbars reais, ou seja, "puxados" de cima para baixo aumentando o volume dos harmônicos como num hammond de verdade?

O normal é que, ao ser empurrado para cima, o FADER aumente de valor, e que ao ser abaixo, diminua, como no desenho abaixo:

S1
|.| 127
| |
| |
| |
| |
|.| 0

Curioso do PCR é que nas memórias para controlar o B4, que já vem de fábrica, isso é invertido:

S1
|.| 0
| |
| |
| |
| |
|.| 127

Com tal inversão a simulação de DRAWBARS fica semelhante à tradicional. Nem tinha reparado, só fui verificar para responder-lhe. Fiquei admirado ao descobrir.

- Onde vc comprou o PCR?

Numa loja da cidade onde moro, interior de são Paulo. Encomendei, está explicado no texto acima.

- O visor é legal, mostra bem as funções?

Sim, até então não tenho o que reclamar do visor.


Saudações o/

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/07 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Foto Gigante do PCR-800

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/07
· votar


Mecanismo do PCR

Scoth_Pr
Veterano
# set/07
· votar


som

Teclado de número não há, mas os PADS (A1-A9, B1-B9) servem como teclas numéricas no modo EDIT.

Qualquer controle dele pode ser endereçado com PROGAM CHANGE e há vários tipos de PROGAM CHANGE; o que vai diretamente ao número: PC#42, PC#56 etc.; o que aumenta de um em um ou diminui de um em um.

Há também um controle giratório (VALUE) que serve para ir rapidamente a qualquer valor entre 1 e 128, muito prático para mudança de timbre.


Deixe-me ver se entendi: Se euq uiser ir pro timbre já slavo nº35, eu teria que apertar o EDIT, depois o A3 e A5?

O PCR-800 tem 128 posições pra memórias de timbres, é isso? Ele muda rapidinho ou ele dá aquele tempinho de espera?

Valeu...

Música de Preto
Veterano
# set/07
· votar


Esse aí também serve como interface de audio?

som
Veterano
# set/07 · Editado por: som
· votar


Scoth_Pr
Deixe-me ver se entendi: Se euq uiser ir pro timbre já slavo nº35, eu teria que apertar o EDIT, depois o A3 e A5?

Essa é uma das maneiras. E não seria o A3 e o A5, mas o A4 e o a A6, pois o A1 é o zero. O A9 e o B9 são para variar entre sistema decimal e hexadecimal (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E e F).

|A1| |A2| |A3| |A4| |A5| |A6| |A7| |A8| |A9|
.(0)...(1)...(2)...(3)...(4)...(5)...(6)...(7)...(decimal)
|B1| |B2| |B3| |B4| |B5| |B6| |B7| |B8| |B9|
.(8)...(9)...(A)...(B)...(C)...(D)...(E)...(F)...(hexadecimal)

Os valores entre parênteses são as funções que os PADS têm no modo EDIT.

O PCR-800 tem 128 posições pra memórias de timbres, é isso? Ele muda rapidinho ou ele dá aquele tempinho de espera?

Ela manda mensagens de PROGRAM CHANGE de #1 a #128, o padrão MIDI. Ele não tem memória para timbres, apenas controla timbres de outras fontes: módulos, VSTs, o B4, o FM7 etc.

Num teclado o PC#21 pode ser timbre de flauta, em outro teclado, o mesmo PC#21 é, por exemplo, um FARGO.

O PCR possui cinqüenta controles. Qualquer um deles pode ser endereçado para mudar timbres. Quanto se endereça PC a um KNOB ou SLIDER, a mensagem é enviada quando o controle é colocado no valor máximo.

A mensagem do PCR é instantânea. A demora será do que estiver sendo controlado por ele.
Se um teclado tem latência na mudança de timbre, quando for controlado por outro, provavelmente o atraso permanecerá.

Música de Preto
Esse aí também serve como interface de audio?

Se INTERFACE de áudio for o mesmo que placa de som, não, não serve. É somente controlador MIDI.

som
Veterano
# set/07 · Editado por: som
· votar


postou duplicado, algum moderador apague, por favor

Scoth_Pr
Veterano
# set/07
· votar


som

Ela manda mensagens de PROGRAM CHANGE de #1 a #128, o padrão MIDI. Ele não tem memória para timbres, apenas controla timbres de outras fontes: módulos, VSTs, o B4, o FM7 etc.

hehe, isso eu sei, acho que não perguntei muito bem. Eu quero saber a quantidade de memória que ele tem pra graar o acesso MIDI aos bancos... são 128?

É prática a mudança numérica pelos pads?

som
Veterano
# set/07
· votar


Scoth_Pr

É prática a mudança numérica pelos pads?

Sim, mas pelo controle giratório (VALUE) acho mais fácil.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novos controladores Edirol