Tudo sobre o Brainspawn Forte

Autor Mensagem
atmadeva
Veterano
# abr/08
· votar


Pois é Mauro eu tbm estou sem tempo estou no ultimo modulo de Tec em Informática vai até julho, e os caras estão no atrolhando de trabalhos em grupos , pesquisas. Sempre procuro um tempinho nem que seja uns 20 minutos para estudar o teclado, pois estou numa banda e temos show para o dia 11, alias nosso primeiro show, como não consegui fazer o Forte funcionar vou fazer com os timbres do meu Roland E09 mesmo, pois estou sem tempo tbm para fussar mais. Ontem fui até as 2:30 da manhã estudando, ai passei algumas musicas que vamos tocar e tentei mais uma vez o que vc me indicou: "MixerStar: IMediaControl=Run() failed with 80004005". Baixei o manual em Ingles, embora meu Ingles não seja la estas coisas, vou tentar ver se tem alguma referência a este erro. Sabes de algum outro player que faça a mesma funça que o FORTE?
Abraço..

atmadeva
Veterano
# abr/08
· votar


Nosso site é : ganimedes@hotmail.com, é um site inicial, vamos melhora-lo, tem até uma mp3 pra escutar da banda...Na época eu tocava violão aço e bases de guitar...

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/08
· votar


Eu uso o cubase hoje em dia, mesmo porque só estou usando VSTs em casa...

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# abr/08
· votar


Meu pc é de 384 de RAM, HD de 80 GB, Processador 2.5GHZ.... se eu usar uns VSTi não tão pesados será q dá pra gravar umas parada massa sem latência?

tiko_y
Veterano
# mai/08
· votar


Olá galera. Essa é pra qm usa Notebook SEM interface de audio externa...

Gostaria de saber como vcs fazer pra ligar o notebook no PA, ou numa caixa por exemplo. Usam cabos adapatados msm, ou existe alguma coisa mais específica?

Ah, no Brainspawn Forte tem como trocar as SCENES através de mensagem MIDI de Program Change ?

Leandro Barbosa
Veterano
# ago/09
· votar


tiko_y
Estou ciente que essa deve ser a maneira mais podre e de pior qualidade: mas to usando cabo p10 p2 ligando direto a saida de audio do note ao cubo/amplificador.


Pergunto pra galera toda:
To começando a mexer com VSTs, note com som onboard, driver Asio 4all na ultima versao com seguinte problema:
vst em standalone rodam legal (programa sozinho aberto), exemplo Pianoteq, Truepianos, Hammond B4...


Quando carrego estes ou quaisquer outros VSTs no Forte acontecem 2 problemas:

1- latência absurda configurando a saida para placa de som Realtek.

2- configurando saida para o Asio, a latencia diminui bastante, ate daria pra tocar ao vivo, porem aparece uma distorção e ruido no som que torna impossivel tocar. Ao pressionar os sons saem com barulho fritando, parece tbem papel rasgando (so pra facilitar a imaginação), isso pra qquer instrumento, inclusive aqueles que consigo tocar normalmente fora do Forte.

Alguem tem ideia da causa desse problemao??

ps.: minha pretensão é acertar esses detalhes apenas pra tocar ao vivo, nada de gravacoes.


Desde ja agradeço a ajuda.

yellowsubmarine
Veterano
# ago/09
· votar


Olá, pessoal!

Acabou de chegar meu Cabo USB MIDI e estou fazendo uns testes aqui com o meu PSR-730. A principio estou usando o Forte, coloquei o plugin, mas quando eu aperto uma tecla no teclado fica soando o som, espero um minuto, aperto outra e fica soando aquela, tipo não libera. Minha máquina é razoavel, é um Core 2 Duo 1.8, com 2GB de RAM e placa de SOM onboard, mas deveria ao menos ter um atraso de 10 segundos e nao ficar assim...

Tem algo que eu possa configurar no software ou no teclado? la na config do teclado eu escolho o numero de canais, devo deixar o canal 16, ou o canal 1? Isso tanto para Trasm. quanto para Receive?

Outra coisa estranha que percebi tambem eh que usando o software simples VSTHost, quando eu toco no teclado virtual sai lá no PSR-730, sem atraso algum, o contrario nao deveria ser sem atraso tambem? no Caso do VSTHost tem que configurar alguma coisa pro Canal?

Obrigado.

mazza
Veterano
# ago/09 · Editado por: mazza
· votar


yellowsubmarine
troca sua placa e por favor não fique repetindo a mesma pergunta em todo o tópico que vc abre.
Abraços

Packo
Veterano
# ago/09
· votar


tudo bem ... muito massa mesmo.. só que eu tenho algo a dizer que sempre me incomodou a respeito de note+controlador...

cada programação leva um tempo pra carregar.. é claro que se voce usa um B4II é rapidasso... mais outros vst demoram...mesmo assim vamos considerar que vc carregue 5 timbres ao mesmo tempo... pronto eles estão carregados e podem ser alterados rapidamente..
temos que considerar que eles vão ocupar mais memoria e uso do processador.. cara isso exige muito do note e se o treco trava? dae? joga o teclado na galera? hihi
tbm tem outro fator.. se preciso de outro timbre e agora?? leva tempo pra mudar.. se isso for no meio da musica bah pode esquecer
eu tbm sei que o correto é usar um mac.. mais pelo custo de um mac + um bom controlador + placa de som... não seria viavel um instrumento dedicado... hoje os tops jah tem sampler .. sequencer... e uma infinidade de bons timbres... eu uso vst em casa mas fora uso controlador+modulo..... mas é isso aew

mesmo assim o forte é uma otima ferramenta

AGCC
Veterano
# jan/10
· votar


---UP---

Gente como que eu faço pra pôr um player no forte? As vezes preciso rodar uma música junto com o forte e não consigo, daí pensei... "Não teria como executar um player direto do Brainspawn forte"? Quero executar arquivos "mp3" e "wma".

Obrigado.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


caio_albertassi

Sei que existem plugins VST que são players, geralmente usados por DJs. Faz uma busca rápida no Google que vc acha. Eu vi alguns mas estou sem tempo de testar.

AGCC
Veterano
# jan/10 · Editado por: AGCC
· votar


Jonathas Lacerda
Beleza procurar por "player plugin"?

---------------------------------------------------------------------- ------------------

Procurei e não deu muito certo rsrs... procurei por 'vst player' kkkk e deu um monte de player de vst rsrs, procurei por "player plugin" e achei um monte de coisas do adobe rs.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


não... Procura por VSTi MP3 Player.

AGCC
Veterano
# jan/10 · Editado por: AGCC
· votar


Jonathas Lacerda
Searching...

---------------------------------------------------------------------- ------------------

Sem resultados úteis.

Cleber Vaz
Veterano
# out/10
· votar


SaintFerio
Continuando aqui o que começamos no
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/235187/p3

Para começar a se divertir no Forte, é preciso criar um Rack, um Setlist e, dentro, uma Song e, finalmente, em cada Song as Scenes.
As cenas são a "alma" do Forte e como cria-las é que é o X da questão, se criarmos cenas diferentes para VSTs diferentes, a forma com que cada plugin é "chamado" e/ou "dispensado" é que define o tempo entre a saída de uma cena (timbre) e entrada da cena seguinte.
Se, por exemplo, criarmos uma cena para o B4 e outra para o Mr. Ray e na cena do B4 "dispensarmos" o Mr. Ray clicando no seu MUTE e na cena do Mr. Ray "dispensarmos" o B4 do mesmo jeito, ou seja, com o MUTE... vai dar um atraso desagradável na troca, e quanto mais pesado forem os plugins mais atraso terá.
Portanto o caminho para a montagem de cada cena é "chamar" e/ou "silenciar" cada plugin somente por meio de rotas variáveis entre os canais MIDI do controlador e dos plugins de cada cena, desse modo, tanto splits quanto camadas e outras loucuras são intercalados instantaneamente pois todo o tempo "perdido" para carregar cada Rack será apenas no início, depois é só ON/OFF de canais MIDI no Forte, tudo com o controlador fixo no canal 1, por exemplo, não tem porque ter atraso pois todos os plugins funcionam todo tempo simultaneamente porem alguns estão "mudos" por que o canal 1 lhes foi cortado e ao mudar a cena o canal 1 é ligado e o bicho fala, o trabalho do Forte na troca de cada cena é simplesmente ligar ou desligar o canal 1 de cada plugin.

Como você está fazendo suas cenas? Com mute? Dê um exemplo de dois timbres (plugins) que você queira intercalar sem atraso, daí posso te explicar de modo mais claro, com exemplificações, o que coloquei acima.
Abraço!

SaintFerio
Veterano
# out/10
· votar


Bom, ressucitando o tópico...

Eu e Cleber Vaz estamos conversando em outro tópico, mas acho que este é mais apropriado...

Cleber, se puder, colocar aí como vc faz a troca do seu UMX no Forte, detalhado... É por CC? Como vc faz o que habilita e desabilita? Vou colocar do UF7, apesar de este ser bem mais simples, e terem vídeos no YouTube explicando...

Cleber Vaz
Veterano
# out/10 · Editado por: Cleber Vaz
· votar


SaintFerio

Dá uma olhadinha no post acima hehe eu já havia ressucitado o tópico!

[EDIT]
Cleber, se puder, colocar aí como vc faz a troca do seu UMX no Forte, detalhado... É por CC?

Sim, eu aproveito aqueles CCs que estão estampados no painel do UMX e escolhi os dois primeiros botões, B1 e B2, de CCs 97 e 96 respectivamente mas poderiam ser quaisquer outros, até pelo foot switch, depois de escolher o CC de sua preferência, basta determinar esse CC no menu de edição das cenas mas o "pulo do gato" é como organizar/programar cada cena...

Como vc faz o que habilita e desabilita?

Habilito e desabilito as "MIDI Notes" dos plugins desejados e indesejados em cada cena, bem como transpose e etc, depois salvo a cena e pronto.

Vou colocar do UF7, apesar de este ser bem mais simples, e terem vídeos no YouTube explicando...

Esse eu nunca testei mas com o UMX e as trocas por CC ficou perfeito, sem exageros...

SaintFerio
Veterano
# out/10
· votar


No Uf7 eu só desabilito o CC7 como tem na explicação do video no youtube. Aí consigo aumentar e diminuir o volume pelos sliders do UF7. Claro, tenho que configurar cada um num canal midi diferente, pra dar certo, mas posso usar até 8 timbres simultâneos. Com o volume que eu quiser, porém, vc tem que ficar esperto, ser rapido pra aumentar e diminuir o volume. Aí eu deixo todos os canais abertos, sem mute. Pq pra trocar as scenes, tenho notado um pequeno travamento, mesmo sendo do esquema que vc acabou de falar acima, deixando todos carregados e no MUTE os que não estiver usando.

Me apareceu um UMX na troca pelo UF7, se o cara fizer a volta que pedi, vou fechar com ele e começar a usar o UMX 610 + Notebook e Korg TR 76! Acho que ficará top esse Setup :P

Jaguaruna
Veterano
# out/10
· votar


Caramba, agora sim eu entendi o programa!!! Se esse esquema de scenes funciona, então acho que consegui fazer isso no Ableton Live, em que eu programei os VST's em cada canal MIDI e, no meu Korg X3, programei cada Combi com os canais e layers para cada VST. Assim, eu consegui mudar cada timbre com o program up do próprio teclado.
Vou testar esse esquema do Forte também.

Valeu pela idéia, galera!!

Cleber Vaz
Veterano
# out/10
· votar


tenho notado um pequeno travamento, mesmo sendo do esquema que vc acabou de falar acima, deixando todos carregados e no MUTE os que não estiver usando.

Fazendo tudo no "MIDI Settings" fica tudo aberto, de uma cena para outra somente as informações MIDI variam e por isso sem atraso na troca, é possível, por exemplo, trocar de cena usando pedal sustain em um timbre de piano e na cena seguinte as "MIDI Notes" do piano estarão mudas mas enquanto o pedal sustain estiver pressionado as notas da cena anterior ainda soarão.

SaintFerio
Veterano
# out/10
· votar


Cleber Vaz
É, pra mim fazer isso, acho que vou precisar de um tutorial mais elaborado:p Não entrou na cabeça ainda esse modo seu Cleber :p

harofloww
Veterano
# out/10
· votar


SaintFerio

Acho que ele quis dizer assim... Coloca todos os vsti's que precisar e, ao invés de colocar aqueles que você não irá usar na Scene atual no mute... Desabilita o "Enable Midi notes" na parte de "MIDI Routing" do vst lá... =) Então o vsti na verdade fica rodando, mas sem receber os comandos MIDI...


flww
haroflow

Cleber Vaz
Veterano
# out/10
· votar


Coloca todos os vsti's que precisar e, ao invés de colocar aqueles que você não irá usar na Scene atual no mute... Desabilita o "Enable Midi notes" na parte de "MIDI Routing" do vst lá... =) Então o vsti na verdade fica rodando, mas sem receber os comandos MIDI...

É por aí sim...

SaintFerio
Posso colocar uma imagens aqui para clarear, o forte não tá nessa máquina aqui, depois eu faço uma sequência com essa parte que o
harofloww citou...

SaintFerio
Veterano
# nov/10
· votar


Cleber Vaz
Ajudaria, se bem que acho que o UMX ficou pra tras já, não vai rolar de pegar ele... Mas de repente uso isso no UF7... Mande quando puder...

Cleber Vaz
Veterano
# nov/10
· votar


SaintFerio

Realmente, essas configurações são úteis para qualquer que seja o controlador pois mesmo que seja daqueles que permitem a troca rápida de canais, deve-se programar mesmo assim essa distribuição de canais no Forte então essas configurações valem a pena mesmo que o UMX esteja fora da jogada, como eu o uso, programo tudo para compensar as "deficiências" dele, no seu caso você pode vir a programar o Forte de modo a facilitar aquilo que por ventura seu controlador (UF7 ou outro) possa dificultar...
Vou fazer os snapshots essa semana...

SaintFerio
Veterano
# nov/10
· votar


Estaremos no aguardo!

harofloww
Veterano
# nov/10
· votar


acho que nas configurações do forte tem algo para selecionar os vst's que não carregarão novos programas na troca de scenes, ajudaria em algo nesse caso?

flww
harofloww

Cleber Vaz
Veterano
# nov/10
· votar


harofloww

acho que nas configurações do forte tem algo para selecionar os vst's que não carregarão novos programas na troca de scenes, ajudaria em algo nesse caso?

Essa configuração aí ajuda sim, tem outras ali também que são bem sutis mas fazem toda a diferença...Vou colocar o snapshot amanhã, aí vocês já podem ver a combinação mais adequada das configurações MIDI... peguei todas essas barbadas na comunidade do Forte no Orkut.

Cleber Vaz
Veterano
# nov/10
· votar


SaintFerio
harofloww

Desculpem-me pela qualidade das imagens mas o meu notebook roda com o AudioXP, que é o XP "pelado" pra otimizar o trabalho com audio e por isso não tem aquelas coisas extras como o PAINT, assim tive que fotografar a tela com minha câmera mas as imagens servem ao nosso propósito.

Ninguém disse que o Forte é simples de programar então lá vão as "barbadas" que devem ser ajustadas para cada VST que fizer parte de cada cena, um por um ;)

Na primeira imagem circulei a única opção que deve ser marcada, no nosso caso, na aba SCENE COMMANDS (também circulei a aba) que era a que o harofloww falou no post anterior.

http://img600.imageshack.us/img600/4970/scenecommands.jpg

Depois de deixar a aba SCENE COMMANDS conforme a imagem acima, passa-se para a aba MIDI ROUTING onde pode-se fazer o "MUTE" ao desativar as MIDI NOTES, circulei em lilás essa parte, marca-se para ouvir o plugin e desmarca-se para silencia-lo. A parte vermelha no teclado significa que aquela região está "muda" mas o resto do teclado não, pode-se ajustar isso nos botões abaixo do teclado, bem como o transpose.
Notem que esses ajustes dependem da opção de conexão midi selecionada, que aparece como uma barra verde na tabela da esquerda, bem ao lado do "Enable MIDI Notes" se não escolher nenhuma conexão não aparecerá o teclado nem as opções indicadas.
A opção circulada em verde apenas nos leva à aba que aparece na terceira imagem.

http://img443.imageshack.us/img443/8895/midisettings.jpg

No botão circulado em verde na imagem acima acessa-se o menu que aparece na imagem abaixo que é onde fazemos o roteamento de canais para não precisar trocar de canal no controlador, cada coluna representa um dos 16 canais de ENTRADA do plugin enquanto que cada linha representa cada um dos 16 canais de saída do controlador, no caso dessa imagem os canais 2 e 3 do controlador estão conectados ao canal 1 do plugin.

http://img80.imageshack.us/img80/9920/matrixso.jpg

Então pessoal, para criar "cenas" bem boladas e não ter problemas de atrasos é preciso passar por essas 3 telas e configurar cada coisa de acordo com o propósito de vocês, se for camadas de timbres é imediato, se for SPLIT tem que desativar as regiões indesejadas do teclado em cada plugin (como na segunda imagem) e assim por diante...

Por hora é isso...mas lembrei agora que não fiz uma foto da tela onde podemos definir os CCs para trocar de cenas mas isso podemos discutir depois pois pode-se trocar de cena com o teclado do notebook...se precisarem eu posto depois essa imagem.

Bom trabalho! ;)

harofloww
Veterano
# nov/10 · Editado por: harofloww
· votar


Cleber Vaz

Valeu pelas SS's... vou fazer uns testes depois... =)

CCs para trocar de cenas

Nunca parei pra ver isso, vou dar uma procurada...

Bacana que você falou do AudioXP... é exatamente isso que eu preciso, visto que irei usar meu pc exclusivamente para áudio...



Fiz meu primeiro ensaio com vst's hoje... não gostei muito do resultado (não trabalhei muito em cima da qualidade também):

Um problema que foi dificil de controlar é a diferença de volume entre os diversos vsti's que tenho... O B4, por exemplo, tem um som poderoso... e o MinimogueVA tem um som bom, mas menos potente... Qual a solução nesse caso? Ajustar manualmente seria a única opção?

Usei o Cubase SX3 nesse ensaio, não tive tempo de configurar o setlist no Forte (Vou ter que fazer isso, tive a certeza disso hoje :P)... e o minimogueva estava com o volume máximo dentro das configurações dele, e o máximo também no mixer do cubase... mas não chegava nem perto do B4 com o volume em 40-50 :P

Vocês usam qual placa de som? teriam alguma para indicar? No meu caso, que uso um desktop, uma placa de som interna já serviria para minimizar a latência? Teria alguma alternativa mais barata para diminuir a latência (Preciso mesmo só de reprodução, para gravação uso muito pouco)?

Não é próposito deste tópico, só estou aproveitando o post mesmo xD

flww
harofloww

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tudo sobre o Brainspawn Forte