O que comprar entre TR e XA

Autor Mensagem
ROE
Veterano
# jun/07


Estou comprando um teclado e quero saber a opinião de todos sobre esses dois! O Xa tem sampler e o TR pode ter, certo? Comprando a placa sampler para o TR ele fica melhor ou pior que o Xa? E essa tal memória da Korg SIMM ou DIMM não sei, é complicada mesmo de achar ou é ruim?
Preciso de uma força! Há tenho prioridade por um teclado de 76 teclados, ta aí a desvantagem do Xa! os X6-7-8 são muito melhores mesmo?

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/07
· votar


ROE
ta aí a desvantagem do Xa! os X6-7-8 são muito melhores mesmo?
São!!! =D

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


ROE

Tem alguns tópicos que tratam disso aqui no Fórum. Mas, respondendo à sua pergunta, as memórias SIMM são meio complicadas de achar, pois não existe mais delas novas. Entretanto, tem uma loja em São Paulo que eu sei que tem e um vendedor "recomendado" pela Korg. Este último cobra caríssimo, mas vende... E as memórias não são ruins de forma alguma. O máximo de capacidade delas é de 32Mb, multiplicando pelos dois slots do TR, dá para expandir a RAM para 64Mb, o que já é de bom tamanho.

keys_all
Veterano
# jun/07
· votar


ROE

Amigo, eu digo o seguinte... o TR tem sample ate 64MB de ram, em memorias SIMM ja o Xa vai ate 512MB oq eh mtoooo maiss... e nao precisa gastar com placa pra isso...

enfim......

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/07
· votar


ROE
512MB DIMM + 32MB interno!!! Absurdamente suficiente para Sampler Patch, Sampler Player e Audio Recorder...

vmanzoni
Veterano
# jun/07
· votar


eu prefiria o XA...
o XA tem um som BEM melhor sem contar pela capcidade de expansão através de 1 placa SRX,..
e sem contar q é Mais barato!
heheh

keys_all
Veterano
# jun/07
· votar


vmanzoni
mais barato??

quanto??

korgman
Veterano
# jun/07
· votar


Caro Amigo Roe

Caro queira conhecer e dirimir todas as dúvidas em relação ao Korg TR.

E como conhecer o potencial de edição de sampler (com ou sem placa sampler EXB-SMPL). Assim como sequenciamento, combinação de sons, arpeggio, rppr patterns em tempo real "disparados por teclas", memórias simms e cartões de memória etc.. Basta entrar em contato comigo através do email do serviço de sac Korg. - korg@pridemusic.com.br

Ele existe para isso mesmo.

Atenciosamente e no aguardo,

Áureo Galli - Suporte SAc Korg

ROE
Veterano
# jun/07
· votar


Agradeço todos até aqui!

vmanzoni

Até agora o Xa está com o maior preço em minhas cotações, onde encontrar Xa mais barato?

Áureo Galli

Grato pela disponibilidade!!

Bom então a memória DIMM é da Roland, certo? e a SIMM é da Korg, certo? Bom, essas memórias são como as de computador, são placas? Como é a instalação? Eu queria deixar claro que a princípio não terei condições de gastar muito além do próprio teclado...
Portanto, seria legal se opinassem do TR sem a placa sampler e sem a memória aumentada, assim como o Xa sem a memória aumentada e sem nenhuma expansão!
Grato!

RafaelValeira
Veterano
# jun/07
· votar


Bom então a memória DIMM é da Roland, certo? e a SIMM é da Korg, certo?
Se vc quis dizer que a patente da memória DIMM é da Roland e a da SIMM é da Korg, então eu te digo que não.
Essas memórias são de tipos comuns para computadores antigos. Então, respondendo a sua subsequente pergunta: Sim, essas memórias são exatamente como as de computador.

ROE
Veterano
# jun/07
· votar


Sobre o Xa, fiquei um pouco assustado ao ouvir seus timbres em um show de uma outra banda, o tecladista utilizava sons muito piores do que os que eu edito com meu XP-80! Alguém pode comentar...

Áureo Galli

Eu já estive para comprar um Triton Le, mas desisti sendo que um dos motivos foi o cartão de memória que não é mais produzido. Agora com o TR há essa questão da memória! Existe um explicação para esses acontecimentos?

korgman
Veterano
# jun/07 · Editado por: korgman
· votar


Caro Roe,

SMARTMEDIA

Informo que o cartão Smartmedia não é um acessório Korg mas sim um "bem de informática".

Ele era de patente da Toshiba internacional, entretanto como ele era usado só para utilização em maquinas fotográficas digitais de primeira geração..impressoras e palms na época, não sendo reutilizado em periféricos eletro eletronicos das gerações seguintes, ele foi aposentado pela Toshiba.

ONDE ADQUIRIR O CARTÃO SMARTMEDIA ATUALMENTE

Devido a esta dificuldade de encontrá-los no mercado, A Korg Brasil importou dezenas de unidades da China para tender nossos usuários, Triton Le, quem quiser adquirir uma unidade Smartmedia para seu Korg Triton Le é só entrar em contato com o setor de peças de nossa assistencia tecnica cujo e-mail de contato é parts@cesetec.com.br

(*) - Lembro que o setor de partes também vende fontes. pedais de sustain, e acessórios em geral.

DISQUETES ZIP DRIVE

Um exemplo semelhante também está acontecendo com as séries de G-1000, EM 2000, VA7 e yamaha A3000

Estes teclados utilizam os" incríveis e poderosos para a época" , disquetes Zip drive de 100 de 200 Mbytes, também considerado "bens de informática".

Ninguem na época jamais poderia imaginar que "uma maravilha dessas", seria descontinuada.

Todos pensávamos que seria lancados zip drivers de 400 Mbytes 500 Mbytes etc.. isto porque os HD da época possuia de 500 Mbytes até 1 Gyga bytes, proporcionalmente.

Mas estão desaparecendo do mercado a empresa que os distribui é a Yomega.

não sumiram de todo porque eram também utilizadas em computadores de empresas através da versão do Drive Zip IDE.

Se não o fossem hoje estariam de mãos dadas com o "Micos Leão dourado"!!

Quem selou sua extinsão.. Os Smatmedia.. memorystick etc..


O QUE FAZER ENTÃO???

Como ninguem possui bola de cristal, o ideal é prevensão,

Minha dica para usuários de teclados, "seja lá qual for a marca, que utilizem midias de cartão???.

Simples, como toda midia possui um leitor USB para transferencia de dados entre PC e teclado, basta adquirir um cartão um leitor e guardá-lo e utilizá-LO enquanto possuir o teclado.

E quando vendê-lo... venda o cartão junto..

E com certeza se a midia for descontinuada no futuro ele "talvez" sejá uma raridade.

Aí você vende o cartão, pelo mesmo preço que pagou na época e recebe os bonus de sua prevensão.

Afinal o cliente que adquirir o teclado de voce vai querer o cartão e o leitor que possui de qualquer maneira!!

FINALIDADE DAS MÍDIAS DE CARTÃO

A finalidade da midia de cartão é importar samples para as memórias internas para apresentações ao vivo, pois quando o teclado é desligado os samplers também são apagados.

USAR CARTÃO PARA CARREGAR SAMPLERS É UM BOA OPÇÃO

A julgar que passei quase toda a década de 90 carregando samplers por disquete 15 minutos para cado 8 Mbytes.... depois por zip drive ( que quando dava pau podia jogar fora).... e depois por HD EXTERNO SCSI..
( um trambolho mais rápido e confiável.. mas um trambolho!!)

Usar hoje Cartões Smartmedia ou SD's.. "do tamanho de um selo postal", com 1 .. 2 ..3 Gygabytes de capacidade!! , raramente sujeitos a panes!!

Para mim a mídia de cartões .. o USB são a panacéia de nós tecladistas..

Use e abusem..

Só que penou... sabe como elas são gloriosas

Valeu galera

vmanzoni
Veterano
# jun/07
· votar


ROE

Vc acha na internet um XA por 4.8/5 mil reais!

o TR eu nunca achei por este preço!

"Sobre o Xa, fiquei um pouco assustado ao ouvir seus timbres em um show de uma outra banda, o tecladista utilizava sons muito piores do que os que eu edito com meu XP-80! Alguém pode comentar... "

eu vou ser sincero se vc achou o som pior, é pq ou o som era ruim/fizeram ligações em mono no teclado ou o tecladista não sabe mexer no teclado!

eu no meu juno-G consigo editar som MUITO melhor q do XP-80...

Se vc quizer tem até vídeo no youtube com sons do XP q coloquei no Juno-G, só fazer uma busca!
o XA tem a mesma qualidade sonora (alguns dizem ser superior, eu duvido, pois tem as mesmas ondas, mesmo gerador de som e mesma taxa de amostragem...)

keys_all
Veterano
# jun/07 · Editado por: keys_all
· votar


vmanzoni
ROE
No ML tem um XA sendo vendido.

Abraços

vmanzoni
Veterano
# jun/07
· votar


Keys_all :P
eu vi já!


se eu tivesse grana e não tivesse meu JG, e fosse comprar um eu comprava, pois o preço tá legal! e tá difícil de Achar um XA assim hj em dia!

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/07
· votar


O XA virou mosca branca dos olhos azuis e listras verdes...

Lembro que uma vez tive oportunidade de dar meu SP-76 + RS-5 em um XA e voltar 700 contos... Não tive coragem de fazer!!! Meses depois dei meu SP-76 e meu JV-1080 por um Juno-G e ainda voltei 800,00... !!!! Ironia do destino...rs

keys_all
Veterano
# jun/07
· votar


Jeferson Fernandes

Puts.. q droga.... ahahaha

se arrepende HJ?? ou nao?

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/07
· votar


keys_all
Me arrependo de não ter pego o Fantom XA logo, gastando menos...

Mas não me arrependo nada por ter pego o JunoG... paguei 100 reais a mais, lógico que o JunoG peguei novo com garantia tal e o FantomXA era usado... Mas o FantomXA é mais a mão do que o JunoG em questão de teclas e recursos do sampler/sequencer...

ROE
Veterano
# jul/07
· votar


Obrigado até aqui! Não gostei muito de saber que o Xa não tem aftertouch...
e agora está sendo descontinuado pela Roland...No lugar dizem que vai ficar o Juno G, eu achei que o Xa era bem melhor, mas....
Tô mais pro TR hoje...
além da capacidade de expansão, o que torna o Xa superior ao TR?

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


ROE

Tô mais pro TR hoje...

Eu tenho um e gosto muito...

Mas, me diga uma coisa, você já tem um XP-80 e quer comprar outro Workstation, ou vai vender o XP, ou ainda, não tem mais o XP e quer comprar um teclado novo?

ROE
Veterano
# jul/07
· votar


é que eu toco em uma banda de baile aqui no sul e preciso de dois teclados para apresentação ao vivo!!!
Você prefere o TR ao Xa?

korgman
Veterano
# jul/07
· votar


Caro Roe,

Como sempre digo a mesma coisa para todos que fazem amesma questão que a sua no forum..

Em primeiro lugar, aproveite as dicas fornecidas pelos companheiros de forum, pois todo mundo aqui vai ter boa vontade em ajudá-lo.

Depois teste os teclados em uma loja!!! Com vc é do Sul do Brasil.. caso você more em Porto Alegre, vá até a loja Mil Sons, converse com um vendedor do setor de teclados e... teste tudo que deseja!!! Korg Roland Yamaha sem nenhum compromisso.

Se quiser tirar alguma dúvida tecnica específica do TR você pode dirimir estas dúvidas comigo no e-mail do sac Korg korg@pridemusic.com.br

Um abraço do amigo

Áureo Galli - Suporte SAc Korg
http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


ROE

Nunca toquei no Xa, nem cheguei a ver um na minha frente, então, não posso dizer que prefiro o TR ao Xa, só posso dizer que tenho um TR e estou muito satisfeito.

Mas, visto que você já tem um Roland, o XP-80, acho que a melhor opção seria, mesmo, você ir de Korg, pois os dois teclados se completarão. Você deve conhecer as características timbrísticas das duas marcas: Roland melhor nos pianos (embora você possa introduzir um ótimo sample de piano de 64Mb no TR e bagaçar o piano do XP-80...), há quem goste mais de seus sons de cordas e metais, e Korg incontestável nos metais, E.P.'s, órgãos, cordas e leads. Tudo isso com uma visão bem geral da coisa, lembrando que há excessões entre gostos. Essa é a visão geral dos workstations Korg e Roland em termos de timbre.

Eu, no seu lugar, iria de TR, agora sabendo que você já tem um XP-80.

keys_all
Veterano
# jul/07
· votar


Ja toquei nos dois, e preferia o XA....

polifonia, sampler, pads, timbres, sequencer, conectividade, expansao...enfim...
td isso ele eh melhor que o tr, apenas nao tem o after...

abraços

ROE
Veterano
# jul/07
· votar


keys_all
polifonia, sampler, pads, timbres, sequencer, conectividade, expansao
Bom, sobre os timbres, expansão e o fato de o Xa ter sampler e o TR não ter, já estou informado.
Mas ainda tenho dúvida sobre a capacidade de editar um sample dos dois!??????
Vc citou pads, sequencer e conectividade como superiores no Xa, pode explicar um pouco melhor?
Grato

Scoth_Pr
Veterano
# jul/07
· votar


Xa ter sampler e o TR não ter

Pera lá... TR também tem sampler, é um sampler player. Acontece que vc precisa de uma placa se quiser samplear alguma coisa sozinho, mas pra pegar samplers da internet e jogar no TR dá pra fazer tranquilo.

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


Cara Eu iria de TR, Tem um Amigo meu que Tem um...perfeito os timbres, exceto os Piano Acusticos, mas nada que um sampler do PC88 naum resolva...

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


Scoth_Pr

Bem lembrado...

E, convenhamos nós que, se o cara não quiser samplear, de que vale o sampler? Para mim já está bom um sample player, é só pegar os samples da internet e botar para rodar...

ROE

Como já lhe disse, não conheço o Xa, mas fique atento e procure se informar quanto a um detalhe: no TR, é só você pegar o sample da internet, caso não esteja convertido é fácil converter usando o Awave, e carregar no TR, que o novo timbre já funciona. Quanto ao Xa, não sei, mas já ouvi proprietários do Fantom-X dizer que em seus equipamentos não havia tal facilidade e, se isso não for engano meu, no Xa também ocorrerá tais problemas... Lembrando que estou me baseando em um depoimento de usuário do Fantom-X (o top de linha, mesmo) e não em experiências próprias com o intrumento. A sugestão que eu te dou é: VERIFIQUE!!!

Quanto à edição de sample, no TR não é possível editar nada, a menos que você tenha a placa de sampler instalada. Detalhe, estamos falando de edição de sample e não do sistema de síntese (HI) do TR, que, diga-se de passagem, é excelente, é só você observar que teclados como o TRITON Classic, KARMA (não tenho certeza), TRITON Studio, TRITON Extreme possuem este sistema de síntese. Acho que quanto a isso, definitivamente, não há com que se preocupar.

Mas, caso você queira editar samples, pode fazê-lo tranqüilamente usando o programa Awave que, ao que parece, é bem completo neste sentido.

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


mas nada que um sampler do PC88 naum resolva...

Acho que todo mundo que tem o TRITON Le e TR usa esse sample... Também, o bixo é bom mesmo, faz por merecer essa fama!

Agora, o engraçado é que ninguém conhece quem fez esse sample... Aliás, se estiver por aqui, obrigado!!!

hahahahah

keys_all
Veterano
# jul/07 · Editado por: keys_all
· votar


ROE
todos falam mas nao dizem nada,
fantom 128 de polifonia contra 64 do tr, o tr nao eh sample o xa É, o tr dizem q para conectar ele com o pc, eh mto ruim, vive dando problema... o xa NAO, o tr vai no MAXIMO COM MEMORIAS ANTIGAS D+ (SIMM) ate no MAXIMO 64MB de sample, o xa vai para 512Mb DIMM PC133, com o xa vc pode sample vc peidando e soltar no show rsrs.. o tr nao...

quanto ao sequencer dizem q o xa tem mais espaço, mas dai nao sei, qd vc poem sample no xa, q eh coisa mtoo facil, eu mesmo tenho do triton classic, e o sp76 nele, vc pode editar filtros, colcoar efeitos.. enfim... mta coisa...

ele tem pads, 10 no total, aonde vc pode gravar oq qusier e colocar como atalho nelas....

o lgl do tr sao os hammonds, que no xa nao sao tao legais... no tr tem o after, o xa nao.... mas quanto aos timbres, isso se resolve com a placa SRX que vc pode por no XA.... ja o tr nem tem como...
o XA tem 3 inserts o tr eu nao sei, acho que só tem 1...

Amigo me add no MSN thiagotgc arroba msn.com q eu te explico melhor...

acho q isso ja deu pra entender neh????

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que comprar entre TR e XA