Piano erudito em Piano eletronico, é possivel?

Autor Mensagem
vmanzoni
Veterano
# mai/07
· votar


Ken Himura
"O problema é conseguir um bom piano digital que agüente bem. Tem peças que, com toda certeza, destruiríam as teclas (as porradarias de Beethoven e Rachmaninoff, por exemplo)."

só um comentário,...
Se um cara destruir as teclas tocando isto, com certeza este não sabe tocar.
Já vi várias pessoas "tocando" e REALMENTE TOCANDO, Beethoven e Rachmaninoff. Existe uma diferença entre estas duas. uma delas não dá porrada no piano para fazer um fortíssimo.

eu toco o Mov 3 da Moonlight Sonata (sonata ao luar) de Beethoven no meu juno-G e as teclas não quebraram (estranho né? :D) o problema é q não hega nem perto da ação de um piano nem o tamanho das teclas!

.....................
Voltando ao assunto do tópico...

Eu toco piano erudito. Já testei vários pianos elétricos, realmente, por melhor q sejam as teclas ou o som, não se compara com tocar em um piano acústico de verdade.
Agora no mercado existem vários pianos elétricos bons, que atendem muito bem a necessidade de um pianista erudito ou não.

Mas a melhor coisa é vc testar.
SE EU TIVESSE GRANA e fosse cimprar um Hj, eu compraria um RD700SX da Roland. é o que mais me agrada!
e DARIA TRANQUILAMENTE para tocar peças de Bach, Mozart, beethoven, Lizt, Rachmaninoff nele, sem vc ter problemas com teclas ou questão sonora!

Tarara_Leo
Veterano
# jun/07
· votar


Vejo que ficou sem arumento para a parte que citei das gravações. Sua mente esta presa a esses demos ? Pois digo novamente, são gravações. A gravação de um piano é muito diferente de som em sua essência. E um teclado não usa "mecanismos" para produção de som. Use sintese, e não se compara com o mecanismo de um piano. Até hoje tenta se chegar em um timbre de piano, um simples mecanismo vencendo toda a tecnlogia.
Cara, você deve ser um frustrado no mundo pianístico. Não troco meu piano por nada, faz 20 anos que o possuo, passou pela familia inteira e nenhum teclado chega perto. Também possuo um Roland RS-70 e um Triton Extreme, não se compara, nem hoje, nem nunca...Você não tem argumentos,vamos esperar o futuro pois...

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


vmanzoni

até que enfim um cara que conhece! :)

aquele pessoal dando porrada no pobre do teclado nunca ouviu em tocar com os dedos ao invés de com o peso dos braços, uma longa tradição de Horowitz, passando por Liszt e chegando a Bach...

Tarara_Leo
Veterano
# jun/07
· votar


pianoid
verdade! Eu mesmo tenho um cravo aqui, dentro do meu digital. :)
[i][/i]

Uma pena que seu "vasto" conhecimento cultural musical não lhe permitiu poder tocar pessoalmente numa maravilha dessas. Cada um se contenta com o que pode né ?

Tarara_Leo
Veterano
# jun/07
· votar


vmanzoni
Sim. Para fazer um Fortissimo você não precisa "moer" as teclas de um piano ou teclado a ponto de quebra-las, a força vem do braço, apenas empurrando as notas e não batendo, a força se concentra muito mais para frente que para baixo. a força vem de tras das costas como em um impulso.

Tarara_Leo
Veterano
# jun/07
· votar


Estive ouvindo a Sonata Op. 10 No. 1 nesse link que você postou, o timbre é muito bom, mas quanto a dinâmica, repito o que tenho falado, a mecânica de um acusti é insuperavel pela de um digital.

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


Tarara_Leo
Vejo que ficou sem arumento para a parte que citei das gravações. Sua mente esta presa a esses demos ?

Não achei que valia a pena responder com relação às gravações pois vc parece do tipo que se acha capaz de ouvir todas as nuances de um piano ao vivo, inclusive aquelas frequências tão sutis que apenas cachorros escutam, ou preferir LPs de vinil ao som "quadrado" de um CD, a despeito de todos os avanços em tecnologia terem fartamente permitido se chegar a resoluções bem próximas a do ouvido humano.

São pessoas que acreditam em mitos e lendas urbanas. À propósito, um dia ouvi algo assim:
"um amante de música é alguem que adora ouvir música; um audiófilo é alguém que adora ouvir seu aparelho de som"

Pessoas que tendem a se importar demais com detalhes irrelevantes como qual madeira produz a melhor ressonância em um piano ou que um digital não é capaz de reproduzir as "ilimitadas" maneiras com as quais um bom pianista é capaz de extrair sons do piano ao tocar nas teclas de diferentes e conscientes maneiras... bem, essas pessoas são audiófilos que não se importam tanto com as notas, tempo e expressão quanto com as frequências e harmônicos e o timbre de "legítimo" acústico...

Sei que meu limitado digital é capaz hoje de dar bastante expressão a Bach e posso apenas imaginar como será daqui a 10 anos com simulação de toda a s frequências que farão a alegria de meu cachorro.

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


Tarara_Leo
Estive ouvindo a Sonata Op. 10 No. 1 nesse link que você postou, o timbre é muito bom, mas quanto a dinâmica, repito o que tenho falado, a mecânica de um acusti é insuperavel pela de um digital.


Ótimo. Apenas lembre que a sonata op. 10 está sendo tocada em uma simulação de um piano da época de Beethoven, por isso, se quer reclamar da dinâmica, reclame do fato de que pianos daquela época tinham dinâmica bem menor e também menos sustentação. É claro que o pianista na gravação também pode ter sido comedido na performance...

vmanzoni
Veterano
# jun/07
· votar


pianoid
Tarara_Leo

tem um vídeo meu no youtbe q eu toco jo Juno-G
um amigo meu q tem o Juno disse q o velocity está errado, pois o fortíssimo está saindo muito fácilQ heheheh

eu dei risada na hora, pois eu coloquei a sensibilidade média e ele teimou comigo, pois não viu eu forçando o teclado para tocar!
o teclado nem se move! hehehe

o problema q tem muito tecladista Metido a pianista e fala as coisas sem saber...
toda vezs eu já falo, minha praia mesmo é piano clássico! e não synts.
o Juno-G é meu primeiro synt até q to me adaptando bem dá pra fazer umas coisas legais!
meu proximo passo é comprar a SRX-11 e um controlador com teclas pesadas (eu semi-pesadas, dependendo da grana e do peso pra levar pra tocar)
heheh

eu já vi uns caras tocando danto cada PORRADA em teclado q dá pena, por isso q tem gente q reclama q as teclas são de plástico, pois fica dando porrada, daí acho difícil as teclas aguentarem mesmo!

Tarara_Leo
Veterano
# jun/07
· votar


vmanzoni

Não ha necessidade de meter porrada nas teclas. No piano erudito é a lei do minimo esforço, quanto menos mexer a mão, o braço etc melhor.
Mas conheço muitos pianistas que socam o piano mesmo, mas mais para a interpretação de música do que pela necessidade. Nem tem como comparar um piano com Juno, evite dar porradas muito fortes dai, mesmo porque a sensibilidade do telcaod é extremamente limitada, não adianta muita coisa.

Tarara_Leo
Veterano
# jun/07
· votar


pianoid
tsc tsc tsc... cada coisa ahahah !!
Agora é culpa do piano, intérprete...sua interpretação musical deve ser uma bosta. Não deve saber tirar o mínimo de proveito de um piano para poder falar coisas absurdas como essa, daqui a pouco vai falar que toda a orquestra sera substituida por 100 tecladistas....Brasil sera assim enquanto ouver pessoas assim....não vou discutir sua opnião, apenas lamentarei

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


Tarara_Leo
Agora é culpa do piano, intérprete

cara, Pianoteq é um simulador e se ele simular um piano de 200 anos atrás bem mais limitado em dinâmica, ele vai fazê-lo com muita perfeição, acredite vc ou não.

sua interpretação musical deve ser uma bosta.

Não sei o que minha interpretação em nível intermediário tem a ver aqui, não sou eu nas gravações. Eu geralmente, guardadas as devidas proporções, tento me guiar pelos melhores: Horowitz, Arrau, Kissin, Pogorelich etc... um dia, quem sabe daqui a uns 30 anos, chego lá...

Mas eu te entendo, quando se faltam argumentos as pessoas tendem a atacar com Ad Hominem mesmo...

Ken Himura
Veterano
# jun/07
· votar


Não vai não. Só vai ser tão escasso e raro quanto o cravo e outros instrumentos da antiguidade. E, consequentemente, muito mais caro.
Então flautas de bambu e tambores de peles são muito escassas e caras, né?

população mundial que toca algum instrumento musical: 10%?
desses, que tocam teclado: 40%
desses, que tocam cravo: 2%?

Fonte?

eu toco o Mov 3 da Moonlight Sonata (sonata ao luar) de Beethoven no meu juno-G e as teclas não quebraram (estranho né? :D) o problema é q não hega nem perto da ação de um piano nem o tamanho das teclas!
Mas a moonlight nunca teve fama de quebrar piano! xD
A hammerklavier sim!

Não ha necessidade de meter porrada nas teclas. No piano erudito é a lei do minimo esforço, quanto menos mexer a mão, o braço etc melhor.
Mas conheço muitos pianistas que socam o piano mesmo, mas mais para a interpretação de música do que pela necessidade. Nem tem como comparar um piano com Juno, evite dar porradas muito fortes dai, mesmo porque a sensibilidade do telcaod é extremamente limitada, não adianta muita coisa.

Exatamente! O problema principal não são as teclas, e sim as cordas que estouram pela seqüência infindável de fortíssimos "russos" como eu os apelidei hehehe. Como o sistema de teclas dum pd é bem diferente, acaba fudendo os contatos das teclas. Mas, mesmo descendo o braço, não se pode perder a postura e nem ficar forçando a musculatura - pra tudo tem técnica.

Ken Himura
Veterano
# jun/07 · Editado por: Ken Himura
· votar


ele vai fazê-lo com muita perfeição, acredite vc ou não.
Isso é busca pelo Santo Graal. Ainda não conseguiram nem desenvolver sistemas bons de reconhecimento de fala e sons, ainda mais simular um piano, usando meios digitais.

É que nem inteligência artificial isso, algo que provavelmente nunca ocorra, não na essência que se imagina hoje.

Previsões sobre tecnologia NUNCA dão certo. Só de citações, aqui há milhões, como o Bill Gates, na década de 80, dizendo que 16kb de ram é suficiente para qualquer usuário no mundo por muitos anos. Ou o presidente de um banco internacional, que quando inventaram o carro ele disse que era moda - e que o cavalo estava lá pra ficar.

Repito denovo, ainda há um nicho enorme de música antiga e pré-barroca. Só que isso só é disponível pra quem tem $$$ pra procurar. Cursos superiores de música e instrumentos antigos são uns dos mais cheios na Europa! Procura também pelos festivais de música antiga só! São sempre bem-sucedidos.

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


Ken Himura
flautas de bambu e tambores de peles são muito escassas e caras, né?

Não, nem tão complexas e caras de fabricar como instrumentos de teclado.

Fonte?

Por isso pus uma interrogação após os números. Mas acho que é uma aproximação consistente.

a moonlight nunca teve fama de quebrar piano! xD

Beethoven o próprio quebrava cordas durante o último movimento. É claro que seu piano não era assim um Steinway... :)

Ainda não conseguiram nem desenvolver sistemas bons de reconhecimento de fala e sons, ainda mais simular um piano, usando meios digitais.

Isso tá parecendo convencer uma criança a provar de um prato desconhecido antes de dizer que não gosta... vc afinal ouviu os demos da Pianoteq? Anos luz de distância do que qualquer teclado hoje faz e se conseguir distinguir de um piano acústico, parabéns!

Ou o presidente de um banco internacional, que quando inventaram o carro ele disse que era moda - e que o cavalo estava lá pra ficar.

huhu, que comparação infeliz vc foi fazer: se trocar carro por teclado e cavalo por piano acústico... ;)

ainda há um nicho enorme de música antiga e pré-barroca. Só que isso só é disponível pra quem tem $$$ pra procurar.

Precisamente, exceto que instrumentos digitais vão tornar mais baratos e vai deixar de ser um nicho e ser mais acessível. Quem sabe assim música clássica saia dos museus e ambientes acadêmicos e se torne novamente música viva recheada de improvisos espontâneos?...

Ken Himura
Veterano
# jun/07 · Editado por: Ken Himura
· votar


Beethoven o próprio quebrava cordas durante o último movimento. É claro que seu piano não era assim um Steinway... :)
Com a moonlight não, só ouvi muitas histórias sobre a hammerklavier.

Até porque o 3º mov. da moonlight mantém um padrão de dinâmica a peça inteira, variando fortes e fracos.

Quem sabe assim música clássica saia dos museus e ambientes acadêmicos e se torne novamente música viva recheada de improvisos espontâneos?...

Sempre esteve fora de museus. A música de câmara sempre está onde existe o dinheiro. As pessoas não sabem ouvir hoje em dia, se contentam com amálgamas de clichês sem praticamente nenhum desenvolvimento, sendo tudo exposto logo de cara. Por isso que a música de câmara não se aproxima desse ambiente, o que eu estou totalmente de acordo.

Anos luz de distância do que qualquer teclado hoje faz e se conseguir distinguir de um piano acústico, parabéns!
Quem garante que não teve pós-edição? Eu não confio em nada que eu não veja com meus próprios olhos, ouça de perto ou toque. São Tomé sempre! xD


huhu, que comparação infeliz vc foi fazer: se trocar carro por teclado e cavalo por piano acústico... ;)
Cada um interpreta a metáfora/citação como quiser ;D
Eu só a usei pra ilustrar que previsões tecnológicas são falhas.

Eu acho impossível o piano ser substituído, inclusive todas as suas versões (como o piano com 3 oitavas de pedaleira). É muito versátil o instrumento.

E ainda há uma teoria que diz que quanto mais o tempo for passando, mais notas o piano vai ter, e mais agudo o lá central vai ser. Era pro nosso lá já ser afinado por volta de 450 hz. Mas o padrão tá por volta de 442 a 444 hz. Isso porque os cantores são pentelhos e reclamam.

Ken Himura
Veterano
# jun/07
· votar


Ah! Ainda existe o grande postulado que diz que uma cópia nunca vai ser melhor que o original.

E outra, quando começaram a industrializar e eletrificar os instrumentos, os luthieres desapareceram ou perderam nicho econômico? Não. Eles estão aí, firmes e fortes, com instrumentos de altíssimo nível e alto custo/benefício. Por isso nunca foram substituídos.

Tirando o fato que todos os instrumento acústicos e/ou eletro-acústicos de fábrica são uma merda - vêm todos desregulados, com padrões absurdamente tortos.

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


Ken Himura
Com a moonlight não, só ouvi muitas histórias sobre a hammerklavier

bem, a lenda deve mudar um pouco cada vez que se conta... ;)

As pessoas não sabem ouvir hoje em dia, se contentam com amálgamas de clichês sem praticamente nenhum desenvolvimento, sendo tudo exposto logo de cara. Por isso que a música de câmara não se aproxima desse ambiente, o que eu estou totalmente de acordo.

bem, não poderia deixar de concordar, mesmo querendo muito...

Eu não confio em nada que eu não veja com meus próprios olhos, ouça de perto ou toque

Materialista. :P

Pelo visto também não deve acreditar que Liszt foi essa coisa toda ou que mesmo Horowitz e outros fantásticos veteranos mancomunados com as gravadoras foram essa coisa toda, pq os meios de gravação de então eram primitivos ou pq sofreram edição, né? ;)

E ainda há uma teoria que diz que quanto mais o tempo for passando, mais notas o piano vai ter

"Too many notes, Mozart!" :)

Me lembrei de uma citação de um dos livros da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" a respeito de uma música alienígena tocando ao fundo de uma gravação holográfica de uma propaganda brega narrada que usava a música para criar um clímax espetacular:

"Agora a estrutura inteira estava inundada por luzes deslumbrantes, e a música havia, felizmente, ultrapassado em muito os limites da compreensão." :)

A música de Beethoven para piano é quase que inteiramente contida em 5 oitavas e acho que isso basta...

De qualquer modo, vc pode achar interessante saber que o Pianoteq permite simular pianos de cauda de, digamos, 20 metros de comprimento. :)

quando começaram a industrializar e eletrificar os instrumentos, os luthieres desapareceram ou perderam nicho econômico? Não. Eles estão aí, firmes e fortes, com instrumentos de altíssimo nível e alto custo/benefício. Por isso nunca foram substituídos

Nada nunca desaparece nesse mundo. Mesmo a profissão mais antiga no mundo ainda está aí, firme, forte e mais popular que nunca, a despeito de hoje as mulheres terem bem mais oportunidades profissionais do que antigamente.

De qualquer maneira, teclados digitais ainda estão em sua infância. Os pianos elétricos das décadas de 50, 60 e 70 não visavam substituir o piano acústico: seu timbre é bem diferente e adequados para aqueles anos "loucos". Os digitais, porém, hoje com samplers, amanhã com simuladores acústicos como o Pianoteq, miram direto no acústico.

Eu diria que ainda estamos nos tempos de Bach, com o cravo firme e forte e os pianos iniciais muito frágeis, de qualidade inferior e sendo considerados "cópias" do clássico cravo...

Ken Himura
Veterano
# jun/07
· votar


Pelo visto também não deve acreditar que Liszt foi essa coisa toda ou que mesmo Horowitz e outros fantásticos veteranos mancomunados com as gravadoras foram essa coisa toda, pq os meios de gravação de então eram primitivos ou pq sofreram edição, né? ;)
Liszt é só olhar pras partituras. Rach também - E há gravações de Rachmaninoff, que não sofreram adulteração pelo fato de não haver tecnologia pra isso na época. Horowitz morreu em 89, há vídeos dele com orquestra. Isso é fato, não tem o que duvidar daí.

Agora, pegar uma mp3 qualquer, mesmo que seja no site do fabricante é algo suspeito.

Ken Himura
Veterano
# jun/07
· votar


Eu diria que ainda estamos nos tempos de Bach, com o cravo firme e forte e os pianos iniciais muito frágeis, de qualidade inferior e sendo considerados "cópias" do clássico cravo...

Eu diria que não, não há nenhuma comparação a ser feita. São períodos totalmente diferentes e discordantes. O piano digital (inclusive o Pianoteq que você tanto diz xD) é uma cópia escancarada do piano acústico. Enquanto que a única semelhança entre o piano e o cravo é a disposição de teclas. Nem timbre, nem sistema de produção de som nem técnicas pra ambos instrumentos são parecidas. Logo, não tem lógica uma comparação dessas.

Continuo afirmando: piano digital substituir acústico em larga escala é utopia total.

Tarara_Leo
Veterano
# jun/07
· votar


Ken Himura
Esse pianoid ta doidão. Deixa o cara. Deve ser um endorser desse pianoteq ai. Continuarei no meu piano acustido sem o trocar por nada, e tenho certeza que o que ele diz nunca acontecera, por mais que seja perfeito. É cópia. Sempre será......sem originalidade. Piano digital substitui acustico só no sonho dele.

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/07
· votar


Acho que cada um tem o seu lugar. Acústico quando der, digital quando precisar...

Viu, até rimou ;-)


Abraços.

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


Tarara_Leo
Esse pianoid ta doidão. Deixa o cara. Deve ser um endorser desse pianoteq ai.

Claramente para um software fantástico como esse não posso deixar de dar minha aprovação.

Continuarei no meu piano acustido sem o trocar por nada, e tenho certeza que o que ele diz nunca acontecera, por mais que seja perfeito.

Ótimo pra você. Seja feliz até o fim da vida. Você parece meio assustado com minhas previsões pra ficar se afirmando desse modo...

É cópia. Sempre será......sem originalidade

Não é cópia porque não é baseados em amostras gravadas de piano: produz os sons por meior próprios, através de métodos de síntese. Posso imaginar que um dia através de manipulação digital possamos ter um verdadeiro mix de piano e cravo ao invés de apenas um Dual como temos hoje. Ou piano e violão para cair mais no gosto brasileiro...

As possibilidades são ilimitadas precisamente pq não é um dispositivo mecânico.

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


Ken Himura

O piano nasceu do cravo, das mãos de um fabricante de cravos. As cordas são metálicas também. E o formato do instrumento é o mesmo. Querer desqualificar essas comparações óbvias e tão à vista é bobagem.

Ken Himura
Veterano
# jun/07
· votar


O piano nasceu do cravo, das mãos de um fabricante de cravos. As cordas são metálicas também. E o formato do instrumento é o mesmo. Querer desqualificar essas comparações óbvias e tão à vista é bobagem.


Então a guitarra elétrica é igual à viola da gamba, visto que o alaúde é uma variação da viola da gamba, que deu origem ao violão etc.

O cravo não parece com um piano, ele é menor, tem o formato com arestas quadradas e geralmente tem 2 manuais. As cordas são tão diferentes quanto as cordas de um contrabaixo acústico pras de uma harpa. O método de geração de som, técnicas de dedilhado e possibilidades de timbres em cada instrumento são absurdamente diferentes.

E o que dizer desse virginal, que pode ser chamado de cravo. É igual a um piano também? http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Virginal.jpg

São instrumentos que só se parecem pela disposição das teclas, repito.

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/07
· votar


Ken Himura


Que instrumento lindão... É uma obra de arte...

Pequeno off topic: você poderia me indicar se eu acho na net algumas coisas de cravo, adoro música barroca, medieval, essas coisas, mas não sei onde procurar. Menos Bach, porque esse é facil achar. Algo que eu possa escutar, me interesso muito. Valeu.


Abraços.

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


Ken Himura
Então a guitarra elétrica é igual à viola da gamba, visto que o alaúde é uma variação da viola da gamba, que deu origem ao violão etc.


Exatamente. E teclados digitais estão para o cravo e piano como a guitarra elétrica está para o violão e a viola de gamba...

O cravo não parece com um piano, ele é menor, tem o formato com arestas quadradas e geralmente tem 2 manuais.

Não, vc descreveu um virginal. Todo virginal é um cravo, mas nem todo cravo é um virginal. Quando se pensa em cravo, é essa a imagem mais comum:
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Clavecin_flamand.png

Tanto é que é a imagem que ilustra o artigo principal:
http://en.wikipedia.org/wiki/Harpsichord

pianoid
Veterano
# jun/07
· votar


Mauro Lacerda
você poderia me indicar se eu acho na net algumas coisas de cravo, adoro música barroca, medieval, essas coisas, mas não sei onde procurar.

Nosso amigo John Sankey é uma boa pedida:
http://www.sankey.ws/harpsichord.html

Ele gravou em MIDI um repertório imenso para cravo: Todas as 500+ sonatas para cravo para Scarlatti, um punhado de obras para virginais do contemporâneo de Shakespeare -- William Byrd -- e, claro, não poderia deixar de ser, nosso querido Bach. :)

http://sankey.ws/data/bach.zip
http://sankey.ws/data/byrd.zip
http://sankey.ws/data/scarlatti.zip

Recomendo que ajuste seu player MIDI e arrume um sample de cravo decente.

Ken Himura
Veterano
# jun/07
· votar


Mauro Lacerda
Lindo mesmo, não?? =]

Bom, eu baixo tudo por um canal irc da rede undernet (para uso no MiRC e afins: irc.undernet.org): #classicalmp3 . O pessoal de lá tem uma ótima coleção, até de música pré-barroca.

pianoid

Não, vc descreveu um virginal. Todo virginal é um cravo, mas nem todo cravo é um virginal. Quando se pensa em cravo, é essa a imagem mais comum:
Virginal só tem 1 manual e no máximo 3 oitavas incompletas. Eu descrevi um cravo normal. Nesta própria imagem, o cravo tem todas as arestas quadradas, não? Nesse caso ele só tem um manual, mas os cravos de apresentações geralmente têm 2.

Cara, você já viu um cravo de perto?
Ou você tá falando todas essas coisas e previsões sem ter uma vivência com esses instrumentos e estar envolvido com conservatórios/faculdades de música, baseando apenas nos seus próprios conhecimentos e opiniões de pessoas próximas?

Exatamente. E teclados digitais estão para o cravo e piano como a guitarra elétrica está para o violão e a viola de gamba...

Essa foi a maior merda que eu já li no fórum de teclado, que não seja vinda do finado Vinícius Augusto. Sério. A propósito, a gamba é tocada com arco. Depois dessa, eu não falo mais nada neste tópico. Não há o que dizer.

Tarara_Leo
Veterano
# jun/07 · Editado por: Tarara_Leo
· votar


Não é cópia porque não é baseados em amostras gravadas de piano: produz os sons por meior próprios, através de métodos de síntese. Posso imaginar que um dia através de manipulação digital possamos ter um verdadeiro mix de piano e cravo ao invés de apenas um Dual como temos hoje. Ou piano e violão para cair mais no gosto brasileiro...

Não digo cópia de som. Por melhor que seja, sera cópia de um instrumento ja existente, pra os conservadores ja começa por aí, nem comentarei o resto pois é perda de tempo, seus argumentos são extremamente fracos e totalmente improvaveis

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Piano erudito em Piano eletronico, é possivel?