Piano erudito ou piano popular

    Autor Mensagem
    teclaviva
    Veterano
    # fev/07


    Ola pessoal ,

    Meu primeiro tópico , e logo quero apresentar minha maior duvida qual escolher piano popular ou piano erudito. expliquem por favor as diferenças e as particuliridades, gostaria de saber tambem como não tenho piano se eu posso treinar no teclado mesmo?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Depende de você, do que você quer fazer, do que gosta, enfim...
    Em relação a técnica, piano erudito é melhor, trabalha a técnica mais completamente, mas... depende do que você quer.
    Se sua intenção é tocar piano, um teclado com teclas com peso de piano é mais indicado, pois evita certos vícios, e também você não sentirá tanta diferença quando passar para um piano de verdade.

    Abraços.
    Mauro.

    atleber
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Mesmo pra quem toca popular é muito bom estudar erudito(fis o curso de verão em brasília e o professor de piano popular deu esse conselho para nós alunos melhorar-mos nossa técnica.

    alexandrespa
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Erupop

    overmatik
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Realmente depende do estilo de música que você curte, se você quer tocar as músicas que você ouve na rádio ou canções de pop rock tal o certo é popular...

    É como diz o Scott Houston: "É tão errado executar peças clássicas com os métodos de piano popular como é errado tocar peças populares com a técnica do piano clássico."

    victorio
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Perfis:

    Piano popular:
    ->Vc ouve suas músicas na rádio (pop, rock etc) e quer tocar em casa.
    ->Vc quer curtir com seus amigos, montar uma banda.
    ->Vc quer saber improvisar, tirar músicas de ouvido.
    ->Vc quer tirar onda que toca qualquer coisa (há controvérsias) de ouvido, sem precisar treinar em casa.

    Piano erudito:
    ->Vc gosta de música erudita.
    ->Vc quer fazer akeles arpejos e movimentos com duas mãos bizarros q só quem toca música erudita sabe.
    ->Vc quer tocar as músicas originais, por mais difíceis que sejam, sem improvisos.
    ->Vc quer tirar onda que toca coisas estupidamente difíceis, que nenhum tecladista q vc conhece toca.


    Particularmente eu gosto dos dois, e misturo um pouco dos dois.

    Espero q tenha ajudado. ;-)

    teclaviva
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    então o estilo que gosto de ouvir é bossa nova mpb e jazz,mais gosto muito do som do piano erudito

    overmatik
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Ah cara, então faz como o victorio disse, aprende os dois!! boa sorte...

    alexandrespa
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    victorio
    A maneira como escreveu pareceu não gostar de erudito, como falou.
    foi sarcástico conosco, gênios da clássica arte de combinar os sons com estilo, fidelidade e requinte.

    Tenho dito!

    harofloww
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: harofloww
    · votar


    foi sarcástico conosco, gênios da clássica arte de combinar os sons com estilo, fidelidade e requinte

    exato... e ainda pareceu dizer que pianistas clássicos não sabem improvisar...

    isso me lembra de um tempo atrás aqui no fórum... lembro que quando conheçi o FCC, geral falando mal de pianista... "ahh... pianista só sabe tocar por partitura... pede uma música pra ele ai ver se ele consegue tirar de ouvido... negócio é ser tecladista... tecladista é fera.."

    xD pode não ter sido essa a intenção dele, mas sei lá :P

    flw
    harofloww

    mazza
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    exato... e ainda pareceu dizer que pianistas clássicos não sabem improvisar...
    sem querer criar polëmica mas ja criando, pianistas classicos nao sabem improvisar, nao conseguem tocar musica popular. Eles nao conseguem tocar com cifras e montar os acordes e acompanhamentos.

    harofloww
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: harofloww
    · votar


    mazza

    eAHeauhea faz-me rir.. xD se um pianista clássico não sabe ler uma cifra ou até mesmo improvisar, meus pêsames... mas acho que não estudou direito...

    flw
    haroflow

    marco (boicatolico)
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mas acho que não estudou direito... 2

    concordo...
    tenho dois amigos violonistas..ambos tocam mutíssimo bem peças clássicas. Porém penas um deles consegue debulhar o violão na arte do improviso (será pq este tb é guitarrista??), enfim, e olha q o cara q não improvisa fez uns tempinhos de aula de Jazz...

    enfim, é só estudar direito!!!!

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    harofloww
    Existem casos de cantores de coral que conseguem cantar perfeitamente motetos e outras peças vocais complicadíssimas a 6 ou até 10 vozes, mas quando o regente dá uma música popular, se embananam... É aquilo: não sabem cantar sem partitura.
    Acredito que o mesmo deve acontecer com qualquer instrumentista (pianistas, inclusive) que toda vida só tocou erudito, lendo na partitura, e que na hora do "vamos ver" (do improviso, da música popular), sentem calafrios. Isso acontece geralmente quando o músico vive isolado em conservatórios e não sai muito para fora dos mesmos. E já aconteceu comigo há tempos atrás (entre 1990 e 1995). Só aprendi bem a tocar popular e fazer improvisos por necessidade, e hoje em dia quase não penso mais em tocar música erudita, pois prefiro atuar em bandas.

    teclaviva
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    SO FICAM DISCUTINDO BOBAGENS E AINDA NÃO TIVERAM CAPACIDADE DE RESPONDER MINHA SIMPLES PERGUNTA.

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    teclaviva
    Não é gritando e nem xingando que você vai conseguir as coisas. Tem que ser paciente para ter as respostas que precisa.
    Quanto a estudar popular ou erudito, eu sou da seguinte opinião: estudaria erudito, mas ao mesmo tempo procuraria tocar em bandas, para desenvolver o popular. Eu garanto que funciona.

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    alexandrespa
    Erupop (2)

    teclaviva
    então o estilo que gosto de ouvir é bossa nova mpb e jazz,mais gosto muito do som do piano erudito

    Estuda piano Jazz, acho q tem muito mais haver com o seu gosto!

    ----

    Um dos mitos mais babacas que existe é de que quem estuda musica
    erudita não sabe improvisar...

    victorio
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: victorio
    · votar


    ???

    Putz, me entenderam erradão! Três dias sem entrar no fórum dá nisso...
    hehehehehe

    Depois q eu li o q escrevi, achei q puxei mó saco do errudito, pq pareceu que quem toca popular não toca nada, e só quem toca erudito faz as paradas bizarras, e nego entendeu exatamente o contrário... 0_o

    Seguinte, já toquei com muita gente, e normalmente que estudou mais clássico sabe improvisar, mas são akeles improvisos consonantes, não rolam as dissonâncias nem notas "outside" que dão aquela beleza no improviso, além de não ter tanta vida.

    Em compensação, já toquei com gente que curte mais popular, e quando eu criava um arranjo mais difícil, e partiturava (pra ficar mais fácil de passar), o cara demorava pra ler, o que me obrigava a ajudar, e penava pra tocar a parada, pela falta de técnica.
    Também já toquei com gente que gosta de popular que improvisa bem, mas não tem técnica pra fazer improvisos um pouco mais difíceis.

    Estatisticamente, é assim, mas HÁ EXCEÇÕES.


    teclaviva

    Estude um ano inteiro de exercícios. Vai ser um saco, mas vai valer. Depois estude um ano de harmonia e comece a tirar músicas populares de ouvido. No próximo ano, pegue sonatas pra tocar. E vai alternando. Normalmente eu faço isso... :-P

    overmatik
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    teclaviva

    como assim ninguém respondeu, só eu li 4 respostas... eu hein?!

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eu acho q a maior diferença de alguém do mundo erudito pra alguem do Jazz (por exemplo), é q o Jazz te acostuma a improvisar, a musica tem partes feitas para se improvisar, e no erudito não (pelo menos eu nunca vi... =p).

    Não q vc não possa inventar, mudar e adicionar um monte de coisa na sua interpretação de uma peça erudita (tocar sempre o tah lah na partitura é mto chato! XD).

    mazza
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    SO FICAM DISCUTINDO BOBAGENS E AINDA NÃO TIVERAM CAPACIDADE DE RESPONDER MINHA SIMPLES PERGUNTA.
    como assim ninguém respondeu, só eu li 4 respostas... eu hein?! mas é assim mesmo, ninguém tem respostas prontas, aqui vc só vai achar OPINIÕES, e com elas vc tem que formar seu juízo pra ver o que é melhor, não existe "receita de bolo", vc tem que ouvir as opiniões e seguir a sua cabeça, se vc não consegue formar juizo próprio... aí é outro "pobrema"

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    como assim ninguém respondeu, só eu li 4 respostas... eu hein?! mas é assim mesmo, ninguém tem respostas prontas, aqui vc só vai achar OPINIÕES, e com elas vc tem que formar seu juízo pra ver o que é melhor, não existe "receita de bolo", vc tem que ouvir as opiniões e seguir a sua cabeça, se vc não consegue formar juizo próprio... aí é outro "pobrema"

    clap, clap, clap....

    teclaviva
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Obrigado pessoal pelas respostas

    _luis fernandooo_sB
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    aew
    alguem pode me dizer se você estuda técnica como Hanon, Czern, só no piano clássico, ou no piano popular também estudam-nas?!

    abraços!

    mazza
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    alguem pode me dizer se você estuda técnica como Hanon, Czern, só no piano clássico, ou no piano popular também estudam-nas?!
    claro!!! nao se deve desprezar o estudo da tecnica, so porque a pessoa estuda piano popular nao quer dizer que deva prescindir do estudo da tecnica, uma coisa nao tem nada a ver com a outra...

    _luis fernandooo_sB
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    mazza
    aew obrigadoo!
    abraços!

    Bedin
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Pessoal!

    Peço desculpas por ativar este tópico, mas conversando com algumas pessoas, vejo que ainda há dúvida de muitos sobre o assunto.

    Eu preciso optar por uma dessas modalidades e também tenho dúvidas.

    Atualmente toco em banda que tem um repertório muito eclético. E resolvi estudar música, conhecer partitura, aprender técnicas e com acompanhamento de professor.

    Se eu optar pelo Piano Popular, mesmo assim aprenderei sobre a linha de Jazz?

    Agradeço a ajuda de todos!

    ricksouza
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Pode sim, é so correr atraz, escutar MUITO repertorio.

    Mas ainda acho que se deveria fazer uns 3 anos de eruda, e depois partir pro pop...

    sei la..

    Eu acho que vc primeiro precisar ter uma intimidade bem grande com o piano, pra depois começar improviso...

    No piano eruda, vc vai ter que se preocupar na tecnica do corpo, e com a leitura, ja que oque vc tem que fazer ta escrito.. quando tecnica e leitura estiverem organicos, vc se sentira bemmm a vontade com o instrumento.

    Quando te colocaram improviso, vc apensar pensava noque vc quer, noque vc ira fazer, e nao se estava fazendo postura certa, que notas vc pode ou nao usar...

    minha opniao..


    porem temos tambem os comportamentos, mas isso axo q nao é muito geral nao..

    zolhof
    Veterano
    # set/09
    · votar




    Você precisa preparar seu corpo para poder executar tudo (ou quase) que sua mente criar. E nada melhor que piano erudito para condicionar seus dedos.

    pedrosilva2020
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    fala pessoal, acabamos de abriras as inscrições para o curso Piano Criativo do Erudito ao Popular

    curso completo passo a passo. reconhecido por grandes nomes do Brasil


    PARA QUEM É DESTINADO ESSE CURSO?
    Para Pianistas Eruditos (nível intermediário ou avançado) que simpatizam com o repertório popular e querem desenvolver habilidades de harmonia, improvisação e acompanhamento, bem como melhorar ainda mais sua técnica e interpretação.

    Para Tecladistas ou Pianistas Populares, que querem melhorar sua técnica, independência de mãos, conquistar agilidade e adquirir mais conhecimento de harmonia e improvisação, conhecendo várias ferramentas para auxiliar na prática do Piano Solo.

    Para Professores que desejam uma metodologia ordenada e sistematizada que busque desenvolver em seus alunos uma consciência musical que vai além das barreiras Popular x Erudito e apresenta um conteúdo que abrange tanto a parte técnica quanto a parte criativa.

    Para Músicos profissionais que se sentem estagnados com dificuldades técnicas e buscam liberdade no piano, tanto para alcançar uma sonoridade mais rica, como para criar frases e harmonias mais elaboradas.

    para saber mais acesse Curso Completo Piano Criativo aqui o site pianocriativo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Piano erudito ou piano popular