piano eletrônico Yamaha "desafinado"

    Autor Mensagem
    rgmerighi
    Veterano
    # jun/09


    Meus amigos. Toco violão e ouso entrar em fórum alheio pra perguntar pra quem entende. O pianista que toca conosco tem um piano eletrônico Yamaha (ainda não sei o modelo, mas posso descobrir). O danado não tem afinação padrão. Qdo se coloca ele no afinador a afinação dele se aproxima do fá. Como ele tem um sistema de transposição de tons (transposer) suspeito que haja algum problema. O dono diz que é "normal"....Alguém já ouviu falar nesse problema? Melhor: alguém tem a solução!!! ??? grato.

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Normal é que não é!

    Se não for o transpose, tem que dar uma olhada para ver se este piano tem a opção que altera a frequência padrão da afinação. Se tiver, manda o seu amigo botar em 440Hz.

    E-09
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    tem uma opção na linha P70 que afina o instrumento, só não me lembro a forma correta pois possuo o P70 e ele não tem botões de acesso, devendo o usuário acionar uma único botão select e no mais algumas teclas,(isto mesmo teclas), para ajustarmos os parâmetros necessários, tem ajuste para reverb, transpose, dual conexão midi e outras coisas mais, o P70 é assim, quanto a outros modelos não posso opinar.

    pomtwo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    se nao for uma afinador cromatico , o teclado sempre vai estar desafinado ... porque guitarra , violao , baixo e outros sao todos afinados em mi e o teclado eh cromatico , ou seja eh afinado em do , por isso que geralmente o teclado nao da certo nesses afinadores

    pomtwo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    lembrando que nao so o teclado , temos os metais que sao afinados em mib , sib e algumas afinaçoes , e gaita tambem .. cada um tem um tipo de afinaçao e pra cada instrumento existe um afinador especifico , no caso do teclado , eh o unico que nao precisa ser afinado , pois eh eletronico e nao perde afinacao ..

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    rgmerighi
    Vê qual é o modelo, que fica mais fácil de ajudar. Mas, como disse o pomtwo, pra testar afinação de teclado tem que ser com afinador cromático. E na verdade eu nunca vi isso, costumo ver é o contrário: usar o teclado pra testar se o afinador está calibrado.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    pomtwo

    Não é necessário um afinador específico, cara independente do tom original do instrumento, as notas correspondentes devem soar iguais, aliás isso é afinar.

    Normalmente, para afinação de palhetas se utiliza o si(lá de efeito), porém esse si deve soar exatamente igual a um lá executado em um trombone ou em um teclado ou um fá# executado em um Sax Alto.

    Na hora de afinar existem posições/notas preferenciais para alguns intrumentos, mas isso não segnifica diferença na altura das notas.

    Trombone : Sib (vara totalmente recolhida (sem duplo sentido))
    Clarineta (Sib): Si (lá de efeito)
    Trompete(Sib): Dó (Sib de efeito)
    e etc...

    Obs.: Prefira 442hz pra tocar com orquestras.

    pomtwo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    a sim Carlos apenas quis fazer uma demonstraçao de como cada instrumento tem uma nota de afinaçao , e que pode ser variada de acordo com o gosto ou com o tipo de instrumento

    geralmente os afinadores de baixo e guitarra , eles ja tem a nota correspondente as cordas .. que sao respectivamente (mi,la, re, sol no baixo 4 cordas ) e guitarra (mi, la, re, sol , si, mi) entao pra vc afinar um desses instrumentos em outras notas , vc tem essa referencia e ai eh so descer as casas de acordo com a afinaçao desejada .. no caso dos instrumentos de sopro eu nao sei como se faz , no caso da gaita , vc ja tem as palhetas que soam na nota certa entao eh so fazer a substituiçao caso precise ou usa-se tambem o afinado cromatico pra afinar de acordo com a frequencia desejada (nota)

    agora medir a frequencia (ou afinar teclado ) nao existe .. a nao ser que seja piano ou piano eletrico , do contrario o teclado nunca vai desafinar , pode sim ocorrer erros de programa , e o teclado subir meio tom acima ou abaixo , mais mesmo assim desafinar nao ...

    rgmerighi
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    vou checar o modelo..já sei que não é propriamente teclado e sim piano elétrico ou eletrônico. Obrigado por enquanto.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    pomtwo

    agora medir a frequencia (ou afinar teclado ) nao existe .. a nao ser que seja piano ou piano eletrico , do contrario o teclado nunca vai desafinar , pode sim ocorrer erros de programa , e o teclado subir meio tom acima ou abaixo , mais mesmo assim desafinar nao ...


    Concordo. :-)

    rgmerighi

    Verifique a frequência como disse o fábio_soul, pode ser o problema... Ou então, pode ser o afinador. :-)

    rgmerighi
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    o piano é p140..abraços.

    PauloFernando
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Senhores, acho que o p140 é relativamente novo (ou mesmo novo). Nos anos 80 era comum alguns equipos virem com frequencias acima de 440 (450, 460..) sendo isso considerado padrão, mas não creio que esse seja o caso.

    TODO piano de verdade é 'desafinado'. Existe um ajuste dos 4o e 5o harmonicos de forma a 'caber' as 12 notas na oitava. O ouvido ocidental já está acostumado com isso, mas matematicamente a afinação não é precisa e robotica, por isso que até hoje existe afinadores (humanos)de piano. É algo que máquinas não dão contam (até dariam, mas exigiria um esforço grande demais para fazer algo bom) e acabaria com a tradição.

    O que suspeito que possa ocorrer é que o p140 emite amostras de som de um piano original, que teve por sua vez, a afinação compensada pelo que disse anteriormente. Logo, as notas em conjunto soam harmonicas, mas uma a uma há uma pequena diferença. Se tiver ruim de ouvir afina o violão igual ao piano que já era! Fazia isso quando tocava em grupo, apesar que qndo tocava afinado no afinador eletronico nunca senti diferença.

    Abraços!

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Dei uma olhada no painel do P-140 e não achei nada que possa configurar diferente a afinação deste piano. Posso estar errado, mas acho melhor levar a uma assistência técnica para checar isto.

    rgmerighi
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    meus amigos: vi o manual do p140 e é possível sim deixá-lo com a afinação padrão,mudando os htz para 442, que é a frequencia do afinadores de cordas...grato pelo interesse e ajuda. Abraço.

    rgmerighi
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    eis o link do manual na página salvadora:
    http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/emi/portuguese/cla/P140_pt_om.pdf

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a piano eletrônico Yamaha "desafinado"