Samplear no Juno G? Sim, é possível!

Autor Mensagem
keys_all
Veterano
# mai/07
· votar


Ha eu havia me esquecido....

Tem o lance de "loop" nao eh dificil nao cara...

dai voce nao precisa por para ficar 20Seg, e sim tipo uns 3Seg, e dar Loop....

flw

Hammond B3
Veterano
# mai/07
· votar


keys_all

"Loopar" é foda kra, tem que saber os pontos certos, senão fica estralando
não tenho as manhas de fazer isso de jeeeeeeeeeeeeeito nenhum e não conheço ninguem que me ensine
puta q*******.

se conseguisse fazer o loop, pronto, cabo! tava feito

keys_all
Veterano
# mai/07
· votar


É.. isso eh verdade, da mtooo trabalho...

mas sei la, eu digo isso por que no Meu XA, ele é mult sample neh...

mas enfim...

vale a pena dar uma fuçada..

abraços

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Hammond B3

Mesmo tendo entrado em um tópico meu só para deixar sua "opinião" sobre as dicas e supoprtes que ministro aqui no cifra:

vide - http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/160150/p2

Acabei encontrando sem querer aqui neste tópico que está com dificuldades para editar loopings.

E resolvi tentar ajudá-lo, nesta operação complicada..

Afinal é assim que sempre tratei os companheiros de forum, com ajuda e respeito.. independente das ideologias..

E é assim que eu também gostaria de ser tratado.

EDITANDO LOPPINGS

Para editar adequadamente um looping, será necessário as seguintes ferramentas no teclado que possui:



1- Start

2- Loop Start

3- End

4-Truncate

5-Crossfade Loop ou Crossfade



Em primeiro lugar...regra de áudio básica.. "Uma gravação mal feita não tem cura", desta forma procure iniciar a gravação do sampler 1 segundo antes de disparar o áudio a ser gravado.



Desta forma você conseguirá captar todos os transientes do atack do timbre.



Outra dica, grave pelo menos uns 6 segundos da amostra para sons contínuos, orgão String, Brass etc.. Para que desta forma a tarefa de localizar um ponto sem estalo seja mais facilitada.



Com a amostra gravada, ajuste a execução do audio em looping,



Ajuste o parâmetro Start para o ponto exato onde a amostra se inicia, use o zoom para localizar o início assim terá o atack fiel do timbre que sampleou.



A seguir mova o parâmetro Loop start para uma posição a frente do parâmetro Start em que a intensidade de volume do atack não possa mais ser audível, ou melhor tenha a mesma linearidade do parâmetro End., o que evitará a indesejável variação de volume do final da onda retornando para o Loop start.



A seguir visualize a onda gravado com o zoom, e mova a posição do loop start e do end para o topo da onda senoidál superior, se o estalo continuar procure a onda anterior ou posterior, quer seja para o Loop Start como o end, procurando assim erradicar o estalo ou em ultimo caso encontrar uma região onde o estalo tenha a menor presença como se tivesse um gate "som sem release".



Como cada amostrar sampler varia, muitas vezes utilizar a senoide inferior para loop start e end pode surtir melhor resultado, este tipo de método de eliminação de estalos varia de acordo com a caracteristica da Onda, mas a aplicação de qualquer uma das tecnicas sempre dá resultado.



Lembro que a "emenda do End para o Loop Start deve ser precisa, como emendando uma na outra ambas as metades deverão "montar uma onda perfeita”, quando isso acontece, o estalo simplesmente desaparece, ou fica quase imperceptível.



Após ter erradicado o estalo ou encontrado um estalo com intensidade mínima, realize a operação TRUNCADE.



Este parâmetro irá deletar as sobras do início START e do fim END do sampler gravado, assim você terá a amostra no tamanho correto, e com certeza as sobras deletadas serão muito úteis para a gravação das próximas amostras.



Afinal um bom sampler é aquele que possui amostras pequenas, com loopings perfeitos.. sem sobras que “comem” memória RAM desnecessáriamente.



A seguir chegamos na finalização do looping, utilize para isso em seu teclado a ferramenta Crossfade loop, este parâmetro literalmente "lixa" o estalo, como se lixa uma rebarba de madeira.



Entretanto a arte é usar a intensidade de atuação do crossfade correta, o ideal é experimentar vários tipos de intensidade, sempre salvando o resultado para uma nova onda desta forma você não irá estragar o looping efetuado.


Depois de um certo tempo você ficará expert, na arte de editar loopings.

Sem Mais........

Korgman
www.geocities.com/aureo59/menat.htm

keys_all
Veterano
# mai/07
· votar


korgman

Poxa... Deu uma "aula" hein...

Vlw,

Abraços

Hammond B3
Veterano
# mai/07
· votar


korgman

Kra, fica sussa, foi em puro tom de brincadeira, nada sério! relaxa

Não sou criança pra desmerecer tudo que vc faz aqui no forum kra.
Fica tranquilo, foi só brincadeira e se ofendi, sinceras desculpas amigo.
Da proxima vou medir minhas palavras.

Quanto a dica, valeu mesmo! já ajudo bastante, muito mesmo!

Ainda não achei o Crossfade Loop, e é o que ta faltando aqui
Acho que o Juno G não tem essa ferramenta...

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Ok Hammond sem ressentimentos!!

Amizade é muito mais importante..

Se não possui o crossfade ou crossfade loop, com certeza acho que usando o crossfade loop do soundforge será possível deixar as amostras "redondinhas" entretanto será importante anotar a posição do loopstart no soudforge, para depois deixar o loopstart na posição correta no teclado quando importar a amostra!!

Resumindo faça toda a operação no Soundforge, e já que vai usá-lo, aproveite e não esqueça de usar ajustar o ganho de todas as amostras para o mais próximo de 0dB que conseguir, use para isso o parametro normalize do Soundforge, assim as amostras terão o mesmo nível de sinal.

Valeu Galera


Valeu e fico contente em poder ter ajudado.

vmanzoni
Veterano
# mai/07
· votar


consegui tirar os estalos de um dos samples!
já saquei a idéia!

é simples
so abrir o samplo no juno e pegar duas posições onde a onda tem mesmo formato e ir ampliando até ficar no mesmo ponto q o estalo some!

vmanzoni
Veterano
# mai/07
· votar


Hammond B3

tava testando aqui!
minha idéia dá certo :D
faça assim,.. faça os samples das draw e me manda (uns 5seg só)
pq eu faço os loops.

daquele outro sample o loop fica foda pra pegar por causa do formato da onda, pois tem várias ondas sobrepostas com frequencias e períodos diferentes!

agora no caso da onda de cada draw é mais fácil de fazer!
sampleia só os:
C2,C3,C4,C5,C6
tenta samplear esses aí pra ver se consigo fazer algo! vai sampleamendo e me mandando para eu criar os loops!

vai ficar irado!

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/07
· votar


Caracas!!! Estou começando a visualizar o universo sampler...
Esse tópico está muito bom!!!

Estive conversando com o Vinícius e parece que ele o Felipe (Hammond B3) vão conseguir diminuir muito o sampler utilizando loops sem prejudicar o timbre... Isso vai dar uma margem muito grande pra se sampler outros timbres também... Metais, Pianos, Saxofones, Vozes)... Capacidade de armazenamento de de Load o Juno G tem de sobra...

Creio que poucas pessoas no Brasil dominem o Sampler Patch do Juno G... Muitos só visualizam o Sampler Phrase que é fácil de ser usado... Parabéns ao Felipe pela iniciativa e ao Vinícios pelo emprenho em ajudar... Em breve vocês serão referência nesse equipamento... Gostaria também de deixar uma opnião a respeito do Juno G a qual comentei com o Vinícius hoje de manhã... Não defendo o Juno G por ele ser o melhor teclado do mundo ou da categoria dele... Porque os outros são ruins ou bons... Mas vejo no Juno G possibilidades que nenhum outro teclado que custe na média do Juno G pode dar... Esse é o grande diferencial... Tanto em timbres como em recursos...

Abraços...

vmanzoni
Veterano
# mai/07
· votar


conseguiiiiiiiiiii
foi para 2.4Mb os samples!
e com mesma qualidade!

Agora quem não tem cartão vai poder utilizar o hammond sampleado!
nosso próximo passo é criar o simulador hammond semelhante o B4 da native, totalmenet com samples!
estive testando aqui hj e pelo jeito vai dar certo!

só preciso dos samples! para criar os patches e performance!

vou arrumar o tutorial do sample e colocar a nova versão com loops!

vmanzoni
Veterano
# mai/07
· votar


tá aí o linki:

http://www.4shared.com/file/16939995/4d5ea70a/888000000.html

eu tirei o patch q tinha para dar o leslie e coloquei na configuração do performance!
agora só não consegui ativar ele pelo pedal!
se alguem souber como ativar pelo hold ou pelo dbean eu agradeceria!

o arquivo tá só com 2.4Mb.
até quem nào tem cartõa pode utilizar

mikemax2
Veterano
# mai/07
· votar


por isso amo sample caras, no meu triton le é o meu carro chefe vou ver se tento pegar as amostras pra adaptar pro meu le, parabens pelo sampleamento ouvi a demo ta muito bom mesmo!
Por essas e outras gosto tanto de samples a flexibilidade depende do tecladista fazer brigadão ae galera por compartilhar os arquivos!!

2
korgman

Poxa... Deu uma "aula" hein...

Vlw,

Abraços

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Mikemax escreveu: Poxa... Deu uma "aula" hein... Vlw, Abraços

..................................

Korgman - Valeu Mike !!!!!!

Obrigado a "todos" voce...


Korgman

vmanzoni
Veterano
# mai/07
· votar


ainda bem q eu fiz física...
daí ficou fácil pra fazer o loop! :D
hueh
tipo,.. a impressão sonota do estalo é qd dá uma descontinuidade na onda!

para fazer o loop é só pegar duas partes identicas da onda.
de preferência fazer isto na amplitude 0, daí fica mais fácil para vc ver a simetria existente :D

eu tava tentando samplear as draw mas ficou muito ruim a qualidade do som.
acho q é minha placa de som.
o chiado foi grande demais!

eu cheguei a fazer 3 drawbars, o som ficou bom (tirando o chiado).

ou seja, dá pra fazer legal o simulador de hammond com 9 drawbars sampleadas. onde cada patch tem 4 ondas.

o som ficou muito parecido (só não ficou idêntico devido a qualidade do sampler q eu usei)

Korgman: Nem preciso comentar né?
vlw pelas dicas...

agora resta pegar uns samples de qualidade , o performance já está criado com as 9 draw e os 9 patches. só falta por os samples e tocar! heheh
depois q faz o primeiro patch o segundo/tercerito/quarto...
foram fáceis demais... só mudar o nome dos 4 timbres (colocar 4 samples diferentes)

Hammond B3
Veterano
# mai/07
· votar


vmanzoni

Ahahahaha

Então beleza, deu certo?

Vou samplear as drawbars já e te mando! fiquei doente esses ultimos 2 dias e não rolou de mexer. mais vou fazer isso agora e já te passo hehe


korgman

Valeu brother, sem vc, a gente não tinha conseguido, pq eita coisinha complicada esse tar de loop...

Hammond B3
Veterano
# mai/07
· votar


Lembrando a todos que conseguimos resultados muito bons tentando imitar o B4 da Native usando o B4 Real, mais pra conseguir os médios e agudos pesados e com presença, só criando patchs a partir das Drawbars do B4!

Daí partiu essa ideia:

Bom, não temos os 9 patches de drawbars do B4 Real?
Então, vamos samplear as drawbars do B4 da NI heheheh

Com sampler, não há limites!

Deixa a Roland saber que estamos fazendo isso...

RafaelValeira
Veterano
# mai/07
· votar


Deixa a Roland saber que estamos fazendo isso...
A Roland não vai reclamar! Deixa a Native Instruments saber disso, aí sim é encrenca! hehehe!

vmanzoni
Veterano
# mai/07
· votar


já tem 2 draw bars prontas!
Meu irmão
eu to besta aqui!
Está IDENTICO!
uhuhuhu

vmanzoni
Veterano
# mai/07
· votar


Hammond B3

faz assim,... vai sampleando 4 notas de cada draw bars...

agora vc tem q prestar atenção apartir da 4a draw, pois o som muda bruscamente em algumas regiões daí te q pegar uma região legal! para notar essas mudanças.

E anote quais notas vc sampleou para eu saber na hroa q for endereçar!
amanhã só entro à noite na net! daí agente conversa
flw

Hammond B3
Veterano
# mai/07
· votar


até que não é dificil transformar um bom teclado em simulador do Hammond B3 heheheheh

Scoth_Pr
Veterano
# mai/07
· votar


Hammond B3 e vmanzoni

Muito legal essa iniciativa de vocês, se conseguirem mesmo melhorar tão bruscamente os órgãos do Juno-G ele vai ser a melhor opção na faixa de preço e até pra mais. Só tenho três dúvidas:

1) Vocês estão sampleando também a mudança de drawbars, certo? Será possível simular essa mudança no knobs do teclado?

2) A leslie é do B4 ou do Juno? Não adianta ter um hammond massa com leslie podre, não rola.

3) A polifonia limitada não vai prejudicar um pouco a timbragem desses samplers?

Hammond B3
Veterano
# mai/07
· votar


Scoth_Pr

1) Vocês estão sampleando também a mudança de drawbars, certo? Será possível simular essa mudança no knobs do teclado?


Sim, temos 16 partes na performance, cada parte é uma Drawbar e temos o controle dela apenas apertando o botão Part Select.
Todas em tempo real.

2) A leslie é do B4 ou do Juno? Não adianta ter um hammond massa com leslie podre, não rola.


Bom, o Juno G, assim como os Fantom X, vem premiado com o VK Rotary, o mesmo Rotary do VK7, VK8...

Combinando o VK Rotary com o Amp Simulator, conseguimos unir A Leslie e o som rachado das valvulas hehehehe.

3) A polifonia limitada não vai prejudicar um pouco a timbragem desses samplers?

Com esse Sample, estamos comendo 36 notas de polifonia.
Como o Juno G tem 128, da pra deitar e rolar literalmente!

Scoth_Pr
Veterano
# mai/07
· votar


Hammond B3

Blz, agora só falta as Demos mesmo... E vejam se não esquecem de mostrar várias registrações e mudanças na velocidade da Leslie rsrs

Só mais uma coisa: E os efeitos como Percussion, Vibrato, Chorus... Vão rolar também ou é querer demais?

vmanzoni
Veterano
# mai/07
· votar


só explicando oq terá no simulador q estamos criando:

O Juno-G tem 3 feitos MFX

uma delas está colocada um Vk ?Rotary (A mesma leslie dos VK7 e 8)

no MFX2 eu coloquei um Vibrato (tive alguns problemas nas configurações mas pelo q eu percebi vai ser fácil de resolver.

No MFX 3 eu coloquei um equalizador, para dar um peso maior nos graves!
este qualizador pode ser suprimido mas daí o timbre fica um pouco mais pobre nos graves.
Eu nao sei pq, mas mesmo com samples, o grave sampleado nao fica com a qualidade do sample qd jogamos para o patch (acho q é alguma configuração q fiz errado no patch, depois vou tentar corrigir isto para eliminar esse MFX3.

O MFX 2 ou 3 pode ser trocado por distorção, ou qqr outro efeito.

Sobre o Percussion, eu já coloquei em uma das partes do performance e vc pode controlar a intensidade.
o Chorus vc pode ativar ele pelo performance e mesmo vale pra reverb, caso vc queira!

a mudança da velocidade da leslie do MFX-1, vou endereçca para o pedal hold e para o d-bean (nao consegui ainda, mas tenho certeza q dá pra fazer, pois alguns patches já fazem isto).

sobre a opilifonia.
Cada nota q vc tocar, vai tocar no caso o som de 9 drawbars + percussion. no caso irá comer 18 de polifonia para as draw + 1 para o percussin totalizando 19 notas de polifonia por nota tocada (ISTO SE AS 9 DRAW ESTIVEREM ATIVADAS). isto pq as amostras estão em estéreo, cada sample tem 2 canais L e R.
A polifonia do Juno-G é de 128 notas. desta forma, vc pode segurar o som de 7 notas, sem q nenhum dos samples sejam cortados.

para um hammond isto não problema. primeiro pq não é igual a piano q vc fica segurando o sustain para sustentar as notas.

além do mais, eu estive testando, se vc achar isto um problema, vc pode utilizar as ondas em mono, em apenas 1 canal nos patches, duplicado no caso o numero de notas q vc pode sustentar.

mas isto ocorre se vc ativar as 9 draw ao mesmo tempo. (acho difícil alguem usar as 9 sempre)...

qqr coisa estamos aí!
estou na faculdade agora...
'a noite qd chegar em casa dou uma olhada para ver oq mais pode ser feito um abraço e posto umas demos q coloquei com 2 drawbars!

keys_all
Veterano
# mai/07
· votar


Galera, nao reparem em nada a nao ser no timbre
... eh o B4 Real no meu Xa....

Ja faz um tempo que tenho ele no XA...

abraços



vmanzoni
Veterano
# mai/07
· votar


keys_all o som tá ruim demais...
quer um conselho?
qd for gravar, grava o audio separado (soundforge ou no próprio teclado) e depois junta com o vídeo.
Isto q eu faço nos meus vídeos do youtube :D

assim o B4 real tem um som Muito superior aos presets de hammond do Juno ou do FANTOM, agora não se compara com sample né?
heheh

eu tenho o B4 real tb no meu e usava até um tempo atras, mas agora vou só usar os samples
hehe

keys_all
Veterano
# jun/07
· votar


Galera, muito bom isso, mas voce nunca mexeram com aquele B4 Real??

Que tem la no Roland Clan??

Araços

keys_all
Veterano
# jun/07
· votar


vmanzoni

Quanto a Gravação entao, é que foi de camera digital, e ela nao eh das melhores... mas ta valendo!!

Vlw

Hammond B3
Veterano
# jun/07
· votar


keys_all

A kra, já fizemos de tudo nele.

Por mais que o Juno G e o Fantom Xa é a merma bosta, no XA ele fica com muito mais peso, e no Juno G, não passa de um preset de orgão a mais no teclado, só isso.

A qualidade do audio do seu video ta ruim, mais da pra perceber o peso que o XA da no B4

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Samplear no Juno G? Sim, é possível!