Sample: agora deu certo!!! ufa...

Autor Mensagem
mikemax2
Veterano
# mai/07
· votar


cara não sou o Aureo mas nessa acho que posso te ajudar.
depois de carregar o arquivo ksc vai prara o modo prog, acesse a tela de menuna tela da esquerda pra direita entre na segunda coluna existem duas opções, agora não me lembro se é na primeira ou na segunda, enfim voce vera escrito Rom (timbres internos) mude pra Ram (timbres sample) ai logo do lado vai mudando e vera todos os timbres que vc carregou no teclado.
Uma dica eu costumo usar o C01 Classic Piano e alterar do timbre interno pro do pc88 porque ai ele vai usar os parametros do C01 nesse novo timbre.

riceira
Veterano
# mai/07
· votar


mikemax2
Amigo, está difícil, mas vamos lá: carreguei os arquivos do XP-80 usando o de extensão KSC; depois na seqüência: MENU>BASIC. Aí é que complica: usei OSC1 para aparecer HIGH ROM e LOW ROM os quais mudei para RAM e surge ao lado 000 XP80_piano_ms, então devo usar WRITE PROGRAM?

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


riceira

Bem, não costumo usar arquivos .ksc como o mikemax2 disse. Uso sempre arquivos de mapeamento (.kmp) e as amostras (.ksf). O processo que você realizou (o citado na página anterior do tópico) está correto. Agora é só você procurar o timbre no banco RAM de qualquer programa. Entretanto, neste caso é um pouco mais complicado do que trabalhar com os pacotes do Áureo, pois lá, o Áureo já te passava o arquivo .pcg. Agora não, você é que vai ter que sintetizar o som e fazer o programa/combinação com o sample. Este sample PC88 é um piano muito bom (em termos de semelhança com o som real do Kurzweil), agora, você é que vai tr que testar suas qualidades de programador de teclados!!! haheuheuaheua Lembrando que você precisa entender o processo de síntese HI.

É isso ai.

Abraço.

riceira
Veterano
# mai/07
· votar


fábio_soul
Acho mais fácil comprar um Kurzweil e colocar do lado do meu Triton do que um dia possuir qualidades de programador de teclados, entendendo de síntese HI. Brincadeiras à parte, vou me contentar com os pianos do Le mesmo.

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Olá Riceira,

Nosso amigo Mikemax realmente ajudou bastante, e isso mostra que ele conhece os fundamentos da Korg, e como ele é um dos usuários que gosta de ajudar, realmente ajudou muito.


Para dar sequencia ao que o Mike já te passou, informo que não é necessário utilizar o modo double em um program, quando vai se utilizar um programa para executar um Multisampler RAM, quando se carrega um sampler, basta usar o modo single e atribuir a mostras para o High e Low e tudo irá funcionar adequamente.

Use o double, quando quiser mixar uma amostra interna a amostra externa criando assim um blend, o que muitas vezes fica muito bom.


Peço por favor que me envie um e-mail para korg@pridemusic.com.br , pois eu possuo um tutorial que ensina a efetuar este edição, que por sinal é por demais simples, contrapondo o pensamento de alguns amigos que acham o modus ooperandi do Le/Tr complicado. o que não é verdade.

Por favor coloque no e-mail o seu Nick name e solicite para mim o tutorial de nome

TRITON_LE MULTISAMPLES ACESS.pdf

E você poderá usar o seu sampler de Xp-80 e bem como o que desejar, sem a necessidade de adquirir outro teclado, o que seria um desperdicio de dinheiro, levando em consideração que voc~e possui um Korg com sampler embutido, use-o, você vai se surpreender com os resultados.

Peça também meu tutorial .LE/TR - master EQ, com este segundo tutorial voc~e irá equalizar o timbre do sampler desejado, para que ele alcance as frequencias de resposta MEDIO/GRAVE e agudas do seu sistema de amplificação, para que você consiga igualar o som sampler piano Xp em seu Korg exatamente como ele é produzido no Xp original, ou melhor se trabalhar com os médios e os graves, para conseguir o encorpado "padrão Korg", afinal o sampler está residindo no Korg claro, porque não usar EQ master para deixá-lo melhor.

Basta experimentar diferentes de ajuste no ganho dos médios graves, e escolher o equilibrio desejado.

Ficarei no aguardo de seu contato, e bem como de outros interessados neste tópico, e nestes tutoriais que repito "são gratuítos".

Valeu Galera,

Áureo Galli - Suporte SAC Korg
Bio - www.geocities.com/aureo59/menat.htm

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


riceira

Acho mais fácil comprar um Kurzweil e colocar do lado do meu Triton do que um dia possuir qualidades de programador de teclados, entendendo de síntese HI.

Que nada cara! HI é muito simples de mexer. Faz um pouco mais de um ano que tenho meu TR e já sei praticamente tudo o que o sistema de síntese dele faz (eu sei o que ele faz, mas não sou o bicho da goiaba para programar, ainda peno muito nisso, mas, quando edito, sei exatamente tudo que estou mudando, o que faz um parâmetro, o que faz outro, e assim vai...). O manual ajuda bastante. Se você não tiver o manual em português, vai no site www.korg.com e baixa o que está em espanhol (do Le mesmo... foi o que eu fiz, como não tenho o manual em português do TR, baixei o manual em espanhol do Le, pois a síntese é a mesma nos dois teclados. Isto já me ajudou um bocado). No mais, só te dou uma dica: ouve bem o que o Áureo diz!

Um abraço.

riceira
Veterano
# mai/07
· votar


korgman
Enviei e-mails para korg@pridemusic.com.br, solicitando os tutoriais, mas todos retornaram acusando erros.

fábio_soul
Valeu pelas dicas e com certeza estarei aguardando os preciosos tutoriais do Àureo!

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Caro Riceira e Fabio,

Desculpem o incômodo, estarei verificando o que aconteceu, e enviarei os Tutoriais o mais rápido possível.

Peço por favor que reenviem o pedido dos tutoriais novamente.

Korgman

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Riceira,

Seus tutoriais foram enviados..

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Fabio,

Caso queira os tutoriais, ficarei aguardando seu contato por e-mal

Valeu Galera

riceira
Veterano
# mai/07
· votar


korgman
Recebi os tutoriais que realmente estão bem claros, passo-a-passo, fiquei admirado com a clareza. Segui todas as dicas para carregamento dos samples, mas infelizmente o resultado que obtive foi um timbre de piano com muito ruído tanto para o PC88 quanto para o XP-80. Com certeza, estou me equivocando em alguma etapa do carregamento dos samples, por conta da minha inexperiência no assunto. Então, seguindo a sua orientação, utilizarei o SAC da Korg para enviar minhas dúvidas, quando o e-mail voltar ao normal. Meu muito obrigado pela ajuda valiosa.

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Olá Riceira,

Gostaria de saber se:

1- Você escolheu um program de piano para "hospedar os samplers"

2- O áudio de ambos os samplers é 44.1 kHz??

Se não puder me informar, me envie ambos os arquivos para que eu possa testá-los e ver o que está acontecendo.

No aguardo

Áureo

riceira
Veterano
# mai/07
· votar


korgman
Escolhi sim um program de piano para "hospedar os samplers", no caso do meu Triton Le foi o Program 001: Acostic Piano do Bank A. Mas, de fato, não sei informar se o áudio de ambos os samplers que tenho (XP-80 e PC-88) é de 44.1 kHz. Enviei ambos os arquivos para teste, bem como uma descrição minuciosa dos procedimentos que utilizei para o carregamento, mas meus e-mails continuam voltando acusando erro. Continuarei tentando.
Agradeço mais uma vez.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


riceira

De onde você pegou estes samples? Bem... o PC88 eu imagino que tenha sido do e-mail da comunidade do orkut, certo? Se sim, foi do mesmo lugar de onde peguei o meu. Então, o problema não é com o sample, pois eu o uso normalmente. Pode ser as suas memórias SIMM... você já usou algum sample que deu certo com elas? Se isto nunca aconteceu e o sample que você usa é o mesmo do meu, então pode correr atrás de comprar outra memória (se é que você está realizando o procedimento correto, é claro). Mas, para que você tenha certeza do procedimento, vou lhe informar novamente cada passo que deve fazer:

- Se você pegou o sample do e-mail da comunidade do orkut, ele já está convertido. Então é só você colocar no Le e carregar. Mas, caso não esteja convertido e, por exemplo, esteja em .sf2, o procedimento é:
1- Abra o sample no Awave.
2- À esquerda da tela (ao lado das amostras abertas no próprio programa) terá um "negócio" escrito PC88 (ou algum outro tipo de "nome" do sample). Logo abaixo, vai ter um outro negócio com um sinal de + do lado (aquelas coisas que, se você clicar duas vezes abre o que tem dentro). Clique uma vez sobre o "negócio que tem o + do lado, que, deve se chamar "instrument" no Awave, ou algo parecido (mas a nomenclatura não nos interessa). Ao clicar, selecionará o instrument, e, simultaneamente, selecionam-se todas as amostras referentes ao instrumento selecionado.
3- Então, com os arquivos selecionados, clique em "file", e, em seguida, em "save selected instrument as...". Caso a opção "save selected instrument as..." não apareça em "file" é porque você não selecionou corretamente o instrumento/amostras. Então volte e faça denovo. Então você escolhe a pasta aonde irá salvar o sample. Selecione o formato .kmp para salvar. Então, na pasta em que você salvou o sample, irá aparecer um arquivo de mapeamento (.kmp) e uma pasta com o mesmo nome do arquivo de mapeamento contendo todas as amostras em .ksf.
4- Envie o arquivo de mapeamento bem como a pasta com as amostras para o cartão de memória do Le e os coloque, preferencialmente na mesma pasta, pois, ao carregar o arquivo .kmp o teclado localizará sozinho a pasta com as amostras. Caso contrário, você terá que mostrar para o teclado aonde estão as amostras, o que, diga-se de passagem, nem é tão trabalhoso assim.
5- Então, é só carregar. Se der errado, pode ter certeza que o problema está na sua memória, digo, na do teclado (rsrs).

É isso aí. Faça tudo direitinho que vai dar certo.

Um abraço.

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Caro Amigo Riceira,

Conforme e-mail enviado para você agora a tarde, reitero aqui para voc~e e para os demais interessados, que a memória que está usando não deve ser a apropriada.

Recebi seus arquivos de samplers e consegui carregá-los com sucesso, usando uma EDO de 16 Mbytes original da placa EXB-SMPL.

Como também possuo uma memoria EDO inadequada, a utilizei em um teste carregando os mesmos sampelrs em como resultado o chiado aparece.

Você terá que adquirir uma EDO adequada para usar com seu Korg.

Se não encontrar um logista par isso, entre em contato, que eu conheço um logista que a possui, cujas EDO eu mesmo testei nos tritons.

Claro respeitando o regulamento do forum, .. apenas uma sugestão de onde encontrá-la.

Quanto aos samplers do PC88 e do XP80, gostei muito deles..

Enviei para voce de volta os dois samplers devidamente editados .. equilibrados "cada qual em um program", e também no modo comb, basta carregar e usar..


Valeu

Abraços

Áureo Galli - Suporte SAc Korg.

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


korgman

Será que tem jeito de você mandar também para o meu e-mail os samples do PC88 e do XP80 com os arquivos em .pcg (se não tiver problema quanto aos samples serem do riceira, é claro... não sei se ele pode não gostar... sei lá)? Se fosse possível seria bem legal para mim. Embora eu já use um sample do PC88, pode ser que o sample do nosso amigo riceira seja melhor, talvez. Acho que talvez seja melhor eu antes pedir para o riceira se você pode mandar os samples para mim (se você quiser mandar, é claro!), para evitar algum tipo de problema que possa surgir em função disso (se é que algum problema possa surgir). Bem, para quaiquer efeitos, meu e-mail é fabiorodrigogarcia@hotmail.com.

riceira

Tem problema se o Korgman me enviar por e-mail os seus samples (se ele quiser, é claro!)?

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Caro Fabio,

Com certeza nosso amigo riceira não irá se importar, informo que carreguei os samplers e já os editei e equilibrei para serem usados ao vivo.

Inclusive criei dois Combs um para cada um com um strings combinado e que pode ter seu volume abaixado usando o knob 1, ficando assim o piano sózinho para usar.

Peço que me envie um e-mail solicitando os samplers no korg@pridemusic.com.br, para que eu envie o arquivo rapidamente para vc amanhã.

Valeu

Áureo Galli - Suporte SAc Korg
Bio - www.geocities.com/aureo59/menat.htm

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


korgman

Então, Áureo, é aquela questão: eu estou sem acesso a e-mail em casa (devido a problemas no meu pc, não consigo acessar nada que precise de senha, com excessão do fórum. Então, também não consigo acessar meu e-mail daqui...). Não sei se você está lembrado, mas há alguns dias eu solicitei um tutorial aqui pelo fórum mesmo (pois já estava com os problemas com relação a e-mail no meu pc), deixei meu e-mail e você me enviou. Gostaria que, se não houvesse problemas para você, ocorresse da mesma forma, para que em breve eu já possa usar os samples e os programas e combinações (pois toda vez que vou mexer no meu SD para colocar alguma coisa no TR, uso um notebook de um aigo meu. Desta forma, se você me mandasse os samples antes de eu ter que emprestar o notebook para lhe enviar um e-mail de solicitação, eu já faria tudo em "uma viagem só" quando pegar o computador do meu amigo, pois só vou ter acesso ao notebook no Sábado... Bem, como já fizemos o mesmo em outra ocasião, creio que não haverá problemas, mas, se acaso houver, eu mando o e-mail de solicitação quando puder, mesmo que tarde um pouco mais para que eu possa usar os samples. Mas como já disse, creio que não terá problemas).

Valeu pela atenção e compreensão.

Só para reforçar, meu e-mail é: fabiorodrigogarcia@hotmail.com

Um abraço.

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Ok Fabio,

Vou enviar o arquivo para o e-mail que indicou agora no forum.

valeu

Korgman

fábio_soul
Veterano
# mai/07
· votar


Valeu Áureo.

riceira
Veterano
# jun/07
· votar


korgman
fábio_soul
Como o próprio Áureo disse, claro que não me importo, e gostaria de agradecer a ele por ter analisado os samples e principalmente ter-me enviado de volta os dois samplers devidamente editados, equilibrados "cada qual em um program", e também no modo comb, foi um valioso presente não só para mim, mas para todos aqueles que possuem Triton Le ou TR. Esse tipo de ajuda mostra que o Áureo consegue ir além de qualquer suporte técnico e o que tem feito aqui no fórum para usuários de teclados Korg, você não encontra em lugar algum, é coisa de primeiro mundo! Agradeço muito ao Áureo pelo respeito e amizade que desprende a todos nós do CifraClube e usuários de produtos Korg. Agora é que casei de vez com a minha princesinha Le76 e não vejo a hora de adquirir memórias originais. À propósito e respondendo a questão do fábio_soul, os samplers do pacote do Áureo (pianos e synths) em pcg rodam tranquilamente sem ruídos/chiados nas minhas memórias (2 pentes de 32mb cada). Mas qualquer sampler q

riceira
Veterano
# jun/07
· votar


que tenha que carregar através de KSC ou KMP gera ruídos. Então vou adquirir as memórias EDO originais.
Uma última dúvida: Encontrei também na net presets de fábrica do Triton TR e carreguei-os no meu Le, aproveitando muitos Programs e Combis, mas outros ficam mudos como StereoPiano mf/f, EP Bright mf/f, Nylon Guitar2 etc. Alguém já carregou esses presets do TR no Le aproveitando todos os programs?

riceira
Veterano
# jun/07
· votar


fábio_soul
Obrigado pelas dicas do Aware para carregar arquivos .sf2 até agora só experimentei os samplers já convertidos para Le (KSC, KMP), mas, certamente, vou utilizar suas dicas futuramente.

Couto
Veterano
# jun/07
· votar


riceira
Encontrei também na net presets de fábrica do Triton TR e carreguei-os no meu Le, aproveitando muitos Programs e Combis, mas outros ficam mudos como StereoPiano mf/f, EP Bright mf/f, Nylon Guitar2

Ficam mudos pq o Le não tem os multisamples usados nestes PROGRAMS, mas no TR eles são presets, rolam normalmente.

Leo KB
Veterano
# jun/07
· votar


Bom dia amigos!
korgman
Vi que você passou para o fábio_soul os samples do PC88 e do XP-80...
Tem como vc passar para mim tb, inclusive os COMBIS com Strings, controlados pelo Knob1?
Posso pedir por aqui msm ou pelo SAC da Korg?
Se puder ser por aqui, meu email é leovieira25@yahoo.com.br

riceira
Vc se importa?

Desde já, agradeço.

riceira
Veterano
# jun/07
· votar


Couto
Certo, mas gostei dos Combis e penso que há timbres diferentes do Le.

Leo KB
Caro Leo: os arquivos não são meus, muito menos tive a proeza de sampleá-los, nem me lembro ao certo de onde os baixei (ou comunidade do Triton já mencionada ou alguém daqui mesmo que citou o caminho para baixá-los). Portanto, pode usá-los com certeza, pois o próprio Áureo os qualificou como muito bons, além de ter nos presenteado com a sua edição.

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


Esse tipo de ajuda mostra que o Áureo consegue ir além de qualquer suporte técnico e o que tem feito aqui no fórum para usuários de teclados Korg, você não encontra em lugar algum, é coisa de primeiro mundo! 2

riceira

Alguém já carregou esses presets do TR no Le aproveitando todos os programs?

Se você quer saber o por que de ter ficado mudo, é pelo seguinte: estes programas que você citou utiliza o banco EX de eaves do TR, que é um banco que o Le não possui (aliás, esta é uma das principais diferenças entre o TR e o Le, e é neste banco que se encontra o som de piano diferente do piano do Le, que é o do programa StereoPiano mf/f).

korgman
Veterano
# jun/07 · Editado por: korgman
· votar


Caros amigos Fabio e Riceira.

Agradeço pelas palavras.. é apenas meu trabalho..
______________________________________________

Amigo Léo - acabei de enviar o arquivo para você, ainda bem que deu tempo..., pois estou de saída para instalar um gravador MR-100 em um estúdio agora a tarde e depois voi para o "buteco", passar o som para tocar com minha banda hoje a noite.

enjoy bro!!!

____________________________________________

EDIÇÃO DOS PROGRAMAS

Informo a todos que equilibrei quatro programs dois para cada sampler, os programas que estiverem com dois pontos(:) são são menos graves, já os sem os dois pontos são mais graves.

Nos dois Combs agreguei cada sample a um strings, atribuindo a função de volume específico para o strings para o Knob de controle de tempo real 1.


Usei uma caixa Mackie bi-amplificada, conectando o TR diretamente á mesma, desta forma tentei equilibrar a equalização para que ambos os programas ficassem bons para utilização em PA, assim como os dois Combs.

Entretanto como cada qual utiliza um sistema de amplificação diferente, e a equalização master de um PA muitas vezes é diferente de amplificadores de palco.

Com certeza será necessário reequilibrar os ajustes que fiz no master eq, para que os timbres soem da mesma maneira para o amplificador de cada um, quando for o caso de se tocar em casa...

Quando for ao vivo, é melhor deixar o ajsute como está e equilibrar a equalização no próprio equalizador do amplificadorm de palco que estiver usando.

Caso alguem não saiba como efetuar esta operação de equilibrio no master effect do Korg Tr ou Triton Le, escreva para mim no endereço de SAc Korg - korg@pridemusic.com.br, que eu enviarei meu tutorial "LeMasterEq.pdf".


Valeu Galera

Korgman
Bio - http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm

fábio_soul
Veterano
# jun/07
· votar


korgman

Caso alguem não saiba como efetuar esta operação de equilibrio no master effect do Korg Tr ou Triton Le, escreva para mim no endereço de SAc Korg - korg@pridemusic.com.br, que eu enviarei meu tutorial "LeMasterEq.pdf".

Então, já li vários posts seus a respeito de rastrear freqüências e equilibrar, mas na questão de rastreá-las, ainda não consegui entender muito bem (na prática). Consegui, sim entender o que você disse a respeito de rastrear as freqüências, mas na hora de realizar o procedimento no TR, não consigo identificar muito bem. Caso o tutorial relacionado acima trate deste assunto, você poderia enviá-lo para o meu e-mail (naquela condição de que é difícil para mim te mandar um e-mail para solicitar o tutorial)? Bem, pensando bem, se tratar ou não do que eu mencionei, acho que seria bom para mim se você mandasse o tutorial, é um crescimento a mais... sei lá. Se você puder eu ficaria muito agradecido.

Valeu.

Abraço.

Leo KB
Veterano
# jun/07
· votar


korgman
Valeu Aureo. Já recebi.
Vou testa-los no fds.
Aproveitando...
Bom fds para todos!!!!!
Até mais galera!

korgman
Veterano
# jun/07
· votar


Olá Fabio,

Tutorial enviado brother!!

Valeu

Korgman

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sample: agora deu certo!!! ufa...